domingo, 22 de fevereiro de 2015

Eventos em destaque no dia 23 de fevereiro de 2015 > Segunda-Feira > Postado na véspera às 4:17 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

23 de fevereiro de 2015.
54.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 311 para acabar o ano.



Nesta data, em 1792, morre Joshua Reynolds, pintor inglês (n. 1723)
Joshua Reynolds (16 de Julho de 1723 – 23 de Fevereiro de 1792) foi um pintor inglês retratista, nascido em 1723Plymouth que morreu em Londres.
Reynolds foi um dos principais retratistas do século XVIII. Sua técnica e habilidade influenciaram as gerações futuras de pintores retratistas. Suas pinturas invocavam os valores morais clássicos. Seu estilo retratava muito as cores em fortes pinceladas e costumava pintar retratos de mulheres e crianças
Deixou sua marca em pinturas ricas que exibiam o luxo. Foi o primeiro presidente da Academia Real Inglesa, preocupando-se em divulgar a arte através dos seus trabalhos e pregações aos estudantes e membros da academia britânica. Morreu em 1792 em Londres. (Wikipedia)



1525 – Morte do Marechal francês Jacques de la Palice, na Batalha de Pavia.

1766 – Com a morte de Estanislau Lesczcynski, duque de Lorena, esse território é incorporado à França.
Ducado da Lorena (em francêsd'Lorraine, em alemãovon Lothringen) foi um estado independente entre 977 e 1739. O Ducado, bem como a região actual da Lorena a que correspondia, foi o foco de uma luta de séculos entre a Alemanha (Sacro Império) e a França, mudando de mão diversas vezes, a última das quais no fim da Segunda Guerra Mundial. 

O Ducado da Lorena era uma parte do antigo reino da Lotaríngia, governado por Carolíngios, formado na sequência do Tratado de Verdun. No Século X, a Lotaríngia foi dividida na Alta Lotaríngia (=Lorena) , que corresponde ao Ducado que aqui se descreve e Baixa Lorena. Os governantes da Baixa Lotaríngia utilizaram o título durante algumas gerações, antes de o substituírem por Duque de Brabante

A Casa de Guise, que representou um papel central nas Guerras dos Hugenotes em França, era um ramo da Casa Ducal da Lorena. O penúltimo Duque da Lorena, Francisco III, abdicou dos seus domínios em 1737 para se tornar Imperador da Áustria através do seu casamento com Maria Teresa de Habsburgo

O beneficiado desta abdicação foi Estanislau I da Polónia, antigo Rei da Polónia. Na sua morte, em 1739, a Lorena foi herdada pelo seu genro o Rei Luís XV de França e incorporada nos seus domínios. O Ducado teve um dos seus membros sendo Papa, o Papa Estêvão X, foi Papa de 2 de Agosto de 1057 ate 29 de Março de 1058.  (Wikipedia)

Abaixo, a Cruz de Lorena, simbolo religioso do território.



1797 – Todos os detentores de bens da Coroa portuguesa e os herdeiros de morgados ou capelas passam a ter que servir no Exército ou na Marinha, sob pena de devolução dos bens.
1812 – Invasões Francesas: Napoleão Bonaparte renega a Concordata com o Papa.
1814 – Invasões Francesas: Vitória de Napoleão Bonaparte sobre a guarda-avançada do Exército prussiano, comandado por Blucher. Os aliados tentam negociar uma suspensão das hostilidades com Napoleão.

1823 – Rebelião, em Portugal, contra-revolucionária do general Conde de Amarante, e de outros oficiais afastados do poder em finais de 1820.
Em 1820, Portugal havia saído da monarquia absoluta, com a Revolução Liberal e a outorga de uma Constituição, que D. João VI teve de assinar, para não perder o trono. Os acontecimentos que sucedem representam os desdobramentos do novo regime. Para o Brasil, um dos principais desdobramentos foi a Proclamação da Independência, em 1822. Saiba mais

1847 – Batalha de Buena Vista, no México, em que as tropas americanas, comandadas pelo general Zachary Taylor, derrotam as forças mexicanas comandadas pelo general Antonio López de Santa Ana (Guerra Mexicano-Americana).

1861 – O Presidente dos EUA, Abraham Lincoln, chega secretamente a Washington para assumir a presidência, após ter sofrido um atentado fracassado, em Baltimore. Quatro anos após, outro atentado, bem sucedido, mata o Presidente.
Abraham Lincoln (Hodgenville, 12 de fevereiro de 1809 — Washington, 15 de abril de 1865) foi um político estadunidense, 16° presidente dos Estados Unidos de março de 1861 até seu assassinato em abril de 1865. 

