sexta-feira, 27 de março de 2015

Eventos em destaque no dia 28 de março de 2015 > Sábado > Postado na véspera às 4:23 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

28 de março de 2015.
87.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 278 dias para acabar o ano.


364 – O Imperador Romano Valentiniano I designa, como co-imperador, o seu irmão Valente.

845 – Paris é saqueada pelos vikings, provavelmente sob o comando de Ragnar Lodbrok.
  • Viking (do nórdico antigo víkingr), viquingue ou víquingue é um termo habitualmente usado para se referir aos exploradores, guerreiros, comerciantes e piratas nórdicos (escandinavos) que invadiram, exploraram e colonizaram grandes áreas da Europa e das ilhas do Atlântico Norte a partir do final do século VIII até ao século XI.  
  • Esses vikings usavam seus famosos navios dragão para viajar do extremo oriente, como Constantinopla e o rio Volga, na Rússia, até o extremo ocidente, como a Islândia, Groenlândia e Terra Nova, e até o sul de al-Andalus. 
  • Este período de expansão viking - conhecidos como a "era viking" - constitui uma parte importante da história medieval da Escandinávia, Grã-Bretanha, Irlanda e do resto da Europa em geral. 
  • A imagem romantizada dos vikings como bons selvagens germânicos começaram a fincar suas raízes no século XVIII e isso evoluiu e tornou-se amplamente propagado durante a revitalização viking do século XIX. 
  • A fama dos vikings de brutos e violentos ou intrépidos aventureiros devem muito ao mito viking moderno que tomou forma no início do século XX. As atuais representações populares são tipicamente muito clichês, apresentando os vikings como caricaturas. 
  • Eles também fundaram povoados e fizeram comércio pacificamente. A imagem histórica dos vikings mudou um pouco ao longo dos tempos, e hoje já admite-se que eles tiveram uma enorme contribuição na tecnologia marítima e na construção de cidades. (Wikipedia)


1098 – Primeira menção do título de Conde de Trava num documento, referindo-se a Pedro Froilaz de Trava.

1431 – É feita a leitura dos 70 artigos da acusação de Joana d'Arc em Ruão. Estes setenta artigos sustentavam a acusação formal para a Donzela buscando sua condenação.
  • Camponesa, modesta e analfabeta, foi uma mártir francesa e também heroína de seu povo, canonizada em 1920, quase cinco séculos depois de ter sido queimada viva em um auto de fé.  
  • Segundo a escritora Irène Kuhn, Joana d'Arc foi esquecida pela história até o século XIX, conhecido como o século do nacionalismo, o que pode confirmar as teorias de Ernest Gellner. Irène Kuhn escreveu: Foi apenas no século XIX que a França redescobriu esta personagem trágica.  
  • Antes aos fatos relacionados, Shakespeare tratou-a como uma bruxa; Voltaire escreveu um poema satírico, ou pseudo-ensaio histórico, que a ridicularizava, intitulado La Pucelle d´Orléans ou A Donzela de Orléans.  
  • Depois da Revolução Francesa, o partido monárquico reavivou a lembrança da boa lorena, que jamais desistiu do retorno do rei. 
  • Sua biografia se insere na Guerra dos 100 Anos, entre França e Inglaterra.  
  • Os ingleses impacientaram-se com a demora do julgamento. O Conde de Warwick disse a Cauchon que o processo estava demorando muito. Até o primeiro proprietário de Joana, Jean de Luxemburgo, apresentou-se a Joana fazendo-lhe a proposta de pagar por sua liberdade se ela prometesse não atacar mais os ingleses. 
  • A partir do dia 23 de maio, as coisas se aceleraram, e no dia 29 de maio ela foi condenada por heresia.Joana foi queimada viva em 30 de maio de 1431, com apenas dezenove anos. A cerimónia de execução aconteceu na Praça do Velho Mercado (Place du Vieux Marché), às 9 horas, em Ruão. (Wikipedia)


1795 – Partições da Polónia: O Ducado da Curlândia, um feudo ao norte da República das Duas Nações, deixa de existir a passa a fazer parte da Rússia Imperial.
1802 – O astrónomo Heinrich Olbers descobre 2 Palas, o segundo asteróide descoberto pelo homem.

