Hora do Brasil
Para saber o fuso horário de
outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3
ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA
"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014
Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ
WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" >
Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil
e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo) http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de
Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA)
> Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô
http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica
(Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia
(Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU
- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis
em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos
http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da
Constituição http://is.gd/DRIRvh
Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/
23 de março de 2015.
82.º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 283 dias para acabar o ano.
625 - Batalha de Uhud, a segunda batalha pela conquista de Meca pelas forças muçulmanas comandadas por Maomé;
752 – Estêvão é eleito Papa. Ele morre três dias após, antes de ser ordenado bispo e não é considerado um papa legitimado;
1324 – Papa João XXII excomunga o imperador Luís IV da Baviera;
1553 – Duarte da Costa é nomeado governador-geral do Brasil;
1648 – A França e a República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos assinam o Tratado de Concórdia, que regulamenta a divisão da ilha de São Martinho;
1726 - No Brasil é fundada Desterro, a partir do século XX passa a ter o nome de Florianópolis;
- Florianópolis é a capital do estado brasileiro de Santa Catarina, na região sul do país. O município é composto pela ilha principal, a ilha de Santa Catarina, a parte continental e algumas pequenas ilhas circundantes.
- Com o fim da Revolução Federalista, em 1894, em homenagem ao então presidente da República Floriano Peixoto, o prefeito Hercílio Luz mudou o nome para Florianópolis. Entretanto, Floriano Peixoto não era uma autoridade com popularidade na cidade e enfrentou grande resistência de seu governo em Desterro.
- Como a cidade era um dos principais pontos que se opunham ao presidente, este mandou um exército para a cidade para que fosse derrubada esta resistência. Deste nome deriva o apelido Floripa, pelo qual a cidade é amplamente conhecida. (Wikipedia)
1801 – O Tsar Paulo I da Rússia é golpeado com uma espada, depois estrangulado até a morte em sua cama no Castelo de São Miguel, São Petersburgo, sendo sucedido pelo seu filho, o Czar Alexandre I da Rússia;
1843 – O Chile toma posse do Estreito de Magalhães e mantém a soberania sobre ele até hoje;
- O estreito de Magalhães é uma passagem navegável de aproximadamente 600 km imediatamente ao sul da América do Sul continental. Situa-se entre o continente a norte e a Terra do Fogo e cabo Horn a sul. Este estreito é a maior e mais importante passagem natural entre os oceanos Atlântico e Pacífico.
- O navegador português Fernão de Magalhães foi o primeiro europeu a navegar pelo estreito em 1520, durante sua viagem de circum-navegação. Como Magalhães entrou no estreito dia 1 de novembro, foi chamado inicialmente de estreito de Todos os Santos.
- O Estreito de Magalhães é citado no Os Lusíadas como "...estreito que mostrou o agravado lusitano".
- O Chile tomou posse do estreito em 23 de março de 1843, e em 1881 o território foi dividido entre a Argentina (província da Terra do Fogo) e o Chile (província da Terra do Fogo). (Wikipedia)
1849 – Após as fracassadas tentativas de conseguir o Risorgimento da Itália e considerando que a sua utilidade para o país havia terminado, Carlos Alberto da Sardenha abdica em favor de seu filho Vitor Emanuel II e se exila em Portugal, vindo a morrer meses depois;
1857 – O primeiro elevador de Elisha Graves Otis é instalado em Nova Iorque;
1868 – Guerra do Paraguai: Após dois anos impedindo o progresso das forças aliadas, o forte paraguaio de Curupaiti é tomado pelas forças lideradas pelo comandante-em-chefe do Exército brasileiro no Paraguai, o então Marquês de Caxias. > A guerra terminaria em 1º de março de 1870, com a morte do marechal Solano Lopez.
1869 – Luís Alves de Lima e Silva (até então marquês) recebe o título de Duque de Caxias, se tornando o último duque do Império do Brasil;
- Caxias só começou a ser considerado como a principal figura militar da história brasileira por volta da década de 1920. Depois de sua morte a honra tinha ficado com Manuel Luís Osório, Marquês de Herval. Caxias era considerado uma figura menor quando comparada a Herval.
- Sua reputação cresceu lentamente e em 1923 o Ministério do Exército criou uma celebração anual em sua homenagem.195 Seu nascimento se tornou oficialmente em 1925 o "Dia do Soldado", sendo comemorado por todo o exército brasileiro.