Liderou o país de forma bem-sucedida durante sua maior crise interna, a Guerra de Secessão, preservando a União e abolindo a escravidão. Ele introduziu medidas que levaram à abolição da escravidão, promulgando a Proclamação de Emancipação em 1863 e promovendo a aprovação da Décima terceira emenda da constituição dos Estados Unidos da América. 

Na noite de 15/04/1865, enquanto um segurança solitário vigiava as cercanias e Lincoln permanecia em seu camarote no Teatro Ford,, Booth, o assassino, se esgueirou para dentro do cômodo e aguardou um momento particularmente engraçado durante a peça, esperando que os risos da platéia abafassem o barulho do tiro. 

No exato momento, Booth entrou no camarote e disparou à queima-roupa sua Deringer calibre .44 tiro único contra a cabeça do Presidente. O major Rathbone lutou momentaneamente com Booth, mas foi subjugado ao sofrer um corte profundo de punhal no braço. O assassino então pulou ao palco e gritou Sic semper tyrannis! (latim: "Isso sempre acontece com os tiranos!") e escapou, apesar de ter quebrado a perna durante o salto. (Wikipedia)

1875 – O asteroide 143 Adria é descoberto pelo astrônomo tcheco Johann Palisa.
1887 – Terremoto de intensidade 6.0 atinge a Riviera franco italiana, causando cerca de 2 mil mortes.
1903 – Cuba arrenda aos EUA, de forma perpétua, a Baía de Guantánamo.
1904 – Os EUA obtém o controle do Canal do Panamá por 10 milhões de dólares.
1905 – O Rotary Club é fundado em Chicago.
Denunciado, em Portugal, o contrato do monopólio do tabaco, detido pela Companhia de Henri Burnay, desde 1891. A concessão será renovada, fixando-se a renda fixa de 6520 contos de reis, por 25 anos, e sem hipótese de alteração.
1911 – Os bispos portugueses contestam as medidas anticlericais da I República: A expulsão das congregações, a Lei do divórcio, a criação do registo civil e o fim do juramento religioso nos tribunais.
1916 – Primeira Guerra Mundial: Portugal apreende os navios alemães nos portos portugueses, para serem «colocados ao serviço da causa luso-britânica».
1917 – Primeira Guerra Mundial: O segundo contingente do CEP (Corpo Expedicionário Português) parte para França.
1919 – Formação do partido fascista italiano por Benito Mussolini.
Fundado o jornal A Batalha, em Portugal.
1944 – Criado, em Portugal, o Secretariado Nacional de Informação, Cultura Popular e Turismo, novo nome do Secretariado da Propraganda Nacional, na dependência directa de Oliveira Salazar.
Segunda Guerra Mundial: Estaline obriga 1 milhão de tchechenos ao exílio e dissolve a república, acusando-a de colaboração com a Alemanha nazi.

1945 – Segunda Guerra Mundial: Durante a Batalha de Iwo Jima, um grupo de fuzileiros norte-americanos alcançam o topo do Monte Suribachi onde é levantada a bandeira americana que é fotografada por Joe Rosenthal.Essa famosa foto ganharia o prémio Pulitzer..

Segunda Guerra Mundial: Manila nas Filipinas é libertada pelo exército americano
1954 – O imunologista norte-americano, Jonas E. Salk, apresenta a vacina para a Poliomielite.
1956 – Nikita Kruschev ataca a veneração a Josef Stalin como um culto da personalidade.
1961 – O Conselho de Segurança da ONU emite a primeira resolução condenatória da política colonialista de António de Oliveira Salazar.
Che Guevara é nomeado Ministro da Indústria de Cuba.
1970 – A Guiana torna-se uma República.
1981 – Tentativa de golpe militar na Espanha com a tomada do parlamento.
1991 – Guerra do Golfo: Após um mês de campanha aérea, as forças aliadas lançam uma ofensiva terrestre contra o exército do Iraque.

1993 – Atentado terrorista fracassado no World Trade Center. Em 11 de setembro, 18 anos mais tarde, um ataque suicida, com aviões de carreira, destruiu por completo as duas torres do edifício.
No atentado ao World Trade Center, ocorrido em 26 de Fevereiro de 1993, um carro-bomba foi detonado por terroristas árabes islâmicos no parque de estacionamento subterrâneo por baixo da Torre Um do World Trade Center na cidade de Nova Iorque. 

Os 680 kg do dispositivo de combustível e nitrato matou seis e feriu 1042 pessoas. A sua intenção era devastar as fundações (alicerces) da Torre Norte, para que colapsasse em cima da sua gémea (a Torre Um).

O ataque foi planeado por um grupo de conspiradores incluindo Ramzi Yousef, Sheik Omar Abdel-Rahman, El Sayyid Nosair, Mahmud Abouhalima, Mohammad Salameh, Nidal Ayyad, Ahmad Ajaj e Abdul Rahman Yasin. Eles receberam financiamento de um membro da Al-Qaeda, Khaled Shaikh Mohammed, tio de Yousef. 

