sábado, 28 de março de 2015

Eventos em destaque no dia 29 de março de 2015 > Domingo > Postado na véspera às 4:27 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

29 de março de 2015.
88.º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 277 dias para acabar o ano.


537 — Vigílio é consagrado e entronado Papa, sucedendo a Silvério.
1461 — Guerra das Rosas: Eduardo de York derrota a Rainha Margarida e torna-se Rei Eduardo IV de Inglaterra.

1549
Chegada do primeiro Governador Geral, Tomé de Sousa, e dos primeiros jesuítas ao Brasil. É fundada a cidade de Salvador, a primeira capital do país.

  • O cargo de governador-geral foi criado pela primeira vez em 1549, por D. João III de Portugal, em favor de Tomé de Sousa.  
  • A história da Companhia de Jesus no Brasil inicia com a chegada dos jesuítas em 1549 na Bahia. Então fundaram um colégio e iniciaram a catequese dos índios. 
  • Posteriormente, já na segunda metade do século XVIII, seriam expulsos de Portugal e de suas colônias pelo Marquês de Pombal. 
  • Atualmente possuem vários colégios e universidades dispersos pelo país, além de paróquias e atuação no apostolado social, bem como na formação do clero, religiosos e leigos católicos.  
  • Em 29 de março de 1549, uma frota de colonos portugueses chegou, pela Ponta do Padrão, chefiada por Tomé de Sousa e comitiva, em seis embarcações: três naus, duas caravelas e um bergantim, com ordens do rei de Portugal de fundar uma cidade-fortaleza chamada "do São Salvador". 
  • Nasceu, assim, a cidade de Salvador, já cidade, já capital, sem nunca ter sido província, e foi por muitos anos a maior cidade das Américas e rapidamente se tornou o principal e importante centro da indústria de açúcar e do comércio de escravos. 
  • Salvador se tornou o principal ponto de entrada para muitos colonos holandeses e judeus. Foi durante os séculos XVII e XIX que a maioria dos judeus migraram para a Bahia, espalhando sua cultura ao longo de suas colônias e além (a primeira sinagoga na América, a Sinagoga Kahal Zur Israel, foi erguida nas proximidades de Recife em 1636).  (Wikipedia)


1638 — Os suecos chegam nos navios Kalmare Nyckel e Fågel Grip à América, e estabelecem o primeiro assentamento permanente em Delaware, chamado Nova Suécia.

1693 — É fundada a cidade de Curitiba (Paraná) por Matheus Leme.

  • Em 29 de março de 1693, o povoado de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba tornou-se Vila. 
  • Naquela época, de acordo com Romário Martins, além de Mateus Martins Leme e Carrasco dos Reis, moradores do Barigui, ainda eram considerados habitantes de uma vila: “…o capitão Antonio Rodrigues Seixas, escrivão da vila em 1693, em Campo Magro; Manuel Soares e Aleixo Mendes Cabral, no Passaúna, João Rodrigues Cid, no Cajuru, Antônio Rodrigues Cid no Uberaba, etc...” >> Romário Martins.  
  • Não há existência efetiva de uma data em que ano exatamente foi fundado o núcleo Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, posteriormente Curitiba. Mas, considerando os registros do dr. Raphael Pires Pardinho, Ouvidor-Geral da Vila, em 1721, é admitido o ano de 1661 como oficial. (Wikipedia)
1792 — O Rei Gustavo III da Suécia morre depois de ter sido baleado nas costas, treze dias antes, durante um baile de máscaras em Estocolmo. Ele é sucedido por Gustavo IV Adolfo.
1807 — O asteroide Vesta é descoberto.
1809 — O Rei Gustavo IV Adolfo da Suécia abdica devido a um golpe de Estado. Na Dieta de Porvoo, os quatro estamentos da Finlândia (nobreza, clero, burguesia e camponeses) prometem fidelidade ao Tsar Alexandre I da Rússia, dando origem à secessão do Grão-ducado da Finlândia  e da Suécia.

1849 — O Reino Unido anexa o Punjab.

1865 — Segunda intervenção francesa no México: A frota francesa desembarca tropas em Guaymas.

1867 — A Rainha Vitória assina os Atos da América do Norte Britânica que criam o Domínio do Canadá em 1º de julho.

