Hora do Brasil
Para saber o fuso horário de
outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3
ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA
"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014
Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ
WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" >
Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil
e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo) http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de
Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA)
> Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô
http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica
(Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia
(Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU
- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis
em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos
http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da
Constituição http://is.gd/DRIRvh
Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/
3 de março de 2015.
62.º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 303 dias para acabar o ano.
Nesta data, em 1883, morre o pintor baiano Antonio Joaquim Franco Velasco
Antônio Joaquim Franco Velasco (Salvador, fevereiro de 1780 — Salvador, 3 de março de 1883) foi um pintor e professor brasileiro.
Provavelmente foi aluno de José Joaquim da Rocha, embora seu estilo tenha se distinguido do do mestre, privilegiando o retrato, dos quais são obras destacadas o do Conde dos Arcos, (trabalho queimado em praça pública após a Independência), o de Dom Romualdo Coelho, Arcebispo da Bahia, o de D. Pedro I, e o de uma dama não identificada, de 1817, hoje nos Museus Castro Maya do Rio de Janeiro.
Também realizou trabalhos de perspectiva arquitetônica ilusionística na matriz de Santa Ana (1813), na Igreja do Nosso Senhor do Bonfim (1818-1820), trabalhando no teto e em seis painéis dos altares que representam os Passos da Paixão de Cristo.
Foi professor substituto da Aula Pública de Desenho de Salvador, em 1821, apos ter oferecido duas pinturas a Dom João VI, sendo efetivado em 1825.
Quando estava trabalhando na decoração da igreja da Ordem Terceira de São Francisco foi surpreendido pela morte, cabendo a seu aluno José Rodrigues Nunes concluí-la, baseado em seus desenhos originais.
Estilisticamente sua obra é de transição entre o rococó e os novos elementos neoclássicos introduzidos com a Missão Artística Francesa. Gozou de alto apreço por seu talento, e obras suas foram encomendadas até mesmo de Portugal. Outro de seus alunos foi Bento José Rufino Capinam.
1284 – O Estatuto de Rhuddlan incorpora o Principado de Gales à Inglaterra;
1431 – O bispo Gabriele Condulmer é eleito Papa Eugênio IV;
1575 — O Imperador Indiano Mogol Akbar derrota o exército bengali na Batalha de Tukaroi.
1585 – O Teatro Olímpico, projetado pelo arquiteto Andrea Palladio, é inaugurado em Vicenza;
1677 – Batalha de Tobago, parte da Guerra Franco-Holandesa: tentativa do Reino da França de retomar a ilha de Tobago sob o controle da República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos;
1687 – Domingos Jorge Velho é contratado pelo governo colonial, para destruir o Quilombo dos Palmares;
1700 – Penafiel é elevada a cidade por carta régia de D. José I.
1803 – É fundado o Colégio Militar em Portugal pelo então coronel Teixeira Rebelo;
1845 – A Flórida torna-se o 27º estado norte-americano;
1848 – Revoluções de 1848: A intelectualidade se une aos operários e fazem uma manifestação nas ruas de Colônia;
Dá-se o nome de Revoluções de 1848 à série de revoluções na Europa central e oriental que eclodiram em função de regimes governamentais autocráticos, de crises econômicas, do aumento de condição financeira e da falta de representação política das classes médias e do nacionalismo despertado nas minorias da Europa central e oriental, que abalaram as monarquias da Europa, onde tinham fracassado as tentativas de reformas políticas e econômicas.
Também chamada de Primavera dos Povos, este conjunto de revoluções, de caráter liberal, democrático e nacionalista, foi iniciado por uma crise econômica na França, e foi a onda revolucionária mais abrangente da Europa, embora em menos de um ano, forças reacionárias tomaram novamente o controle e as revoluções em cada nação foram dissipadas. (Wikipedia) Mais
Em certo sentido, as revoltas de 1848, que pipocaram por toda a Europa, são uma segunda fase, ou reação tardia, da Revolução Francesa de 1789, traída pelos desvios que ocorreram a seguir e que culminaram com a entronização de Napoleão Bonaparte que, ao espalhar o imperialismo pela Europa, levou com ele, paradoxalmente, os ideais de liberdade e de desafio à tirania pregados pelos filósofos franceses do Século XVIII.
