segunda-feira, 30 de março de 2015

Eventos em destaque no dia 31 de março de 2015 > Terça-Feira > Postado na véspera às 5:02 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

31 de março de 2015.
90.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 275 dias para acabar o ano.


627 — início da Batalha da Trincheira, o cerco a Medina por parte dos inimigos de Maomé.
  • A Batalha da Trincheira (em árabe غزوة الخندق, transl. Ghazwah al-Khandaq) também conhecida como Batalha do Fosso, Batalha de Ahzab, Batalha dos Confederados e Cerco de Medina (em árabe غزوة الاحزاب, transl. Ghazwah al-Ahzab) foi um conflito militar travado em 31 de março de 627, mais especificamente um sítio feito por cerca de duas semanas à cidade de Yathrib (atual Medina, Arábia Saudita) por tribos árabes e judaicas. 
  • A força dos exércitos confederados, que atacaram a cidade, é estimada em torno de 10.000 homens, com 600 cavalos, enquanto os medinenses totalizavam 3000.  
  • Os defensores de Medina, em menor número - em sua maioria muçulmanos liderados pelo profeta islâmico Maomé - optaram por cavar uma trincheira e lutar a partir dela, em vez de confrontar as tribos em campo aberto. 
  • O fosso, juntamente com as fortificações naturais de Medina, tornou inútil a cavalaria confederada, que consistia de cavalos e camelos, e colocou ambos os lados num impasse. 
  • Esperando conseguir fazer diversos ataques simultaneamente, os confederados persuadiram então os Banu Qurayza a atacarem a cidade a partir do sul. 
  • A diplomacia de Maomé, no entanto, conseguiu desestabilizar as negociações, e dissolveu a aliança existente contra ele. 
  • Os defensores bem-organizados, a diminuição do moral entre os confederados e as terríveis condições climáticas fizeram que o cerco terminassem num fiasco. (Wikipedia)


1146 — Bernardo de Claraval prega seu famoso sermão em um campo de Vézelay, ressaltando a necessidade de empreender uma Segunda Cruzada. Luís VII está presente e se junta aos cruzados;
1371 — Celebrado o Tratado de Alcoutim entre os reis D. Fernando e D. Henrique II de Castela, onde o soberano de Portugal compromete-se a manter boas relações com o rei de França;

1774 — Guerra da Independência dos Estados Unidos: o Reino da Grã-Bretanha ordena que o porto de Boston, Massachusetts seja fechado; Somente em 1777, com a Batalha de Saratoga, é que a guerra começa a se definir a favor dos EUA.

1821 — É aprovado, com todos os votos, o decreto que extingue a Inquisição em Portugal.
  •  A Inquisição Portuguesa tinha de cobrir todos os territórios do império ultramarino português, tendo sido particularmente mais rigorosa em Portugal e menos violenta na Índia. 
  • É natural serem hoje recordados somente os casos mais marcantes que tenham comovido ou irado as populações, contentes ou não pelos resultados dos julgamentos feitos.  
  • Apesar de não estar instituído no Brasil, esta colônia estava subordinada ao Tribunal de Lisboa, que enviava um visitador para investigar presencialmente como se encontravam a fé e o cumprimento dos dogmas católicos pela população. 
  • Desse modo, registraram-se três visitações à colônia brasileira, nomeadamente na Capitania da Bahia, na Capitania de Pernambuco e no Estado do Maranhão e Grão-Pará. Esta última, classificada como extemporânea pelos historiadores, ocorreu já ao final do século XVIII, momento em que a instituição já se encontrava enfraquecida.  
  • Foi decretada uma lei que proibia a todos de apedrejarem, cuspirem, ou insultarem os réus e os condenados. Contudo eram as crianças que apedrejavam de forma "desculpável".  
  • A Inquisição foi extinta gradualmente ao longo do século XVIII, embora só em 1821 se dê a extinção formal em Portugal numa sessão das Cortes Gerais. 
  • Porém, para alguns estudiosos, a essência da Inquisição original, permaneceu na Igreja Católica através de uma nova congregação: A Congregação para a Doutrina da Fé. (Wikipedia)


