sexta-feira, 6 de abril de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 7 de abril de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

7 de abril de 2012.
98º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 268 para acabar o ano.
Em 07/04/2002, morre o pintor e escultor ítalo brasileiro Bassano Vaccarini.
Bassano Vaccarini (San Colombano al Lambro, agosto de 1914 — Altinópolis, 7 de abril de 2002) foi um pintor, escultor e cenógrafo ítalo-brasileiro. Bassano Vaccarini nasceu em San Colombano al Lambro, Itália em 1914. Quando jovem já dava mostras de sua genialidade: foi escolhido melhor escultor jovem do ano de 1933. Participou da 2ª Guerra Mundial como paraquedista. Com o fim da guerra, veio ao Brasil, chegando no Rio de Janeiro em 1946. Na cidade de São Paulo ajudou a fundar o Teatro Brasileiro de Comédia, além de dirigir peças de teatro, produzir filmes e lecionar na FAU-USP. Posteriormente, em 1958, foi convidado pelo prefeito de Ribeirão Preto Costábile Romano a restaurar prédios da cidade. Sua aproximação com Altinópolis - cidade em que viveu até sua morte em abril de 2002 - se deu por volta de 1980, a convite do então prefeito Dr. Pio Antunes de Figueiredo. Enquanto trabalhou em Altinópolis, Vaccarini se empenhou em transformar a cidade em uma "galeria a céu aberto". Dentre inúmeras obras de arte, destaca-se a Praça das Esculturas, onde retrata e exalta, por meio de esculturas, o papel da mulher na sociedade.


Eventos históricos

  451 - Os Hunos tomam de assalto a cidade francesa de Metz.
Metz é uma cidade do nordeste da Françacapital da região de Lorena e do departamento de Mosela. Ela está localizada na confluência dos rios Mosela e Seille.  No início de 451Átila o Huno atravessou o Rio Reno e atacou diversas cidades da Gália. Metz foi atacada em 7 de abril. Os ataques de Átila culminariam com a Batalha dos Campos Cataláunicos. Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade foi palco de uma grande batalha. 





1795 - A convenção francesa estabelece o Sistema Métrico Decimal
Sistema Internacional de Unidades (sigla SI do francês Système international d'unités) é a forma moderna do sistema métrico e é geralmente um sistema de unidades de medida concebido em torno de sete unidades básicas e da conveniência do número dez. É o sistema mais usado do mundo de medição, tanto no comércio todos os dias e na ciência. O SI um conjunto sistematizado e padronizado de definições para unidades de medida, utilizado em quase todo o mundo moderno, que visa a uniformizar e facilitar as medições e as relações internacionais daí decorrentes. O antigo sistema métrico incluía vários grupos de unidades. O SI foi desenvolvido em 1960 do antigo sistema metro-quilograma-segundo, ao invés do sistema centímetro-grama-segundo, que, por sua vez, teve algumas variações. Visto que o SI não é estático, as unidades são criadas e as definições são modificadas por meio de acordos internacionais entre as muitas nações conforme a tecnologia de medição avança e a precisão das medições aumenta. O sistema tem sido quase universalmente adotado. As três principais exceções são a Myanmar, a Libéria e os Estados Unidos. O Reino Unido adotou oficialmente o Sistema Internacional de Unidades, mas não com a intenção de substituir totalmente as medidas habituais.