Na imagem abaixo, o quadro "A liberdade guiando o povo", de Delacroix.
1857 – A França e o Reino Unido declaram guerra à China;
1861 — Alexandre II da Rússia assina a Reforma Emancipadora, libertando os camponeses.
1878 – A Bulgária consegue sua independência através do Tratado de Santo Estêvão imposto pela Rússia ao Império Otomano após esta vencer os turcos na Guerra russo-turca de 1877–1878;
1891
É criada por um ato do Congresso dos Estados Unidos e assinada como lei pelo então presidente dos Estados Unidos, Benjamin Harrison a primeira floresta protegida em nível federal nos Estados Unidos;
1891 - É criada a regra do pênalti no futebol, mas ela só passa a ser utilizada na temporada seguinte;
1904 – O Kaiser Wilhelm II da Alemanha torna-se a primeira pessoa a fazer uma gravação sonora de um documento político, usando o cilindro de Thomas Edison;
1905 – O Tsar Nicolau II da Rússia concorda em criar uma assembleia legislativa (a Duma);
1918 – Rússia, Áustria e Alemanha assinam o Tratado de Brest-Litovski, que marca a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial e abre caminho para a independência da Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia e Polônia;
1919 – Finlândia: realização das primeiras eleições parlamentares após a guerra civil;
1923 – A revista Time é publicada pela primeira vez;
1931 – "The Star-Spangled Banner", originalmente um poema escrito pelo autor americano Francis Scott Key após assistir a Batalha de Baltimore durante a Guerra de 1812, oficialmente tornou-se o hino nacional dos Estados Unidos; OUÇA
1938 – É descoberto petróleo na Arábia Saudita;
A extração e exportação do petróleo constitui a atividade econômica mais importante, sendo a Arábia Saudita o maior produtor da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), onde tem se firmado como maior produtor aumentando suas exportações.
Também são produzidas quantidades significativas de gás natural. Até há pouco tempo, a produção agrícola era limitada pela inexistência de água e pela grande salinidade do solo. Agora, graças à irrigação, a Arábia Saudita tornou-se num grande produtor de trigo. A tâmara, o tomate, a melancia, a cevada, a uva, o pepino, a abóbora, a berinjela, a batata, a cenoura e a cebola são também culturas importantes.
Os principais parceiros comerciais da Arábia Saudita são os Estados Unidos da América, o Japão, o Reino Unido, a Alemanha, a França e a Coreia do Sul. A Arábia Saudita é um grande destino de imigração proveniente do sul e leste da Ásia e da África Oriental, principalmente de trabalhadores não especializados.
A benção é o petróleo, a maldição é a falta de água. A região não tem lagos ou rios. Por isso, o país sofre com a escassez de água e para suprir essa necessidade realiza a dessalinização. A capital Riad é abastecida com água transportada por 370 km do Golfo da Árabia para então ser dessalinizada.
Com o aperfeiçoamento da tecnologia, os custos do processo têm diminuído. Outra tentativa envolve a procura por água em aquíferos subterrâneos. Em março de 2010, o processo foi iniciado por cientistas alemães contratados pelo governo saudita que têm feito a abertura de buracos com até 2 mil metros de profundidade. Cerca de 85% da água é utilizada na agricultura.
Dois anos depois de o petróleo ser encontrado na Arábia Saudita, em 24 de maio de 1940, o escritor Monteiro Lobato, vivendo na ditadura do Estado Novo, escreveu uma carta ao presidente Getúlio Vargas, logo seguida de outra ao general Góes Monteiro, chefe do Estado-Maior do Exército, verberando a “displicência do sr. Presidente da República, em face da questão do petróleo no Brasil, permitindo que o Conselho Nacional do Petróleo retarde a criação da grande indústria petroleira em nosso país, para servir, única e exclusivamente, os interesses do truste Standard-Royal Dutch”. Foi preso em São Paulo, no Presídio Tiradentes. Mais
1939 – Em Bombaim, Mahatma Gandhi inicia jejum em protesto ao governo autocrático da Índia;
1940 – Cinco pessoas morrem em um incêndio criminoso que atinge a sede do jornal socialista Norrskensflamman em Luleå, Suécia;
1944 — A Ordem de Nakhimov e a Ordem de Ushakov são instituídas na União Soviética como as condecorações navais mais altas.
