terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 17 de fevereiro de 2015 > Terça-Feira > Postado às 9:39 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

TEMA PARA AS IMAGENS DE HOJE:
A CERÂMICA DO ORIENTE


China é detentora da maior tradição mundial na fabricação de cerâmica e porcelana. O reconhecido destaque do país neste campo se deve não apenas à beleza e qualidades técnicas dos produtos, mas também à enorme influência que tiveram tanto na Ásia quanto no Ocidente. A cerâmica foi produzida na China desde o III milênio a.C. Alguns exemplos antigos revelam excelente qualidade e belíssima decoração, mas é apenas a partir da dinastia Han (206 a.C. - 220 d.C.) que tem início uma tradição contínua de fabricação de cerâmica cozida
A história da cerâmica no Japão também é longa e singular. A China é o único país que pode alegar ter uma tradição mais rica neste campo. Os ceramistas japoneses foram bastante influenciados pelos artesãos chineses e coreanos, mas também ofereceram muitas contribuições novas e originais. Muitos deles evitaram a perfeição anônima típica dos ceramistas chineses, procurando substituí-la por uma qualidade de trabalho manual que expressasse a personalidade individual do seu criador. (Wikipedia);

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Como está a velocidade de seu computador?


Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ












- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg

- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V

- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE

- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh



Provérbios A (Wikiquote)
  • 馬鹿 が あって 力行 が 引き立つ
  • Baka ga atte rikkō ga hikitatsu
    • Literalmente > O poder se sobressai quando se está entre tolos.
    • Variante em português > Em terra de cegos, quem tem um olho é rei.



Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e VejaDestaque > 

Nesta data, uma quarta-feira, em 1922, terminava a "Semana da Arte Moderna", que foi de apenas três dias, intercalados (2ª, 4ª e 6ª). E, acredite, não faltaram emoções e confusões.
A Semana, de uma certa maneira, nada mais foi do que uma ebulição de novas ideias totalmente libertadas, nacionalista em busca de uma identidade própria e de uma maneira mais livre de expressão. Não se tinha, porém, um programa definido: sentia-se muito mais um desejo de experimentar diferentes caminhos do que de definir um único ideal moderno. 
13 de fevereiro (Segunda-feira) - Casa cheia, abertura oficial do evento. Espalhadas pelo saguão do Teatro Municipal de São Paulo, várias pinturas e esculturas provocam reações de espanto e repúdio por parte do público. O espetáculo tem início com a confusa conferência de Graça Aranha, intitulada "A emoção estética da Arte Moderna". Tudo transcorreu em certa calma neste dia. 
15 de fevereiro (Quarta-feira) - Guiomar Novais era para ser a grande atração da noite. Contra a vontade dos demais artistas modernistas, aproveitou um intervalo do espetáculo para tocar alguns clássicos consagrados, iniciativa aplaudida pelo público. Mas a "atração" dessa noite foi a palestra de Menotti del Picchia sobre a arte estética. Menotti apresenta os novos escritores dos novos tempos e surgem vaias e barulhos diversos (miados, latidos, grunhidos, relinchos…) que se alternam e confundem com aplausos. Quando Ronald de Carvalho lê o poema intitulado Os Sapos de Manuel Bandeira, (poema criticando abertamente o parnasianismo e seus adeptos) o público faz coro atrapalhando a leitura do texto. A noite acaba em algazarra. Ronald teve de declamar o poema pois Bandeira estava impedido de fazê-lo por causa de uma crise de tuberculose
17 de fevereiro (Sexta-feira) - O dia mais tranquilo da semana, apresentações musicais de Villa-Lobos, com participação de vários músicos. O público em número reduzido, portava-se com mais respeito, até que Villa-Lobos entra de casaca, mas com um pé calçado com um sapato, e outro com chinelo; o público interpreta a atitude como futurista e desrespeitosa e vaia o artista impiedosamente. Mais tarde, o maestro explicaria que não se tratava de modismo e, sim, de um calo inflamado… (Wikipedia)




"Pobre gosta de luxo, quem gosta de pobreza é intelectual."

Joãosinho Trinta, o filósofo de outros carnavais. 
Leia outras frases que marcaram o Brasil



Holiday in Ice > O carnaval em Nova York é de muito gelo e pouca folia. Quem se arriscaria ir às ruas em uma temperatura de (-8ºC), com sensação térmica de (-18º)? Americano que curte carnaval, vem mesmo para o Rio de Janeiro > Veja a Times Square Avenue, de Manhattan, agora, ao vivo e em streaming, com som ambiente, pela Webcam




Jornal da Gazeta (ontem à noite)





Jornal das 10 (ontem à noite)



Bom dia, Brasil (Edição de hoje)






G1 > Pop & Arte

  1. MUNDO

    Rapel feminino, fisiculturismo e luzes de neon: Imagens do Irã moderno

    Exposição com trabalhos do fotojornalista iraniano Abbas Kowsari revela facetas pouco conhecidas e longe do estereótipo da moderna nação persa.
Mais notícias de G1 POP & Arte


BBC Brasil, na foto e no mundo

Drone buscará civilização antiga na Amazônia

Foto: Xmobots
Aeronave vai procurar desenhos geométricos, que podem indicar a presença de populações vivendo no local milhares de anos antes da chegada dos europeus.
Mais notícias da BBC Brasil


"El País", de Espanha, em português

As lições do ‘caso Petrobras’