1822 — A população da ilha grega de Quíos é massacrada pelos turcos após uma tentativa de rebelião;
1829 — Francesco Severio Castiglione é eleito Papa e assume com o nome de Pio VIII;
1839 — Batalha de Pago Largo: travada entre as tropas das províncias argentinas de Entre Ríos e Corrientes.
1849 — Início do Moderno Espiritualismo;
1854 — O comandante Matthew Perry assina o Tratado de Kanagawa com o governo japonês, abrindo os portos de Shimoda e Hakodate ao comércio com os Estados Unidos;
1866 — A Armada espanhola bombardeia o porto de Valparaíso, Chile;
1885 — O Reino Unido cria um protetorado em Bechuanalândia;

1889 — A Torre Eiffel é inaugurada por Gustave Eiffel que a projetou;

1892 — Treze autoridades militares brasileiras assinam o Manifesto dos 13 generais contestando a legitimidade do governo e condenando as atitudes de Floriano Peixoto contra rebeliões nos estados e solicitando a convocação de nova eleição para a presidência da república;
  • Determinava a Constituição de 1891 que, se um presidente da República ficasse impedido, por doença, morte ou renúncia, antes de haver completado metade do mandato, o vice-Presidente assumiria, não para completar o mandato, mas para convocar novas eleições. 
  • O Marechal Deodoro renunciou com apenas 9 meses de mandato, mas Floriano Peixoto, assumindo, recusou-se a convocar eleições, alegando que a norma era válida para os próximos mandatos e não para o primeiro governo da República que estava implantando o novo regime. 
  • Isso criou um confronto no seio militar, ocasionaldo o fechamento cada vez maior do regime e Floriano ficou conhecido como o Marechal de Ferro.  
  • O autoritarismo de Floriano, entretanto, agradou a jovem oficialidade, que sonhava por um governo militar, forte e centralizador, o que criou, no seio no exército um sentido conhecido como "Florianismo".  
  • Ao final de seu governo, Floriano foi incentivado pela jovem oficialidade, a dar o golpe e permanecer no poder, havendo respondido: "Neste momento, é alforriado o último escravo do Brasil." 
  • A recusa tinha, entretanto, outro motivo: com a saúde abalada deste a guerra do Paraguai e agravada com a tensão dos quatro anos de governo, não havia mais condições físicas para manter-se no poder. Aliás, Floriano morreria meses depois de ter deixado o governo.
  • O Florianismo, como estado de espírito e influência extra constitucional, atravessou a República até o golpe militar de 1964 e era comum a ação velada ou declarada das forças militares para tutelar presidentes da República, para tramar contra a posse de alguns deles e até para forçar sua deposição de outros. Eis alguns exemplos: 
  • Epitácio Pessoa foi advertido pelos militares, logo nos primeiros dias de governo, por nomear um civil, Pandiá Calógeras como Ministro da Guerra. 
  • Getúlio Vargas, em seu último mandato (1950-1954) foi pressionado até o suicídio. 
  • Forças internas no exército tentaram impedir a candidatura de Juscelino Kubitschek e, uma vez eleito, tramaram para impedir sua posse. Foram as "Novembradas" de 11 e 21 de novembro de 1955, que envolveram os presidentes em exercício Carlos Luz e Café Filho, ambos depostos por atentarem contra a ordem vigente.
  • O vice-presidente da República, legitimamente eleito, João Goulart, foi vetado pelos militares após a renúncia de Jânio Quadros e sua posse só foi possível com a mudança para o regime parlamentarista, em que o Presidente é apenas Chefe de Estado e o Primeiro Ministro torna-se Chefe de Governo. 
  • Retornando o regime Presidencialismo, Goulart foi deposto pelo golpe militar de 1964. 
  • O Florianismo esteve presente no espírito de todos esses acontecimentos.
  • O saldo positivo da ditadura militar, que se iniciou em 1964 e durou 21 anos, é que, após ela, os militares se recolheram definitivamente aos quartéis, renunciando ao processo não constitucional de tutelar governos. E isso representou um tremendo avanço para a combalida democracia brasileira. (Paulo Victorino)


1900 — Batalha de Sanna's Post: travada entre as forças do Império Britânico e os Boers das repúblicas independentes do Estado Livre de Orange e da República sul-africana.
1905 — A visita do Kaiser Guilherme II da Alemanha a Tânger, no Marrocos, desencadeia a Primeira Crise do Marrocos;
1909 — A Sérvia aceita o controle austríaco sobre a Bósnia e Herzegovina;
1917 — Os Estados Unidos tomam posse das Índias Ocidentais Dinamarquesas depois de pagarem $25 milhões à Dinamarca e renomear o território como Ilhas Virgens Americanas, por considerá-lo estratégico para a proteção do Canal do Panamá;

1918 — O Horário de Verão entre em vigor nos Estados Unidos pela primeira vez > Desde então, os Estados Unidos seguem o mesmo período adotado pela Europa, com os relógios adiantados em uma hora.