A bomba explodiu na garagem subterrânea às 12:17, gerando uma pressão estimada em mais do que 1 GPa (giga Pascal) e abrindo um buraco com 30 metros de diâmetro através de quatro níveis do cimento. A velocidade de detonação desta bomba foi cerca de 4.5 km/s. Assume-se que o gás cianídrico gerado foi queimado/consumido na explosão.


1992 – António Guterres é eleito secretário-geral do Partido socialista, no X Congresso do partido.
1994 – O Parlamento russo perdoa os participantes de uma rebelião armada contra o Presidente Boris Yeltsin, em 1991.
1997 – Ali Hassan Abu Kamal, um professor palestiniano, mata 1 pessoa e fere outras 6 ao abrir fogo no 86º andar do Empire State Building, na cidade de Nova York, suicidando-se de seguida.
O semanário britânico Observer noticia a existência da ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado, nascida a 5 de Julho de 1996, no Instituto Roslin, em Edimburgo.
1999 – O líder curdo Abdullah Öcalan é acusado de traição na Turquia.


1187 – Pedro de Portugal, conde de Urgel (m. 1258).
1418 – Papa Paulo II (m. 1471).
1633 – Samuel Pepys, político inglês (m. 1703).
1646 – Tokugawa Tsunayoshi, xogum japonês (m. 1709).
1680 – Jean-Baptiste Le Moyne de Bienville, político canadense (m. 1767).
1685 – Georg Friedrich Händel, compositor alemão (m. 1759).
1723 - Richard Price, filósofo galês (m. 1791).
1744 – Mayer Amschel Rothschild, banqueiro alemão de origem judaica (m. 1812).
1840 – Carl Menger, economista austríaco (m. 1921).
1874 – Konstantin Päts, político estoniano (m. 1956).
1883 – Karl Jaspers, filósofo alemão (m. 1969).
1889 - Victor Fleming, diretor e produtor de cinema norte-americano (m. 1949)
1899
Erich Kästner, escritor alemão (m. 1974).
Norman Taurog, diretor de cinema e roteirista norte-americano (m. 1981).
1904 – Leopold Trepper, espião soviético (m. 1982)
1908 – William McMahon, político australiano (m. 1988).
1915
Jon Hall, ator norte-americano (m. 1979).
Paul Tibbets, piloto do Enola Gay, que lançou a bomba atómica em Hiroshima (m. 2007).
1923
Ioánnis Grívas, político grego.
Rafael Addiego Bruno, jurista e político uruguaio.
1924 – Claude Sautet, cineasta e cenarista francês (m. 2000).

1927 – Bezerra da Silva, sambista brasileiro (m. 2005). (OUÇA)

1928
Gilberto Mestrinho, político brasileiro (m. 2009).
Hans Herrmann, ex-piloto alemão de Fórmula 1.
1929 – Aleixo II, patriarca da Igreja Ortodoxa Russa (m. 2008).
1931 – Tom Wesselmann, escultor e pintor norte-americano (m. 2004).
1938 – Wilson Simonal, cantor, compositor e showman brasileiro (m. 2000).
1939 – Peter Fonda, ator norte-americano.
1942 – Fernanda Seno, poetisa, escritora e jornalista portuguesa.
1944
Oleg Yankovsky, ator russo (m. 2009).
Johnny Winter, músico norte-americano (m. 2014).
1946
Anatoliy Banishevskiy, ex-futebolista azeri (m. 1997).
Rusty Young, cantor e músico norte-americano (Poco).
Alberto Colombo, ex-automobilista italiano.
1948 - Steve Priest, músico inglês (Sweet).
1949 – Bruno Saby, piloto de ralis francês.
1951 – Patricia Richardson, atriz norte-americana.
1952 – Brad Whitford, guitarrista da banda norte-americana Aerosmith.
1953 – Satoru Nakajima, ex-piloto japonês de Fórmula 1.
1954 – Viktor Yushchenko, político ucraniano.
1956 – Aldo Rebelo, político brasileiro.
1958 – David Sylvian, cantor inglês (Japan, Nine Horses).
1960 – Príncipe Naruhito, herdeiro do trono japonês.
1961 – Jim Bry, patinador estadunidense.
1962 – Pedro Monzón, ex-futebolista argentino.
1963
Radosław Sikorski, político polonês.

Andrea Sawatzki, atriz alemã.

1964 – John Norum, músico norueguês (Europe).

1965 – Kristin Davis, atriz norte-americana.
Kristin Lee Davis (Boulder23 de Fevereiro de 1965) é uma atriz norte-americana que se tornou mais conhecida devido ao seu papel Charlotte York Goldenblatt em Sex and City da HBO
Kristin nasceu no Colorado e cresceu na Carolina do Sul, onde freqüentou a A.C. Flora High School e a Universidade Rutgers, onde se graduou em 1987
Antes de Sex and the City, Davis esteve no seriado Melrose Place e teve papéis pequenos em outras séries de televisão onde se incluem Friends e Seinfeld.