1809 – Guerra Peninsular: Na Batalha de Medellín a França derrota a Espanha.
  • É a guerra entre as tropas de Napoleão e os patriotas espanhóis e portugueses para a recuperação dos territórios da Península Ibérica tomados por Napoleão em dezembro de 1807, determinando a fuga da família real portuguesa para o Brasil. 
  • Paralelamente, sem as ordens da Coroa, os espanhóis residentes nos Vice-Reinados da Espanha na América do Sul, questionaram o "status", primeiro para defender as colônias, depois para buscar a independência delas em relação à Espanha, enfraquecida com a invasão mediterrânea. (Wikipedia)


1854 – Guerra da Crimeia: A França declara guerra à Rússia.
1930 – As cidade turcas de Constantinopla e Angora mudam seus nomes para Istambul e Ancara, respectivamente.

1939 – Guerra Civil Espanhola: O Generalíssimo Francisco Franco conquista Madrid.
  • Francisco Franco Bahamonde GColTE • GCBTO (Ferrol, 4 de dezembro de 1892 — Madrid, 20 de novembro de 1975) foi um militar, chefe de Estado e ditador espanhol. 
  • Conhecido como “Generalísimo”, Francisco Franco ou simplesmente Franco, integrou o Golpe de Estado na Espanha em julho de 1936 contra o governo democrático da Segunda República, que desembocou na Guerra Civil Espanhola. 
  • Foi nomeado como chefe supremo da tropa sublevada em 10 de outubro de 1936, exercendo como chefe de Estado da Espanha desde o final do conflito até seu falecimento em 1975, e como chefe de Governo entre 1938 e 1973.   
  • Foi líder do partido único Falange Espanhola e das JONS (Juntas Ofensivas Nacional Sindicalistas), nos quais se apoiou para estabelecer um regime fascista no começo de seu governo, que mais tarde derivaria em uma ditadura, conhecida como franquismo, de tipo conservador, católico e anti comunista. 
  • A mudança de seu regime se deveu à derrota do fascismo na Segunda Guerra Mundial. 
  • Aglutinou em torno ao culto a sua imagem, diferentes tendências do conservadorismo, nacionalismo e catolicismo, opostas à esquerda política e ao desenvolvimento de formas democráticas de governo.


1942 – Segunda Guerra Mundial: Comandos britânicos atacam Saint Nazaire na França ocupada pelos nazistas.

1944 – Brasil: criação do Departamento de Polícia Federal, ainda sob o regime do Estado Novo de Getúlio Vargas, que só cairia em outubro de 1945..
  • Com o Decreto-Lei nº 6.378, de 28 de março de 1944, a antiga Polícia Civil do Distrito Federal, que funcionava na Cidade do Rio de Janeiro/RJ, ex-capital da República, no Governo de Getúlio Vargas, foi transformada em Departamento Federal de Segurança Pública (DFSP), diretamente subordinado ao Ministro da Justiça e Negócios Interiores.  
  • De acordo com o referido Decreto-Lei o DFSP tinha a seu cargo, no Distrito Federal, os serviços de polícia e segurança pública e, no território nacional, os de polícia marítima, aérea e segurança de fronteiras. (site do DPF)


1979 – Na Pensilvânia (EUA), uma bomba do sistema de arrefecimento do reator falha na usina de Three Mile Island e a evaporação de um pouco da água contaminada causa um derretimento nuclear.