P. CIFUENTES Rio de Janeiro
O colapso vivido pela estatal revela que o setor, como um todo, precisa de mais transparência em todo o continente
Mais notícias de "El País"





Clique na imagem para ver "El País" em original

El fiscal exige la devolución del dinero gastado con las ‘tarjetas black’

Los consejeros dan al juez versiones opuestas sobre el descontrol de sus gastos

El juez interrogará hasta mañana a los 27 miembros del consejo
La fiscalía reclamó ayer a la Audiencia Nacional que fije fianzas de responsabilidad civil para seis de los 10 consejeros de Caja Madrid que declararon como imputados por el uso de las tarjetas de la entidad, a las que se cargaron 15,5 millones de euros para gastos personales entre 2003 y 2012. 
Los consejeros dieron al juez versiones contradictorias sobre las visas opacas. El fiscal quiere que el dinero de las tarjetas opacas de Caja Madrid gastado indebidamente por los consejeros retorne al contribuyente. 
El ministerio público reclamó ayer al juez de la Audiencia Nacional Fernando Andreu que fije fianzas de responsabilidad civil para seis de los diez consejeros de que declararon como imputados por el uso de las visas de la entidad, a las que se cargaron 15,5 millones para gastos personales entre 2003 y 2012.


"Clarin", de Argentina, em português

TURBULÊNCIA POLÍTICA

Cristina antecipa viagem e retorna a
Buenos Aires antes do previsto

Redação Clarín em Português 

Fontes extraoficiais disseram que a presidente encurtou sua estadia em sua casa na Patagônia. Ela estaria em Chapadmalal, província de Buenos Aires, ao sul de Ma del Plata. Relatório da perícia no caso Nisman, informou o jornal Clarín, demonstraria que a morte do promotor não seria um suicídio. Substituto de Nisman, que indiciou a presidente, ganharia custodia policial 24 horas.



Para entrar no site de "Clarin", CLIQUE AQUI
La Justicia les quitó a sus dos
hijas porque “no las saben cuidar”


Fallo de la Cámara de Apelaciones de Trelew.Los jueces consideraron que las nenas, de 5 y 7 años, fueron maltratadas por sus padres y que sus vidas “corrían peligro”.

Dos nenas deberán cambiar de familia porque sus padres “no las saben cuidar”, según un fallo de la justicia de Chubut. Y ahora podrán ser adoptadas. 

El fallo es de la Cámara de Apelaciones de Trelew que integran los jueces Marcelo López Mesa y Natalia Spoturno para quienes las pequeñas sufrían “violencia familiar de varias formas”. 

Mal vestidas y mal alimentadas, “con una madre en tratamiento psiquiátrico y un padre alcohólico que se negaban a tratarse”, la vida de las menores “corría peligro”.


La decisión ya había sido tomada por un juez de primera instancia, pero apelada por los padres. Y pese a la queja de ambos la Justicia comprobó que los progenitores “exhibían conductas inconvenientes para las niñas poniendo en permanente peligro su salud”.


"Notícias ao Minuto", de Portugal

O banco catalão Caixabank anunciou hoje a intenção de adquirir a maioria do capital do BPI, do qual já detém 44,1 por cento, oferendo 1,329 euros por ação, num total de 1,082 mil milhões de euros.
(Em Portugal, não se fala "bilhões" e sim "mil milhões". 
O número acima quer dizer 1,082 trihões de euros)
Banco Português de Investimento (BPI) é um banco privado de Portugal. É um dos constituintes do índice de PSI-20 da Euronext LisboaO Grupo BPI é liderado pelo Banco BPI, cujo é um grupo financeiro, multi-especializado, centrado na actividade bancária. É o quarto maior grupo financeiro privado português, com um activo de 46 mil milhões de euros.  (Wikipedia)


Índice

  [mostrar

Mais notícias da edição portuguesa


"Notícias ao Minuto", do Brasil

O jornal britânico Financial Times publicou reportagem hoje (16) em que diz que a Rolls-Royce pagou suborno a funcionários da Petrobras para conseguir um contrato de U$ 100 milhões com a estatal brasileira. A empresa, famosa pelos carros de luxo, também fabrica turbinas de gás para plataformas de petróleo.
 Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Rolls-Royce Group é uma empresa britânica do ramo de aviação civil e militar, também na área da marina e de sistemas de energia, sendo separada da Rolls-Royce Motor Cars desde 1971. 
Pode ser considerada "herdeira" tecnológica da tradicional Rolls-Royce, que fabrica automóveis e motores. A Rolls-Royce plc, porém, especializou-se na fabricação de motores e turbinas de diferentes tipos.
Os motores e turbinas da Rolls-Royce plc são destinadas à aviação civilaviação militar, à geração de energia elétrica em usinas termoelétricas enucleares, atividades industriais (compressão) e propulsão de navios submarinos. 
Também fabrica células-combustível e baterias, sistemas de automação sendo uma das empresas que mais investe em alta tecnologia nestes setores. É a segunda maior do setor no mundo atrás apenas da gigante General Electric Aviation. 
Rolls-Royce tem uma presença crescente no Brasil e tem fortes relações com as principais empresas como a Embraer, TAM, Avianca, e as Forças Armadas. 
Rolls Royce quer expandir suas operações no Brasil nos setores marinhos e aquisição.
Mais notícias da edição brasileira



"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro

Mais notícias do Jornal do Brasil



Mais notícias do R7 Esportes








RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC








Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.