1945
Segunda Guerra Mundial: A anteriormente neutra Finlândia declara guerra às Forças do Eixo;
Guerra do Pacífico: término da Batalha de Manila com a reconquista da capital das Filipinas pelos Aliados após três anos de domínio japonês;
1947 – Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira gravam pela primeira vez a canção Asa Branca, que se tornou hino extra-oficial do povo nordestino; OUÇA
1955 – Elvis Presley aparece na televisão pela primeira vez;
1957 – Em Frankfurt am Main, Alemanha, Corry Brokken vence o segundo Festival Eurovisão da Canção para os Países Baixos cantando "Net als toen" (Como costumava ser);
1963 – Mônica, personagem de Mauricio de Sousa, faz sua estreia em uma tira na Folha de São Paulo;
1968 – Término da batalha de Huế, uma das mais sangrentas e longas batalhas da Guerra do Vietnã;
1969 – Projeto Apollo: A NASA lança a Apollo 9 para testar o módulo lunar;
1974 – Líderes da Igreja Católica Apostólica Romana e do Luteranismo chegam a um acordo para uma eventual reconciliação, realizando o primeiro acordo entre as duas igrejas desde a Reforma Protestante;
1995 – Chega ao fim a ação humanitária dos boinas azuis das Nações Unidas na Somália;
1997 – É inaugurada a mais alta estrutura do Hemisfério Sul (328 metros), Sky Tower, no centro de Auckland, Nova Zelândia, após dois anos e meio de construção.
2000 – É lançado no Japão o primeiro volume do Mangá Naruto.
2005 – Steve Fossett torna-se a primeira pessoa a realizar uma circum-navegação aérea solo ao redor do mundo sem paradas ou reabastecimento – uma viagem de 40 234 km completada em 67 horas e 2 minutos.
2007 – Eclipse lunar total pôde ser avistado em todos os continentes.
1506 – Luís de Portugal, Duque de Beja (m. 1555)
1756 – William Godwin, escritor britânico (m. 1836)
1769 – Laurent Mourguet, titeriteiro francês (m. 1844) VEJA
1777 – Adolphe Dureau de la Malle, geógrafo, naturalista, historiador e artista francês (m. 1857)
1800 – Heinrich Georg Bronn, geólogo alemão (m. 1862)
Século XIX[editar | editar código-fonte]
1803 – Joaquim Vieira da Cunha, político e magistrado brasileiro (m. 1887)
1805 – Jonas Furrer, primeiro presidente da Confederação Suíça (m. 1861)
1807 – Charles Morren, naturalista belga (m. 1858)
1809 – Paola Frassinetti, religiosa italiana (m. 1882)
1811 – Bernhard Wolff, editor alemão (m. 1879)
1817 – Luís Antônio dos Santos, religioso brasileiro (m. 1891)
1820 – Filipe de Oliveira Néri, jornalista, militar e político brasileiro (m. 1869)
1822 – Bernhard Hammer, político suíço (m. 1899)
1827 – Pedro Luís Taulois, político brasileiro (m. 1905)
1828 – Bulhão Pato, poeta, ensaísta e memorialista português (m. 1912)
1832 – João Mendes Salgado, militar brasileiro (m. 1894)
1838 – George William Hill, astrônomo e matemático estado-unidense (m. 1914)
1839 – Jamsetji Tata, pioneiro indiano da indústria moderna (m. 1904)
1843 – William Chandler Roberts-Austen, metalúrgico britânico (m. 1912)
1845 – Georg Cantor, matemático alemão (m. 1918)
1846 – João António das Neves, músico português (m. ?)