1931 — Um sismo destrói Manágua, Nicarágua, matando 2000 pessoas;
1938 — O município de Curitibanos no estado de Santa Catarina no Brasil recebe seu nome de Curitibanos.
1942 — Na Segunda Guerra Mundial, as forças japonesas invadem a possessão britânica da Ilha Christmas;
1959 — O 14º Dalai Lama, Tenzin Gyatso, cruza a fronteira da Índia e consegue asilo político;

1964 — Deflagrada a Operação Brother Sam pelos Estados Unidos, sob a ordem de apoiar o golpe de estado no Brasil.
  • A Operação Brother Sam foi desencadeada pelo governo dos Estados Unidos, sob a ordem de apoiar o golpe de 1964 caso houvesse algum imprevisto ou reação por parte dos militares que apoiavam João Goulart (Jango), consistindo de toda a força militar da Frota do Caribe, liderada por um porta-aviões da classe Forrestal da Marinha dos Estados Unidos e outro de menor porte, além de todas as belonaves de apoio requeridas a uma invasão rápida do Brasil pelas forças armadas americanas. (Wikipedia)  
  • A Operação Popeye (Movimentação das tropas de Juiz de Fora, Minas Gerais, comandadas pelo General Mourão Filho, em direção ao Rio de Janeiro, apanhou todos de surpresa inclusive o comando do golpe no Rio de Janeiro que pretendia eclodir o movimento só em meados de abril. 
  • Sem aviso prévio, Mourão Filho, que era general de brigada (duas estrelas) pôs as tropas nas ruas, obrigando o comando no Rio a dar-lhe apoio logístico, sem o que, todo o planejamento feito no Rio também iria por água abaixo. 
  • Tropas foram deslocadas do Rio, em direção a Minas, oficialmente com objetivo de confrontar os revoltosos. O motivo era outro: no encontro das duas tropas, em Agulhas Negras, os "legalistas" cariocas aderiram aos revoltosos mineiros e voltaram, incorporados, para o Rio de Janeiro engrossando o movimento. 
  • Não houve tiros nem derramamento de sangue. Mourão Filho chegou ao Rio, entregou o comando a Castelo Branco e Costa e Silva (4 estrelas) e, dois dias depois, voltou, sozinho, para Minas Gerais. Tudo estava consumado e a batucada planejada por Tio Sam ficou para outra vez. (Paulo Victorino) Veja meu capítulo referente a este episódio. Ou baixe meu livro em PDF, grátis


1965 — O Pico da Neblina, ponto mais alto do Brasil com 2993,78 m de altitude, é escalado pela primeira vez;
1970 — O primeiro satélite artificial lançado ao espaço pelos Estados Unidos, o Explorer I, reingressa na atmosfera da Terra (depois de doze anos em órbita);

1991 — Dissolução do Pacto de Varsóvia, que fazia oposição à OTAN > Com o fim do comunismo, os membros do Pacto de Varsóvia, cada um por sua vez, foram aderindo à Organização do Tratado do Atlântico Norte, formando um único bloco de proteção político militar.

1992 — O USS Missouri, o último encouraçado construído pelos Estados Unidos, é decomissionado pela última vez;
1993 — O congresso rejeita a criação do Estado do Iguaçu por 177 votos contra, 90 a favor e 13 abstenções;
1994
O jornal científico Nature reporta o achado na Etiópia do primeiro crânio completo de um Australopithecus afarensis (veja Evolução humana);
Israel aceita uma presença internacional temporária em Hebron e admite a retomada, no Cairo, de negociações com a OLP sobre a autonomia de Gaza e Jericó.

2009 — Benjamin Netanyahu sucede Ehud Olmert e retorna ao cargo de primeiro-ministro de Israel, que ocupou de 1996 a 1998.