  • O Ato Constitucional de 1867 (anteriormente denominado Ato da América do Norte Britânica de 1867) criou o Domínio do Canadá a partir de três províncias separadas: o Baixo Canadá, o Alto Canadá, Nova Escócia e Nova Brunswick na América do Norte Britânica, permitindo na seqüência com que outras colônias se juntassem a elas.  
  • Compreende grande parte da Constituição do Canadá. A lei define em grande parte o funcionamento do Governo do Canadá, bem como de sua estrutura federativa, funcionamento da Câmara dos Comuns, do Senado, o sistema judiciário e o sistema fiscal. 
  • Recebe seu nome atual em 1982, durante o repatriamento da constituição. Recebeu emendas, como o artigo 92A que deu às províncias um maior controle sobre seus recursos naturais não renováveis.  
  • A versão em inglês do Ato Constitucional de 1867 é a única com estatuto oficial, sendo a única com força de lei e invocada nos tribunais. 
  • O artigo 55 da Lei Constitucional de 1982 previa a redação e endosso legal de uma versão francesa oficial, mas não chegou a ser adotada. (Wikipedia)


1871 — O Royal Albert Hall, em Londres, é inaugurado pela Rainha Vitória.
1882 — Primeiro voo no Rio de Janeiro de um balão dirigível, Le Victoria, e terceiro voo no mundo, por Júlio César Ribeiro de Sousa.
1886 — Wilhelm Steinitz vence Johannes Zukertort e consagra-se o 1º Campeão Mundial de Xadrez.
1907 - O general francês Hubert Lyautey ocupa a cidade de Oujda, no nordeste de Marrocos.
1930 — Heinrich Brüning é designado para ser o Reichskanzler da Alemanha.

1934 — Albert Einstein, físico alemão, perde a cidadania alemã.

  • Einstein estava nos Estados Unidos quando Adolf Hitler chegou ao poder na Alemanha, em 1933, e não voltou para a Alemanha, onde tinha sido professor da Academia de Ciências de Berlim. No ano seguinte, teve cassada sua cidadania.
  • Estabeleceu-se então nos Estados Unidos, onde naturalizou-se em 1940. 
  • Na véspera da Segunda Guerra Mundial, ajudou a alertar o presidente Franklin Delano Roosevelt que a Alemanha poderia estar desenvolvendo uma arma atômica, recomendando aos Estados Unidos começar uma pesquisa semelhante, o que levou ao que se tornaria o Projeto Manhattan. 
  • Apoiou as forças aliadas, denunciando no entanto a utilização da fissão nuclear como uma arma. 
  • Mais tarde, com o filósofo britânico Bertrand Russell, assinou o Manifesto Russell-Einstein, que destacou o perigo das armas nucleares. (Wikipedia)


1936 — Na Alemanha, o ditador Adolf Hitler recebe 99% dos votos favoráveis em um referendo para ratificar a reocupação ilegal da Renânia pela Alemanha, recebendo 44,5 milhões de votos dos 45,5 milhões de votos registrados.

1945 — Segunda Guerra Mundial: Último dia dos ataques das bombas voadoras V-1 na Inglaterra.

1951 — Julius e Ethel Rosenberg são condenados por espionagem.

  • Julius Rosenberg (Nova York, 12 de maio de 1918 – Prisão de Sing Sing, Nova York, 19 de junho de 1953) e Ethel Greenglass Rosenberg (Nova York, 25 de setembro de 19151 – Prisão de Sing Sing, Nova York, 19 de junho de 1953) foram judeus comunistas estadunidenses que foram executados em 1953 após serem condenados por espionagem. 
  • As acusações foram em relação à transmissão de informações sobre a bomba atômica para a União Soviética. 
  • A execução deles foi a primeira de civis por espionagem na História dos Estados Unidos. (Wikipedia)

1959 — O Bahia vence o Santos por 3 a 1 no Maracanã, conquistando a primeira edição da Taça Brasil, tornando-se o primeiro Campeão Nacional.

1971 — Um júri de Los Angeles, Califórnia condena à pena de morte Charles Manson e três de suas seguidoras.

