domingo, 1 de abril de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 2 de abril de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

2 de abril de 2012.
93º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 273 para acabar o ano.
Em 02/04/1827, nasce William Holman Hunt, pintor britânico (m. 1910), da Irmandade dos Pré Rafaelitas.
William Holman Hunt (Londres2 de Abril de 1827 — Londres, 7 de Setembro de 1910) foi um pintor inglês. Fundou, juntamente com Dante Gabriel Rossetti e John Everett Millais, em 1848, a Irmandade Pré-Rafaelita, um grupo artístico entre o espírito do revivalista do romantismo e as novas vanguardas do século XXIrmandade Pré-Rafaelita (Pre-Raphaelite Brotherhood ou PRB em inglês), também Fraternidade Pré-Rafaelita ou, simplesmente, Pré-Rafaelitas, foi um grupo artístico fundado em Inglaterra em 1848 por Dante Gabriel RossettiWilliam Holman Hunt e John Everett Millais e dedicado principalmente à pintura. Este grupo, organizado ao modo de uma confraria medieval, surge como reação à arte acadêmica inglesa que seguia os moldes dos artistas clássicos do Renascimento. Inseridos no espírito revivalista romântico da época, os pré-rafaelitas desejam devolver à arte a sua pureza e honestidade anteriores, que consideram existir na arte medieval do Gótico final e Renascimento inicial (Proto-Renascimento). Ao se auto-denominarem pré-rafaelitas realçam o facto de se inspirarem na arte anterior a Rafael, artista que tanto influencia a academia inglesa e que é consequentemente criticado pelos pré-rafaelitas. A influenciar este grupo vão estar também os Nazarenos, uma confraria de pintores alemães que, no início do século XIX, se estabelece em Roma e tem como objectivo repor a arte paleocristã.





Eventos históricos

  • 1266 - Criação da Junta de Freguesia do Lumiar, Lisboa.
1453 - O sultão otomano Mehmed II inicia o cerco de Constantinopla (Istambul), resultando, por fim, a queda do Império Romano no Oriente.
Em 2 de abril os turcos já estavam posicionados, maso cerco começou oficialmente em 6 de abril de 1453, quando o grande canhão disparou o primeiro tiro em direção ao vale do Rio Lico, que penetrava em Constantinopla por uma depressão sob a muralha que possibilitava o posicionamento da bombarda em uma parte mais alta. A muralha, até então imbatível naquele ponto, não havia sido construída para suportar ataques de canhões, e em menos de uma semana começou a ceder. Todos os dias, ao anoitecer, os bizantinos se esgueiravam para fora da cidade para reparar os danos causados pelo canhão com sacos e barris de areia, pedras estilhaçadas da própria muralha e paliçadas de madeira. Os otomanos evitaram o ataque pela costa, pois as muralhas eram reforçadas por torres com canhões e artilheiros que poderiam destruir toda a frota em pouco tempo. Por isso, o ataque inicial se restringiu a apenas uma frente, o que possibilitou tempo e mão de obra suficientes aos bizantinos para suportarem o assédio.  Em 20 de abril os bizantinos avistaram os navios enviados pelo Papa, mais um outro navio grego com grãos da Sicília, que atravessaram o bloqueio deDardanelos quando o Sultão deslocou seus navios para o mar de Mármara. Baltoghlu tentou interceptar os navios cristãos, mas viu sua frota ser destruída por ataques de fogo grego despejado sobre suas embarcações. Os navios chegaram com êxito ao Corno de Ouro, e Baltoghlu foi humilhado publicamente pelo Sultão e dispensado.   Mas durante a madrugada do dia 29 de maio de 1453, os turcos realizaram um ataque total às muralhas, composto principalmente por mercenários e prisioneiros, concentrando o ataque no vale do Lico. Por duas horas, o contingente superior de mercenários europeus foi repelido pelos soldados bizantinos sob o comando de Giovanni Giustiniani Longo, providos de melhores armas e armaduras e protegidos pelas muralhas. Mas com as tropas cansadas, teriam agora que enfrentar o exército regular de 80 mil turcos. Semanas após, em longa e intensa batalha,  caía finalmente, depois de mais de dez séculos, a maçã de prata ou simplesmente Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente. 
1930 - Haile Selassie (o "Leão de Judá", supostamente descendente da Raínha de Sabá) é proclamado imperador da Etiópia. Na foto, o imperador etíope visitando o Brasil, posa ao lado do Presidente Juscelino Kubitschek. Na outra imagem, em acariciando um leão, símbolo do reino.

