Hora do Brasil
Para saber o fuso horário de
outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3
ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA
"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014
Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ
WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" >
Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil
e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo) http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de
Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA)
> Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô
http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica
(Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia
(Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU
- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis
em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos
http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da
Constituição http://is.gd/DRIRvh
Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/
11 de março de 2015.
70.º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 295 para acabar o ano.
Nesta data, em 1988, morre o pintor paulista Guerino Grosso
Filho do comerciante italiano Francisco Grosso e sua esposa Florinda, nasceu em 1907 na cidade de Rio Claro e foi o quinto de nove filhos.
Tendo se mudado para São Paulo, com a família, em 1918, por falência dos negócios do pai, residiu no bairro da Lapa, e em 1935 se casou com Maria Grosso, pintora não profissional, tendo um filho, Walter.
Desde 1917 Guerino Grosso dedicou-se ao desenho e à pintura, tendo iniciado seus estudos com os professores Lúcia Machado e Igino Aquarone, cursando mais tarde a Escola de Belas Artes de São Paulo.
Foi chefe do ateliê "Fine Art" de Chicago, onde trabalhou por 35 anos. Como sócio-fundador da Associação Paulista de Belas-Artes, atuou várias vezes como membro de júri de seleção e premiação em diversos Salões Oficiais.
Suas obras figuram nas pinacotecas de Rio Claro, Jaboticabal, Amparo, São Carlos, Piracicaba, e outras cidades, bem como em muitas coleções particulares no Brasil e no exterior, como Portugal, Itália, Chile, Estados Unidos, Argentina, Canadá e outros.
Suas naturezas-mortas são notáveis, bem como suas imagens do bucólico de cidades do interior do Brasil. (Wikipedia) Veja mais imagens
1641 – O exército de guaranis, organizado pelos jesuítas espanhóis no território das Reduções, derrota uma bandeira de escravistas paulistas na batalha de M'Bororé;
Batalha de Mbororé foi uma batalha ocorrida em 11 de março de 1641 na América do Sul vencida pelos guaranis. Esta foi a batalha mais relevante da história da América colonial e constitui um episódio importante nas história dos trinta Pueblos (Reduções) do Paraguai.
Uma bandeira de escravistas paulistas com três mil homens adentrou o território das Reduções com a finalidade de destruir definitivamente as missões jesuíticas e cortar as vias de comunicação espanholas entre os povoados paraguaios e o Alto Peru.
Os guaranis, avisados por sentinelas avançadas, preparam-se para receber os atacantes. Na confluência entre o rio Uruguai e o rio Mbororé, na atual província de Misiones na Argentina os bandeirantes paulistas foram derrotados por um exército de guaranis - organizado pelos jesuítas - de cerca de quatro mil homens. Morreram na batalha mais de dois mil homens.
O episódio foi decisivo para o futuro da província paraguaia que, graças aos guaranis, permaneceu assim sob o controle do reino da Espanha. Depois desta batalha as incursões de bandeirantes paulistas foram cada vez mais raras e menos agressivas. De sua parte os jesuítas continuaram a manter uma força armada, com plena autorização da coroa espanhola, que se dera conta da eficácia e da importância do exército guarani e da necessidade estratégica das Reduções.
Segundo o professor Gianpaolo Romanato, professor na Universidade de Pádua esta batalha teve maior importância histórica que a batalha de Little Big Horn. (Fonte > Wikipedia)
1778 – Assinado o Tratado de El Pardo entre a rainha Maria I de Portugal e o rei Carlos III de Espanha, pelo qual a rainha Maria cede territórios portugueses na África em troca de territórios espanhóis na América do Sul, que serão anexados ao atual Brasil;
1851 – A ópera Rigoletto do compositor italiano Giuseppe Verdi estréia em Veneza;
1861 – Guerra Civil Americana: É adotada a Constituição dos Estados Confederados da América;
1892 – É realizada no ginásio Armory Hill, Springfield, a primeira partida oficial de basquetebol com a presença de público externo;
1900 – Segunda Guerra dos Bôeres: O primeiro-ministro do Reino Unido rejeita a proposta de paz do líder dos boêres Paul Kruger;
Os bôeres (português brasileiro) ou bóeres (português europeu) são os descendentes dos colonos calvinistas dos Países Baixos e também da Alemanha e França, que se estabeleceram nos séculos XVII e XVIII na África do Sul cuja colonização disputaram com os britânicos. Desenvolveram uma língua própria, o africâner, derivado do neerlandês com influências limitadas de línguas indígenas, do malaio e do inglês. Hoje vivem na África do Sul e na Namíbia, mas também no Botswana e na Suazilândia.