  250 — Constâncio Cloro, imperador romano do Ocidente (m. 306)
1499 — Papa Pio IV (m. 1565)
1519 — Henrique II de França (m. 1559)

1526 — São Benedito, santo italiano (m. 1589)

1596 — René Descartes, matemático francês (m. 1650)
  • Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. 
  • Inspirou contemporâneos e várias gerações de filósofos posteriores; boa parte da filosofia escrita a partir de então foi uma reação às suas obras ou a autores supostamente influenciados por ele. 
  • Muitos especialistas afirmam que, a partir de Descartes, inaugurou-se o racionalismo da Idade Moderna. Décadas mais tarde, surgiria nas Ilhas Britânicas um movimento filosófico que, de certa forma, seria o seu oposto - o empirismo, com John Locke e David Hume. (Wikipedia)

1601 — Giacomo Micaglia, jesuíta italiano (m. 1654)
1670 — Luis Augusto de Bourbon, nobre francês (m. 1736)
1675 — Papa Bento XIV (m. 1758)
1682 — Diogo Barbosa Machado, presbítero, escritor e bibliógrafo português (m. 1772)
1684 — Francesco Durante, compositor italiano (m. 1755).
1718 — Mariana Vitória de Bourbon, nobre portuguesa (m. 1781)
1723 — Frederico V da Dinamarca (m. 1766)
1729 — Lekain, ator francês (m. 1778)
1730 — Étienne Bézout, matemático francês (m. 1783)
1732 — Joseph Haydn, compositor austríaco (m. 1809)
1741 — François Cretté-Palluel, agrônomo e político francês (m. 1798)
1778 — Coenraad Jacob Temminck, naturalista holandês (m. 1858)
1784 — José Lino dos Santos Coutinho, médico e político brasileiro (m. 1836)
1786 — Louis Vicat, engenheiro francês (m. 1861)
1804 — José Pedroso de Albuquerque, político brasileiro (m. ?)
1809 — Edward FitzGerald, poeta inglês (m. 1883)

1811 — Robert Bunsen, químico e inventor alemão (m. 1899)
  • Em 1852, Bunsen, Usando o ácido nítrico, passou a produzir metais puros como o cromo, magnésio, alumínio, manganês, sódio, bário, cálcio e lítio por eletrólise. 
  • Com a colaboração de Sir Henry Roscoe iniciou, em 1852, o estudo da obtenção do cloreto de hidrogênio a partir do hidrogênio e cloro.  
  • Em 1859 interrompeu seu trabalho com Roscoe e, junto com Gustav Kirchhoff, passou a estudar o espectro de emissão de elementos aquecidos. 
  • Para essa finalidade, Bunsen aperfeiçou um queimador de gás especial, inventado pelo cientista Michael Faraday em 1785 que mais tarde foi denominado “queimador de Bunsen” ou “bico de Bunsen”. 
  • Bunsen foi um dos cientistas de sua geração mais admirados universalmente. Ele foi um mestre, dedicado aos seus alunos, e eles foram igualmente dedicados a ele. Em momentos de fortes e muitas vezes cáusticos debates científicos, Bunsen sempre comportou-se como um perfeito cavalheiro, mantendo distância das disputas teóricas. Ele preferia muito mais trabalhar em silêncio em seu laboratório, enriquecendo a ciência com as descobertas úteis. 
  • Por uma questão de princípio, nunca registrou uma patente, apesar do fato de suas descobertas terem lhe rendido uma grande riqueza. (Wikipedia).


1813 — Félix María Zuloaga, militar e político mexicano (m. 1898)
1814 — José de Posada Herrera, jurista e político espanhol (m. 1885)
1819 — Chlodwig Karl Victor zu Hohenlohe-Schillingsfürst, político alemão (m. 1901)
1821 — Fritz Müller, biólogo, naturalista alemão (m. 1897)
1823 — Ernest Doudart de Lagrée, líder da expedição ao rio Mekong (m. 1868)
1824
Dietrich Brandis, botânico alemão (m. 1907)

William Morris Hunt, pintor estadunidense (m. 1879)

1825 — José Tristão da Cunha Silveira de Bettencourt, militar português (m. 1887)
1829
Januário Correia de Almeida, nobre português (m. 1901)
Maria Susan Rye, ativista social inglesa (m. 1903)
1832
Eduardo Pellew Wilson Júnior, empresário e nobre brasileiro (m. 1899)
Julius Platzmann, pintor e botânico alemão (m. 1902)

1835 — John LaFarge, pintor, decorador e escritor estadunidense (m. 1910)

1836 — Augusto César Cardoso de Carvalho, militar português (m. 1905)
1843 — Bernhard Förster, político e escritor alemão (m. 1889)
1844 — Andrew Lang, escritor britânico (m. 1912)
1847 — John Beatty Howell, religioso estado-unidense (m. 1924)
1848 — Diederik Korteweg, matemático neerlandês (m. 1941)
1850 — Charles Doolittle Walcott, paleontólogo estado-unidense (m. 1927)
1853 — Isaac Bayley Balfour, botânico britânico (m. 1922)
1854 — Eusápia Paladino, médium italiana (m. 1918)
1855 — John Hays Hammond, engenheiro e diplomata estadunidense (m. 1936)
1857 — Edouard Rod, romancista suíço (m. 1910)

