sábado, 21 de fevereiro de 2015

Eventos em destaque no dia 22 de fevereiro de 2015 > Domingo > Postado na véspera às 5:16 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

22 de fevereiro de 2015.
53.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 312 para acabar o ano.


Em 22/01/1894, nasce Victor Brecheret, escultor ítalo-brasileiro (m. 1955).
Victor Brecheret (Farnese22 de fevereiro de 1894 — São Paulo17 de dezembrode 1955) foi um escultor ítalo-brasileiro, considerado um dos mais importantes do país. É responsável pela introdução do modernismo na escultura brasileira. 
Sua figura ficou marcada pela boina que costumava vestir, ressaltando uma imagem tradicional do "artista". Nascido "Vittorio Brecheret" numa pequena localidade não distante de Roma, filho de Augusto Brecheret e Paolina Nanni, esta última falecida quando o pequeno Vittorio tinha apenas seis anos de idade. 
Foi abrigado pela família do tio materno, Enrico Nanni, e com sua família emigrou para o Brasil ainda na infância. Na Alemanha, tornou-se "Victor Brecheret" e já com mais de setenta anos de idade recorreu à prisão para inscrever seu registro nascimento tardiamente no Registro Civil do Jardim América (município de São Paulo). 
Assim Brecheret consolidava a sua nacionalidade brasileira porque ele foi preso por homicidio culposo, embora tivesse nascido na Itália esse tipo de "regularização" era muito comum entre imigrantes italianos na primeira metade do século XX no Brasil. (Wikipedia)

Em 22/02/1855, nasce o pintor brasileiro Firmino Monteiro, discípulo de Victor Meirelles.

Antônio Firmino Monteiro (Rio de Janeiro, 22 de fevereiro de 1855 — Niterói, 3 de julho de 1888) foi um pintor brasileiro do século XIX. 

Menino pobre, cedo teve de trabalhar como caixeiro, encadernador e tipógrafo. Assim seus estudos de arte tiveram um início tardio. Estudou na Academia Imperial, onde teve como mestres Vítor Meireles, Agostinho José da Mota, Pádua e Castro e Zeferino da Costa. Pintava principalmente paisagens e cenas pitorescas do Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX. 

Uma de suas poucas viagens ocorreu em abril de 1880, quando foi à Europa com a ajuda do Imperador Pedro II. Voltou pouco depois para concorrer à cadeira de Paisagem, Flores e Animais da Academia, mas classificou-se em segundo lugar, perdendo para Leôncio Vieira. 

Participava do meio artístico da época, tendo se apresentado nas Exposições Gerais de Belas Artes dos anos de 1879 e 1884. Recebeu, na primeira, uma Segunda Medalha de Ouro e, na seguinte, a comenda de Cavaleiro da Ordem da Rosa, por uma participação que incluía O VidigalUm vendedor de balas e jornaisFósforos!Camões no seu leito de morte e várias paisagens. (Wikipedia)




1461 – Guerra das Rosas – Segunda Batalha de St. Albans: Margarida de Anjou derrota o Conde de Warwick e recupera a guarda de Henrique VI.
1775 – Pio VI se torna o 250º papa.
1793 - Ataque dos franceses a La Maddalena (Sardenha), de onde seriam expulsos no dia 25.

1819 – Tratado de Adams-Onís entre Estados Unidos e a Espanha, em que a Florida é cedida pela Espanha aos Estados Unidos.
O tratado foi benéfico para as duas partes. 
No caso de Espanha, recebia a soberania do Texas por troca com a soberania, que de facto não tinha, da Flórida. Além disso, os territórios do Oregon eram muito remotos e sem nenhum valor comercial. 
Os Estados Unidos ganharam a sua transcontinentalidade, a Florida e o território sem fronteiras definidas do Oregon, o qual seria um tema de discussão entre a Grã-Bretanha (no território do Canadá) e os Estados Unidos. O tratado foi ratificado em 1832 pelo México e Estados Unidos. 
Assim a fronteira ficaria fixada desta maneira até que em 1848 quando após a guerra Mexicano-Americana o México perderia definitivamente estes estados pelos tratados derivados desta invasão. 
Como resultado a fronteira Estados Unidos-México seria fixada pelo curso do rio Bravo, também chamado rio Grande do Norte. Foi assim que os EUA incluíram em território todo o norte do México, incluindo Califórnia, Arizona, Novo México, Texas e Flórida.