No fim do século XIX/início do século XX, vários grupos de bôeres fixaram-se no Sul de Angola, na Humpata, com alguns a establecerem-se no Planalto Central de Angola, inclusive na Quibala. Porém, todos os integrantes desta comunidade, muito fechada sobre ela própria, regressaram à (hoje) Namíbia e à África do Sul, em momentos diversos, os últimos quando do acesso de Angola à independência.
Na África do Sul, os bôeres, ou africânderes foram a base social principal do regime do apartheid, que durante muitas décadas vingou na África do Sul. Ao mesmo tempo, foram o grupo chave para o desenvolvimento econômico da África do Sul e a posição de vantagem deste país na economia mundial.
Atualmente, o africâner é uma das onze línguas oficiais da África do Sul, e é a língua mais usada para a comunicação inter-étnica na Namíbia. Entretanto, o termo "boer" já não é usado na África Austral para efeitos nem de auto-designação nem de classificação oficial, tendo sido substituído pelo de africâneres (em africâner: Afrikaners). Ele é apenas usado, ocasionalmente, pela população negra, com conotações pejorativas. (Wikipedia)
1942 – Segunda Guerra Mundial: o presidente Getúlio Vargas decreta o confisco de bens de imigrantes alemães e italianos no Brasil;
1975 – Tentativa de golpe militar em Portugal no decurso do qual se procedeu á nacionalização dos principais grupos económicos e à criação de um Conselho da Revolução;
1981 – Entra em vigor a nova Constituição Política da República do Chile;
1985 – Mikhail Gorbachev é eleito secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética, dando início às reformas internas do sistema socialista: a Glasnost (transparência do poder, com vista à liberalização política) e a Perestroika (reestruturação) que culminaram no fim da URSS e na introdução da economia de mercado na Rússia;
Estas reformas, planejadas e executadas com apoio da população permitiram, a médio prazo, a extinção da União Soviética e, por tabela, o fim do comunismo nos países satélites, assim como a reunificação da Alemanha. Em poucos anos, se conseguiu uma reforma estrutural e política como o comunismo não havia feito em sete décadas de poder, mudando a face da Europa. Restaram, como países comunistas, a Albânia, a China, o Vietnã e a Coreia do Norte, além de Cuba, nas Antilhas.
1988 – Guerra Irã-Iraque: É declarado o cessar-fogo;
1990
A Lituânia declara-se independente da União Soviética, sendo vítima de um bloqueio econômico por parte de Moscou;
Patricio Aylwin toma posse como o primeiro presidente chileno eleito democraticamente desde 1970;
1993 – A Coreia do Norte retira-se do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares. O país se recusa a permitir a inspeção de sua produção de armas nucleares por oficiais Ocidentais;
As manifestações de caráter bélico por parte da Coreia do Norte, mais que uma intenção beligerante, eram a tomada de uma posição de força para obter dos países livres, em especial dos Estados Unidos, o aumento da ajuda para contornar os problemas resultantes de má gestão econômica, que mantém o país em atraso econômico, em contraposição com a Coreia do Sul, esta última de regime capitalista.
Não obstante o fracasso do regime comunista na Coreia do Norte, o apego ao poder não permite aos seus líderes negociar para a reunificação das duas Coreias, como aconteceu com a Alemanha.
A propósito, na vizinha Vietnã, essa reunificação aconteceu, mas com a vitória dos vietcongues, de regime comunista, depois de uma longa e mal sucedida intervenção americana a favor do Vietnã do Sul.
1999 – Um blecaute atinge 70% do território brasileiro, terminando na madrugada do dia seguinte. Foi o "apagão" do governo FHC.
2003 – A Corte Penal Internacional tem sua sessão inaugural em Haia;
2004 – Atentado da responsabilidade Al-Qaeda em Madrid provoca 192 mortes e 2 050 feridos;
2006 – Michelle Bachelet toma posse como a primeira mulher a ocupar o cargo da presidência do Chile.
