quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Tadashi Kaminagai 1899-1982 - Ia ser um monge budista, mas a guerra o trouxe para o Brasil e tornou-se um pintor


Uma dispersão que
favorece o Brasil
      O ano de 1940 foi decisivo para a pintura brasileira, não por eventos especiais registrados em nosso país, mas pela instabilidade criada na Europa e na Ásia em conseqüência da Segunda Guerra Mundial.
     Após meses de violento conflito que se espalhou por toda Europa, e com o Japão se preparando para entrar na guerra em apoio a nazistas e fascistas, o ambiente no velho mundo ficou extremamente tenso e desapareceram as esperanças de uma solução rápida que restabelecesse a paz.
     O Brasil, separado da conflagração pelo vasto oceano e abrigando, desde o final do Século 19, levas de imigrantes vindos de todas as partes do universo, tornou-se um refúgio seguro para quem necessitasse de abrigo.
     Era uma nação cosmopolita, um pequeno e diversificado mundo, como se fosse um mostruário vivo dos vários povos que habitam o planeta, aqui vivendo em completa harmonia, sem preconceitos, sem constrangimentos e sem ódios raciais.
     Se de todo mal, por pior que seja, é possível extrair algum bem, o Brasil foi favorecido com a Grande Guerra, pelo fato de que uma leva de cientistas, escritores e artistas, fugindo da catástrofe, por aqui aportaram, trazendo seus conhecimentos, marcando sua presença indelével nas atividades que lhes diziam respeito, e fazendo discípulos que lhes continuaram a obra, mesmo poucos que, ao fim do conflito, voltaram aos países de origem.
Presença sempre
bem-vinda
     Podemos contar, entre os pintores que se instalaram no Brasil nessa época, o húngaro Arpad Szenes (1897-1879); sua mulher, a portuguesa, naturalizada francesa, Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992); outro húngaro, Lazlo Meeitner (1900-1968); o espanhol Timóteo Perez Rúbio (1896-1977); dentre os escritores, Otto Maria Carpeaux (1900-1978) e Stefan Zweig (1881-1942).
     Da mesma forma, a guerra concorreu para a presença no Brasil e outros talentos japoneses, que aqui se revelariam mais tarde, como Tomie Ohtake (1913) e Tikashi Fukujima (1920).
     Desta diáspora, participou também Tadashi Kaminagai, já com alguma experiência como pintor, e bem relacionado dos meios artísticos da Europa, o qual, impedido de permanecer na França, viajou de volta ao Japão, de onde tratou de sair rapidamente, a caminho do Brasil, antes que as fronteiras se fechassem por completo.
Um sacerdote
rebelde
     Tadashi Kaminagai nasceu em 1899 em Hiroshima (Japão) e faleceu em 1982 em Paris (França).
     Se houvesse aceitado pacificamente o destino que lhe estava traçado, teria passado toda sua vida dentro de um mosteiro budista, como sacerdote, pois seu pai o havia separado, dentre os filhos, para seguir a vida religiosa.
      Com efeito, aos 14 anos foi encerrado em um mosteiro em Kobe (Honshu-Japão) onde recebeu iniciação e, anos mais tarde, chegou a ser enviado à Indonésia como missionário.
     Não era essa a vida que desejava e Kaminagai sentia vem isso. Desde criança, aplicou-se ao desenho, o que fazia com vontade e com bons resultados. Sabia que, se pudesse chegar a um grande centro artístico, como Paris, sua vida iria mudar completamente.
     Assim, em certo momento, decidiu quebrar as regras de obediência familiar, tradicionais na vida japonesa, e rompeu com a carreira que o pai lhe destinou, viajou a Paris e lá arrumou emprego em uma restauradora de objetos de arte, enquanto, nas horas vagas, se aplicava à pintura de quadros.
Primeiro a moldura,
depois a pintura
     As portas iriam abrir-se para ele por caminhos transversos. Sentindo problemas na colocação de molduras novas em quadros antigos, Kaminagai realizou uma série de experiências com pátina, até chegar a um tipo de aplicação que dava um efeito de envelhecimento bastante convincente.
     Levou, então, uma amostra ao pintor Tsugoharu Foujita (1886-1968), que morava também em Paris, e com quem fizera amizade. Este, por sua vez apresentou-o ao pintor Kees Van Dongen, que passou a encomendar-lhe as molduras que precisava. Outros artistas, entre eles Henri Matisse (1869-1954), também fizeram uso da nova moldura patinada.
     Mas foi o escritor e marchand Ambroise Vollard (1939-1968) que lhe tornou-o conhecido no mercado de arte parisiense, quando passou a utilizar regularmente suas molduras patinadas, aplicando-as em quadros impressionistas.
     Assim relacionado no mercado, Kaminagai sentiu-se animado em inscrever alguns de seus quadros em Salões parisienses, até que, em 1940, a guerra o obrigou a viajar para o Japão e, de lá, mais que depressa, seguir para o Brasil, com aquilo que conseguiu reunir.
Terra à vista
     Chegou ao Rio de Janeiro sem dinheiro e com alguns pertences, alugando um quarto de pensão, onde se instalou para reiniciar a vida.
     Se não tinha bens, tinha ao menos uma carta de recomendação, endereçada a Cândido Portinari, que lhe encaminhou os primeiros passos na nova terra. Depois, outro pintor, Massami Tanaka, pediu-lhe que desse aulas de desenho e pintura ao seu filho, Flávio Shiró Tanaka.
     Instalando uma molduraria em Santa Teresa, centro de atividade artística no Rio de Janeiro, passou a se relacionar com outros pintores residentes no bairro, muitos fugindo da guerra, como ele. E assim, um ano após sua chegada, já participava do Salão da Escola Nacional de Belas Artes, alternando-se, daí em diante, entre exposições coletivas e mostras individuais.
     O clima do Rio de Janeiro e o ambiente artístico em que se achava imerso lhe fizeram muito bem e Kaminagai permaneceu aqui até 1954, até que decidiu retornar ao Japão, onde se casou e instalou seu novo ateliê.
     Desde então, e até a sua morte, manteve ateliês no Japão, na França e no Brasil, alternando-se entre os três países. E foi quando estava em París, que veio a falecer, no ano de 1982.
     Sem desmerecimento à boa qualidade de sua pintura, a maior importância de Tadashi Kaminagai, para o Brasil, está no incentivo proporcionado a jovens principiantes da colônia, como Flávio Shiró Tanaka, Manabu Mabe e Tikashi Fukujima.
(Texto de Paulo Victorino)
IMAGENS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.