1847 – Alexander Graham Bell, inventor britânico (m. 1922)
Alexander Graham Bell (Edimburgo, 3 de Março de 1847 — Nova Escócia, 2 de Agosto de 1922) foi um cientista, inventor e fundador da companhia telefônica Bell.
Embora historicamente Bell tenha sido considerado como o inventor do telefone, o italiano Antonio Meucci foi reconhecido como o seu verdadeiro inventor, em 11 de junho de 2002, pelo Congresso dos Estados Unidos, através da resolução N°. 269.1 .
Meucci vendeu o protótipo do aparelho a Bell nos anos 1870, para comercialização, mas Bell registrou em seu próprio nome a patente de invenção. Mais
1848 – Adelaide Neilson, atriz britânica (m. 1880)
1854 – Lazarus Fletcher, geólogo e mineralogista britânico (m. 1921)
1858 – Antônio Lara de Fontoura Palmeiro, político brasileiro (m. 1886)
1863 – Arthur Machen, escritor e jornalista britânico (m. 1947)
1868 – Émile-Auguste Chartier, filósofo, escritor e jornalista francês (m. 1951)
1871
Maurice Garin, ciclista francês (m. 1957)
Augusto de Almeida Monjardino, médico português (m. 1941)
1876 – Maria da Grécia e Dinamarca, nobre russa (m. 1940)
1877 – Milly Witkop, anarcosindicalista ucraniana (m. 1955)
1878 – Leopold Jessner, produtor de cinema alemão (m. 1945)
1882
Charles Ponzi, criminoso italiano (m. 1949)
Wilhelm Westphal, físico alemão (m. 1978)
1889
Émile Henriot, escritor francês (m. 1961)
Richard Grammel, matemático e engenheiro alemão (m. 1964)
1891
Damaskinós, religioso e político grego (m. 1949)
Arthur Drewry, ex-presidente britânico da FIFA (m. 1961)
1892 – Plínio Pompeu, engenheiro e político brasileiro (m. 1994)
1895 – Ragnar Anton Kittil Frisch, economista norueguês (m. 1973)
1898 – Emil Artin, matemático austríaco (m. 1962)
Século XX[editar | editar código-fonte]
1901–1950[editar | editar código-fonte]
1901 – Aluísio Lopes de Carvalho Filho, político brasileiro (m. 1970)
1903 – Alberto de Araújo, político português (m. 1997)
1910 – Aroldo de Azevedo, geógrafo brasileiro (m. 1974)
Aroldo de Azevedo era praticamente o único autor didático de livros de geografia para o ensino fundamental e médio.
Hoje, existe uma profusão de livros didáticos mas, até fins dos anos 40 os autores de livros didáticos eram únicos e muito bem conhecidos dos estudantes: Geografia, Aroldo de Azevedo; História, Joaquim Silva; Português, Silveira Bueno; Matemática, Giacomo Stabille, e assim por diante. O professor tinha liberdade de cátedra mas, na falta de opções, sua escolha sempre recaia sobre esses nomes.