2009 – Jovem mata quinze pessoas num massacre que começou na escola de Winnenden (sudoeste da Alemanha) e no final do qual se suicidou.
2011 – Sismo de magnitude 9,0MW atinge o Japão causando um forte tsunami com ondas de mais de 10 metros de altura e matando mais de 3 770 pessoas.
1516 – Henry Brandon, 1.º Conde de Lincoln (m. 1534)
1544 – Torquato Tasso, poeta italiano (m. 1595)
Torquato Tasso (Sorrento, 11 de março de 1544 — Roma, 25 de abril de 1595) foi um poeta italiano, contemporâneo de Ariosto, do século XVI, conhecido pelo poema La Gerusalemme Liberata (A Jerusalém libertada), de 1580, no qual descreve os combates imaginários entre cristãos e muçulmanos, no fim da Primeira Cruzada, durante o cerco de Jerusalém.
É um dos clássicos renascentistas, que aparece já na época decadente da literatura italiana. Após abandonar os estudos de jurisprudência, que iniciara em Pádua, entrou em 1565 para a corte dos Estenses, onde passou sete anos sem uma ocupação fixa. Por esse tempo já planejara e escrevia seu célebre poema, terminado só em 1575.
Assaltado, entretanto, por escrúpulos de ordem estética e, especialmente, religiosa, foi sempre adiando a publicação de sua obra. Agravando-se seu estado de escrúpulos, começou a dar mostras de descontrole mental, em 1576, e a mania de perseguição não tardou em torná-lo perigoso. Esteve várias vezes recolhido em conventos e manicômios, e foi, numa dessas ocasiões, que lhe roubaram os manuscritos do seu poema, publicando-o sem sua autorização.
O poema suscitou vivas polêmicas, que ainda mais agravaram o estado do poeta. Doente e na miséria passou a mendigar proteção e favores ora numa corte, ora noutra, recebendo já no último ano de sua vida, a graça duma pensão papal, por intermédio do cardeal Pietro Aldobrandini.
Em 1593, dois anos antes de sua morte, fez ainda aparecer seu poema revisado, sob o título de Gerusalemme conquistata. Torquato Tasso foi amigo do pintor italiano Bernardo Castello. (Wikipedia)
1725 – Henrique Benedito Stuart, nobre britânico (m. 1807)
1730 – Otto Friedrich Müller, zoólogo dinamarquês (m. 1784)
1769 – Cândido José Xavier, estadista e militar português (m. 1833)
1780 – August Leopold Crelle, matemático alemão (m. 1855)
1811 – Urbain Le Verrier, matemático e astrônomo francês (m. 1877)
1818 – Marius Petipa, bailarino e coreógrafo russo (m. 1910)
1820 – Antônio Cândido da Cruz Machado, político brasileiro (m. 1905)
1821 – Churchill Babington, arqueólogo, naturalista e humanista britânico (m. 1889)
1822
Joseph Bertrand, matemático francês (m. 1900)
1822 - Januária Maria de Bragança, Princesa Imperial do Brasil e Infanta de Portugal (m. 1901)
Dona Januária Maria Joana Carlota Leopoldina Cândida Francisca Xavier de Paula Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança, condessa d'Áquila e princesa imperial do Brasil (Rio de Janeiro, 11 de março de 1822 — Nice, 13 de maio de 1901), era filha do imperador Dom Pedro I e da imperatriz Dona Leopoldina, irmã de Dom Pedro II, imperador do Brasil e de Dona Maria II, rainha de Portugal. (Wikipedia) Mais
Januária era meia irmã de D. Pedro II, de vez que este foi resultado do segundo casamento de D. Pedro I, com D. Maria Amélia. Perdeu a mãe com quatro anos de idade e, aos nove anos, viu o pai partir para Portugal com a madrasta e a irmã mais velha, Maria da Glória, que se tornaria rainha de Portugal.
No dia 4 de agosto de 1836, D. Januária entrou no salão do paço do Senado, trazendo um rico vestido de ouro sobre o qual se divisava a insígnia da Grã Cruz da Imperial Ordem do Cruzeiro e, na presença dos deputados com a mão sobre o missal, declarou solenemente com voz comovida: "Juro manter a Religião Católica, Apostólica, Romana; observar a Constituição Política da Nação Brasileira e ser obediente às leis e ao Imperador".