- Seus restos junto com os de sua esposa foram exumados em 25 de agosto de 1949 e reinterrados no Panteão Duque de Caxias no Rio de Janeiro.197 Ele se tornou em 13 de março de 1962 o patrono do exército, transformando-se na figura mais importante da tradição militar brasileira.
- De acordo com Adriana Barreto de Souza, Francisco Doratioto e Celso Castro, Caxias suplantou Herval por ser visto como um oficial leal e obediente que poderia servir como modelo para uma república brasileira tomada desde seu nascimento em 1889 por insubordinações, revoltas e golpes.
- "Seu nome", disse o historiador Thomas Whigham, "se tornou sinônimo de um oficial e cidadão correto que nunca infringe a lei – assim vem o termo popular "caxias", que se refere a indivíduos que seguem as normas sem desconfiança, dúvida ou evasão". (Wikipedia)
1879 – Ocorre a primeira batalha da Guerra do Pacífico, no confronto do Chile com as forças conjuntas da Bolívia e do Peru;
1881 – Término da Primeira Guerra dos Bôeres na África do Sul;
1900 – O arqueólogo britânico Arthur Evans inicia as escavação da minoica Cnossos, uma atividade que duraria mais de quatorze anos.
1919 – Em Milão, Itália, Benito Mussolini funda seu movimento político fascista;
- Fascismo é uma forma de radicalismo político autoritário nacionalista que ganhou destaque no início do século XX na Europa. Os fascistas procuravam unificar sua nação através de um Estado totalitário que promove a vigilância, um estado forte, a mobilização em massa da comunidade nacional, confiando em um partido de vanguarda para iniciar uma revolução e organizar a nação em princípios fascistas hostis ao socialismo e ao comunismo em todas as suas formas.
- Os movimentos fascistas compartilham certas características comuns, incluindo a veneração ao Estado, a devoção a um líder forte e uma ênfase em ultranacionalismo, etnocentrismo e militarismo. O fascismo vê a violência política, a guerra, e o imperialismo como meios para alcançar o rejuvenescimento nacional e afirma que as nações e raças consideradas superiores devem obter espaço deslocando ou eliminando aquelas consideradas fracas ou inferiores, como no caso da prática fascista modelada pelo nazismo.
1933 – O parlamento alemão concede plenos poderes ao governo de Hitler;
1942 – Segunda Guerra Mundial: No Oceano Índico, as forças japonesas capturam as Ilhas Andamão;
1956 – O Paquistão torna-se a primeira república islâmica do mundo;
1962 – Em resposta ao alinhamento de Cuba com a União Soviética em plena guerra fria, o presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy amplia as medidas tomadas por Eisenhower mediante a emissão de uma ordem executiva, ampliando as restrições comerciais contra Cuba;
1965 – A NASA lança a Gemini III, o primeiro voo espacial estado-unidense tripulado por duas pessoas (Gus Grissom e John Young);
1983 – Iniciativa Estratégica de Defesa: O Presidente Ronald Reagan faz sua proposta inicial para desenvolver tecnologia para interceptar mísseis inimigos;
1988 – Guerra Civil Angolana: término da Batalha de Cuito Cuanavale e início da saída das tropas estrangeiras do conflito;
2001 – A estação espacial russa Mir é desativada, e se fragmenta na atmosfera antes de cair no sul do Oceano Pacífico, perto das ilhas Fiji.
2011
Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal anula a Lei da Ficha Limpa para as Eleições de 2010.
2011 - José Sócrates demite-se do cargo de Primeiro-Ministro de Portugal.
- José Sócrates é licenciado em Engenharia Civil pela Universidade Independente e em 2013 concluiu um mestrado em Ciência Política na Escola Doutoral do Instituto de Estudos Políticos de Paris, no qual foi o melhor aluno na variante de Teoria Política.
- Neste momento, encontra-se em prisão preventiva desde 25 de novembro de 2014, por suspeita dos crimes de corrupção, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais (lavagem de dinheiro).
1429 – Margarida de Anjou, rainha inglesa (m. 1482)
1501 – Pier Andrea Mattioli, médico e botânico italiano (m. 1577)
1699 – John Bartram, botânico estado-unidense (m. 1777)
1732 – Maria Adelaide de França (m. 1800)
1749 – Pierre Simon Laplace, matemático francês (m. 1827)
1769 – William Smith, geólogo britânico (m. 1839)
1794 – Francisco Gê Acaiaba de Montezuma, jurista e político brasileiro (m. 1870)
1809 – Jean-Hippolyte Flandrin, pintor francês (m. 1864)
- Jean-Hippolyte Flandrin (Lyon, 23 de março de 1809 – Roma, 21 de março de 1864) foi um pintor da França.