  • Charles Milles Manson (Cincinnati, 12 de novembro de 1934) é o fundador, mentor intelectual e líder de um grupo que cometeu vários assassinatos nos Estados Unidos no fim dos anos 1960, entre eles o da atriz Sharon Tate grávida de oito meses, esposa do diretor de cinema Roman Polanski. 
  • Condenado à morte em 1971, com a pena posteriormente transformada em prisão perpétua, cumpre pena até hoje na Penitenciária Estadual de Corcoran, na Califórnia.  
  • Filho de uma prostituta alcoólatra, Kathlee Maddox,1 que o teve aos 15 anos no Hospital Geral de Cincinnati, ainda criança Manson passou a frequentar reformatórios juvenis pelos quatro cantos dos Estados Unidos. 
  • Saiu da prisão aos 33 anos de idade, tendo permanecido preso por longos períodos desde os 9 anos. 
  • Em 1968, ele formou uma comunidade alternativa em Spahn Ranch, perto de Los Angeles. 
  • Manson tinha ideias grandiosas e um grupo de amigos e admiradores, conhecidos como Família Manson. Esses eram, homens e mulheres de famílias ricas, que não tinham bom relacionamento com seus familiares e que por isso passaram a morar nas ruas da Califórnia. 
  • Alguns dos admiradores de Manson o consideravam uma reencarnação de Jesus Cristo - uma analogia a ele abrir a vida dos jovens para "novos horizontes". O próprio Manson, porém, sempre negou tal comparação. (Wikipedia)  

1972 — Ocorre a Chacina de Quintino, ação policial movida por agentes do DOI/CODI carioca que culminou no assassinato de várias militantes da luta contra repressão da Ditadura Militar no Rio de Janeiro.
1973 — Guerra do Vietnã: Os últimos soldados dos Estados Unidos deixam o Vietnã do Sul.
1974 — A sonda Mariner 10, da NASA, é a primeira a sobrevoar Mercúrio. A sonda fora lançada no dia 3 de Novembro de 1973.
1982 — O Canada Act é assinado pela Rainha Elizabeth II.
1998 — Inauguração da Ponte Vasco da Gama, sobre o rio Tejo.
2004
Bulgária, Estônia, Lituânia, Letônia, Eslovênia, Romênia e a Eslováquia tornam-se membros da OTAN.
A República da Irlanda torna-se o primeiro país no mundo a proibir o uso do fumo em todos os locais de trabalho, bares e restaurantes.


1553 — Vitsentzos Kornaros, poeta grego (m. 1614)
1561 — Santorio Santorio, médico e fisiologista italiano (m. 1636)

1746 — Carlo Maria Bonaparte, juiz assessor francês (m. 1785)

  • Charles Marie Bonaparte (Ajaccio, 29 de Março de 1746 — Montpellier, 24 de Fevereiro de 1785), mais conhecido por Carlo Bonaparte, juiz assessor da jurisdição de Ajaccio, foi o pai de Napoleão Bonaparte e origem da dinastia Bonaparte que dominaria a França e boa parte da Europa durante o primeiro quartel do século XIX. Teve 8 filhos.
  • Durante o seu exílio na ilha de Santa Helena, Napoleão Bonaparte diria que seu pai era demasiado fervoroso nas suas ideias generosas, mas demasiado ligado à aristocracia e à nobreza. 
  • Foi injustamente acusado de ser frívolo e despesista, sendo antes um homem representativo das elites corsas, fortemente influenciado pelas ideias das Luzes, partidário ferrenho da presença francesa na sua ilha natal. (Wikipedia)

1769 — Nicolas Jean de Dieu Soult, militar francês (m. 1851)
1776 — Bento Pereira do Carmo, magistrado e político português (m. 1845)
1779
William Baldwin, botânico estado-unidense (m. 1819)
Edward Smith-Stanley, político britânico (m. 1869)
1788 — Infante Carlos de Bourbon, nobre espanhol (m. 1855)
1790 — John Tyler, 10º presidente dos Estados Unidos (m. 1862)

1802 — Johann Moritz Rugendas, pintor alemão (m. 1858)

  • Johann Moritz Rugendas foi um pintor alemão que nasceu em Augsburg, Alemanha. Em 29 de março de 1802. 
  • Viajou por todo o Brasil durante o período de 1822 a 1825, pintando os povos e costumes que encontrou. Rugendas era o nome que usava para assinar suas obras. Cursou a Academia de Belas-Artes de Munique, especializando-se na arte do desenho. 
  • Chegou ao Brasil em 1821 como espião com uma missão científica do barão de Langsdorff, viajando pelo país para coletar material para pinturas e desenhos. Acabou por se dedicar ao registro dos costumes locais, nos quais se pode notar o traço classificatório da arte botânica a detalhar os tipos humanos, as espécies vegetais e sua relação na paisagem. 
  • Quando se observa atentamente um desenho seu a bico-de-pena, por exemplo, entrevemos algumas de suas escolhas na conformação de sua narrativa plástica, para tornar legível a cena apresentada.  
  • Em 1831 embarcou por conta própria em outra viagem à América e visitou diversos outros países com o mesmo objetivo, até 1846. 
  • Sua temática era predominantemente paisagística e de representação de cenas do cotidiano. Deixou desenhos a grafite e bico-de-pena de tipos americanos, brasileiros ou latino-americanos, estudos de plantas, índios, negros, retratos, vistas urbanas, paisagens. (Wikipedia)