Desta forma, a princesa D. Januária se tornou a Princesa Imperial do Brasil, até o nascimento do Príncipe Afonso, filho de seu irmão D. Pedro II.
Abaixo, a princesa, com os filhos Luís e Felipe.
1841 – Benito Menni, religioso italiano (m. 1914)
1843 – Barata Ribeiro, médico e político brasileiro (m. 1910)
1847 – Sidney Sonnino, político italiano (m. 1922)
1852 – Emília Bandeira de Melo, escritora brasileira (m. 1910)
1853 – Salvatore Pincherle, matemático italiano (m. 1936)
1877 – Maurice Halbwachs, sociólogo francês (m. 1945)
1878 – Georges Pasquier, ciclista francês (m. ?)
1886 – Edward Rydz-Śmigły, político, pintor e poeta polonês (m. 1941)
1887 – Raoul Walsh, diretor de cinema estado-unidense (m. 1980)
1890 – Vannevar Bush, engenheiro, inventor e político estado-unidense (m. 1974)
1892 – Marina Petrovna, princesa russa (m. 1981)
1893
Leopold Szondi, médico, psicopatologista e psicanalista húngaro (m. 1986)
1893 - Wanda Gág, desenhista, autora e artista estado-unidense (m. 1946)
1894 – Otto Grotewohl, político alemão (m. 1964)
1895 – Isabel de Hesse, nobre alemã (m. 1903)
1899 – Frederico IX da Dinamarca (m. 1972)
1900 – João Carlos Vital, político brasileiro (m. 1984)
1902 – Deolindo Couto, médico neurologista e escritor brasileiro (m. 1992)
1910 – Jacinta Marto, uma dos três pastorinhos portugueses que alegadamente viram Nossa Senhora (m. 1920)
1912 – Aniceto de Menezes e Silva Júnior, sambista brasileiro (m. 1993)
1914 – Álvaro del Portillo, religioso espanhol (m. 1994)
1916 – Harold Wilson, político britânico (m. 1995)
1917
Silvério Jarbas P. de Albuquerque, bispo católico brasileiro
Earl Bellamy, cineasta norte-americano (m. 2003)
1918 – Paulo Hobold, religioso e escritor brasileiro
1919 – Edmundo Luís Kunz, religioso brasileiro (m. 1988)
1920 – Nicolaas Bloembergen, físico neerlandês
1921 – Ástor Piazzolla, bandoneonista e compositor argentino (m. 1992)
1922
Cornelius Castoriadis, filósofo e economista grego (m. 1997)
Tun Abdul Razak, político malaio (m. 1976)
Giuseppe Baldini, ex-futebolista e treinador de futebol italiano (m. 2009).
1923
Paulino Búrigo, político brasileiro (m. 1974)
Herbert Richers, produtor de cinema e empresário brasileiro (m. 2009)
1924 – Franco Basaglia, psiquiatra italiano (m. 1980)
1925 – Peter R. Hunt, editor britânico (m. 2002)
1930
Geoffrey Blainey, historiador australiano
Troy Ruttman, automobilista estado-unidense (m. 1997)
1930 - David Gentleman, ilustrador e designer britânico
1931 – Rupert Murdoch, empresário australiano
1932 – Leroy Jenkins, compositor de jazz e violinista estado-unidense (m. 2007)
1933
Léa Garcia, atriz brasileira
1933 - Geraldo de Arruda Castro, artista gráfico brasileiro (m. 2006)
1936
Antonin Scalia, juiz associado da Suprema Corte dos Estados Unidos
Harald zur Hausen, cientista alemão
1937
Arolde de Oliveira, político e economista brasileiro
Max Freitas Mauro, médico e político brasileiro