1858 — Roman Klein, arquiteto russo (m. 1924)

1860 — Afonso Celso, escritor e político brasileiro (m. 1938)

1867 — Ciril Metod Koch, arquiteto esloveno (m. 1925)
1872
Alexandra Kollontai, revolucionária russa (m.1952)
Sergei Diaguilev, empresário russo (Ballets Russes) (m. 1929)
1874
João Simões Lopes, agricultor brasileiro (m. 1937)
Arlindo Martins Ribeiro, político brasileiro (m. 1937)
1878 — Josef Martinez, ex-ginasta francês (m. ?)
1884 — Adriaan van Maanen, astrônomo estado-unidense (m. 1946)
1887
Umberto Zanolini, ginasta italiano (m. 1973)
Amadeo García, treinador de futebol espanhol (m. 1947)
1889 — Sadashichi Doi, militar português (m. 1968)
1890
William Lawrence Bragg, físico britânico (m. 1971)
Mário Augusto Teixeira de Freitas, estatístico brasileiro (m. 1956)
1895 — John J. McCloy, político estado-unidense (m. 1989)
1897 — Werner Mummert, general alemão (m. 1950)
1899 — Leo Borchard, maestro russo (m. 1945)
1900 — Henrique, Duque de Gloucester, nobre britânico (m. 1974)

1901 — Alcides Etchegoyen, militar brasileiro (m. 1956)

1902 — Leopold Bartl, militar alemão (m. 1980)

1904 — Aracy Cortes, cantora brasileira (m. 1985)

1906
Sin-Itiro Tomonaga, físico japonês (m. 1979)
Augusto Gonçalves Moreno, médico português (m. 1984)
1908 — Eugénio Salvador, dançarino e ator português (m. 1992)
1910
Heitor Canalli, ex-futebolista brasileiro (m. 1990)
Hermes de Souza Canto, médico brasileiro (m. 2010)
1911 — Benjamin Farah, político brasileiro (m. 1997)
1912 — Walter Müller dos Reis, médico brasileiro (m. 1987)
1914
Octavio Paz, diplomata e escritor mexicano (m. 1998)
Gunnar Andreasen, boxeador dinamarquês (m. 1996)
Kurt Bodendörfer, militar alemão (m. 1991)
1915
Lothar Francisco Hessel, jornalista e escritor brasileiro
Shoichi Yokoi, militar japonês (m. 1997)
1920 — Nilo Bianchini, político brasileiro
1921
Peggy Rea, atriz estadunidense (m. 2011)
Hans-Jürgen Bartsch, militar alemão (m. ?)
1922 — Alfeu de Alcântara Monteiro, militar brasileiro (m. 1964)
1924 — Leo Buscaglia, escritor estado-unidense (m. 1998)
1926
Luís Reis, compositor e pianista brasileiro (m. 1980)
Sydney Chaplin, ator estado-unidense (m. 2009)
José Monte Resende, político brasileiro (m. 2002)
1927
Eduardo Martínez Somalo, religioso espanhol
William Daniels, ator estado-unidense
Vladimir Ilyushin, aviador soviético (m. 2010)
1928
Morihiro Saito, mestre japonês de artes marciais (m. 2002)
Sereno Chaise, político brasileiro
1929
José Murilo Martins, médico e escritor brasileiro
Teobaldo Vasconcelos Barbosa, advogado e político brasileiro (m. 1999)
1930 — Julián Herranz Casado, religioso espanhol
1931 — Urubatão Calvo Nunes, futebolista brasileiro
1932 — Nagisa Oshima, cineasta japonês
1933 — Nichita Stănescu, poeta romeno (m. 1983)
1934
Richard Chamberlain, ator estado-unidense
Carlo Rubbia, físico italiano
Edite Soeiro, jornalista portuguesa
Grigori Nelyubov, cosmonauta soviético (m. 1966)
1935
Judith Rossner, escritora estado-unidense (m. 2005)
Herb Alpert, músico estado-unidense