1836 – Criação da cidade de Uberaba

1828 – Regresso a Lisboa de D. Miguel, que jura a Carta Constitucional, assume a regência e nomeia um novo ministério.
Em Portugal se viviam as Guerras Liberais, tendo, de um lado, os miguelistas, partidários do absolutismo defendido por Miguel, que usurpara a Coroa de D. Maria da Glória, filha de D. Pedro I, rainha com o título de D. Maria II; e, de outro, os liberais, defensores do constitucionalismo. Este foi um dos motivos que levaram D. Pedro I a abdicar do trono no Brasil engajando-se na luta contra seu irmão D. Miguel, para garantir o trono à filha. Saiba mais

1912 – Assinatura com a Marconi do contrato para introdução da telegrafia sem fios em Portugal.

1939 – Petróleo jorra pela primeira vez no Brasil, no poço de Lobato (Salvador).
O bairro do Lobato compreende os núcleos de Alto do Cabrito e Boa Vista do Lobato, além do núcleo do Lobato propriamente dito. Está localizado na falha geológica de Salvador, ao norte do bairro de São Caetano. Na sua parte mais ao nível do mar é atravessado pela Avenida Suburbana e pela Linha Férrea Federal. O Lobato possui uma das mais belas vistas de Salvador para a enseada dos Tainheiros, na Ribeira. 

O Bairro ficou conhecido nacionalmente como o local onde foi descoberto o primeiro poço de petróleo brasileiro na década de 40. 

A história é controversa. Para o presidente Getúlio Vargas, chefe do Estado Novo, era mais econômico importar gasolina e óleo diesel prontos do que fazer a prospecção e extração do petróleo no Brasil, que resultaria em grande aporte de capitais, que o Brasil não tinha. 

Dentro da política nacionalista do Estado Novo, também não era conveniente abrir esse setor ao capital estrangeiro. Por isso, o poço de Lobato foi sabotado até o último momento e o petróleo só jorrou porque os fiscais do governo federal haviam se retirado para o Rio de Janeiro a fim de participar dos festejos do Carnaval. 

Contrariando ordens, a equipe prosseguiu nos trabalhos e fez o petróleo aparecer. Chegada a notícia ao Rio de Janeiro, Getúlio determinou que o poço fosse lacrado e, assim, continuamos por muito tempo importando o produto já refinado. 

1945 – Segunda Guerra Mundial: a Força Expedicionária Brasileira conquista o Monte Castelo em Itália as forças alemãs.
1974 – O Paquistão reconhece a independência do Bangladesh
1974 – O General português António de Spínola publica o livro "Portugal e o Futuro" em que propõe soluções políticas e não militares para os conflitos nas colónias portuguesas em África.
1979 – O Reino Unido concede a independência a Santa Lúcia.
1997 - Cientistas do Reino Unido apresentam a ovelha Dolly, primeira clonagem bem sucedida de um mamífero.
1998 – O edifício Palace II, construído pelo então deputado Sergio Naya desaba, matando 8 pessoas.

2001 – Divulgada a violação do Painel do Senado na votação do senador Luís Estêvão envolvendo o líder do PSDB, José Roberto Arruda e do PFL, Antônio Carlos Magalhães, que, para não serem cassados, renunciaram ao mandato.
Já no dia seguinte à cassação do senador Luiz Estevão, ocorrida em 28 de junho do ano passado, falava-se pelos corredores do Senado, sempre em murmúrios, que a votação não fora secreta. Como todo o Parlamento é dado a mexericos, não se sabia se os comentários eram boatos ou expressão da verdade. 

Agora, não existe mais dúvida. Um laudo técnico, preparado por quatro peritos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), informa que o painel de votação foi violado naquela data. O laudo garante que um disquete de formato 3,5 polegadas extraiu dos computadores que controlam o painel do Senado uma lista com o voto de cada um dos senadores. 

Em seguida, apareceram os depoimentos de dois funcionários do Prodasen, o órgão responsável pelo serviço de informática do Senado. O conteúdo dos depoimentos reafirma o laudo da Unicamp e acrescenta o seguinte: a lista sigilosa, captada pelo disquete de 3,5 polegadas, foi impressa numa folha de ofício comum, dobrada ao meio e colocada dentro de um envelope pardo para ser entregue aos dois senadores que a pediram: Arruda e ACM.  (Quer saber mais?)