1939 – Flaco Jiménez, músico estado-unidense
1940 – Sebastião Alba, escritor moçambicano (m. 2000)
1941 – Ricardo Amaral, empresário brasileiro
1943 – Arturo Merzario, automobilista italiano
1945
Dock Ellis, jogador de beisebol estado-unidense
José Martínez "Pirri" Sánchez, ex-futebolista espanhol
1947 – Eduardo Lages, músico e compositor brasileiro
1948
Dominique Sanda, atriz francesa
Dominique Sanda, nome artístico de Dominique Marie-Françoise Renée Varaign (Paris, 11 de março de 1948) é uma atriz francesa. Trabalhava como modelo da Vogue quando Robert Bresson a convidou para interpretar o papel de uma jovem mulher que comete suicídio em Une femme douce, de 1969. Em seguida Vittorio De Sica ofereceu-lhe o papel de protagonista em Il giardino dei Finzi-Contini (1970). Seguiram-se Il conformista (1970), de Bernardo Bertolucci; The Mackintosh Man (1973), dirigido por John Huston e co-estrelado por Paul Newman; Steppenwolf (1974), com Max von Sydow; Novecento (1976), de Bertolucci; L'eredità Ferramonti (1976), de Mauro Bolognini, e pelo qual recebeu o prêmio de melhor atriz noFestival de Cannes] Al di là del bene e del male (1977), de Liliana Cavani; e Une chambre en ville (1982), musical dirigido por Jacques Demy. Nos anos 1970, Dominique Sanda viveu com o ator e diretor Christian Marquand, com o qual teve um filho, Yann Marquand. Atualmente vive em Buenos Aires, e continua a atuar em filmes para o cinema e a televisão. (Wikipedia)
1948 - Franz Lambert, compositor e organista alemão
Veja e ouça Lambert tocando "Brasileirinho" no velho órgão da Hammond, valvulado. Vídeo
1950
Carlos Wilson, político brasileiro (m. 2009)
Bobby McFerrin, cantor estado-unidense
1951 – Iraj Danaeifard, futebolista iraniano
1952
Douglas Noël Adams, escritor britânico (m. 2001)
Ricardo Martinelli, político panamenho
1953
Derek Daly, automobilista irlandês
Jimmy Iovine, produtor musical e empresário estado-unidense
László Bölöni, ex-futebolista romeno
1954
David Newman, compositor estado-unidense
Tetê Espíndola, cantora, compositora e instrumentista brasileira
Teresinha Maria Miranda Espíndola, mais conhecida como Tetê Espíndola (Campo Grande, 11 de março de 1954) é uma cantora, compositora e instrumentista brasileira. Atualmente mora no bairro de Moema, em São Paulo. As características de sua carreira estão na multiplicidade, com incursões pela vanguarda, o pioneirismo regionalista, fusões do acústico com o eletrônico e experimentalismos com pássaros.
Tetê é dona de imensa extensão vocal e um raro timbre de voz agudíssimo. Tetê Espíndola é uma das cantoras mais originais da música brasileira. Seu trabalho incorporou pesquisas de vanguarda realizadas com sons de pássaros, influência de temas regionalistas e fusões do acústico com o eletrônico. Fez muito sucesso em todas as músicas que compôs, especialmente a canção Escrito nas Estrelas. Sua voz e seu doce toque ao violão emocionou muito a todos na gravação de Cio da Terra.