1812 — Joaquim Antônio de Almeida, nobre brasileiro (m. 1881)
1816 — Tsultrim Gyatso, o décimo Dalai Lama (m. 1877)
1819 — Edwin Laurentine Drake, empresário estado-unidense (m. 1880)
1821 — Karl Gustav Adolf Knies, economista alemão (m. 1898)
1824 — Ludwig Büchner, médico e filósofo alemão (m. 1899)

1835 — Emil Odebrecht, empresário brasileiro (m. 1912)

  • Emil Odebrecht (Dobrzany, na época Jacobshagen, 29 de março de 1835 — Blumenau, 6 de janeiro de 1912) foi um engenheiro-geodésico e cartógrafo que emigrou de Greifswald, Pomerânia, no norte da Alemanha em 1856, e se estabeleceu na Colônia São Paulo de Blumenau, onde se tornou uma das mais destacadas figuras da história regional.  
  • Atuou na abertura de estradas e demarcação de lotes no Vale do Itajaí, possibilitando o desenvolvimento de diversas cidades e a comunicação entre o vale e o planalto catarinense, fato que o torna o primeiro homem branco a passar em diversas regiões do Alto Vale do Itajaí. 
  • Seu trabalho ao longo dos anos o transformou num dos colaboradores mais importantes do Dr. Blumenau. 
  • Casou em 10 de Fevereiro de 1864, em Blumenau, com Bertha Bichels e deixou 15 filhos e 77 netos, que ao longo dos anos formaram uma descendência de mais de 1.300 pessoas. 
  • Alguns deles são nomes de destaque no país, como os filhos Oswald, Woldemar e Rudolf Odebrecht, donos de importantes casas comerciais no Vale do Itajaí no início do século XX; o filho Adolf, que fez diversos levantamentos geográficos no Planalto Central do Brasil;. 
  • O neto Emílio Henrique Baumgart foi o introdutor do concreto armado no Brasil e o bisneto Norberto Odebrecht foi presidente da Organização Odebrecht em Salvador, Bahia. (Wikipedia)
1842 — José Pedro Soares, religioso português (m. ?)
1860
Christen Christiansen Raunkiær, botânico dinamarquês (m. 1938)

1860 - Francisco Meneguzzo, escultor brasileiro (m. 1930)

  • Francisco Meneguzzo (Musolana, 29 de março de 1860 — Caxias do Sul, 21 de julho de 1930), foi um entalhador e escultor ítalo-brasileiro. 
  • Pouco ficou registrado sobre sua vida, mas deixou trabalhos em toda a região colonial italiana, sendo muito apreciado. Imigrou para o Brasil em meados de 1891, fixando-se em Caxias do Sul. 
  • Possivelmente Francisco já houvera trabalhado como escultor em seu país natal, mas ao chegar à sua nova morada foi aprimorar-se no atelier de Tarquinio Zambelli, que veio a imprimir uma marca perceptível na produção posterior do seu discípulo.  
  • Suas obras, na apreciação de Athos Damasceno, são um tanto limitadas e sem arroubos criativos, mas de fatura expressiva e correta. 
  • Um de seus trabalhos mais importantes é o altar-mor da Catedral de Caxias do Sul, uma bela estrutura de delicada talha em estilo neogótico. Foi também o autor do projeto da Matriz Cristo Rei em Ana Rech. (Wikipedia)