2006
Um atentado bombista em Samarra, Iraque, destrói a cúpula dourada da Mesquita de Al Askari aumentando as tensões religiosas entre sunitas e xiitas.
O papa Bento XVI anuncia a realização do Consistório Ordinário Público de 2006 para a criação de novos cardeais.
2011 - Terremoto de 8 graus na escala Richter atinge Christchurch na Nova Zelândia, matando centenas de pessoas.
2014 - É realizado o primeiro consistório do Papa Francisco, com a criação de dezenove novos cardeais.


1324 - David II da Escócia, rei escocês (m. 1371).
1732 – George Washington, general e primeiro presidente dos Estados Unidos (m. 1799).
1749 – Johann Nikolaus Forkel, musicólogo, musicista e teórico alemão (m. 1818).
1788 – Arthur Schopenhauer, filósofo alemão (m. 1860).
1824 – Pierre Janssen, astrônomo francês (m. 1907).
1840 – August Ferdinand Bebel, político alemão e um dos fundadores do Partido Social Democrata da Alemanha (m. 1913).
1857
Robert Baden-Powell, general britânico e fundador do escutismo (m. 1941). 

1857 - Heinrich Rudolf Hertz, físico alemão, que demonstrou a existência da radiação electromagnética criando aparelhos emissores e detectores de ondas de rádio (m. 1894).
Heinrich Rudolf Hertz (Hamburgo22 de Fevereiro de 1857 — Bonn1 de Janeiro de 1894) foi um físico alemão que demonstrou a existência da radiação electromagnética criando aparelhos emissores e detectores de ondas de rádio
Hertz pôs em evidência em 1888 a existência das ondas eletromagnéticas imaginadas por James Maxwell em 1873 (ver equações de Maxwell).  A partir de 1883, ano da sua mudança para Kiel, descobre a produção e propagação das ondas electromagnéticas bem como formas de controlar a frequência das ondas produzidas. 
Todas essas experiências permitiram-lhe demonstrar a existência de radiação electromagnética, tal como previsto teoricamente por Maxwell. A respeito das propriedades das ondas electromagnéticas, que Heinrich Rudolf Hertz passa a estudar, descobriu que a sua velocidade de propagação é igual à velocidade da luz no vácuo, que têm comportamento semelhante ao da luz, e que oscilam num plano que contém a direcção de propagação. 
Demonstrou também a refracçãoreflexão e a polarização das ondas. Em 1888, apresentou os resultados das suas experiências à comunidade científica, os quais obtiveram o sucesso merecido. (Wikipedia)



1857 - Sempre Alerta > Robert Baden-Powell, general britânico e fundador do escotismo (m. 1941). Na mesma data, mas em 1889, nasce Olave Baden-Powell,  que viria a ser sua esposa e líder do ramo feminino do escotismo (m. 1977).

1895 – Plínio Salgado, jornalista, escritor e político brasileiro, fundador da Ação Integralista Brasileira (m. 1975).

1897 – Barbosa Lima Sobrinho, jornalista e político brasileiro (m. 2000).

1900 – Luis Buñuel, cineasta espanhol (m. 1983).
1902 – Herma Szabo, patinadora artística austríaca (m. 1986).
1908 – Rómulo Betancourt, político venezuelano (m. 1981).
1913 – Harry Keller, produtor e diretor de cinema estadunidense (m. 1987).
1914 – Renato Dulbecco, virólogo italiano, vencedor do prémio Nobel de Medicina (m. 1975).
1915 – Aristides Pirovano, bispo brasileiro (m. 1997).

1920 – Jorge Ferreira Chaves, arquitecto português (m. 1982).
Jorge Ribeiro Ferreira Chaves (1920-1981) foi um arquitecto português. É referido por alguns autores como «Jorge Chaves» ou apenas «Chaves». 

É um dos arquitectos surgidos na segunda metade da década de 1940 responsáveis pela fixação do Movimento Moderno em Portugal. Activo profissionalmente entre 1941 e 1981, é considerado um dos mais perfeccionistas arquitetos portugueses. 

Realiza, em atelier próprio, desde 1946, várias dezenas de projetos, para Portugal continental, MadeiraGuiné e Angola, dos quais se destacam a Pastelaria Mexicana, a loja Palissi Galvani, os Laboratórios Cannobio, um edifício de habitação na Rua Ilha do Príncipe e o Hotel Florida, em Lisboa, o Hotel Garbe, o Hotel da Baleeira e o Hotel Globo, no Algarve, a Câmara de Comércio de Bissau e a Caixa Geral de Depósitos de S. Pedro do Sul. 