Na imagem, Tetê Espíndola aparece com Hermeto Pascoal
1955 – Nina Hagen, cantora alemã
1956
Carla Estrada, produtora mexicana
Rob Paulsen, dublador estado-unidense
1957
Elena Donaldson Akhmilovskaya, enxadrista russa
Roberto Corrêa, músico e compositor brasileiro
1958 – Eddie Lawson, ex-motociclista estado-unidense
1959
Nina Hartley, atriz estado-unidense
Alexander von Schönburg, publicitário brasileiro
Manuel Negrete Arias, ex-futebolista mexicano
1960
Christophe Gans, cineasta francês
José Rocha, poeta e cronista brasileiro
Marcelo Déda, político brasileiro
Tommy Nilsson, cantor e compositor sueco
1962
Magic Paula, ex-jogadora de basquetebol brasileira
Peter Berg, ator e cineasta estado-unidense
1963
Marcos César Pontes, primeiro astronauta/cosmonauta brasileiro e o primeiro lusófono a ir ao espaço
Alex Kingston, atriz britânica
1964 – Vinnie Paul, músico estado-unidense (Pantera)
1965 – Catherine Fulop, atriz, cantora e modelo venezuelana
1966 – Stéphane Demol, ex-futebolista belga
1967
Cynthia Klitbo, atriz mexicana
Suzy Rêgo, atriz brasileira
Uli Kusch, baterista, compositor e produtor alemão
1969 – Terrence Howard, ator estado-unidense
1970 – André Biancarelli, ex-futebolista francês
1971 – Johnny Knoxville, ator e comediante estado-unidense
1972 – UA, cantora japonesa
1973
Samuel Reoli, músico brasileiro (Mamonas Assassinas) (m. 1996)
Tomasz Rząsa, ex-futebolista polonês
Martin Hiden, futebolista austríaco
1974
Bobby Abreu, beisebolista venezuelano
Adam Wakeman, músico britânico (Black Sabbath)
1975 – Bebeto Campos, ex-futebolista brasileiro
1976
Thomas Gravesen, ex-futebolista dinamarquês
Hari Khadka, futebolista nepalês
1977
Becky Hammon, jogadora estado-unidense de basquete
1977 - Megahn Perry, atriz estado-unidense
1978
Didier Drogba, futebolista marfinense
Arturo Sanhueza, futebolista chileno
Albert Luque, futebolista espanhol
Paulo Musse, futebolista brasileiro
Christopher Rice, escritor estado-unidense
Christopher Khayman Lee, ator estado-unidense
1979
Benji Madden, músico estado-unidense (Good Charlotte)
Joel Madden, músico estado-unidense (Good Charlotte)
Elton Brand, basquetebolista estado-unidense
Georgi Peyev, futebolista búlgaro
1980 – Paul Scharner, futebolista austríaco
1981
Giampiero Pinzi, futebolista italiano
Miguel Hoyos, futebolista boliviano
LeToya Luckett, cantora, compositora e produtora musical estado-unidense
André Dias, futebolista brasileiro
Russell Lissack, músico britânico (Bloc Party)
Jaffar Khan, futebolista paquistanês
1982
Lindsey McKeon, atriz estado-unidense
Alex Geijo, futebolista suíço
Thora Birch, atriz estado-unidense
1983
Thiaguinho, cantor e compositor brasileiro (Exaltasamba)
Bungle, produtor musical e DJ brasileiro
Jadranko Bogičević, futebolista bósnio
1984
Marc-André Grondin, ator canadense
1984 - Anna Tsuchiya, cantora, modelo e atriz japonesa
1985
Álvaro Pires, futebolista brasileiro
Chen Tao, futebolista chinês
Paul Bissonnette, jogador de hóquei no gelo canadense
Nikolai Topor-Stanley, futebolista australiano
Stelios Malezas, futebolista grego
1986
Frederico Barata, ator e modelo português
1987
Estefania Villareal, atriz mexicana
Danilinho, futebolista brasileiro
Essam Yassin, futebolista iraquiano
1988
Alexandr Fier, enxadrista brasileiro
Fábio Coentrão, futebolista português
Pedro Miguel Fonseca Rocha, futebolista português
Halgurd Mulla Mohammed, futebolista iraquiano
1989
Anton Yelchin, ator russo
Fotis Koutzavasilis, futebolista grego
1991
Jack Rodwell, futebolista britânico
Fillipe Soutto, futebolista brasileiro
Luiz Antônio, futebolista brasileiro
585 a.C. – Imperador Jimmu, primeiro imperador do Japão, na lista tradicional de sucessão (n. 711 a.C.)
Imperador Jimmu (神武天皇, Jinmu-tennō?) foi o primeiro Imperador do Japão, de acordo com a tradicional lista de sucessão. Ele também é conhecido como Kamuyamato Iwarebiko e seus nomes pessoais são Wakamikenu no Mikoto ou Sano no Mikoto. A casa imperial do Japão basea-se nos descendentes diretos de Jimmu. Nenhuma data pode ser afirmada sobre sua vida e reinado. O reinado do Imperador Kimmei (509 - 571 a.C.), o 29º Imperador do Japão é o primeiro a ter datas precisas .
222
Júlia Soémia, nobre romana (n. 180)
Heliogábalo, Imperador Romano (n. 203)
Heliogábalo, também conhecido como Elagábalo (cerca de 203 — 11 de março de 222), foi um imperador romano da dinastia Severa durante os anos de 218 a 222. Sua mãe Julia Soémia era de origem síria e seu pai chamava-se Sexto Vário Marcelo.