1988 – Ocorre o assassinato de indígenas da etnia Tikuna na localidade de Boca do Capacete, Brasil, em face de reiterados conflitos pelo uso e posse da terra.
  • Os Ticuna (Tikuna, Tukuna ou Magüta) são um povo ameríndio que habita, atualmente, a fronteira entre o Peru e o Brasil e o Trapézio amazônico, na Colômbia. 
  • Formam uma sociedade de mais de 50 000 indivíduos, divididos entre Brasil (36 mil), Colômbia (oito mil) e Peru (sete mil), sendo o mais numeroso povo indígena da Amazônia brasileira. 
  • Os Ticuna têm sua própria língua, de mesmo nome, classificada como língua tonal e geneticamente isolada, de fonologia e sintaxe complexas. Há mais de 30 mil falantes no Brasil, Colômbia e Peru. 
  • No lado brasileiro, o Ticuna é falado em mais de cem aldeias e nove municípios, inclusive em aldeias próximas às cidades ou em que há falantes de outras línguas. 
  • Os Ticuna em trânsito nas cidades dos municípios onde se situam suas aldeias usam a língua Ticuna entre si e com os que ali se fixaram. 
  • Os filhos dos que se fixaram nas cidades usam com frequência a língua Ticuna com seus pais. Em casos raros, a língua cede lugar ao português. Já os que se deslocaram para Manaus sofrem uma imposição muito mais forte do português. (Wikipedia)


1994 – Na África do Sul, zulus e partidários do Congresso Nacional Africano entram em conflito no centro de Joanesburgo, resultando em dezoito mortes.

2006 – Marcos Pontes é o primeiro astronauta brasileiro a viajar para o espaço.

2007 – É inaugurada em Brinches (concelho de Serpa), Portugal a maior central fotovoltaica do mundo.


1472 – Fra Bartolommeo, artista italiano (m. 1517)
  • Fra Bartolommeo, de seu verdadeiro nome Baccio della Porta (Florença, 1472 — Fiesole, 1517), foi um importante pintor renascentista florentino.  
  • Aluno de Cosimo Rosselli, em 1500 mudou-se para o convento de São Marcos, continuando ali, a pintar.  
  • Foi grande amigo de Rafael Sanzio, tendo com este aprendido as normas da perspectiva e da cor. 
  • O retorno de Michelângelo e de Leonardo da Vinci a Florença, influenciaram-no, notoriamente, a nível da composição psicológica e distribuição das figuras pela obra.  
  • Atualmente, as suas obras encontram-se expostas no maiores museus da Europa e do Mundo, entre eles o Museu do Louvre, em Paris, o Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, no Getty Center, em Nova Iorque, o Museu Kunsthistorisches, em Viena, o Museu de Belas Artes de Boston, e o Palácio Ruspoli, em Roma. (Wikipedia)


1515 – Teresa de Ávila, religiosa e poetisa espanhola (m. 1582)
1569 – Ranuccio I Farnésio, duque de Parma (m. 1622)
1592 – Comenius, cientista e escritor tcheco (m. 1670)
1638 – Frederik Ruysch, botânico e anatomista neerlandês (m. 1731).
1702 – Ignacio de Luzán, escritor espanhol (m. 1754)
1727 – Maximiliano III de Baviera (m. 1777)
1750 – Francisco de Miranda, revolucionário venezuelano (m. 1816)
1764 – Nikolai Rezanov, nobre e estadista russo (m. 1807)
1785 – Jorge de Avilez Zuzarte de Sousa Tavares, nobre português (m. 1845)
1787 – Theodore Frelinghuysen, político estado-unidense (m. 1862)

1793 – José Alexandre Carneiro Leão, diplomata brasileiro (m. 1863)

1802 – Manuel da Cunha Simas, militar português (m. 1877)

1810 – Alexandre Herculano, escritor e historiador português (m. 1877)
  • Alexandre Herculano de Carvalho e Araújo (Lisboa, 28 de Março de 1810 — Quinta de Vale de Lobos, Azoia de Baixo, Santarém, 18 de Setembro de 1877) foi um escritor, historiador, jornalista e poeta português da era do romantismo.  
  • Como liberal que era teve como preocupação maior, estabelecida nas suas ações políticas e seus escritos, sobretudo em condenar o absolutismo e a intolerância da coroa no século XVI para denunciar o perigo do retorno a um centralismo da monarquia em Portugal2. (Wikipedia).



