quarta-feira, 25 de março de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 25 de março de 2015 > Quarta-Feira > Postado às 9:51 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014


Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ


Grande ciclone extratropical se forma perto do RS

Atenção para a ventania no mar. Surfistas devem encontrar boas ondas no fim da semana no Sul e no Sudeste
Ler noticia









- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg

- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V

- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE

- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh

Provérbios Russos (Wikiquote)

  • На всех не угодишь.
    • Pronúncia: Na vsekh ne ugodish.
    • Em português "Você não pode se desculpar com todos."
    • Variante em português > "Quem quer agradar a todos, não agrada a ninguém."


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja 


Destaque > 

Nesta data, 1824, e em nome da Santíssima Trindade, o imperador Dom Pedro I, outorga a Primeira Constituição do Brasil.
  • A elaboração da constituição do Brasil de 1824 foi muito conturbada. Logo após a proclamação da independência do Brasil do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, por Dom Pedro I, em 7 de setembro de 1822, ocorreu um conflito entre radicais e conservadores na assembleia constituinte.  
  • A assembleia constituinte iniciou seu trabalho em 3 de maio de 1823, quando o imperador Dom Pedro I discursou sobre o que esperava dos legisladores. 
  • Entre os deputados constituintes havia 22 padres. 
  • Uma parte dos constituintes tinha orientação liberal-democrata: queriam uma monarquia que respeitasse os direitos individuais, delimitando os poderes do imperador. Já, de sua parte, D. Pedro I queria ter poder sobre o legislativo através do voto, iniciando uma desavença entre ambos os pontos de vista.  
  • D. Pedro I mandou o exército invadir o plenário em 12 de novembro de 1823, prendendo e exilando diversos deputados, incluindo José Bonifácio e seus irmãos. Este episódio ficou conhecido como "noite da agonia".  
  • Feito isto, reuniu dez cidadãos de sua inteira confiança, pertencentes ao Partido Português, entre eles João Gomes da Silveira Mendonça, marquês de Sabará, os quais, após algumas discussões a portas fechadas, redigiram a primeira constituição do Brasil. 
  • Não podendo ser promulgada pelo Congresso, que estava fechado, ela foi outorgada pelo imperador, no dia 25 de março de 1824, sendo escrita pelo arquivista das bibliotecas reais, o sr. Luís Joaquim dos Santos Marrocos.  
  • D. Pedro I iria repetir processo de outorga semelhante quando, dois anos depois, já como d. Pedro IV de Portugal, participaria da elaboração da constituição portuguesa de 1826. (Wikipedia)





A maior corrupção se acha onde a maior pobreza 

está ao lado da maior riqueza.” 
>> José Bonifácio de Andrada e Silva 

http://kdfrases.com



São Paulo > Mercado Municipal de São Paulo, próximo à rua 25 de Março > Veja agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam




Visão da fachada externa.
O edifício do Mercado Municipal de São Paulo, possui estilo eclético e foi construído entre os anos de 1928 e 1933 pelo escritório do renomado arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, sendo o desenho das fachadas de Felisberto Ranzini. No interior, magníficos vitrais do artista russo Conrado Sorgenicht Filho - famoso pelo trabalho realizado na Catedral da Sé e em outras 300 igrejas brasileiras - mostram vários aspectos da produção de alimentos.

Um dos 72 vitrais do artista russo Conrado Sorgenicht Filho, visão interna.
O entreposto foi totalmente reformado em 2004. A fachada foi recuperada, os vitrais foram restaurados e foi construído um mezanino, de autoria do arquiteto Pedro Paulo de Mello Saraiva, com diversos quiosques de comes e bebes. Graças à reforma, o Mercadão é hoje um ponto de encontro dos paulistanos e visita obrigatória para turistas de todo o Brasil e de outros países. (Wikipedia)
O MERCADO NO GOOGLE IMAGENS
Abaixo, um dos vitrais que compõem a decoração do Mercado,
obra do vitralista rusaso Conrado Sorgenicht Filho


Valores de Mercado-1 > A Christie's de Paris realizou ontem um leilão focado no impressionismo e na arte moderna > Todos os lotes com imagens ampliáveis > Valores em euros (EUR) e em dólares americanos (USD) Veja Para saber os valores em reais ou em outra qualquer moeda, use o conversor do Banco Central do Brasil.