- Desde cedo mostrou interesse pela arte, mas seus pais queriam que ele se tornasse um homem de negócios. Tendo pouco treinamento, iniciou sua carreira como pintor de miniaturas. Em 1829 se mudou para Paris, estudando com Louis Hersent e depois com Ingres, tornando-se seu amigo e instrutor em seu atelier.
- Em 1832 ganhou o Prêmio de Roma e com isso a celebridade. Voltando a Paris em 1856 recebeu uma encomenda importante de pintar a capela de São João na igreja de S. Séverin, o que serviu para torná-lo ainda mais conhecido, assegurando-lhe uma clientela constante até o fim da vida, realizando numerosos retratos e pinturas murais.
- Foi eleito acadêmico em 1856 e em 1863 sentiu-se doente, transferindo-se para Roma a fim de buscar um clima mais ameno, mas lá contraiu varíola e veio a falecer. (Wikipedia)
1815 – Santiago Amengual, militar chileno (m. 1898)
1822 – Ivan Makarov, pintor russo (m. 1897)
1823 – Schuyler Colfax, político estado-unidense (m. 1885)
1829 – Norman Robert Pogson, astrônomo britânico (m. 1891)
1830 – José Francisco Cardoso, político brasileiro (m. 1885)
1836 – Hans Karl Georg von Kaltenborn-Stachau, militar prussiano (m. 1898)
1841 – Guilherme da Silveira Borges, compositor português (m. 1863)
1848 – José Lopes da Silva Trovão, médico, jornalista e político brasileiro (m. 1925)
1850 – Herculano Bandeira, magistrado e político brasileiro (m. 1916)
1854 – Alfred Milner, estadista britânico (m. 1925)
1857
Gabriel Delanne, estudioso e escritor espírita francês (m. 1926)
Otto Stapf, botânico austríaco (m. 1933)
1858 – Ludwig Quidde, pacifista alemão (m. 1941)
1862
Barbosa Lima, político brasileiro (m. 1931)
Tor Harald Hedberg, escritor sueco (m. 1931)
1867 – Norton de Matos, militar e político português (m. 1955)
1868 – Dietrich Eckart, político alemão (m. 1923)
1867 – Frederick Vernon Coville, botânico estado-unidense (m. 1937)
1869 – Calouste Gulbenkian, engenheiro e empresário armênio (m. 1955)
1878 – Franz Schreker, compositor e maestro austríaco (m. 1934)
1880 – Ernesto Ferreira, etnógrafo e naturalista português (m. 1943)
1881
Roger Martin du Gard, escritor francês (m. 1958)
Hermann Staudinger, químico alemão (m. 1965)
1882 – Emmy Noether, matemática e física alemã (m. 1935)
1883 – Alberto Braglia, ginasta italiano (m. 1954)
1885 – Roque González Garza, político e militar mexicano (m. 1962)
1887
Félix Yussupov, nobre russo (m. 1967)
1887 -Juan Gris, artista espanhol (m. 1927)
- Juan Gris, pseudónimo de Juan José Victoriano González (Madrid, 23 de março de 1887 - Boulogne-Sur-Seine, 11 de maio de 1927), foi um dos mais famosos e versáteis pintores e escultores cubistas espanhóis.
- Apesar de ter falecido jovem, Juan Gris representa o expoente máximo do cubismo sintético. Iniciou a sua formação ingressando na Real Academia de Belas-Artes de São Fernando. Após este período tornou-se aluno do pintor José Moreno Carbonero, começando também a ilustrar algumas revistas modernistas de poesia da época.
- No ano de 1906, mudou-se para Paris, a "cidade-luz", centro mundial das artes. Ali conhece artistas como Guillaume Apollinaire, André Salmon, Max Jacob e, o que mais o marcou e influenciou, Pablo Picasso. Através deste último, conhece também Georges Braque.
- Em 1912, passou, finalmente, a integrar o movimento cubista, tornando-se assim, conhecido em todo o mundo. Celebrou também, a sua primeira exposição individual, realizada na Galeria Sagot. Continuou a expor nas melhores galerias de arte, até 1927, ano em que faleceu, com 40 anos de idade.