1821 – William Howard Russell, jornalista irlandês (m. 1907)
1834 – Lafayette Rodrigues Pereira, jornalista e político brasileiro (m. 1917)
1837 – Wilhelm Kühne, químico e bioquímico alemão (m. 1900)
1844 – Fernando Filipe de Saxe-Coburgo-Gota, príncipe francês (m. 1921)
1849 – João Inácio de Sousa, filantropo português (m. 1925)
1851 – Bernardino Machado, presidente português (m. 1944)
1853 – António Joaquim Teixeira, jornalista e escritor português (m. ?)
1859 – Antônio Alexandre Borges dos Reis, político, editor e escritor brasileiro (m. 1922)
1862 – Aristide Briand, político francês (m. 1932)

1865 – Adelina da Glória Berger, feminista portuguesa (m. 1922)

1868 – Máximo Gorki, autor russo (m. 1936)
1869 – Jaroslav Perner, paleontólogo tcheco (m. 1947)
1877 – Francisco de Campos Barreto, religioso brasileiro (m. 1941)
1886 – Armando de Alencar, político brasileiro (m. 1953)
1887 – Aurel Aldea, militar romeno (m. 1949)
1892 – Corneille Heymans, fisiologista belga (m. 1968)
1894 – Ernst Lindemann, militar alemão (m. 1941)
1895 – Spencer W. Kimball, religioso estado-unidense (m. 1985)
1897 – Sepp Herberger, futebolista e treinador de futebol alemão (m. 1977)
1898 – Carneiro da Rocha, político brasileiro (m. 1954)
1899 – Harold B. Lee, religioso estado-unidense (m. 1973)
1900 – Gerardo Matos Rodríguez, compositor uruguaio (m. 1948)
1901 – Märtha Sofia Lovisa Dagmar Thyra, nobre sueca (m. 1954)
1903 – Charles Starrett, ator estado-unidense (m. 1986)
1904 – Juvenal Lino de Matos, político brasileiro (m. 1991)
1907 – Lúcia de Jesus dos Santos, vidente e religiosa portuguesa (m. 2005)

1908 – Luiz Viana Filho, historiador e político brasileiro (m. 1990)
  • Luís Viana Filho GOTE • GCIH • GCM • GCIP (Paris, 28 de março de 1908 — São Paulo, 5 de junho de 1990) foi um advogado, professor, historiador e político brasileiro, governou o estado da Bahia de 1967 a 1971.  
  • Luís Viana Filho nasceu em Paris e seu assento de nascimento foi registrado em Salvador. Era filho do último governador da Bahia no século XIX, Luís Viana. 
  • Formou-se em Direito, em 1929, mas exerceu a profissão de jornalista, correspondendo para os jornais da capital baiana "Diário da Bahia" e "A Tarde". (Wikipedia).  
  • Na foto, ele ainda está em París, local de nascimento, em companhia dos pais.


1909 – Nelson Algren, escritor estado-unidense (m. 1981)
1910 – Ingrid da Suécia (m. 2000)
1911 – John Langshaw Austin, filósofo britânico (m. 1960)
1915
Jay Livingston, compositor e letrista estado-unidense (m. 2001)
Kurt Aland, teólogo alemão (m. 1994)
1918 – Adelino Moreira, compositor brasileiro (m. 2002)
1921 - Dirk Bogarde, ator e escritor estado-unidense (m. 1999)
1922
Antônio de Castro Assumpção, economista e escritor brasileiro (m. 1998)
Theo Albrecht, empresário alemão
1927 – Marianne Fredriksson, escritora sueca (m. 2007)
1928
Zbigniew Brzezinski, cientista político, geopolítico e estadista estado-unidense
Alexander Grothendieck, matemático alemão e medalhista Fields (m. 2014).
1930 – Jerome Isaac Friedman, físico estado-unidense
1932 – Suzana Amaral, cineasta e roteirista brasileira
1933
Frank Murkowski, político estado-unidense
Juan Sandoval Íñiguez, religioso mexicano
1935
Hermínio Bello de Carvalho, compositor, produtor musical e escritor brasileiro
Giorgio Eugenio Oscare Giacaglia, cientista italiano
Hubert Hahne, ex-automobilista alemão
1936
Amancio Ortega, empresário espanhol

1936 - Mario Vargas Llosa, escritor e político peruano
  • Jorge Mario Pedro Vargas Llosa, marquês de Vargas Llosa (Arequipa, 28 de março de 1936), é um escritor, jornalista, ensaísta e político peruano, laureado com o Nobel de Literatura de 2010.  
  • Sua obra critica a hierarquia de castas sociais e raciais, vigente ainda hoje, segundo o escritor, no Peru e na América Latina. 
  • Seu principal tema é a luta pela liberdade individual na realidade opressiva do Peru. 
  • A princípio, assim como vários outros intelectuais de sua geração, Vargas Llosa sofreu a influência do existencialismo de Jean Paul Sartre.   