1966
Alexandre Borges, ator brasileiro.
Neal McDonough, ator norte-americano.
Eduardo Smith, ex-futebolista equatoriano.
1967 – Nonato, ex-futebolista brasileiro.
1968 – Juan Carlos Bazalar, futebolista peruano.
1970
Lauriete, cantora brasileira.
Marie-Josée Croze, atriz canadense.
1971
Joe-Max Moore, ex-futebolista norte-americano.
Noel Bailie, ex-futebolista norte-irlandês.
1973
Wellington Muniz, humorista brasileiro.
Arnold Dwarika, ex-futebolista trinitário.
Angus Eve, ex-futebolista trinitário.
1974
Rui Unas, ator e apresentador de televisão português.
Hassen Gabsi, ex-futebolista tunisiano.
1977
Kristina Šmigun, esquiadora estoniana.
Ayhan Akman, ex-futebolista turco.
1981
Gareth Barry, futeblista inglês.
Jeffrey Leiwakabessy, futebolista holandês.
Ney Santos, futebolista brasileiro.
1983
Moreno, futebolista brasileiro.

1983 - Emily Blunt, atriz britânica.
Emily Olivia Leah Blunt (Londres, 23 de fevereiro de 1983) é uma atriz britânica.  Ficou conhecida em Hollywood em 2006 após o filme O Diabo Veste Prada (The Devil Wears Prada), no papel da arrogante assistente de Miranda Priestly, Emily Charlton,  contracenando com Meryl Streep e Anne Hathaway.

Jonathan Haagensen, ator brasileiro.
Iva Lamarão, modelo e apresentador de televisão português.
Aziz Ansari, ator e comediante indo-americano.
Mido, ex-futebolista egípcio.
1985
Ephraim Ellis, ator canadense.
Hendry Thomas, futebolista hondurenho.
1986
Emerson, futebolista brasileiro.
Bertrand Baguette, piloto belga de corridas.
1987
Theophilus London, rapper norte-americano.
Tsukasa Umesaki, futebolista japonês.
Manuel Vallaurio, futebolista monegasco.
1988
Xandão, futebolista brasileiro.
Nicolás Gaitán, futebolista argentino.
1992
Casimiro, futebolista brasileiro.
Kyriakos Papadopoulos, futebolista grego.

1994 – Dakota Fanning, atriz estadunidense.

2012 – Princesa Estela, duquesa de Östergötland.


1447 – Humphrey, Duque de Gloucester (n. 1390)
1704 – Georg Muffat, compositor barroco
1821 – John Keats, poeta inglês (n. 1795)
1855 – Carl Friedrich Gauss, matemático, astrónomo e físico alemão (n. 1777)
1934 - Edward Elgar, compositor inglês (n. 1857)

1942 – Stefan Zweig, escritor austríaco (n. 1881)
Stefan Zweig (Viena, 28 de novembro de 1881 — Petrópolis, 23 de fevereiro de 1942) foi um escritor, romancista, poeta, dramaturgo, jornalista e biógrafo austríaco de origem judaica. 

A partir da década de 1920 e até sua morte foi um dos escritores mais famosos e vendidos do mundo. 

Suicidou-se durante seu exílio no Brasil, deprimido com a expansão da barbárie nazista pela Europa, durante a Segunda Guerra Mundial. Saiba mais

1945 – Aleksey Nikolayevich Tolstoy, escritor de ficção científica russo (n. 1883)
1955 – Paul Claudel, diplomata e poeta francês (n. 1868)

1965 – Stan Laurel, ator, escritor e cineasta americano, o "magro" nos filmes de "O Gordo e o Magro" (n. 1890)


1968
Mário de Miranda Vilas-Boas, bispo brasileiro (n. 1903)
Fannie Hurst, escritora estado-unidense (n. 1889)
1969 – Rei Saud da Arábia Saudita (n. 1902)
1987 – Zeca Afonso, músico português (n.1929)
2003 – Christopher Hill, historiador norte-americano (n. 1912)


Dia Mundial do Rotariano
Dia da Paz e da Compreensão Mundial

Dia da Sedução


Dia do Boticário - Brasil

Dia do surdo - Brasil 
(não use a expressão surdo-mudo, que é ofensiva. O surdo não é mudo,
só não aprende a falar porque não consegue ouvir)

Dia Nacional do Rotary - Brasil
Dia da Defesa Russa

Mitologia romana
Império Romano antigo: Festival da Terminália, consagrado ao deus Términus.

Santos do dia
São Policarpo – Foi bispo de Esmirna. Sofreu o martírio, em 167.




RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.