1866
Luigi Francescon, religioso italiano (m. 1964)
Raimundo Artur Vasconcelos, militar e político brasileiro (m. ?)
1867 — Cy Young, jogador de beisebol estado-unidense (m. 1955)
1873 — Tullio Levi-Civita, matemático italiano (m. 1941)
1875 — António Pereira Inácio, empresário brasileiro (m. 1951)
1876 — Friedrich Traun, atleta alemão (m. 1908)
1879 — Alan Gardiner, egiptólogo britânico (m. 1963)
1887 — Albert Cushing Read, aviador estado-unidense (m. 1967)
1889
Howard Lindsay, produtor, dramaturgo e libretista estado-unidense (m. 1968)
Warner Baxter, ator estado-unidense (m. 1951)
1890 — Willibald Freiherr von Langermann und Erlencamp, militar alemão (m. 1942)
1892 — József Mindszenty, religioso húngaro (m. 1975)
1893
Amílcar Barbuy, ex-futebolista brasileiro (m. 1965)
Nicolau Bley Neto, político brasileiro (m. 1941)
Cid Campos, político brasileiro (m. ?)
1895 — Ernst Jünger, escritor alemão (m. 1998)
1896 — Wilhelm Ackermann, matemático alemão (m. 1962)
1899
Lavrenty Beria, líder comunista soviético (m. 1953)
Napoleão de Alencastro Guimarães, político brasileiro (m. 1964)
1900 — Bill Aston, automobilista britânico (m. 1974)
1905 — Pereira Lopes, médico e político brasileiro (m. 1993)
1907
Elizabeth Thomas, egiptóloga estado-unidense (m. 1986)

1907 - Braguinha, compositor brasileiro (m. 2006)

1911 — Luís Mesquita de Oliveira, futebolista brasileiro (m. 1983)
1912
Luis Antônio Pimentel, poeta e memorialista brasileiro
Hanna Reitsch, aviadora alemã (m. 1979)
1913 — Carvalhinho, compositor brasileiro (m. 1970)
1916 — Eugene McCarthy, político estado-unidense (m. 2005)
1918
Pearl Bailey, cantora e atriz estado-unidense (m. 1990)
Sam Walton, empresário estado-unidense (m. 1992)
1919 — Eileen Heckart, atriz britânica (m. 2001)
1920 — Pierre Moinot, escritor francês (m. 2007)
1923 — Geoff Duke, ex-motociclista britânico
1924
Poty Lazzarotto, artista plástico brasileiro (m. 1998)
Paul M. Naghdi, engenheiro estado-unidense (m. 1994)
1925 — Laerte Ramos Vieira, político brasileiro
1926
Lino Aldani, autor italiano
Moshe Sanbar, economista israelense (m. 2012)
1927 — John Vane, farmacêutico britânico (m. 2004)
1929
Lennart Meri, político estoniano (m. 2006)
Yayoi Kusama, artista japonesa
1930
Anerood Jugnauth, político mauriciano

1930 - Lima Duarte, ator, diretor e dublador brasileiro

  • Lima Duarte, nome artístico de Ariclenes Venâncio Martins (Sacramento, 29 de março de 1930), é um ator, diretor e dublador brasileiro. 
  • É considerado um dos mais importantes atores do Brasil, tornando-se famoso através de vários papéis memoráveis ao longo da história da telenovela brasileira. 
  • É padrasto da atriz Débora Duarte e avô das também atrizes Paloma e Daniela Duarte. (Wikipedia)

1931 — Aleksei Gubarev, cosmonauta soviético
1936 — Sérgio de Azevedo, crooner, empresário e produtor de teatro português (m. 2006)
1938 — Manuel Monteiro de Castro, religioso português
1939 — Terence Hill, ator italiano
1940
Astrud Gilberto, cantora brasileira
Viktor Serebryanikov, futebolista ucraniano (m. 2014)
1941 — Joseph Hooton Taylor Jr., astrofísico estado-unidense
1942 — Luis Carlos Guedes Pinto, engenheiro agrônomo brasileiro
1943
Eric Idle, ator, escritor e compositor britânico
John Major, político britânico
Vangelis, músico e compositor grego
Antonio Fernando Costella, escritor, pintor e gravador brasileiro
1944
Terry Jacks, músico, compositor e ativista canadense
Eduardo Prado Coelho, escritor português (m. 2007)
1946
Billy Thorpe, cantor australiano (m. 2007)
Gilbert Hottois, filósofo belga
1947
Alexander Viktorenko, cosmonauta soviético

1947 - Lúcio Kodato, fotógrafo brasileiro

1948 — Fernando Tordo, cantor e compositor português
1949
Michael Brecker, músico estado-unidense (m. 2007)
Marco-Aurelio De Paoli, químico brasileiro
1950 — Mory Kanté, músico guineano
1951
Roger Myerson, economista estado-unidense

1951 - Nick Ut, fotógrafo vietnamita

  • Huynh Công Út, conhecido profissionalmente como Nick Ut, (nascido em 29 de março de 1951) é um fotógrafo da Associated Press (AP), que trabalha em Los Angeles. 
  • Sua foto mais conhecida é Pulitzer Prize-imagem de Phan Thị Kim Phúc, que foi fotografada como uma menina de 9 anos nua correndo em direção a câmera para fugir de um ataque de napalm do Vietnã do Sul na aldeia Trang Bang durante a Guerra do Vietnã (Wikipedia)