1940
José Luís Azcona Hermoso, religioso brasileiro
Luis Cubilla, futebolista e treinador de futebol uruguaio (m. 2013).
1942
Conrad Schumann, soldado alemão (m. 1998)
Mike Newell, cineasta britânico
Daniel Dennett, filósofo estado-unidense
Demétrius, cantor brasileiro
Luciano Monari, religioso italiano
1943
Conchata Ferrell, atriz estado-unidense
Denílson Custódio Machado, ex-futebolista brasileiro
1944 – Álvaro Cardoso Gomes, escritor e crítico literário brasileiro
1946
Alejandro Toledo, político peruano
Henry Paulson, filantropo estado-unidense
1947 – Oswaldo "Cachito" Ramírez, ex-futebolista peruano
1948
Dianne Wiest, atriz estado-unidense
John Evan, músico britânico (Jethro Tull)
1950 – Júlio Cesar Garcia, político brasileir
1951
Chip Reese, jogador de pôquer estado-unidense (m. 2007)
Miguel Magno, ator brasileiro (m. 2009)
1952 – Tony Brise, automobilista britânico (m. 1975)
1953 – Melchior Ndadaye, político burundinês (m. 1993)
1955
Pavel Cebanu, ex-futebolista ucraniano
Reba McEntire, cantora e atriz estado-unidense
1956
Zizi Possi, cantora brasileira
Élvio Donizete Ezequiel, ex-futebolista brasileiro
1957 – Paul Eiding, dublador e ator estado-unidense
1959 – Laura Chinchilla, política costarriquenha
1960
José Maria Neves, político cabo-verdiano
Éric-Emmanuel Schmitt, escritor e dramaturgo francês

1960 - Ricardo Hofstetter, autor de telenovelas brasileiro > Foi autor principal de "Malhação" e roteirista de programas de Chico Anísio.

1961 – Orla Brady, atriz irlandesa
1965 – Steve Bull, ex-futebolista britânico
1967 – Sérgio Loroza, ator e cantor brasileiro
1969
Brett Ratner, cineasta estado-unidense
Márcia Narloch, maratonista brasileira
Sílvia Buarque, atriz brasileira
Earnie Stewart, ex-futebolista estado-unidense
David Balleri, futebolista italiano
1970
Vince Vaughn, ator estado-unidense
Paulo Paiva, ex-futebolista brasileiro
1971
Mônica Carvalho, atriz brasileira
Noh Jung-Yoon, ex-futebolista sul-coreano
Mr. Cheeks, rapper estado-unidense
1972
Galeano, ex-futebolista brasileiro
Péter Lipcsei, ex-futebolista húngaro
1973
Eddie Fatu, wrestler samoano (m. 2009)
Björn Kuipers, árbitro de futebol neerlandês
Matt Nathanson, cantor e músico estado-unidense
1974
Aleksey Polyakov, futebolista uzbeque
Matthias Koeberlin, ator alemão
Dos Santos, ex-futebolista cabo-verdiano
Jonas Eriksson, árbitro de futebol sueco
1975
Iván Helguera, ex-futebolista espanhol
Matt Reis, ex-futebolista estado-unidense
Marcão, futebolista brasileiro
Derek Hill, automobilista estado-unidense
1976
David Keuning, músico estado-unidense (The Killers)
Haruchika Aoki, motociclista japonês
1977
Devon, atriz estado-unidense
Luís Coentrão, futebolista português
Annie Wersching, atriz estado-unidense
Peter Ijeh, ex-futebolista nigeriano
1978 – Fabien Audard, futebolista francês
1979
Daniel Montenegro, futebolista argentino
Antonio Livramento, futebolista português
Stefano Sorrentino, futebolista italiano
Dănuţ Coman, futebolista romeno
1980
Luke Walton, jogador de basquete estado-unidense
Albert Streit, futebolista alemão
1981
Julia Stiles, atriz estado-unidense
Grazielle Pinheiro Nascimento, futebolista brasileira
Gareth David-Lloyd, ator britânico
1982
Walter Martínez, futebolista hondurenho
Luis Tejada, futebolista panamenho
1983 – Jimmy Mainfroi, futebolista francês
1984
Christopher Samba, futebolista francês
Mensur Mujdža, futebolista bósnio
Yordanos Abay, futebolista etíope
Rei Amami, atriz japonesa
Takuro Yajima, futebolista japonês
1985
Stanislas Wawrinka, tenista suíço
Raffael Caetano de Araújo, futebolista brasileiro
Michael Wayans, ator estado-unidense
Steve Mandanda, futebolista congolês
Rachid Tiberkanine, futebolista belga
1986
Abuda, futebolista brasileiro
Habib Bellaïd, futebolista argelino
Jorge Zambrana, futebolista uruguaio
Edward Ofere, futebolista nigeriano
Barbora Záhlavová-Strýcová, tenista tcheca