1892 – Walter Krüger, general alemão (m. 1973)
1900
Erich Fromm, psicanalista estado-unidense (m. 1980)
Antônio Carlos Lafayette de Andrada, jornalista e magistrado brasileiro (m. 1974)
Ruy Serra, religioso brasileiro (m. 1986)
1903 – Alejandro Casona, escritor e dramaturgo espanhol (m. 1965)
1904
H. Beam Piper, escritor estado-unidense (m. 1964)
Turíbio Schmidt, político brasileiro (m. 1990)
1905
Paul Grimault, animador francês (m. 1994)
Lale Andersen, cantora e compositora alemã (m. 1972)
1905 - Joan Crawford, atriz estado-unidense (m. 1977)
- Joan Crawford, nome artístico de Lucille Fay LeSueur (San Antonio, 23 de março de 19051 – Nova Iorque, 10 de maio de 1977), foi uma atriz americana, com uma carreira de quase cinco décadas no cinema, teatro e televisão, vencedora do Oscar de melhor atriz pela atuação no noir Alma em suplício, de 1945.
- Após sua morte, sua filha mais velha Christina Crawford, publicou Mommie Dearest (Mamãezinha Querida), um livro autobiográfico best-seller em que descreve Joan como péssima e abusiva mãe, dela e de seu irmão. Segundo Christina, a mãe era alcoólatra e não tinha nenhum afeto pelos filhos, que teria adotado apenas para fins publicitários. O livro, bastante polêmico, foi levado às telas em 1981 com Faye Dunaway no papel de Crawford. A banda Blue Oyster Cult faz uma citação referente a esse fato em sua música intitulada Joan Crawford. (Wikipedia)
1907
Daniel Bovet, cientista italiano (m. 1992)
José Guiomard dos Santos, político brasileiro (m. 1983)
1908 – Dante de Laytano, juiz e escritor brasileiro (m. 2000)
1910
Manuel Joaquim Reis Ventura, escritor e poeta português (m. 1988)
1910 - Akira Kurosawa, cineasta japonês (m. 1998)
- Akira Kurosawa (em japonês: 黒澤 明, Kurosawa Akira; Tóquio, 23 de Março de 1910 — Setagaya, 6 de Setembro de 1998) foi um dos cineastas mais importantes do Japão, e seus filmes influenciam uma grande geração de diretores do mundo todo.
- Com uma carreira de cinquenta anos, Kurosawa dirigiu 30 filmes. É amplamente considerado como um dos cineastas mais importantes e influentes da história do cinema.
- Em 1989 foi premiado com o Óscar pelo conjunto de sua obra "pelas realizações cinematográficas que têm inspirado, encantado, enriquecido e entretido o público e influenciado cineastas de todo o mundo." (Wikipedia)
1912 – Wernher von Braun, engenheiro espacial alemão naturalizado estadounidense (m. 1977)
1913 – Heinz Linge, militar alemão (m. 1980)
Gustav Sjöberg, futebolista sueco ( m. 2003)
1915 – Vasily Zaitsev, militar russo (m. 1991)
1917 – Wálter Forster, ator e pioneiro da televisão brasileira (m. 1996)
1918 – Silvino Silvério Marques, militar português
1919 – Gastão Eduardo de Bueno Vidigal, banqueiro e empresário brasileiro (m. 2001)
1920 – Miguel Maria Giambelli, religioso italiano
1922 – Ugo Tognazzi, ator, diretor e roteirista italiano (m. 1990)
1923 – José Saboia de Sousa Lima, político brasileiro (m. 1995)
1924 – José Adjuto Filho, político brasileiro
1925 – Peter Shand Kydd, empresário britânico (m. 2006)
1926 – Berta Loran, comediante e atriz brasileira
- Berta Loran, nome artístico de Basza Ajs (Varsóvia, 23 de março de 1926), é uma atriz e comediante brasileira nascida na Polônia.
- Integrou o elenco fixo de Viva o Gordo em 1981 e participou da segunda temporada de Balança Mas Não Cai, entre 1982 e 1983. No mesmo ano, atuou no humorístico A Festa É Nossa.
- Em 1984, surpreendeu público e crítica com sua performance de atriz de telenovela, em Amor Com Amor se Paga, de Ivani Ribeiro, em que faz dobradinha com Ary Fontoura. Também fez parte do elenco de Humor Livre.
- Em 1991 passou a trabalhar nos programas de Chico Anysio, primeiramente em Estados Anysios de Chico City, em seguida em Escolinha do Professor Raimundo (em que interpretava a imigrante portuguesa Manuela D'Além-Mar) e, finalmente, em Chico Total.