Como cidadão romano, seu nome provavelmente era Sexto Vário Avito Bassiano (em latim Sextus Varius Avitus Bassianus), mas ao tornar-se imperador, adotou o nome de Marco Aurélio Antonino (em latim Marcus Aurelius Antoninus).
Apenas recebeu o cognome de Heliogábalo após a sua morte. Durante a sua juventude, serviu como sacerdote do deus El-Gabal (em latim Elagabalus) na cidade natal da família de sua mãe, Emesa. (Wikipedia)
1198 – Marie de Champagne, nobre francesa (n. 1145)
1514 – Donato Bramante, arquiteto italiano (n. 1444)
1576 – Juan de Salcedo, conquistador espanhol (n. 1549)
1646 – Stanisław Koniecpolski, nobre polonês (n. 1590)
1718 – Guy Crescent Fagon, médico e botânico francês (n. 1638)
1737 – Sebastião de Andrade Pessanha, prelado português (n. 1670)
1788 – Pedro José de Noronha Camões de Albuquerque Moniz e Sousa, nobre português (n. 1716)
1812 – Jacques Pierre Abbatucci, (n. 1726)
1827 – Clemente Ferreira França, desembargador e político brasileiro (n. 1774)
1854 – Francisco Furtado de Castro do Rio de Mendonça e Faro, nobre português (n. 1780)
1857 – Manuel José Quintana, poeta, biógrafo e político espanhol (n. 1772)
1859 – Joaquim Antônio Ferreira, militar brasileiro (n. 1777)
1867 – José Egídio Gordilho de Barbuda Filho, militar brasileiro (n. 1808)
1869 – Vladimir Odoievsky, filósofo, escritor, crítico musical, filantropo e pedagogo russo (n. 1803)
1870 – Moshoeshoe I do Lesoto (n. 1786)
1871 – Maria Augusta Pacheco, erudita portuguesa (n. ?)
1882 – Manuel Inácio Cavalcanti de Lacerda, desembargador e político brasileiro (n. 1799)
1886 – Franz Antoine, jardineiro austríaco (n. 1815)
1891 – Luís Antônio dos Santos, religioso brasileiro (n. 1817)
1901 – Antônio Carlos de Arruda Botelho, militar e empresário brasileiro (n. 1827)
1907
Jean Casimir-Périer, político francês (n. 1847)
Manuel da Silva Mafra, jurista brasileiro (n. 1831)
1908 – Edmundo De Amicis, escritor italiano (n. 1846)
1911 – Ernst Brenner, político suíço (n. 1856)
1920 – Julio Garavito Armero, astrônomo colombiano (n. 1865)
1922 – Anastasia Mikhailovna, nobre russa (n. 1860)
1923 – Júlia da Silva Bruhns, escritora brasileira (n. 1851)
1924 – Helge von Koch, matemático sueco (n. 1870)
1930
Silvio Gesell, economista teórico, ativista social e anarquista alemão (n. 1862)
João Maria Ferreira do Amaral, militar português (n. 1876)
1931 – Friedrich Wilhelm Murnau, diretor alemão (n. 1888)
1933 – Cristóbal María Hicken, botânico argentino (n. 1875)
1938 – Christen Christiansen Raunkiær, botânico dinamarquês (n. 1860)
1941
José Gentil Alves de Carvalho, empresário brasileiro (n. 1867)
Karl Joseph Schulte, religioso alemão (n. 1871)
1943 – Maria José de Bragança, infanta portuguesa (n. 1857)
1944 – Hendrik Willem van Loon, historiador e jornalista neerlandês (n. 1882)
1955 – Alexander Fleming, cientista escocês (n. 1881)
Sir Alexander Fleming, FRSE, FRS, FRCS(Eng) (Lochfield, 6 de agosto de 1881 — Londres, 11 de março de 1955) foi um farmacologista, biólogo e botânico escocês. Autor de diversos trabalhos sobre bacteriologia, imunologia e quimioterapia, notabilizou-se como o descobridor da proteína antimicrobiana lisozima, em 1923, e da penicilina, obtida a partir do fungo Penicillium notatum, em 1928, pela qual foi laureado Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1945, juntamente com Howard Florey e Ernst Boris Chain. (Wikipedia) Mais