1911 – Jean Harlow, atriz estado-unidense (m. 1937)
1913 – Roger Caillois, sociólogo e crítico literário francês (m. 1978)
1914 – Asger Jorn, pintor, escultor e ceramista dinamarquês (m. 1973)
1916 – Paul Halmos, matemático estado-unidense (m. 2006)
1918
Arthur Kornberg, bioquímico estado-unidense (m. 2007)
Carl Leslie Withner, botânico estado-unidense
1919
Peter Abrahms, escritor sul-africano
Maria Manuela Couto Viana, actriz, declamadora e escritora portuguesa (m. 1983)
1920
James Doohan, ator canadense (m. 2005)
Ronald Searle, cartunista britânico (m. 2011)
Blota Júnior, apresentador, produtor de televisão e político brasileiro (m. 1999)
1921 – Antônio Ferreira Rüppel, político brasileiro
1922 – Nándor Hidegkuti, futebolista húngaro (m. 2002)
1923 – Doc Watson, violonista, compositor e cantor estado-unidense
1924 – Tomiichi Murayama, político japonês
1925 – Joe Sentieri, cantor italiano (m. 2007)
1926
Lys Assia, cantora suíça
James Merrill, poeta estado-unidense (m. 1995)
1927
Teixeirinha, cantor e compositor brasileiro (m. 1985)
Pierre Aubert, político suíço
1930 – Ion Iliescu, político romeno
1933 – Jimmy Garrison, músico estado-unidense (m. 1976)
1935 – Jelyu Jelev, político búlgaro
1937 – Bobby Driscoll, ator estado-unidense (m. 1968)
1939
Hydekel de Freitas Lima, político brasileiro
Ariane Mnouchkine, diretora francesa de teatro e cinema
1940 – Jean-Paul Proust, político monegasco (m. 2010)
1941
Fernando Portal e Silva, médico português
Vlado Milunić, arquiteto desconstrutivista croata
1942 – Vladimir Kovalyonok, cosmonauta soviético
1943 – Jards Macalé, cantor e compositor brasileiro
1944 – Frei Anastácio, político brasileiro
1945 – Ronald Mallett, físico estado-unidense
1946 – Jorge Gomes, médico e político brasileiro
1947
Oscar Tabárez, treinador de futebol uruguaio
Ian O'Brien, ex-nadador australiano, campeão olímpico
Otto Stuppacher, automobilista austríaco (m. 2001)
1948 – Snowy White, guitarrista austríaco (Thin Lizzy, Pink Floyd)
1949
Gloria Hendry, atriz estado-unidense
James Voss, astronauta estado-unidense
1951–2000[editar | editar código-fonte]
1952 – Ângela Vieira, atriz brasileira
1953
Zico, ex-futebolista brasileiro
Josef Winkler, escritor austríaco
Brian Kerr, treinador de futebol irlandês
1954
Jorge José Emiliano dos Santos, árbitro de futebol brasileiro (m. 1995)
Robert Gossett, ator estado-unidense
1954 - Ona Zee, atriz estado-unidense
1955 – Andy Breckman, criador e produtor estado-unidense de séries televisivas
1956
Zbigniew Boniek, ex-futebolista polonês
Júlio César Gurjol, ex-futebolista brasileiro de origem argentina
1958
Bob Bradley, treinador de futebol estado-unidense
Miranda Richardson, atriz britânica
1959
Vagiz Khidiyatullin, ex-futebolista soviético
Fabiana Cantilo, cantora e compositora argentina
1961 – Perry McCarthy, automobilista britânico
1964
Jiang Jialiang, mesatenista chinês
Nacer Abdellah, ex-futebolista marroquino
1964 - Laura Harring, atriz e modelo estado-unidense
1965 – Dragan Stojković, ex-futebolista sérvio
1966
Fernando Colunga, ator mexicano
Vander Lee, cantor brasileiro
Timo Tolkki, músico, produtor e compositor finlandês
Tone Lōc, rapper e ator estado-unidense
1967 — Claudio Arbiza, ex-futebolista uruguaio
1968
Denis Petrov, patinador artístico russo
Jörg Stiel, ex-futebolista suíço
Brian Cox, físico e músico britânico
1969
Deborah Blando, cantora italiana
Erik Hoftun, ex-futebolista norueguês
1970
Gabriel Cedrés, ex-futebolista uruguaio
Julie Bowen, atriz estado-unidense
1972