1986 - Lady Gaga, cantora estado-unidense

1987
Kagney Linn Karter, atriz estado-unidense
Yohan Benalouane, futebolista francês
Toni Calvo, futebolista espanhol
1988 – Ferrugem, futebolista brasileiro
1989 – Lukas Jutkiewicz, futebolista britânico
1990
Ekaterina Bobrova, patinadora artística russa
Marcos Paullo, futebolista brasileiro
1991 – Amy Bruckner, atriz estado-unidense
1992
Ana Cláudia Silva, ginasta brasileira
Sergi Gómez, futebolista espanhol
Liam Hess, ator britânico
1993 – Juliana Paiva, atriz brasileira
1996 – Poliana Aleixo, atriz brasileira


  193 – Pertinax, Imperador Romano (n. 126)
  • Públio Hélvio Pertinax ou Pertinaz1 (em latim Publius Helvius Pertinax, 1º de agosto de 126 — 28 de Março de 193) foi proclamado imperador romano na manhã seguinte ao assassínio de Cómodo em 31 de dezembro de 192, dando início à crise que ficou conhecida como "ano dos cinco imperadores".  
  • Em 28 de março de 193, um grupo de soldados descontentes que tinham recebido apenas metade do pagamento prometido irromperam pelo palácio e mataram Pertinax. 
  • O senador Dídio Juliano proclamou-se o novo imperador (após ter ganho o império num leilão), um acto que desencadeou uma breve guerra civil sobre a sucessão, guerra essa que foi ganha mais tarde por Septímio Severo.  
  • Após a sua entrada em Roma, Severo reconheceu Pertinax como imperador legítimo, executando os soldados que o tinham morto e não só pressionou o senado a dar-lhe um funeral de estado como também organizou jogos durante algum tempo por ocasião dos aniversários de Pertinax e da sua ascensão ao trono. (Wikipedia)


1072 – Ordulfo da Saxónia, nobre alemão (n. 1020)

1239 – Imperador Go-Toba do Japão (n. 1180)
1241 – Valdemar II da Dinamarca (n. 1170)
1285 – Papa Martinho IV (n. ca. 1210)

1677 – Václav Hollar, artista tcheco (n. 1607)
  • Václav Hollar (1607-1677) foi um desenhista e gravador da Boêmia. 
  • Especializou-se em vistas panorâmicas de paisagens urbanas e rurais, que deixam entrever a influência da pintura holandesa da época.  
  • Além de numerosas águas-fortes, realizou excelentes desenhos de grande complexidade nos quais utilizava a aquarela, como os que fez em 1636 durante suas viagens pela Europa Central. (Wikipedia)


