quinta-feira, 24 de março de 2011

. Aos artistas plásticos iniciantes

João Carlos Lopes dos Santos                        
    Pelo número de consultas que recebo a respeito, decerto, este artigo deverá receber uma atenção especial por parte dos artistas plásticos, não só os iniciantes, mas também aqueles que pensam em fazer uma reflexão sobre os caminhos que andam trilhando no mercado.
     O tema atende àqueles que fazem pinturas, esculturas, trabalham com cerâmica, fotografia ou quaisquer outras manifestações artísticas. Leia este texto pensando na sua atividade artística.
     Já perdi a conta das vezes em que respondi às perguntas: o que fazer para me tornar conhecido no mercado de arte; como encontrar marchands; como manter contatos com galerias de arte; como conseguir informações importantes a respeito do que está sendo feito em termos de arte contemporânea; como chegar aos leilões de arte; e outras dicas de mercado.
Aprendizado e atualização
    Todos, não só os artistas, têm que se preocupar, a vida toda, com estudos e pesquisas. É isso que nos leva para frente e, fatalmente, ao sucesso.
     Se você está realmente se iniciando em sua atividade artística, procure em sua cidade algum curso, escola ou ateliê que disponibilize ensinamentos na sua área. Permaneça lá até você se sentir seguro, até conhecer toda a teoria e saber como lidar com fundamentos da sua atividade.
    Contudo, vai chegar a hora de se sentir pronto para o mercado, com a conseqüente decisão suspender as aulas de pintura. Preste a atenção para não deixar passar esse momento. A partir daí, você precisará dar foco à profissão e, se tiver talento, criatividade e força de vontade, terá tudo para atingir os seus objetivos.
Voltando a falar de mercado
    Você já leu o Manual do Mercado de Arte? Você poderá obter informações a respeito dele logo na página inicial dos websites www.consultarte.com e www.pitoresco.com/consultoria.
     Além da leitura do MMA, aconselho a entrada semanal nos sobreditos websites, onde você encontrará respostas para muitas de suas perguntas.
     Aqui vão outros endereços eletrônicos que também são fundamentais e exigem entrada diária:www.investarte.com, para você se manter atualizado com os fatos do dia-a-dia do mercado de arte, e owww.pitoresco.com que é um website didático-cultural sobre os mestres das artes plásticas. Esses dois últimosnão são meus, apenas presto consultoria de mercado aos seus idealizadores e responsáveis. São excelentes. Depois, decerto, você irá descobrir por si outras páginas sobre o nosso tema na Internet.
Sem Internet, fica
muito complicado
    Por falar em Internet, quem a ela não aderir, dificilmente terá como viver em sociedade, trabalhar, progredir e ter sucesso em qualquer atividade profissional. Vá além: quando puder, providencie um website sobre você e sua obra. Coloque a sua cara para fora. Ter um website denota alto grau de profissionalismo.
Conviver é preciso
    Outra dica importante: freqüente o mercado de arte em sua cidade ou onde por acaso estiver; principalmente, vá às exposições e pregões de leilões de arte, assim como às coletivas e individuais dos seus colegas artistas.   
     Promova sempre a união de sua classe. Conviva com colegas e profissionais do mercado de arte, envie e-mails, telefone para eles. Conte e escute novidades, compartilhe experiências. Essa troca de informações será fundamental para você.
    Procure agir dentro das normas do mercado. Prestigie o mercado de arte. O mercado escolhe e mantém os melhores. Inclua-se entre eles.
Se não divulgar,
ninguém saberá
    Quando já estiver vendendo efetivamente a sua obra em exposições, seja nos espaços culturais, galerias e leilões de arte, envie os registros das vendas realizadas ao dicionário-catálogo Artes Plásticas Brasil, da Júlio Louzada Publicações - SP. Ligando para (011) 3085-9622, você obterá as informações e os formulários necessários. Corra, aja rápido, quem deixa para depois, esquece. É fácil, grátis e fundamental para boa divulgação dos artistas e suas obras.
Desistir, nunca!
      Você deve insistir sempre na sua intenção de conseguir mercado para a sua manifestação artística. Jamais desista.
     A propósito, aconselho que leia três crônicas, que nada têm a ver com o mercado de arte, mas você vai entender o motivo de estar aqui as aconselhando. Leia  no                               www.pitoresco.com/consultoria , em "Crônicas do Cotidiano": "Foco absoluto", "Aos desistentes, o bambu chinês" e "O que é talento?".
Boca-a-boca
      Comente essas dicas com seus colegas artistas e envie a eles os endereços eletrônicos acima, pedindo-lhes que também os divulguem aos seus.
     Se achar o Manual do Mercado de Arte interessante, por favor, indique-o também àqueles que têm interesse na matéria. Manter o mercado bem informado é bom para todos que nele gravitam.
Aqui estamos nós
     Se tiver mais dúvidas, mande-me um e-mail – procure-o nos meus websites. Estarei sempre à disposição, sem quaisquer ônus, para tentar responder as suas dúvidas genéricas dos artistas, no que disserem respeito ao mercado de arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.