Darren Anderton, ex-futebolista britânico
Peter O'Leary, árbitro de futebol neozelandês
Patrick Grettnich, ex-futebolista luxemburguês
1973
Charles Phillipe d'Orleães, Príncipe d'Orleães
Victoria Zdrok, atriz, modelo e sexóloga ucraniana
Matthew Marsden, ator e cantor britânico
Evandro Rogério Roman, árbitro de futebol brasileiro
1974
David Faustino, ator estado-unidense
Serhiy Rebrov, ex-futebolista ucraniano
Daniel Pellizzari, escritor brasileiro
Giuseppe Cardone, futebolista italiano
1974 - Juliana Martins, atriz brasileira
1975 – David Blanco, ciclista espanhol
1976 – Joos Valgaeren, ex-futebolista belga
1977
Ronan Keating, cantor irlandês
Paulo Adriano, futebolista português
Sidney, futebolista brasileiro
1978
Nicolas Kiesa, automobilista dinamarquês
Rodrigo Fernandes Valete, futebolista brasileiro
Ilias Anastasakos, futebolista grego
Formiga, futebolista brasileira
1979
Genito, futebolista moçambicano
Albert Jorquera, ex-futebolista espanhol
Eduardo Monsanto, locutor esportivo e jornalista brasileiro
1981
Ed Carpenter, automobilista estado-unidense
Eduard Stăncioiu, futebolista romeno
Lil' Flip, rapper estado-unidense
Justin Gabriel, wrestler sul-africano
U;Nee, cantora e atriz sul-coreana (m. 2007)
Kári Nielsen, futebolista feroês
Ervin Bulku, futebolista albanês
Emmanuel Pappoe, futebolista ganês
Miguel Hoyos, futebolista boliviano
1982 – Jessica Biel, atriz estado-unidense
1983
Cyril Lemoine, ciclista francês
João Henrique dos Santos de Souza, futebolista brasileiro
Kelly Key, cantora brasileira
Vitor Paiva, músico e escritor brasileiro
Leandro de Oliveira da Luz, futebolista brasileiro
Yevhen Tarasenko, futebolista ucraniano
1984
Arizmendi, futebolista espanhol
Santonio Holmes, futebolista estado-unidense
1984 - Cacau Melo, atriz brasileira
1985 – Femi Opabunmi, futebolista nigeriano
1986
Stacie Orrico, cantora estado-unidense
Mehmet Topal, futebolista turco
William Loussoueke, futebolista gabonês
Ola Toivonen, futebolista finlandês
Antonis Rikka, futebolista grego
1988
Jan-Arie van der Heijden, futebolista neerlandês
Rafael Muñoz, nadador espanhol
Gabriel Marques, futebolista brasileiro
1989
Erwin Mulder, futebolista neerlandês
Shuichi Gonda, futebolista japonês
Adrián Gunino, futebolista uruguaio
Ioana Raluca Olaru, tenista romena
Arthur Aguiar, ator e cantor brasileiro
Philipp Bargfrede, futebolista alemão
1990 – Mikko Sumusalo, futebolista finlandês
1991
Rodney Sneijder, futebolista neerlandês
Saimon, futebolista brasileiro
1992 – Fernando Lucas Martins, futebolista brasileiro
1995 – Bryan Cristante, futebolista italiano
1111 – Boemundo I de Antioquia, príncipe cruzado (n.c.1058)
1234 – Roberto III de Dreux, nobre francês (n. 1185)
1605 – Papa Clemente VIII (n. 1536)
1703 – Robert Hooke, cientista inglês (n. 1635)
1706 – Johann Pachelbel, compositor alemão (n. 1653)
1707 – Aurangzeb, imperador mogol da Índia (n. 1618)
1717 – Pierre Allix, religioso francês (n. 1641)
1718 – Jean d'Estrées, religioso e político francês (n. 1666)
1768 – Nicola Porpora, compositor italiano (n. 1686)
1777 – Pedro Taques, intelectual e historiador brasileiro (n. 1714)
1792 – Robert Adam, arquiteto britânico (n. 1728)
1808 – Johan Christian Fabricius, entomólogo e economista dinamarquês (n. 1745)
1824 – Giovanni Battista Viotti, compositor e maestro italiano (n. 1755)
1844 – Onofre Pires, revolucionário farroupilha (n. 1799)
1850 – Oliver Cowdery, líder religioso estado-unidense (n. 1806)
1852 – Pedro Ivo Veloso da Silveira, revolucionário brasileiro (n. ?)