- Na segunda versão da Escolinha do Professor Raimundo, em 2001 interpretou a judia Sara Rebeca. Em 2004 novamente fez uma personagem portuguesa: Maria, contracenando com Agildo Ribeiro, no papel de Manuel. (Wikipedia)
1931 – Viktor Korchnoi, enxadrista russo
1932 – Paulo Macarini, político brasileiro
1933
Hayes Alan Jenkins, patinador artístico norte-americano
Laura Soveral, atriz portuguesa
Philip Zimbardo, psicólogo estado-unidense
1937
Robert Gallo, médico estado-unidense
José Francisco Paes Landim, político brasileiro
José Augusto Hülse, político brasileiro
1937 - Moacyr Scliar, escritor brasileiro (m. 2011)
- Moacyr Jaime Scliar (Porto Alegre, 23 de março de 1937 — Porto Alegre, 27 de fevereiro de 2011) foi um escritor brasileiro.
- Formado em medicina, trabalhou como médico especialista em saúde pública e professor universitário.
- Sua prolífica obra consiste de contos, romances, ensaios e literatura infantojuvenil. Também ficou conhecido por suas crônicas nos principais jornais do país.
- Scliar publicou mais de setenta livros. Seu estilo leve e irônico lhe garantiu um público bastante amplo de leitores, e em 2003 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, tendo recebido antes uma grande quantidade de prêmios literários como o Jabuti (1988, 1993 e 2009), o Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) (1989) e o Casa de las Américas (1989). (Wikipedia)
1939 – Terry Paine, ex-futebolista britânico
1942 – Jalal Talebi, ex-futebolista iraniano
1943 – Célio Hott, desenhista, cartunista e escritor brasileiro
1944
Michael Nyman, compositor britânico
Lídia Franco, atriz portuguesa
1945
David Milch, roteirista e produtor estado-unidense
Dirceu José Carneiro, político brasileiro
1946 – Peter Cohen, cineasta sueco
1947
Roberto João Motta, político brasileiro
1947 - Ronaldo Cezar Coelho, político e banqueiro brasileiro
- Ronaldo Cezar Coelho (Rio de Janeiro, 23 de março de 1947) é um administrador de empresas, banqueiro e político brasileiro, membro do PSDB com base eleitoral no estado do Rio de Janeiro. É irmão do ex-árbitro de futebol e comentarista esportivo Arnaldo Cezar Coelho. (Wikipedia)
1949
Trevor Jones, compositor sul-africano
Ric Ocasek, músico estado-unidense (The Cars)
1950
Francisco de Assis Araújo, líder indígena brasileiro (m. 1998)
Mike Easley, político estado-unidense
Corinne Cléry, atriz francesa
1951 – Phil Keaggy, músico estado-unidense
1952
Mokhtar Dhouieb, ex-futebolista tunisiano
1952 - Francesco Clemente, pintor italiano
1953
Chaka Khan, cantora estado-unidense
Ali Shojaei, ex-futebolista iraniano
António Rolo, escritor português
1955 – Kevin Kallaugher, cartunista estado-unidense
1956 – Durão Barroso, político português
- José Manuel Durão Barroso GCC • GColIH (Lisboa, São Jorge de Arroios, 23 de março de 1956) é um político e professor português, ex-Presidente da Comissão Europeia, cargo que ocupou entre 2004 e 2014. Em Portugal, foi sub-secretário do Ministério dos Assuntos Internos, em 1985, e ministro dos Negócios Estrangeiros em 1992. Entre 2002 e 2004, ocupou o cargo de primeiro-ministro da República Portuguesa. A 23 de novembro de 2004, Durão Barroso assumiu as funções de Presidente da Comissão Europeia, tendo sido reconduzido no cargo em Novembro de 2009, após ter sido reeleito pelo Parlamento Europeu a 16 de Setembro. (Wikipedia)
1957
Lucio Gutiérrez, político equatoriano
Robbie James, futebolista britânico (m. 1998)
Amanda Plummer, atriz estado-unidense
1958 – Zoltán Péter, ex-futebolista húngaro
1959 – Catherine Keener, atriz estado-unidense
1961 – João Lopes Gonçalves, político brasileiro
1962
Steve Redgrave, ex-remador britânico
Basil al-Assad, político sírio (m. 1994)