1794 – Marie Jean Antoine Nicolas Caritat, matemático, filósofo e cientista político francês (n. 1743)
1801 – Ralph John Abercromby, militar britânico (n. 1734)
1807 – Nikolai Rezanov, nobre e estadista russo (n. 1764)
1813 – Jean-Pierre Bergeret, botânico francês (n. 1752)
1830 – Stephen Elliott, botânico estado-unidense (n. 1771)
1832 – Ernst Friedrich von Schlotheim, paleontólogo alemão (n. 1764)
1833 – William Thompson, político, economista e filósofo irlandês (n. 1775)

1835 – Augusto de Beauharnais, príncipe português, casado com a rainha D. Maria II (Maria da Glória), filha de D. Pedro I do Brasil (n. 1810)
  • Augusto de Beauharnais GCNSC (Milão, 9 de dezembro 1810 — Lisboa, 28 de março 1835), nascido Augusto Carlos Eugênio Napoleão de Beauharnais, foi o segundo duque de Leuchtenberg (na sua Baviera natal), 1.º Duque de Santa Cruz e príncipe consorte de Portugal em virtude do seu casamento com Maria II de Bragança. 
  • Fulminado por uma angina, morreu a 28 de março de 1835, no Palácio das Necessidades, ao cabo de escassos dois meses de casamento e sem ter chegado a engravidar a soberana.
  • Maria II casou-se em segundas núpcias com o príncipe Fernando de Saxe-Coburgo-Gota.  
  • Uma curiosidade: com o casamento de sua irmã, a imperatriz Amélia, o príncipe bávaro, Augusto, veio juntamente com a irmã residir no Brasil, onde morou no Palácio de São Cristóvão, de 1829 até 1831, quando da abdicação de Pedro I. Durante o período de estadia no Brasil, foi condecorado pelo Imperador brasileiro com o título de duque de Santa Cruz. Isso tudo, é claro, antes de casar-se com D. Maria II de Portugal.


1849 – Stephan Ladislaus Endlicher, botânico e linguista austríaco (n. 1804)
1864 – Francisco Xavier Pais Barreto, juiz e político brasileiro (n. 1821)
1866 – Antônio Carlos de Mariz e Barros, militar brasileiro (n. 1835)
1868 – James Thomas Brudenell, militar britânico (n. 1797)
1872 – João da Silva Tavares, militar brasileiro (n. 1792)
1881 – Modest Mussorgsky, compositor russo (n. 1839)
1885 – Antônio Tibúrcio Ferreira de Sousa, militar brasileiro (n. 1837)
1887 – Ditlev Gothard Monrad, político dinamarquês (n. 1811)
1892
Francisco Xavier da Costa Aguiar de Andrada, magistrado e diplomata brasileiro (n. 1822)
Constantin von Alvensleben, militar prussiano (n. 1809)
1898 – Anton Seidl, maestro húngaro (n. 1850)
1904 – José Inácio Accioli do Prado, nobre brasileiro (n. 1824)
1907 – Lourival Açucena, poeta brasileiro (n. 1876)
1908 – Joaquim de Matos Vieira, nobre brasileiro (n. 1836)
1926 – Luís Filipe Roberto d'Orleães, nobre francês (n. 1869)
1930 – Félicien Menu de Ménil, compositor francês (n. 1860)
1939
Fausto dos Santos, futebolista brasileiro (n. 1905)
Aurélio Rodrigues Viana, político brasileiro (n. 1864)

1941 – Virginia Woolf, escritora britânica (n. 1882)
  • Virginia Woolf (Londres, 25 de Janeiro de 1882 — Lewes, 28 de Março de 1941) foi uma escritora, ensaísta e editora britânica, conhecida como uma das mais proeminentes figuras do modernismo.  
  • Woolf era membro do Grupo de Bloomsbury e desempenhava um papel de significância dentro da sociedade literária londrina durante o período entreguerras. 
  • Seus trabalhos mais famosos incluem os romances Mrs. Dalloway (1925), Ao Farol (1927) e Orlando (1928), bem como o livro-ensaio Um Teto Todo Seu (1929), onde encontra-se a famosa citação "Uma mulher deve ter dinheiro e um teto todo seu se ela quiser escrever ficção".