Foi também colaborador de alguns dos principais ateliers de arquitectura de Lisboa da primeira metade do século XX: os ateliers de Joaquim Ferreira, de Miguel Jacobetty Rosa e de Porfírio Pardal Monteiro.

1921 – Jean-Bédel Bokassa, ditador da República Centro-Africana (m. 1996).
1922
José Travassos, futebolista português (m. 2002).
Jesús Iglesias, automobilista argentino (m. 2005).
1926 - Ede Király, patinador artístico húngaro (m. 2009).
1932 – Ted Kennedy, político norte-americano (m. 2009).

1936 – Renato Canini, desenhista brasileiro.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Renato Vinícius Canini
Comic image missing-pt.png

Nascimento22 de fevereiro de 1936
LocalParaíRio Grande do Sul
Morte30 de outubro de 2013 (77 anos)
LocalPelotasRio Grande do Sul
NacionalidadeBrasil brasileiro
Área(s) de actuaçãoDesenhista
Renato Vinícius Canini (Paraí22 de fevereiro de 1936 — Pelotas,30 de outubro de 2013) foi um ilustrador brasileiro, conhecido por seu trabalho em diversas publicações, como "O Pasquim", "Pancada" e para a Editora Abril, onde ilustrou histórias em quadrinhos da Disney e destacou-se desenhando o personagem Zé Carioca, ao qual atribuiu seu traço pessoal e uma identidade mais brasileira, distanciando notavelmente este personagem do estilo Disney original.
Nascido em Paraí, na Serra Gaúcha, Canini viveu em Frederico Westphalen até a morte de seu pai, aos dez anos idade, quando foi morar com uma avó e uma tia em Garibaldi.
Fã de Elvis Presley, música evangélica e italiana, vivia em Pelotas,Rio Grande do Sul, com a esposa Maria de Lourdes, também desenhista, a quem conheceu quando ela desenhava charges para oDiário de Notícias, de Porto Alegre. Em 14 de outubro de 2005, foi condecorado pela Câmara de vereadores da cidade com o título de "Cidadão Pelotense".3

1938 – Timmy Mayer, automobilista norte-americano (m. 1964).
1940 – Aracy Balabanian, atriz brasileira.
1941 – Hipólito Mejía, político dominicano.
1943
Paulo Henrique Amorim, jornalista brasileiro.
Horst Köhler, político alemão.
1944 – Jonathan Demme, cineasta estadunidense.
1945

1945 - Elke Maravilha, atriz brasileira.


Luiz Armando Queiroz, diretor e ator brasileiro (m. 1999).
1949 – Niki Lauda, ex-piloto austríaco de Fórmula 1, tricampeão da categoria.


1950 – Julie Walters, atriz britânica. Na foto abaixo, em cena do filme "Mamma Mia".

1952 – Marcos Caruso, ator e autor brasileiro.
1954 – Rosemiro, ex-futebolista brasileiro.
1962 – Steve Irwin, naturalista e apresentador australiano (m. 2006).
1964
Wagner Rubinelli, político brasileiro.
Luís Fernando, ex-futebolista brasileiro.
1966
Luca Marchegiani, ex-futebolista italiano.
Gonçalves, ex-futebolista brasileiro.
1968
Bradley Nowell, musico e compositor estadunidense, vocalista da banda Sublime (m. 1996).

1968 - Jeri Ryan, atriz norte-americana.

1969
Shaka Hislop, ex-futebolista trinitário.
Marc Wilmots, ex-futebolista belga.
Brian Laudrup, ex-futebolista dinamarquês.


1971 – Roger Cruz, desenhista brasileiro de história em banda-desenhada (história em quadrinhos)
Roger Cruz (Rogério da Cruz Kuroda) é um desenhista brasileiro de Banda Desenhada (no Brasil se diz História em Quadrinhos), nascido em 22 de Fevereiro de 1971, em São Paulo. 

O seu primeiro trabalho foi como letrista para a Editora Abril, através do estúdio Artecomix, hoje denominado Art & Comics. Posteriormente, com o pseudônimo RoC.K., foi o autor de duas histórias na revista Mil Perigos e de muitas outras na Editora Vidente, na qual trabalhou como assistente de arte. 