1952 — Teófilo Stevenson, boxeador cubano (m. 2012)
1954
Patrice Neveu, treinador de futebol francês
Gérard Soler, ex-futebolista francês
Willy Wellens, ex-futebolista belga
Ahmed Dogan, político búlgaro
1955
Marina Sirtis, atriz britânica
Jorge Fernando, diretor de TV, teatro e cinema e ator brasileiro
Brendan Gleeson, ator irlandês
1956
Eduardo Meditsch, ensaísta brasileiro
LaToya Jackson, cantora estado-unidense
Dick Jol, ex-árbitro de futebol neerlandês
1957 — Christopher Lambert, ator francês
1958
Tsutomu Sonobe, ex-futebolista japonês

1958 - Pedro Bial, jornalista brasileiro

  • Pedro Bial (Rio de Janeiro, 29 de março de 1958) é um jornalista, escritor, cineasta, poeta e apresentador brasileiro. 
  • Atua principalmente em televisão, sendo conhecido por apresentar os programas Fantástico, Big Brother Brasil e Na Moral.

1959
Hique Gomez, músico, compositor e humorista brasileiro
Carlton Cuse, produtor e escritor de televisão estado-unidense
1960
Annabella Sciorra, atriz estado-unidense
József Kardos, ex-futebolista húngaro
Hiromi Tsuru, dubladora japonesa
Jo Nesbø, escritor e músico norueguês
1961
Elsa Galvão, atriz portuguesa
Gary Brabham, automobilista australiano
Jan Kohout, diplomata e político tcheco
Michael Winterbottom, cineasta britânico
Amy Sedaris, atriz estado-unidense

1962 — Cléber Machado, locutor esportivo e apresentador brasileiro

1963 — Jill Watson, ex-patinadora artística norte-americana.
1964 — Elle Macpherson, modelo australiana
1965
William Oefelein, astronauta estado-unidense
Dominic Littlewood, apresentador de televisão britânico
Foto Strakosha, ex-futebolista albanês
Voula Patoulidou, atleta grega
Shunzo Ono, ex-futebolista japonês
1966
Krasimir Balakov, ex-futebolista búlgaro
Mirco Gennari, ex-futebolista samarinês
1967
Michel Hazanavicius, diretor, roteirista e produtor de cinema francês
Nathalie Cardone, atriz e cantora francesa
1968 — Lucy Lawless, atriz e cantora neozelandesa
1970 — Ruth England, atriz britânica
1971 — Milton Wynants, ciclista uruguaio
1972
Rui Costa, ex-futebolista português
Junichi Suwabe, dublador japonês
Ajibade Babalade, ex-futebolista nigeriano
1973
Marc Overmars, ex-futebolista neerlandês
Sebastiano Siviglia, ex-futebolista italiano
Brad Bridgewater, nadador estado-unidense
Tom Saintfiet, ex-futebolista e treinador de futebol belga
1974
Marc Gené, automobilista espanhol
Renata Maranhão, jornalista brasileira
Iarley, ex-futebolista brasileiro
Kim Daugaard, ex-futebolista dinamarquês
Iulian Filipescu, ex-futebolista romeno
Vragel, ex-futebolista brasileiro
1975 — Óscar Javier Morales, futebolista uruguaio
1976
Jennifer Capriati, tenista estado-unidense
Daisuke Namikawa, dublador japonês
1977 — Bevan Docherty, triatleta neozelandês
1978
Sorin Frunză, futebolista romeno
Javier Farinós, futebolista espanhol
1979 — Estela Giménez, ginasta espanhola
1980 — Bruno Silva, futebolista uruguaio
1981
José Gerson Ramos, futebolista brasileiro
Brian Skala, ator estado-unidense
PJ Morton, produtor musical, cantor, compositor e músico estado-unidense
Jlloyd Samuel, futebolista trinitário
1982
Paulo César Motta, futebolista guatemalteco
Tiago Nené, poeta português
1983
Vanessa Giácomo, atriz brasileira
Luíza Sá, instrumentista brasileira (Cansei de Ser Sexy)
Efstathios Aloneftis, futebolista cipriota
Somen Tchoyi, futebolista camaronês
Donald Cerrone, lutador estado-unidense de MMA
Jefferson Willian Silva, jogador brasileiro de basquete
1984
Roman Kienast, futebolista austríaco
Juan Mónaco, tenista argentino
Chavdar Yankov, futebolista búlgaro
Mohamed Bouazizi, ativista tunisiano (m. 2011)
1985
Renan Teixeira da Silva, futebolista brasileiro
Christopher de Almeida Pilar, futebolista francês
Edwin Valencia, futebolista colombiano
Stuart Musialik, futebolista australiano
Fernando Amorebieta, futebolista venezuelano
1986
Sylvan Ebanks-Blake, futebolista inglês
Xabier Castillo, futebolista espanhol
Jardel Nivaldo Vieira, futebolista brasileiro
Romina Oprandi, tenista italiana
1987
Gianluca Freddi, futebolista italiano
Lucas Viatri, futebolista argentino
Marcelo Oliveira Ferreira, futebolista brasileiro
Dimitri Payet, futebolista francês
Stephanie Parker, atriz britânica (m. 2009)
1988
Haris Mehmedagić, futebolista croata
Marek Suchý, futebolista tcheco
Roberto Junior Fernández, futebolista paraguaio
1989
Tomislav Barbarić, futebolista croata
James Tomkins, futebolista britânico
Armando Parente, automobilista português
1990
Teemu Pukki, futebolista finlandês
Mirlan Murzaev, futebolista quirguiz
Fabio Felline, ciclista italiano
Carlos Alberto Peña, futebolista mexicano
Timothy Chandler, futebolista estado-unidense
1991 — Hayley McFarland, atriz e cantora estado-unidense
1992
Chris Massoglia, ator estado-unidense
Ignacio Ameli, futebolista argentino
1993
Jonathan Becerra, ator e cantor mexicano
Thorgan Hazard, futebolista belga
1995 - Marc Musso, ator estado-unidense
2000 - Caio Manhente, ator brasileiro