1936 — Ruth Escobar, atriz e produtora cultural brasileira

1937
Claude Allègre, geoquímico e político francês
Ricardo Pedro Paglia, religioso brasileiro
1938 — Élio Gomes Pereira, ex-futebolista brasileiro
1939
Volker Schlöndorff, cineasta alemão
Karl-Heinz Schnellinger, ex-futebolista alemão
Zviad Gamsakhurdia, político georgiano (m. 1993)
1940
Barney Frank, político estado-unidense
Patrick Leahy, político estado-unidense
1943
Christopher Walken, ator estado-unidense
Roy Andersson, diretor de cinema sueco
1945 — Alcindo, ex-futebolista brasileiro
1947
Antonio Martins de Siqueira, cientista e educador brasileiro
César Gaviria, político colombiano
1948
Al Gore, político estado-unidense
Thijs van Leer, músico e cantor neerlandês
1950
Maria Teresa Nowak, política polonesa
András Adorján, enxadrista húngaro
1952 — Vanessa Del Rio, atriz estado-unidense
1954 — Zenon, ex-futebolista brasileiro
1955
Angus Young, guitarrista australiano (AC/DC)
Anna Finocchiaro Fidelbo, política italiana
1956
Víctor Púa, ex-futebolista uruguaio
Kevin Cogan, ex-automobilista estado-unidense
József Andrusch, ex-futebolista húngaro
1957 — Patrick Forrester, astronauta estado-unidense
1958 — Kuupik Kleist, político gronelandês
1959 — Magnus Alkarp, arqueólogo e autor sueco
1960
Anna Paluch, política polonesa
Vieira da Cunha, político brasileiro
Michelle Nicastro, atriz e cantora estado-unidense (m. 2010)
Jon Beekhuis, ex-automobilista suíço
1961
Howard Gordon, roteirista e produtor estado-unidense
Gary Winick, diretor de cinema estado-unidense (m. 2011)
1963
Carlos Henrique Focesi Sampaio, político brasileiro
Nick Firestone, ex-automobilista estado-unidense
Stephen Tataw, ex-futebolista camaronês
1964
Nikolay Iliev, ex-futebolista búlgaro
Virgínia Rodrigues, cantora brasileira
1965
Jean-Christophe Lafaille, alpinista francês
Jacqueline Kim, atriz e diretora de cinema estado-unidense
1966 — Joakim Nilsson, ex-futebolista sueco
1968
César Sampaio, ex-futebolista brasileiro
Deise Nunes de Souza, apresentadora de televisão brasileira
1969
Paula Lavigne, atriz brasileira
Francesco Moriero, ex-futebolista italiano
Jerry Finn, produtor musical estado-unidense (m. 2008)
1970 — João Hydalgo, coreógrafo e bailarino português
1971
Ewan McGregor, ator escocês
Matteo Trefoloni, árbitro de futebol italiano

1971 - Craig McCracken, desenhista e animador estado-unidense

1972 — Alejandro Amenábar, cineasta espanhol
1974 — Stefan Olsdal, músico sueco (Placebo)
1975
Toni Gardemeister, automobilista finlandês
William "Naughty" Mokoena, ex-futebolista sul-africano
1976 — Roberto González, automobilista mexicano
1978
Tony Yayo, rapper estado-unidense
Jérôme Rothen, futebolista francês
Fernando Ávalos, futebolista argentino
1979
Alexis Ferrero, futebolista argentino
Omri Afek, futebolista israelense
Carolina Lima, jornalista brasileira
1980
Maaya Sakamoto, dubladora japonesa
Pa Dembo Tourray, futebolista gambiano
Martin Albrechtsen, futebolista dinamarquês
1981
Manuel Vázquez Hueso, ciclista espanhol
Lourdes Domínguez Lino, tenista espanhola
Marloes Coenen, lutadora de MMA francesa
1982
Tal Ben Haim, futebolista israelense
Ciel, futebolista brasileiro
1983
Camila Comin, ginasta brasileira
Thierry Issiemou, futebolista gabonês
Vlasios Maras, ginasta grego
1984
Alberto Rodríguez, futebolista peruano
Eddie Johnson, futebolista estado-unidense
Leandro Zárate, futebolista argentino
Martins Dukurs, piloto de skeleton letão
1985
Jessica Szohr, atriz e modelo estado-unidense
1986
Paulo Machado, futebolista português
1987
Eliézio, futebolista brasileiro
Alberto Antônio de Paula, futebolista brasileiro
Georg Listing, instrumentista alemão (Tokio Hotel)
Koneru Humpy, enxadrista indiana
Amaury Bischoff, futebolista português
Nordin Amrabat, futebolista neerlandês
Ronny Kriwat, ator e modelo brasileiro
1988 — Hogan Ephraim, futebolista inglês
1989
Pablo Piatti, futebolista argentino
Giovanni Sio, futebolista marfinense
1990
Giorgi Makaridze, futbolista georgiano
Tommy Smith, futebolista neozelandês
Balázs Megyeri, futebolista húngaro