1957 – Richard Byrd, aviador e explorador estado-unidense (n. 1888)
1958 – Ingeborg da Dinamarca (n. 1878)
1960 – Roy Chapman Andrews, naturalista, zoólogo, cientista, explorador e escritor estado-unidense (n. 1884)
1962 – Zé Dantas, compositor, poeta e folclorista brasileiro (n. 1921)
Depois que Humberto Teixeira se afastou da música para dedicar-se à política, foi Zé Dantas que passou a fazer parceria com o sanfoneiro Luiz Gonzaga. OUÇA
1963 – Herculano de Carvalho e Silva, militar brasileiro (n. 1892)
1967 – Walter A. Shewhart, físico, engenheiro e estatístico estado-unidense (n. 1891)
1970 – Erle Stanley Gardner, escritor estado-unidense (n. 1889)
1971
Philo Farnsworth, inventor estado-unidense (n. 1906)
1971 - Anísio Teixeira, educador e escritor brasileiro (n. 1900)
1972 – John Spencer-Churchill, 10.° Duque de Marlborough (n. 1897)
1973 – Joracy Camargo, jornalista, cronista e teatrólogo brasileiro (n. 1898)
1974
Antônio Wantuil de Freitas, farmacêutico brasileiro (n. 1895)
Eduardo Cansino Jr., ator estado-unidense (n. 1919)
1978 – Claude François, cantor francês (n. 1939)
1980 – Carlos Alberto de Oliveira, político português (n. 1898)
1981
Guy Revell, patinador artístico canadense (n. 1941)
Odd Hassel, químico norueguês (n. 1897)
1982
Gabriel Paulino Bueno Couto, religioso brasileiro (n. 1910)
Edmund Cooper, escritor britânico (n. 1926)
1988
Joaquim Batista Neves, político brasileiro (n. 1924)
1989 – John J. McCloy, banqueiro estado-unidense (n. 1895)
1992 – László Benedek, diretor de cinema húngaro (n. 1905)
1993 – Manuel Lopes Fonseca, escritor português (n. 1911)
1997 – Castor de Andrade, bicheiro brasileiro (n. 1926)
1998 – Konis Santana, político timorense (n. 1957)
2002
Barbosa Lessa, folclorista, escritor, músico e historiador brasileiro (n. 1929)
Guido Antônio Andrade, advogado brasileiro (n. 1940)
2002 - Irán Eory, atriz espanhola (n. 1938)
James Tobin, economista estado-unidense (n. 1918)
2004 – Thilo Krasmann, orquestrador português(n. 1933)
2005 – Zilka Salaberry, atriz brasileira (n. 1917)
2006 – Slobodan Milošević, político sérvio (n. 1941)
2007
Betty Hutton, atriz e cantora estado-unidense (n. 1921)
Gerônimo Ciqueira, político brasileiro (n. 1956)
René Hüssy, técnico de futebol suíço (n. 1928)
2010
Euzébio, futebolista brasileiro (n. 1951)
Hans van Mierlo, político holandês (n. 1931).
2011 - Jorge Cherques, ator brasileiro (n. 1928).
2013 - Wilson Fittipaldi, piloto de automóveis, empresário e radialista brasileiro (n. 1920).
O Barão de Fittipaldi, como era conhecido, trabalhou na primeira fase do projeto da Rádio Panamericana de São Paulo (atual Jovem Pam) e seus últimos anos no Brasil foram dedicados à participação em jornal de comentários na Rede Record, conhecido como "Jornal da Tosse".
Seus momentos de fama se deram com o projeto do Copersucar, o único carro de corridas do Brasil que participou dos campeonatos da Fórmula 1. Viveu seus últimos anos na Suíça, mas morreu no Rio de Janeiro Mais
Austrália: O estado de Vitória celebra o Dia do Trabalhador.
Lituânia: Restabelecimento da Independência da Lituânia.
Lesoto: Dia Moshoeshoe.
Zâmbia: Dia da Juventude.
Dia Internacional das Vítimas do Terrorismo.
Dia Mundial do Rim
Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl Exposições http://is.gd/mksaVO
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.