1963
Juan Ramón López Caro, treinador de futebol espanhol
Míchel, ex-futebolista espanhol
1964
Beata Dorota Sawicka, política polonesa
Michael Frontzeck, ex-futebolista alemão
Domenico Di Carlo, ex-futebolista italiano
Marta de Souza Sobral, ex-jogadora brasileira de basquete
1965
Aneta Beata Kreglicka, modelo polonesa
Mário Tilico, ex-futebolista brasileiro
Antônio Benedito da Silva, ex-futebolista brasileiro
1966 – Marin Hinkle, atriz estado-unidense
1967 – Uwe Leichsenring, político alemão (m. 2006)
1968
Damon Albarn, músico britânico (Blur, Gorillaz e The Good, the Bad and the Queen)
Fernando Hierro, ex-futebolista espanhol
Poe, cantora e compositora estado-unidense
1970
Dželaludin Muharemović, ex-futebolista bósnio
Alberto Montaño, ex-futebolista equatoriano
Pedro Couceiro, automobilista português
1971 - Karen McDougal, atriz e modelo estado-unidense
1972
Ansar Ayupov, ex-futebolista russo
Jonas Björkman, ex-tenista sueco
Daniel Prodan, ex-futebolista romeno
Abdeljalil Hadda, ex-futebolista marroquino
1973
Jerzy Dudek, ex-futebolista polonês
Jackson, futebolista brasileiro
Wim Eyckmans, automobilista belga
Mori Chack, designer gráfico japonês
1974 – Mark Hunt, lutador de kickboxer neozelandês
1976
Ricardo Zonta, automobilista brasileiro
Keri Russell, atriz estado-unidense
Travis Tomko, wrestler estado-unidense
Michelle Monaghan, atriz estado-unidense
1977
Marco Aurélio Fernandes da Silva, futebolista brasileiro
Maxim Marinin, patinador artístico russo
1978
Nicholle Tom, atriz estado-unidense
Walter Samuel, futebolista argentino
April Flowers, atriz estado-unidense
David Tom, ator estado-unidense
Perez Hilton, blogger, ator e personalidade televisiva estado-unidense
1979
Zé Luís, futebolista brasileiro
Ľubomír Meszároš, futebolista eslovaco
Misty Hyman, nadadora estado-unidense
1980
Érika Coimbra, jogadora de voleibol brasileira
Tracy Phillips, atriz, dançarina e coreógrafa estado-unidense
Péter Kincses, futebolista húngaro
1981
Giuseppe Sculli, futebolista italiano
Pedro Benítez, futebolista paraguaio
Shelley Rudman, piloto de skeleton britânica
Takeshi Honda, patinador artístico japonês
Victor Simões, futebolista brasileiro
1982
Paride Grillo, ciclista italiano
Ray Gordy, wrestler estado-unidense
Osmar Coelho Claudiano, futebolista brasileiro
Endrit Vrapi, futebolista albanês
1983
Hakan Balta, futebolista turco
Cleiton Xavier, futebolista brasileiro
Morgan Gould, futebolista sul-africano
1984
Lazhar Hadj Aïssa, futebolista argelino
Isaac Chansa, futebolista zambiano
1985
Brandon Barnes, futebolista estado-unidense
Bethanie Mattek-Sands, tenista eslovaca
Kelvin Langmead, futebolista britânico
1986
Steven Strait, ator estado-unidense
Andrea Dovizioso, motociclista italiano
Eyong Enoh, futebolista camaronês
Fabián Assmann, futebolista argentino
1987
Maximiliano Ré, futebolista argentino
Filip Burkhardt, futebolista polonês
Renan Rocha, futebolista brasileiro
1988
Lenny, futebolista brasileiro
Ejike Uzoenyi, futebolista nigeriano
1989
Bruno Tiago Costa Araújo, futebolista brasileiro
Eric Maxim Choupo-Moting, futebolista alemão
1990
Eugénia de Iorque, princesa britânica
Jaime Alguersuari, automobilista espanhol
Renan Ribeiro, futebolista brasileiro
Levan Mchedlidze, futebolista georgiano
Paschalis Voutsias, futebolista grego
1991
Fabio Borini, futebolista italiano
Giorgos Niklitsiotis, futebolista grego
1992
Ana Marcela Cunha, nadadora brasileira
Vanessa Morgan, atriz e cantora canadense
Katie Nazer-Hennings, atriz australiana
1022 – Zhenzong, Imperador chinês (n. 968)
1103 – Odo I, duque da Borgonha (n. 1058)
1369 – Pedro I de Castela (n. 1334)
1555 – Papa Júlio III (n. 1487)