1854 – Harriet Smithson, atriz irlandesa (n. 1800), amante do compositor Berlioz.
Henrietta Constance "Harriet" Smithson (Ennis, 1800 — Paris, 3 de março de 1854) foi uma atriz irlandesa que atuava em Paris, em peças de Shakespeare. Tornou-se conhecida não por seu talento como atriz, mas por ter sido a grande paixão do compositor Hector Berlioz, a fonte inspiradora para a obra Sinfonia Fantástica e sua primeira esposa.
Berlioz a conheceu em 1827, durante uma apresentação de Hamlet, em que ela atuava como Ofélia. A paixão foi imediata. Esse idílio durou seis anos, sem ser correspondido. Em 1833, finalmente ela se rende aos galanteios dele e se casam.
Em 1834, Louis Berlioz nasce, fruto deste amor. Após muitos conflitos e desencontros, eles se separam em 1840.
Em 3 de março de 1854 ela morre de ataque cardíaco, após longo sofrimento causado por ataques de apoplexia que sofreu em 1848 e a deixou paralítica. Louis, filho de ambos, tornou-se marinheiro. Como comandante de uma embarcação, morre de febre amarela durante uma viagem em Havana, em 5 de junho 1867, aos 33 anos de idade. (Wikipedia)
1855 – Robert Mills, arquiteto e cartógrafo estado-unidense (n. 1781)
Ele é lembrado por ter projetado o primeiro monumento nacional a Washington, em Baltimore, que começou a ser construído em 1815. (Wikipedia) MAIS
1863 – Francisco Diogo Pereira de Vasconcelos, magistrado e político brasileiro (n. 1812)
1871 – Michael Thonet, industrial alemão (n. 1796)
1890 – José Ewbank da Câmara, engenheiro brasileiro (n. 1843)
1898 – André Francisco Meireles de Távora do Canto e Castro, político português (n. 1823)
Século XX[editar | editar código-fonte]
1907 – Vicente Machado da Silva Lima, político brasileiro (n. 1860)
1916 – John Wesley Judd, geólogo britânico (n. 1840)
1920 – Francisco Leopoldo Rodrigues Jardim, político brasileiro (n. 1847)
1925 – Heitor Malagutti, pintor, poeta e pianista brasileiro (n. 1871)
1929 – Antônio Augusto de Azevedo Sodré, político brasileiro (n. 1864)
1932 – Eugen d'Albert, pianista e compositor alemão (n. 1864)
1940 – Karl Muck, maestro alemão (n. 1859)
1944 – José Vicente de Azevedo, político brasileiro (n. 1859)
1953 – Josef Fischer, ciclista alemão (n. 1865)
1958
Pedro Lago, político brasileiro (n. 1870)
Frederik Vilhelm Hvalsøe, arquiteto dinamarquês (n. 1883)
1961
Eugênio Lopes Barcelos, político brasileiro (n. 1892)
Paul Wittgenstein, pianista austríaco (n. 1887)
1963 – Fábio da Silva Prado, político brasileiro (n. 1887)
1964 – Mario Gatti, médico brasileiro (n. 1879)
1966 – Alice Pearce, atriz estado-unidense (n. 1917), a Gladys da série "A Feiticeira".
Alicia "Alice" Pearce (Nova Iorque, 16 de outubro de 1917 - Los Angeles, 3 de março de 1966) foi uma atriz norte-americana. Ficou conhecida por seu papel como Gladys Kravitz em Bewitched (1964-1966), pelo qual recebeu postumamente um Emmy. 1970 – Joaquim Mendes Moreira Sacadura, militar português (n. 1899)
Alicia "Alice" Pearce (Nova Iorque, 16 de outubro de 1917 - Los Angeles, 3 de março de 1966) foi uma atriz norte-americana. Ficou conhecida por seu papel como Gladys Kravitz em Bewitched (1964-1966), pelo qual recebeu postumamente um Emmy. 1970 – Joaquim Mendes Moreira Sacadura, militar português (n. 1899)
1970 – Joaquim Mendes Moreira Sacadura, militar português (n. 1899)
1971 – António Silva, actor português (n. 1886)
1974 – Joel Neto, escritor e jornalista português (n. ?)