1942 – Miguel Hernández, poeta espanhol (n. 1910)
1943 – Sergei Rachmaninoff, compositor e pianista russo (n. 1873)
1944 – Stephen Leacock, escritor e economista canadense (n. 1869)
1951 – Francisco José de Oliveira Viana, historiador e jurista brasileiro (n. 1883)
1952 – Antonieta de Barros, jornalista e política brasileira (n. 1901)
1953 – Jim Thorpe, atleta estado-unidense (n. 1887)
1957
Gheorghe Tătărescu, político romeno (n. 1886)
Christopher Morley, jornalista, novelista, ensaísta e poeta estado-unidense (n. 1890)
1958 – W. C. Handy, compositor estado-unidense (n. 1873)
1965 – Victoria Alexandra Alice Mary Lascelles, nobre britânica (n. 1897)

1968 – Edson Luís, estudante paraense assassinado pela ditadura militar, no confronto havido no Restaurante do Calabouço.
  • Edson Luís de Lima Souto (Belém, 24 de fevereiro de 1950 — Rio de Janeiro, 28 de março de 1968) foi um estudante secundarista brasileiro assassinado por policiais militares, durante um confronto no restaurante Calabouço, centro do Rio de Janeiro.   
  • Nascido em uma família pobre, iniciou os estudos na Escola Estadual Augusto Meira em Belém, no Pará. 
  • Mudou-se para o Rio de Janeiro para fazer o segundo grau no Instituto Cooperativo de Ensino, que funcionava no restaurante Calabouço.  
  • Seu assassinato marcou o início de um ano turbulento de intensas mobilizações contra o regime militar que endureceu até decretar o chamado AI-5. (Wikipedia)



1969 – Dwight D. Eisenhower, ex-presidente estado-unidense (n. 1890)
1972 – Joseph Paul-Boncour, político francês (n. 1873)
1980 – Dick Haymes, cantor e ator argentino (n. 1916)
1982
William Francis Giauque, químico canadense (n. 1895)
Bucy Moreira, compositor e instrumentista brasileiro (n. 1909)

1985 – Marc Chagall, pintor russo (n. 1887)

  • Marc Chagall (Vitebsk, Império Russo, 7 de julho de 1887 — Saint-Paul-de-Vence, França, 28 de março de 1985) foi um pintor, ceramista e gravurista surrealista judeu russo-francês. 
  • Na França e nos Estados Unidos pintou, para além de diversos quadros, vitrais e mosaicos. 
  • Explorou também os campos da cerâmica, tema pelo qual teve especial interesse.  
  • Em sua homenagem, em 1973 foi inaugurado o Museu da Mensagem Bíblica de Marc Chagall, na famosa cidade do sul da França, Nice. 
  • Em 1977 o governo francês condecorou-o com a Grã-cruz da Legião de Honra.  
  • Tendo sido um dos melhores pintores do século XX, Marc Chagall faleceu em Saint-Paul-de-Vence, no sul da França, em 1985.(Wikipedia)



1990 – Alain Oulman, compositor português (n. 1928)
1994
Albert Goldman, escritor estado-unidense (n. 1927)

1994 - Eugène Ionesco, patafísico e dramaturgo romeno (n. 1912)

1996 – Hans Blumenberg, filósofo alemão (n. 1920)
2002 – Juan Guerrero Zamora, escritor, diretor de teatro e realizador de televisão espanhol (n. 1927)
2004 – Peter Ustinov, ator britânico (n. 1921)
2006 – Wanderley Magalhães Azevedo, ciclista olímpico brasileiro (n. 1966)
2007
Abe Coleman, wrestler polonês (n. 1905)
Thomas Hetherington, advogado britânico (n. 1926)
Cha Chi Ming, empresário, industrial e filantropo chinês (n. 1914).
2013
Richard Griffiths, ator britânico (n. 1947).
Soraya Jiménez, halterofilista mexicana (n. 1977).


Dia Mundial da Juventude

Cabo Verde - 
Dia da Mulher Cabo Verdiana

Brasil:
Dia do Revisor
Dia do Diagramador
Aniversário do Município de Embu-Guaçu - São Paulo

Portugal –
Dia Nacional dos Centros Históricos

Eslováquia e República Tcheca (antiga Tchecoslovaquia) 
Dia do professor







Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.