Quando o estúdio Art & Comics iniciou um trabalho de representação de desenhadores visando o mercado norte-americano, desenhou para a Marvel Comics Hyperkind, Motoqueiro Fantasma, Hulk, Uncanny X-Men, X-Men Alfa, X-Men Ómega, X-Patrol, Generation X, X-Calibre, X-Factor e Avengers Timeslide 

No Brasil, viu os seus trabalhos publicados em revistas como Metal PesadoBrazilian Heavy Metal e Wizard Brasil.

1972 – Michael Chang, ex-tenista norte-americano.
1973 - Juninho Paulista, futebolista brasileiro.
1974
James Blunt, cantor e compositor britânico.
Markus Schopp, ex-futebolista austríaco.
1975
Gianni Guigou, futebolista uruguaio.
Zé Manel, futebolista português.

1975 - Drew Barrymore, atriz norte-americana.
Drew Blythe Barrymore (Culver City22 de fevereiro de 1975) é uma premiada atriz, produtora, roteirista, diretora e modelo norte-americana. É a mais nova da família Barrymore de atores americanos. 

Apareceu pela primeira vez em um anúncio quando tinha onze meses de vida. Barrymore fez sua estreia no filme Altered States (br: Viagens Alucinantes), em 1980. Em seguida, estrelou no papel de "Gertie" no filme E.T. the Extra-Terrestrial (br: E.T.- O Extraterrestre). 

Ela se tornou rapidamente uma das mais conhecidas atrizes-mirins de Hollywood, passando a estabelecer-se principalmente em papéis cômicos. Após uma infância turbulenta, que foi marcada pelo abuso de álcool e drogas e duas internações em clínicas de reabilitação, Barrymore escreveu a autobiografia, Little Girl Lost, em 1990

Ela fez com sucesso a transição de estrela mirim, para atriz adulto com uma série de filmes, incluindo os mal sucedidos Poison Ivy (br: Relação Indecente), Bad Girls (br: Quatro Mulheres e um Destino), Boys on the Side (br: Somente Elas), e Everyone Says I Love You (br: Todos Dizem Eu te Amo). 

Posteriormente, ela estabeleceu-se em comédias românticas como The Wedding Singer (br: Afinado no Amor).

1977
Hakan Yakın, futebolista suíço.
Dimitrios Eleftheropoulos, futebolista grego.
1978 – Marko Ciurlizza, futebolista peruano.
1979
Brett Emerton, futebolista australiano.
Yasunori Takada, futebolista japonês.

1979 - Débora Falabella, atriz brasileira.

1980 - Ivan Levenets, futebolista russo.
1981
Fredson, futebolista brasileiro.
Dênis Marques, futebolista brasileiro.
1982
Jenna Haze, atriz norte-americana.

1982 - Susanna Pöykiö, patinadora artística finlandesa.
Susanna Pöykiö (Oulu22 de fevereiro de 1982) é uma patinadora artística finlandesa que compete em provas do individual feminino. Ela conquistou uma medalha de prata (2005) e uma de bronze (2009) em campeonatos europeus, ela também disputou os Jogos Olímpicos de Inverno de 2006 em Turim, onde terminou na 13ª posição. 

1983 – Alanzinho, futebolista brasileiro.
1984 - Branislav Ivanović, futebolista sérvio.
1985
José Fuenzalida, futebolista chileno.

1985 - Larissa Riquelme, modelo paraguaia.


1986
Rajon Rondo, jogador norte-americano de basquete.
Toshihiro Aoyama, futebolista japonês.
1987 - Sergio Romero, futebolista argentino.
1988
Beatriz e Branca Feres, irmãs gêmeas, nadadoras brasileiras.
Jimena Navarrete, modelo mexicana.
Efraín Juárez, futebolista mexicano.
1990
Diogo Viana, futebolista português.
Kota Mizunuma, futebolista japonês.
Marius Alexe, futebolista romeno.
1992
Alexander Merkel, futebolista alemão (nascido no Cazaquistão).

1992 - Li Shanshan, ginasta chinesa.
Li Shanshan, em chinês: 李珊珊 (Huangshi22 de fevereiro de 1992) é uma ginasta chinesa que compete em provas de ginástica artística. Li fez parte da equipe chinesa que disputou os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008 na China, e conquistou a medalha de ouro coletiva. Em mundiais, Shanshan ainda detém a prata na trave e por equipes.



606 – Papa Sabiniano.
1297 – Santa Margarida de Cortona (n. 1247).
1512 – Américo Vespúcio, explorador e navegador italiano (n. 1454).
1636 – Santorio Santorio, professor, médico e fisiologista italiano (n. 1561).
1760 – Anna Magdalena Bach-Wilcken, segunda esposa de Johann Sebastian Bach (n. 1701).

