quinta-feira, 24 de março de 2011

Primeiros passos no mercado de arte

João Carlos Lopes dos Santos          
Reconhecendo a área
    Recebi uma consulta interessante e resolvi transformá-la neste artigo. Um consulente me perguntou como poderia dar os primeiros passos no mercado de arte como colecionador, para se aprimorar e, no futuro, adquirir com segurança obras de arte, com o objeto de fazer bons investimentos.
     Realmente, o caminho é por aí. Primeiramente, estuda-se o mercado em que quer se investir; depois, é que nele se investe.
Lição de casa
    Começo com uma pergunta: você já leu o Manual do Mercado de Arte? Você poderá obter informações a respeito no www.consultarte.com e www.pitoresco.com.br/consultoria. Trata-se da única literatura que aborda diretamente o mercado de arte, com o objetivo de iniciar os leitores de forma simples e clara. Propositalmente, escrevi um livro para iniciantes.
     Além da leitura do MMA, onde você encontrará respostas para muitas de suas dúvidas, aconselho a entrada semanal nos sobreditos websites.
     Outros dois websites são fundamentais e exigem entrada diária: www.investarte.com para se manter atualizado com os acontecimentos do mercado de arte; e o www.pitoresco.com, um trabalho de fôlego e didático-cultural sobre os grandes nomes das artes plásticas. Esses dois últimos websites não são meus, apenas presto consultoria de mercado aos seus idealizadores e responsáveis. Garanto-lhes que são excelentes.
     Há, também, o dicionário-catálogo Artes Plásticas Brasil, da Júlio Louzada Publicações - SP, que é uma fonte importantíssima de consulta para quem transita no mercado de arte, seja como marchand, artista ou colecionador. O APB apresenta os registros de mercado que aconteceram nos principais leilões, espaços e galerias de arte, ininterruptamente, desde de 1980. Em 2002, o volume impresso, o número XIII, foi lançado. A partir daí, mudou de mídia e, agora, está na Internet.
Exercícios práticos
    Outra informação: freqüente o mercado de arte em sua cidade ou onde por acaso estiver. Compareça a todas exposições coletivas e individuais, aos leilões, museus e galerias de arte, sempre que tiver oportunidade. É nessas ocasiões que recebemos as melhores dicas de mercado, mormente para quem quer se aprimorar visando, depois, investir em obras de arte.
     Obviamente, não se pode esquecer a leitura da vasta literatura que temos sobre artes plásticas. A leitura específica, decerto, é fundamental em qualquer atividade.
     Garanto que, seguindo o que foi aqui aconselhado, você ficará bem iniciado no mercado de arte.
O início da operação
    Depois, ainda que seja até sozinho, você poderá investir no mercado de arte, ficando sujeito aos erros e acertos reservados a todos os mortais, sendo o maior complicador, decerto, as incertezas da economia do país.
     Contudo, "vôos mais altos" no mercado de arte, inclusive para marchands, exigem que sempre se faça um resseguro de opinião com um profissional mais experiente.
     O sobredito roteiro - com pouquíssimas mudanças -também é aconselhável aos marchands que querem se iniciar na profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.