  • Oscar-Claude Monet (Paris, 14 de novembro de 1840 — Giverny, 5 de dezembro de 1926) foi um pintor francês e o mais célebre entre os pintores impressionistas.  
  • O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Monet, "Impressão, nascer do sol", de uma crítica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy: "Impressão, nascer do Sol – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha..." 
  • A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adotaram o título, sabendo da revolução que estavam iniciando na pintura. (Wikipedia) 
  • O impressionismo, ao romper com a Academia, em 1860, libertou a expressão artística e abriu caminho para o modernismo, que se iniciou em 1906, com o movimento fauve. Assim, é impossível dissociar impressionismo do modernismo, que tem origem comum.
"Impressão, Sol Nascente",, de Monet quadro
que originou o nome "Impressionismo"


Valores de Mercado-2 > A Shothebys realiza, na manhã de hoje, um leilão variado de arte britânica, que vai desde o tradicional até o grafite de Bansky, sobretudo com múltiplos e impressões, de menor cotação na praça > Todos os lotes, com imagens ampliáveis e valores em libras esterlinas (GBP) Veja Para saber os valores em reais ou em outra qualquer moeda, use o conversor do Banco Central do Brasil.




Lill Tschudi (1911-2004) foi uma artista suíça associado à Escola de Grosvenor de Arte Moderna e que dedicou sua carreira à produção de gravuras. Estudou na França e teve ateliê também na Inglaterra, por onde circula uma parte de sua obra.





Jornal da Gazeta (ontem à noite)




Jornal das 10 (ontem à noite)




Bom dia, Brasil (Edição de hoje)





G1 > Pop & Arte

  1. LOLLAPALOOZA 2015

    Veja os bastidores dos últimos preparativos do Lollapalooza

    Arquiteta conta como é projetar festival para 150 mil pessoas em dois dias. Mais de 50 bandas tocam em 4 palcos neste fim de semana em São Paulo.





Mais notícias de G1 POP & Arte

BBC Brasil, na foto e no mundo

O que se sabe sobre o acidente com o A320

Buscas em região montanhosa remota devem durar pelo menos uma semana; avião era um dos A320s mais velhos em operação.
Mais notícias da BBC Brasil


"El País", de Espanha, em português


O avião caiu na França sem emitir nenhuma chamada de emergência

O voo GWI9525 transportava 144 passageiros e seis tripulantes e seguia de Barcelona (Espanha) para Düsseldorf (Alemanha), quando caiu. Autoridades dizem não haver sobreviventes
Mais notícias de "El País"





Clique na imagem para ver "El País" em original


"Clarin", de Argentina, em português


TRAGÉDIA NOS ALPES

Sobe para três o número de argentinos mortos na tragédia aérea na França

Redação Clarín em Português 

Imprensa argentina divulgou nesta quarta-feira que uma terceira vítima argentina estaria a bordo do avião que caiu nos alpes franceses nesta terça-feira. 

39 ANOS DO GOLPE MILITAR

Mãe de vítima da ditadura pede “verdadeiro Nunca Mais”


Neste artigo escrito para o Clarín, a ex-senadora argentina Graciela Fernández Meijide conta o drama de ter perdido um filho na ditadura militar. Aqui ela reflete sobre essa dor e os males de antes e depois daquele 24 de março de 1976, data do golpe. 


"Notícias ao Minuto", de Portugal
As vítimas do acidente de terça-feira do avião A320 que ligava Barcelona a Dusseldorf são originárias de quinze países, disseram hoje as autoridades francesas, acrescentando que maioritariamente as vítimas são espanholas e alemães.
Mais notícias da edição portuguesa

"Notícias ao Minuto", do Brasil

Na audiência pública Doutrinação Política e Ideológica nas Escolas, ocorrida hoje (24) na Comissão de Educação da Câmara, sugerido pelo deputado Izalci Lucas (PSDB-DF), que é autor de um projeto de lei (PL) que trata, por exemplo, das diretrizes da educação e da proibição de professores utilizarem as aulas para impor ideias políticas ou religiosas.
Mais notícias da edição brasileira


"O Globo", do Rio de Janeiro

Dilma: governo ‘não tem condições’ de negociar dívida com Estados

Segundo presidente, a União não pode bancar essa despesa Mais notícias de "O Globo"


"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro
Mais notícias do Jornal do Brasil


Mais notícias do R7 Esportes












PORTO ALEGRE




Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.