132 — Balbina, mártir e santa italiana (n. ?)
1204 — Leonor, Duquesa da Aquitânia e Condessa de Poitiers (n. 1121)
1340 — Ivã I da Rússia, príncipe de Moscou (n. 1288)

1493 — Martín Alonso Pinzón, navegante e explorador espanhol (n. 1441)
  • Martín Alonso Pinzón (Palos de la Frontera, Huelva, 1441 - ibidem, 31 de Março de 1493) foi um navegador e explorador espanhol, co-descobridor da América.  
  • Navegou com Cristóvão Colombo na sua primeira viagem ao Novo Mundo, em 1492, como capitão de La Pinta.  
  • Martín Alonso nasceu em Palos de la Frontera, no seio de uma família acomodada de marinheiros. 
  • Era o maior dos irmãos Pinzón e arrendatário das caravelas La Niña e La Pinta. 
  • Os seus irmãos Vicente Yáñez e Francisco Martín Pinzón foram na primeira viagem colombiana como capitão e mestre de La Niña, respectivamente.

1547 — Francisco I de França (n. 1494)
1567 — Filipe I de Hesse, defensor do Protestantismo (n. 1504]]
1573 — Guillaume Le Testu, navegador, cartógrafo e corsário francês (n. 1509)
1613 — Pedro de Castilho, religioso português (n. ?)

1621 — Filipe III de Espanha, e Felipe II de Portugal (n. 1578)
  • Filho de Felipe II de Espanha e Felipe I de Portugal. 
  • Com a morte do pai, assumiu o reino da Espanha e, concomitantemente, também o trono de Portugal, que permaneceu sob domínio espanhol desde a morte do rei D. Sebastião (1580) até a Restauração do trono, em 1640. 
  • Nesse período, também as colônias, inclusive o Brasil, estiveram sob domínio espanhol, originando, entre outras consequências, a invasão dos holandeses (inimigos da Espanha) à Bahia e, depois, a Pernambuco.

1622 — Cristóvão de Sá, religioso português (n. ?)
1624 — João Baptista Lavanha, engenheiro, matemático e cosmógrafo português (n. 1550)
1631 — John Donne, escritor e prelado inglês (n. 1572)
1671 — Anne Hyde, nobre inglesa (n. 1637)
1703 — Johann Christoph Bach, compositor alemão (n. 1642)

1727 — Isaac Newton, matemático e físico britânico (n. 1643)

1751 — Frederico, Príncipe de Gales, nobre britânico (n. 1707)
1791 — Matthias Ogden, político estado-unidense (n. 1754)
1814 — Pierre Sonnerat, naturalista e explorador francês (n. 1748)
1816 — Jean-François Ducis, poeta e dramaturgo francês (n. 1733)
1823 — Vicente da Soledade e Castro, religioso português (n. 1763)
1837 — John Constable, pintor britânico (n. 1776)
1843 — Juan José Viamonte, militar e político argentino (n. 1774)
1850 — John C. Calhoun, político e filósofo estado-unidense (n. 1782)
1852 — Jacques-Joseph Ebelmen, químico francês (n. 1814)
1853 — Andrés Narvarte, político venezuelano (n. 1781)
1855 — Charlotte Brontë, escritora britânica (n. 1816)

1869 — Allan Kardec, codificador francês da doutrina espírita (n. 1804)