1875 – Jean-Baptiste Camille Corot, pintor francês (n. 1796).
Jean-Baptiste Camille Corot (Paris16 de Julho de 1796 – Ville-d'Avray22 de Fevereiro de 1875) foi um pintor realista francês. Filho de uma família de comerciantes abastados, Jean-Baptiste Camille Corot, teve uma infâcia confortável e estável, tendo trabalhado numa loja do pai. 
Corot fez seus estudos na cidade de Rouen, onde foi hospedado pela família Sennegon, uns vendedores de tecidos, amigos do seu pai. Denis Sennegon casou-se com a irmã de Camille Corot, Annette-Octavie. Corot, fez retratos de vários membros da família Sennegon. Destes, onze são conhecidos e dois estão expostos no Museu do Louvre
Nesses retratos, Corot (que nessa época raramente pintava figuras ou paisagens), teve oportunidade de se sentir à vontade com os modelos. Tais obras estão entre as mais notáveis de suas figuras. Durante viagem à Itália pintou "O Coliseu" (1825), mostrando a sua formação essencialmente clássica e algumas inovações a nível da luz. 
De volta à França, abandonou o academicismo em favor de um estilo paisagístico realista. Construiu então, uma pintura puramente paisagista, rural e citadina e marcada pela mestria na gradação tonal de luzes e sombras e pelo rigor construtivo da composição. 
As suas obras apresentavam-se expressivas e possuidoras de uma linguagem muito própria, caracterizadas pela serenidade. Fato este devido à sua anterior permanência em Itália.
Na imagem abaixo, a representação de Vênus e Cupido.

1891 – Benjamin Constant, articulador da República (n. 1836).
1913
Francisco I. Madero, presidente do México (n. 1873).
Ferdinand de Saussure, lingüista suíço (n. 1857).

1943 – Sophie Scholl, membro da Rosa Branca, movimento de resistência antinazista.
Sophie Magdalena Scholl (Forchtenberg, 9 de maio de 1921 – Munique, 22 de fevereiro de 1943) era membro da Rosa Branca, movimento da resistência alemã antinazista. Foi condenada por traição e executada na guilhotina. É conhecida como uma das poucas alemãs que se opuseram ativamente ao Terceiro Reich durante a Segunda Guerra Mundial e é também vista como mártir. Saiba mais

1956 – Mário Augusto Teixeira de Freitas, estatístico e advogado brasileiro (n. 1890).
1976 – Florence Ballard, cantora americana, do grupo The Supremes por 8 anos (n. 1943)
1984 – David Vetter, criança estadunidense que ficou conhecida como "menino da bolha" (n. 1971).

1987 – Andy Warhol, artista plástico e produtor cinematográfico norte-americano (n. 1928).
Andy Warhol (nascido Andrew WarholaPittsburgh6 de agosto de 1928 — Nova Jersey22 de fevereiro de 1987) foi um empresáriopintor e cineasta norte-americano, bem como uma figura maior do movimento de pop art.   

Em 1987, ele foi operado à vesícula biliar. A operação correu bem mas Andy Warhol morreu no dia seguinte. 

Ele era célebre há 35 anos. De facto, a sua conhecida frase: In the future everyone will be famous for fifteen minutes (No futuro todos serão famosos durante quinze minutos), só se aplicará no futuro, quando a produção cultural for totalmente massificada e em que a arte será distribuída por meios de produção de massa. 



1989 – Moisés da Costa Amaral, líder timorense, Presidente da UDT (n. 1938).
1993 - D. Luís Gonzaga de Lancastre e Távora, representante da Casa de Abrantes, genealogista, sigilografista, heráldista e escritor português (n. 1937)
2002 – Jonas Savimbi, dirigente angolano da UNITA (n. 1934).
2004 – Roque Maspoli, ex-futebolista uruguaio, campeão da Copa do Mundo FIFA de 1950 (n. 1917).
2008
Rubens de Falco, ator e teledramaturgo brasileiro (n. 1931).
Oswaldo Louzada, ator brasileiro (n. 1912).

2009 – Ida Gomes, atriz brasileira (n. 1933).


Catolicismo – Festa da Cátedra de São Pedro.

Dia Europeu da Vítima.

Aniversário da cidade de Andradas (Minas Gerais, Brasil)

Dia da Criação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente.

Dia Mundial do Escotismo

Dia Internacional do Maçom




RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.