87 a.C. — Wu de Han, imperador chinês (n. 157 a.C.)
1058 — Papa Estêvão X (n. 1020)
1368 — Go-Murakami, imperador japonês (n. 1328)
1735 — Rodrigo da Silveira, nobre português (n. 1663)
1772 — Emanuel Swedenborg, filósofo e matemático sueco (n. 1688)
1788 — Charles Wesley, compositor de hinos metodistas britânico (n. 1707)
1792 — Gustavo III da Suécia (n. 1746)
1800 — Marc-René de Montalembert, engenheiro militar francês (n. 1714)
1808 — Francisco de Paula Freire de Andrade, nobre brasileiro (n. 1752)
1829 — Cornelio Saavedra, político argentino (n. 1759)
1848 — John Jacob Astor, empresário estado-unidense (n. 1763)
1855 — Henri Druey, político suíço (n. 1799)
1866 — John Keble, religioso britânico (n. 1792)
1868 — Henrique Ernesto de Almeida Coutinho, poeta português (n. 1788)
1869 — John Pascoe Grenfell, militar britânico (n. 1800)
1877 — Alexander Karl Heinrich Braun, botânico alemão (n. 1805)
1887 — Martinho Álvares da Silva Campos, médico e político brasileiro (n. 1816)
1888 — Charles-Valentin Alkan, compositor francês (n. 1813)
1889 — Teófilo Dias, político e poeta brasileiro (n. 1854)

1891 — Georges Seurat, pintor francês (n. 1859)

  • Georges-Pierre Seurat (Paris, 2 de dezembro de 1859 - Paris, 29 de março de 1891) foi um pintor francês e pioneiro do movimento pontilhista, também chamado divisionismo. 
  • A técnica do pontilhismo utilizada por Seurat deu origem ao neo-impressionismo e foi extensivamente utilizada na arte do século XX. 
  • Pode-se dizer que a teoria pontilhista foi precursora da televisão e da imagem digital.  
  • Tal como Mondrian e Leonardo da Vinci, Seurat também recorreu à técnica da simetria dinâmica usando rectângulos de ouro nas suas pinturas. (Wikipedia) 
Para ver o pontilhismo em todos os detalhes, abra a imagem 
em nova janela, usando o botão direito do mouse 


1899 — Wilhelm Nylander, botânico e entomologista finlandês (n. 1822)
1912 — Robert Falcon Scott, explorador britânico (n. 1868)
1915
Manuel da Silva Rosa Júnior, militar e político brasileiro (n. 1840)