1870 — Seth Boyden, inventor estadunidense (n. 1788)
1873 — William D. Denney, político estadunidense (n. 1953)
1875 — Friedrich Julius Richelot, matemático alemão (n. 1808)
1879 — Santo Inocêncio do Alasca, santo russo (n. 1797)
1881 — Carolina da Dinamarca, filha do rei Frederico VI da Dinamarca (n.1793)
1885 — Franz Abt, compositor e regente alemão (n. 1819)
1887 — Albert Kellogg, médico e botânico estadunidense (n. 1813)
1889 — Vicente Alves de Paula Pessoa, juiz e político brasileiro (n. 1828)
1894 — William Robertson Smith, orientalista britânico (n. 1846)
1898 — Eleanor Marx, ativista política britânica (n. 1855)
1903
Aureliano Linares Rivas, jornalista e político espanhol (n. 1841)
Antônio Luís Sayão, espírita brasileiro (n. 1829)
1913 — John Pierpont Morgan, banqueiro estado-unidense (n. 1837)
1914 — Christian Morgenstern, poeta e escritor alemão (n. 1871)
1915
Wyndham Halswelle, atleta britânico (n. 1882)
Nathan Rothschild, 1º Barão Rothschild, banqueiro e político britânico (m. 1840)
1917 — Emil Adolf von Behring, médico alemão (n. 1854)
1920 — Paul Bachmann, matemático alemão (n. 1837)

1924 — Nilo Peçanha, ex-presidente brasileiro (n. 1867)

1927
Salomão Luiz Ginsburg, religioso brasileiro (n. 1867)
Kang Youwei, filósofo chinês (n. 1858)
Mabel Collins, escritora britânica (n. 1851)
1929 — Myron T. Herrick, diplomata e político estado-unidense (n. 1854)
1930
Emil Krebs, sinólogo e poliglota alemão (n. 1867)
José Alves Guimarães Júnior, político brasileiro (n. 1852)
1933 — Baltasar Brum, político uruguaio (n. 1883)
1936 — Emídio Lino da Silva Júnior, engenheiro militar e político português (n. 1860)
1937 — Belmiro Ferreira Braga, poeta brasileiro (n. 1872)
1942 — Heinz Crusius, oficial alemão (n. 1916)
1945 — Hans Fischer, químico alemão (n. 1881)

1945 — Anne Frank, autora de "O Diário de Anne Frank" (n. 1929)

1952 — Walter Schellenberg, militar alemão (n. 1910)
1955 — Jesse Farley Dyer, militar estadunidense (n. 1877)
1957 — Afonso Cerqueira, militar português (n. 1872)

1963 — João Neves da Fontoura, político, diplomata e escritor brasileiro (n. 1887)

1969 — Francisco Peixoto de Magalhães Neto, médico e político brasileiro (n. 1897)
1972 — Hana Mašková, patinadora artística tchecoslovaca (n. 1949)
1974
Victor Boin, nadador, jogador de polo aquático e esgrimista belga (n. 1886)
Karl Hohmann, futebolista alemão (n. 1908)
1975 — Leslie White, antropólogo estado-unidense (n. 1900)
1980
Jesse Owens, atleta estado-unidense (n. 1913)

1980 - Renato de Almeida, pintor brasileiro (n. 1921)  Leia e veja

1987 — Arthur Virgílio Filho, político brasileiro (n. 1921)

1988 — Georges Lévis, desenhista francês (n. 1924)

1990 — Turíbio Schmidt, político brasileiro (n. 1904)
1993
Brandon Lee, ator estado-unidense (n. 1965)
Nicanor Zabaleta, músico espanhol (n. 1907)
1994 — Léon Degrelle, político e militar belga (n. 1906)
1995 — Selena Quintanilla-Pérez, cantora estado-unidense (n. 1971)
1997
Lyman Spitzer, astrofísico estadounidense (n. 1914)
Max Böhrendt, militar alemão (n. 1908)
Karl Auer, militar alemão (n. 1916)
1998
Bella Abzug, política estado-unidense (n. 1920)
Carlos Vergueiro, ator, compositor e roteirista brasileiro (n. 1920)
2001 — Clifford Glenwood Shull, físico estado-unidense (n. 1915)
2003
Tommy Seebach, cantor dinamarquês (n. 1949)
Fermín Vélez, automobilista espanhol (n. 1959)
2005 — Terri Schiavo, paciente estado-unidense (n. 1963)
2006 — Giordani Rodrigues, jornalista brasileiro (n. 1965)
2008
Jules Dassin, cineasta estado-unidense (n. 1911)
Carlos Chivite, político espanhol (n. 1956)
Halszka Osmólska, paleontóloga polonesa (n. 1930)

2009 — Raúl Alfonsín, político argentino (n. 1927) > Foi o primeiro presidente eleito, após a queda do regime militar na Argentina.

2010 — Jerald terHorst, primeira secretária do presidente estadunidense (n. 1922).
2014 — Frankie Knuckles, Dj e produtor, é aclamado por muitos como o "pai" da House music (n. 1955).


Igreja Católica
Santa Balbina — virgem e mártir italiana





Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.