1968 - realizada na Igreja da Candelária missa em homenagem a Edson Luís de Lima Souto, estudante assassinado durante manifestação estudantil no restaurante Calabouço, no Rio de Janeiro.
1982 - A Argentina invade as Ilhas Malvinas, dando início a uma breve guerra contra o Reino Unido. A derrota subsequente seria a causa da queda do regime militar na Argentina.
2011 - Pela primeira vez o Cristo Redentor no Rio de Janeiro foi iluminado de azul para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, assim como a Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira em São Paulo, os prédios do Congresso Nacional e do Ministério da Saúde em Brasília, o Teatro Amazonas em Manaus e diversos outros cartões-postais no Brasil. Em Portugal, monumentos e prédios, como a Torre dos Clérigos também foram iluminados de azul para a data.


Nascimentos

1545 - Elizabeth de Valois, esposa de Filipe II de Espanha (m. 1568).
Isabel de Valois (Fontainebleau2 de abril de 1545 - Madrid3 de outubro de 1568), foi uma filha da França e a terceira esposa do rei Filipe II de Espanha, fruto do Tratado de Cateau-Cambresis, que estabelecia a paz entreEspanha e França. Por esta razão, também é conhecida como Isabel da Paz. 
1805 - Hans Christian Andersen, escritor dinamarquês de histórias infantis (m. 1875
Hans Christian Andersen (Odense2 de Abril de 1805 — Copenhague4 de Agosto de 1875) foi um escritor dinamarquês de histórias infantis. O pai era sapateiro, o que levou Andersen a ter dificuldades para se educar, mas os seus ensaios poéticos e o conto "Criança Moribunda" garantiram-lhe um lugar no Instituto de Copenhague. Escreveu peças de teatro, canções patrióticas, contos, histórias, e, principalmente, contos de fadas, pelos quais é mundialmente conhecido. Entre os contos de Andersen, destacam-se: O AbetoO Patinho FeioA Caixinha de SurpresasOs Sapatinhos VermelhosO Pequeno Cláudio e o Grande CláudioO Soldadinho de ChumboA Pequena SereiaA Roupa Nova do ReiA Princesa e a ErvilhaA Pequena Vendedora de FósforosA Polegarzinha, dentre outros.


1896 - Gregori Warchavchik, arquiteto modernista russo, radicado no Brasil (m. 1972).
Gregori I. Warchavchik (Odessa2 de abril de 1896 — São Paulo27 de julho de 1972) foi um dos principais nomes da primeira geração de arquitetos modernistas do Brasil. Chegou ao Brasil em 1923Naturalizado brasileiro, entre 1927 e 1928, projetou e construiu para si aquela que foi considerada a primeira residência moderna do país.


1910 - Chico Xavier, médium e divulgador do Espiritismo no Brasil (m. 2002)
1966 - Supla, cantor, ator e apresentador de televisão brasileiro, filho dos senadores Eduardo e Marta Suplicy.

Falecimentos

1791 - Mirabeau (conde de Mirabeau_, escritor e orador francês (n. 1749)
Honoré Gabriel Riqueti, conde de Mirabeau, (Bignon-MirabeauLoiret9 de Março de 1749 —Paris2 de Abril de 1791) foi um jornalistaescritorpolítico e grande orador parlamentar francês. Foi um destacado activista e teórico da Revolução Francesa, destacando-se pela sua retórica apaixonada e convincente, tanto oral como escrita, o que lhe mereceu o epíteto de L'orateur du peuple, ou seja O orador do povo. Teve uma vida aventurosa, que incluiu uma curta passagem pela diplomacia, em parte como agente secreto, múltiplas passagens pela prisão e pelo exílio, e uma vida amorosa complexa e apaixonada. Fez parte da Maçonaria e teve um papel relevante na Revolução Francesa, durante a fase inicial da qual foi um dos moderados que pretendia a transição para uma monarquia constitucional. A sua morte foi um dos factores que precipitou a queda da monarquia francesa. 
1872 - Samuel Morse, inventor do código Morse (n. 1791) > Abaixo, um manipulador radiotelegráfico, conhecido como picapau.


1983 - Clara Nunes, cantora e sambista brasileira, vítima de anafilaxia durante uma cirurgia nas varizes (n. 1943)

Feriados e eventos cíclicos

Eventos internacionais

Eventos regionais

Brasil

Aniversário do município de Jacarezinho
A construção da Igreja Matriz de Jacarezinho, assim como a pintura e decoração interna são um projeto desenvolvido pelo pintor Eugênio de Proença Sigaud, conhecido como "o pintor dos operários".  Nos anos 50, ele foi convidado por seu irmão, o bispo-diocesano D. Geraldo, para projetar e supervisionar as obras da Catedral Metropolitana de Jacarezinho (Norte do Paraná), para onde se muda com a família, passando a desenvolver não só o projeto arquitetônico, como também o projeto de decoração e pintura, criando nova polêmica por sua concepção avançada de arte, diante de uma sociedade ainda conservadora. 

Santo do dia







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.