1589 – Marcin Kromer, cartógrafo, diplomata e historiador polonês (n. 1512)
1730 - Carlos I de Hesse-Cassel, landegrave de Hesse-Cassel (n. 1654)
1740 – Olof Rudbeck, explorador e naturalista sueco (n. 1660)
1781 – Johann Anton Güldenstädt, naturalista alemão (n. 1745)
1801 – Paulo I da Rússia (n. 1754)
1813 – Augusta Carlota, princesa de Gales (n. 1737)
1818 – Nicolas Isouard, compositor francês (n. 1773)
1819 – August von Kotzebue, dramaturgo e escritor alemão (n. 1761)
1842 – Stendhal, escritor francês (n. 1783)
1849 – Andrés Manuel del Río, químico mexicano (n. 1764)
1854 – Luís de Meireles do Canto e Castro, escritor português (n. 1785)
1860 – Francisco Ruiz Tagle, político chileno (n. 1790)
1862 – Aneta Beata Kreglicka, político e militar mexicano (n. 1817)
1865 – Eusebio Guilarte Vera, político e ex-presidente boliviano (n. 1808)
1877 – José Inácio Bettencourt, militar português (n. 1792)
1879 – Elizabeth Wiggins Simonton Blackford, religiosa brasileira (n. 1822)
1880 – Francisco Antônio Raposo, militar e político brasileiro (n. 1817)
1881 – Nikolai Rubinstein, pianista e compositor russo (n. 1835)
1888 – Morrison Waite, Chefe de Justiça estado-unidense (n. 1816)
1892 – Léon Abel Provancher, naturalista canadense (n. 1820)
1904
Apolinário Porto-Alegre, escritor e poeta brasileiro (n. 1844)
1907 – Konstantin Pobedonostsev, jurista, político e pensador russo (n. 1827)
1914
Fernando Hackradt Júnior, político brasileiro (n. 1852)
Rafqa Pietra Choboq Ar-Rayès, santo libanês (n. 1832)
1916 – Fernando de Souza Monteiro, religioso brasileiro (n. 1867)
1919 – Francesco di Paola Cassetta, religioso italiano (n. 1841)
1924 – Robert Nivelle, militar francês (n. 1856)
1927 – João Pereira Ferraz, engenheiro e político brasileiro (n. 1853)
1935 – Ana de Castro Osório, feminista e escritora portuguesa (n. 1872)
1937 – Helge Rode, escritor dinamarquês (n. 1870)
1942 – Marcelo Torcuato de Alvear, político e ex-presidente argentino (n. 1868)
1946
Francisco Largo Caballero, político espanhol (n. 1869)
Gilbert Newton Lewis, químico estado-unidense (n. 1875)
Juan Piriz, futebolista uruguaio (n. 1902)
1953 – Raoul Dufy, pintor francês (n. 1877)
1955
Lucien Lacaze, político francês (n. 1860)
1956 - Artur Bernardes, político brasileiro e 12º Presidente do Brasil (n. 1875)
- Artur da Silva Bernardes (Viçosa, 8 de agosto de 1875 — Rio de Janeiro, 23 de março de 1955) foi um advogado e político brasileiro, presidente de Minas Gerais de 1918 a 1922 e presidente do Brasil entre 15 de novembro de 1922 e 15 de novembro de 1926. Seus seguidores foram chamados de "bernardistas". (Wikipedia)
- Cartas apócrifas atribuídas a ele durante a campanha eleitoral foram o pivô das revoltas de 1922, com o surgimento do tenentismo, da "Coluna Prestes" e da revolução de 1930, que acabou com a Primeira Rpública (1889-1930).
1957 – Patrick Abercrombie, arquiteto e urbanista britânico (n. 1879)
1960 – Franklin Pierce Adams, humorista estado-unidense (n. 1881)
1963 – Thoralf Skolem, matemático norueguês (n. 1887)
1964
Peter Lorre, ator austríaco (n. 1904)
Neville Stuart Pillans, botânico sul-africano (n. 1884)
Gregorio Jover Cortés, anarquista espanhol (n. 1891)
1971 – Georg Wiarda, matemático e enxadrista alemão (n. 1889)
1972 – Cristóbal Balenciaga, estilista espanhol (n. 1895)
1973 – Ken Maynard, ator estado-unidense (n. 1895)
1981
Claude Auchinleck, militar britânico (n. 1884)
Mike Hailwood, motociclista e automobilista britânico (n. 1940)
1984 – Paulo Duarte, biógrafo, poeta, arqueólogo e memorialista brasileiro
1986 – Josué Guimarães, escritor brasileiro (n. 1921)
- Josué Marques Guimarães (São Jerônimo, 7 de janeiro de 1921 — Porto Alegre, 23 de março de 1986) é um escritor brasileiro.