1975 – Pedro Aleixo, político brasileiro (n. 1901)
Vice-Presidente da República, foi impedido de tomar posse, quando da doença do presidente Arthur da Costa e Silva.
Afastado Aleixo e toda a linha sucessória (presidente da Câmara, presidente do Senado e presidente do STF), o poder foi ocupado por uma junta militar, enquanto, na caserna, era escolhido o nome de Garrastazu Médici para ocupar o governo.
Assim se fez durante todos os 21 anos de ditadura militar. O nome do Presidente era escolhido pelo sistema e imposto ao Congresso Nacional, para simples homologação.
O nome de um civil (Pedro Aleixo) para vice do presidente Costa e Silva era um mero recurso para dar ao mundo um ar de democracia no Brasil. Com a morte súbita de Costa e Silva, a farsa se desfez.
1977 – José Vieira Machado, político brasileiro (n. 1899)
1978 – Aliomar Baleeiro, político e jurista brasileiro (n. 1905)
1982
Georges Perec, escritor francês (n. 1936).
Raymond O. Faulkner, egiptólogo inglês (n. 1894).
1983
Arthur Koestler, escritor austríaco (n. 1905)
Carlos Medeiros Silva, político brasileiro (n. 1907)
1983 - Hergé, autor belga (n. 1907)
1984 – John Bertram Adams, físico nuclear inglês e grande administrador (n. 1920)
1985
Iosif Shklovsky, astrônomo e astrofísico russo (n. 1916)
Baudouin, 12° Príncipe de Ligne, nobre belga (n. 1918)
1987 – Danny Kaye, ator estado-unidense (n. 1913)
1991 – Abdias dos Oito Baixos, compositor e produtor musical brasileiro (n. 1933)
1992 – Lella Lombardi, automobilista italiano (n. 1941)
1993 – Albert Sabin, médico pesquisador polonês (n. 1906)
1995 – Howard W. Hunter, religioso estado-unidense (n. 1907)
1996
Marguerite Duras, escritora e cineasta francesa (n. 1914)
Dinho (cantor), vocalista da banda Mamonas Assassinas (n. 1971)
Bento Hinoto, guitarrista da banda Mamonas Assassinas (n. 1970)
Júlio Rasec, tecladista da banda Mamonas Assassinas (n. 1968)
Samuel Reoli, baixista da banda Mamonas Assassinas (n. 1973)
Sérgio Reoli, baterista da banda Mamonas Assassinas (n. 1969)
1999
Gerhard Herzberg, químico alemão (n. 1904)
Jackson C. Frank, músico estado-unidense (n. 1943)
2000 – Lucy Geisel, ex-primeira-dama brasileira (n. 1918)
Século XXI[editar | editar código-fonte]
2002 – Henry Nathaniel Andrews, paleobotânico estado-unidense (n. 1910)
2003 – Celly Campelo, cantora brasileira (n. 1942)
2005 – Rinus Michels, treinador de futebol neerlandês (n. 1928)
2006
Athayde Patreze, apresentador de televisão e empresário brasileiro (n. 1946)
Henrique Teixeira de Sousa, médico e escritor cabo-verdiano (n. 1919)
2007
Pompín Iglesias, comediante mexicano (n. 1926)
Osvaldo Cavandoli, desenhista de banda desenhada italiano (n. 1920)
2008 – Giuseppe Di Stefano, tenor de ópera italiano (n. 1921)
2010 – Joaquim Fiúza, velejador português (n. 1908)
2013 — Luis Cubilla, futebolista e treinador de futebol uruguaio (n. 1940).
Mitologia nórdica: dia de Aegir, deus teutônico dos mares.
Hinamatsuri ou "Dia das Meninas" é uma festa típica japonesa.
Austrália – Dia do Trabalho.
Bulgária – Dia da Independência.
Malawi – Dia dos Mártires.
Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl Exposições http://is.gd/mksaVO
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.