1015 - Rosalvo Ribeiro, pintor brasileiro (n. 1865)
  • Rosalvo Alexandrino de Caldas Ribeiro (Marechal Deodoro, 26 de novembro de 1865 - Maceió, 29 de março de 1915) foi um pintor acadêmico brasileiro, também escritor, músico e professor. 
  • Na pintura, dedicou-se a temas históricos, militares, retratos, cenas de gênero e marinhas. (Wikipedia)

1915 - William Wallace Denslow, ilustrador e caricaturista estado-unidense (n. 1856)
  • William Wallace Denslow (5 de maio de 1856 — 29 de março de 1915) foi um ilustrador e caricaturista norte-americano, famoso por ilustrar as primeiras edições dos livros de L. Frank Baum sobre a maravilhosa Terra de Oz. (Wikipedia)

1917
Maximilian von Prittwitz, militar prussiano (n. 1848)
Alberto Torres, político e jornalista brasileiro (n. 1865)
1925 — Alfredo Pereira, engenheiro e político português (n. 1853)
1937 — Karol Szymanowski, compositor polonês (n. 1882)
1939 — Gerardo Machado, político cubano (n. 1871)
1942
Félix Guisard, empresário brasileiro (n. 1862)
António Augusto de Castro Meireles, religioso português (n. 1885)
1947
William Berryman Scott, paleontólogo estado-unidense (n. 1858)
Hendrik van Gent, astrônomo neerlandês (n. 1900)
1949 — Paul Pinna, diretor de teatro e ator estoniano (n. 1884)
1954 — Walfredo Guedes Pereira, político brasileiro (n. 1882)
1956 — Afonso de Espanha, infante (n. 1941)
1960 — Luís Americano, músico e compositor brasileiro (n. 1900)
1970
Herbert Harold Read, geólogo britânico (n. 1889)
Lev Kulechov, cineasta e teórico do cinema russo (n. 1899)
1972 — Lígia Maria Salgado Nóbrega, militante política brasileira (n. 1947)
1980
William Gemmell Cochran, estatístico britânico (n. 1909)
Annunzio Paolo Mantovani, maestro italiano (n. 1905)
1981 — David Prophet, automobilista britânico (n. 1937)
1982 — Carl Orff, compositor alemão (n. 1895)
1989 — Bernard Blier, ator francês (n. 1916)
1992 — John Spencer, nobre britânico (n. 1924)
1993
Juan Luis Martínez, poeta chileno (n. 1942)

1993 - Jessé, cantor e compositor brasileiro (n. 1952)

1994 — Paul Grimault, animador francês (n. 1905)

  • Paul Grimault (Neuilly-sur-Seine, 23 de março de 1905 — Yvelines, 29 de março de 1994) foi um dos mais importantes animadores da França. 
  • Realizou muitos filmes com animação tradicional, delicados em estilo, satíricos e líricos.  
  • Seu trabalho mais importante é La Bergère et le Ramoneur. Começou a fazer o filme em 1948. Como o trabalho estava muito atrasado, o sócio de Grimault, André Sarrut, exibiu o filme inacabado em 1952, contra a vontade de Grimault. Isso causou um atrito entre os sócios e parou a produção. 
  • Em 1967, Grimault tomou posse judicialmente do filme e terminou-o sob um novo título, Le Roi et l'Oiseau (O Rei e o Pássaro), em 1980. (Wikipedia)


1995 — Waldemar Henrique da Costa Pereira, compositor e escritor brasileiro (n. 1905)
1996 — José Cecílio do Vale, músico e compositor brasileiro (n. 1900)
1997
Aleksandr Ivanovich Ivanov, futebolista russo (n. 1928)

1997 - Célia Helena, atriz brasileira e professora de teatro (n. 1936)

1998 — Paulo Ubiratan, diretor e produtor de telenovelas brasileiro (n. 1947)
2005 — Mitch Hedberg, comediante estado-unidense (n. 1968)
2007
Lloyd Brown, militar estado-unidense (n. 1901)
Adebayo Adefarati, político nigeriano (n. 1931)
2009 — Maurice Jarre, compositor francês (n. 1924)

2010 — Armando Nogueira, jornalista brasileiro,
criador do Jornal Nacional da Rede Globo (n. 1928)


2011 — José Alencar, vice-Presidente de Lula (n. 1931)

2012 - Richard Rodney Bennett, compositor inglês (n. 1936).


Aniversário da cidade de Pirajuí

Aniversário da cidade de Salvador

Aniversário da cidade de Curitiba

Mitologia suméria — Festival de Ishtar

Taiwan — Dia da Juventude





Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.