- A longo de sua vida, desempenhou mais de dez profissões, como repórter, redator, redator-chefe, cronista, comentarista, diagramador e ilustrador.
- Trabalhou em periódicos nacionais como Folha de São Paulo, Jornal do Brasil, e em jornais gaúchos como Zero Hora e Correio do Povo. Cobriu a Revolução dos Cravos, em Portugal, e as conseqüentes independências, na África.
- Consagrou-se com suas crônicas de cunho político, sempre muito críticas e irônicas. (Wikipedia)
1988 – Hélio Pellegrino, psicanalista, escritor e poeta brasileiro (n. 1924)
1990 – René Enríquez, ator estado-unidense (n. 1933)
1991
Elisaveta Bagriana, poetisa búlgara (n. 1893)
Mona Maris, atriz argentina (n. 1903)
Susumu Fujita, ator japonês (n. 1912)
1992
Friedrich Hayek, economista austríaco (n. 1899)
Antón Avilés de Taramancos, escritor espanhol (n. 1935)
1994
Giulietta Masina, atriz italiana (n. 1921)
Álvaro del Portillo, religioso espanhol (n. 1914)
1998 – Deoclécio Lima de Siqueira, aviador e escritor brasileiro (n. 1916)
1999
Ladjane Bandeira, poetisa, artista plástica e escritora brasileira (n. 1927)
Luis María Argaña, político paraguaio (n. 1932)
2004 – Otto Kumm, militar alemão (n. 1909)
2006 – Peter Shand Kydd, empresário britânico (n. 1925)
2007 – Paul Cohen, matemático estado-unidense (n. 1934)
2008
Kurt Prober, numismata alemão (n. 1909)
2008 - Cecílio do Rego Almeida, empresário brasileiro (n. 1930)
- Cecílio do Rego Almeida (31 de janeiro de 1930 - 23 de março de 2008) foi um empresário brasileiro, engenheiro civil, fundador e presidente do Conselho de Administração do Grupo CR Almeida, que reúne mais de 30 empresas e atua nas áreas de construção pesada, concessão de rodovias e logística de transporte e química e explosivos.
- Faleceu em Curitiba, Paraná, aos 78 anos de idade, após sentir-se mal pela manhã e ter sido internado na UTI do Hospital Santa Cruz. (Wikipedia)
2011 – Elizabeth Taylor, atriz anglo-estado-unidense (n. 1932)
- Elizabeth Rosemond "Liz" Taylor, DBE (Londres, 27 de fevereiro de 1932 — Los Angeles, 23 de março de 2011), foi uma premiada atriz Anglo-americana nascida na Inglaterra.
- Ficou famosa também pelos numerosos casamentos, oito ao todo: o primeiro foi com Conrad Nicholson Hilton em 1950, mas durou apenas 1 ano. É mãe de Catherine Taylor.
- O mais famoso casamento foi com o ator britânico Richard Burton, seu 5º marido, notório pelo alcoolismo, com quem se casou duas vezes: De 1964 a 1974; e de 1975 a 1976. (Wikipedia)
2012 – Chico Anysio, ator e humorista brasileiro (n. 1931).
- Francisco "Chico" Anysio de Oliveira Paula Filho (Maranguape, 12 de abril de 1931 — Rio de Janeiro, 23 de março de 2012) foi um humorista, ator, comentarista, compositor, diretor de cinema, escritor, pintor, radialista e roteirista brasileiro, notório por seus inúmeros quadros e programas humorísticos na Rede Globo, emissora onde trabalhou por mais de 40 anos.
- Ao dirigir e atuar ao lado de grandes nomes do humor brasileiro no rádio e na televisão, como Paulo Gracindo, Grande Otelo, Costinha, Walter D'Ávila, Jô Soares, Renato Corte Real, Agildo Ribeiro, Ivon Curi, José Vasconcellos e muitos outros, tornou-se um dos mais famosos, criativos e respeitados humoristas do Brasil.
- Chico Anysio morreu no dia 23 de março de 2012, aos 80 anos, no Hospital Samaritano do Rio de Janeiro, por falência múltipla de órgãos. Seu último pedido foi ser cremado e que parte suas cinzas fossem espalhadas sobre sua cidade natal, Maranguape, e o restante sobre os estúdios da Central Globo de Produção (PROJAC).19 (Wikipedia)
2014 – Dave Brockie, músico norte-americano (Gwar) (n. 1963).
Paquistão – Dia da República
Igreja Católica – São Toríbio de Mongrovejo, bispo
PORTO ALEGRE
Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl Exposições http://is.gd/mksaVO
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.