1831 - O imperador Pedro I do Brasil abdica em favor de seu filho, Dom Pedro de Alcântara, então com 5 anos de idade, e nomeia José Bonifácio de Andrada e Silva seu tutor.
A abdicação do Imperador Pedro I do Brasil, ocorreu em 7 de abril de 1831, em favor de seu filho D. Pedro de Alcântara, futuro D. Pedro II. O ato marcou o fim do Primeiro Reinado e o início do período regencial, no Brasil, e uma série de disputas em Portugal e oferecimentos dos tronos da Grécia e de Espanha, na Europa. Na manhã do mesmo dia o ex-Imperador embarca no navio inglês Warspite, acompanhado da Imperatriz D. Amélia e da filha, D. Maria, deixando no Brasil, além de Pedro II, as meninas D. Januária (com 9 anos), D. Paula (8 anos) e D. Francisca (7 anos), filhos de seu primeiro casamento; D. Amélia estava, então, grávida de três meses. A nau inglesa, contudo, não partiu para a Europa. Dias depois do embarque o ex-monarca transfere-se com a esposa para a fragata Volage, enquanto D. Maria segue na corveta francesa La Seine - estas sim partindo rumo à Europa. Como tutor do futuro imperador o monarca deixou José Bonifácio, com quem se reconciliara pouco tempo antes. Abaixo, o documento histórico, de próprio punho, em que D. Pedro I abdica do trono.
1948 – A Organização Mundial da Saúde é criada pelas Nações Unidas.
1969 - Data de nascimento simbólico da Internet: é publicada a RFC 1.

Nascimentos

1506 - São Francisco Xavier, fundador da Companhia de Jesus (m. 1552).

1613 - Gerhard Douw, pintor holandês (m. 1675).
1883 - Gino Severini, pintor italiano (m. 1966).
Gino Severini (Cortona7 de Abril de 1883 — Paris27 de fevereiro de 1966) foi um pintor e professor futurista italiano. Em 1899 o pintor, artista grafico e escultor italiano foi para Roma, a fim de frquentar aulas nocturnas na Villa Medici. Depois de um encontro decisivo com Giacomo Balla e Umberto Boccioni, começou a trabalhar como artista em 1901. Balla apresentou-o à técnica da cor dos Neo-Impressionistas. Gino Severini mudou-se para Paris em 1906, onde estudou os Impressionistas, fascinou-se pelas pinturas de Seurat e conheceu Signac. Além de Modigliani, Picasso, Braque e Gris, ele conheceu vários poetas e pensadores bem conhecidos do seu tempo. Marinetti e Boccioni convidaram-no a juntar-se ao Movimento Futurista. A 11 de Fevereiro de 1910, Severini assinou o ‘Manifesto do Futurismo’, tornando-se assim um dos co-fundadores deste estilo. Severini exibiu obras em 1912 nas exposições Futuristas em Paris, Londres e Berlim e desenvolveu relações entre Itália e França, tornando-se um dos principais canais entre seus colegas italianos e os novos desenvolvimentos na capital francesa. Entre 1924 e 1935, foram-lhe encomendados numerosos murais e mosaicos. Viveu uma vida excitante entre Roma e Paris e publicou textos teóricos e livros sobre arte. Severini foi galardoado com o Grande Prémio do Bienal em Veneza em 1950.



1889 - Gabriela Mistral, poetisa chilena (m. 1957).

1891 - Ole Kirk Christiansen, dinamarquês criador do Lego (m. 1958).
Almada Negreiros, pintor  e escritor português (m.1970).
José Sobral de Almada Negreiros GOSE (Trindade7 de Abril de 1893 — Lisboa15 de Junho de1970) foi um artista multidisciplinar, pintorescritorpoetaensaístadramaturgo e romancista português ligado ao grupo modernista. Também foi um dos principais colaboradores da Revista Orpheu. 


Billie Holiday, cantora norte-americana de jazz e blues (m. 1959).
1941 - Mussum, músico, ator e comediante brasileiro (m. 1994).
1950 - Marisa Letícia Lula da Silva, esposa do político brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.
1953 - Miriam Leitão, jornalista brasileira.
1964 - Fernando Pasini, pintor brasileiro.
Fernando Pasini é arquiteto e artista plástico brasileiro. Suas pinturas têm forte característica ilustrativa, tendo sido inspiradas a princípio em Roger Dean e posteriormente na arte de Tomie Ohtake e Manabu Mabe. O artista possui obras expostas no BrasilItáliaEspanhaPortugal,ChileArgentinaE.U.A. (particulares) e na embaixada do Brasil em El Salvador (Acervo).



1965 - Renata Ceribelli, jornalista brasileira.
1992 - Alexis Jordan, cantora e atriz norte-americana.

Falecimentos
1614 - El Greco (Domenikos Theotocopoulos), pintor grego (n. 1541)
Doménikos Theotokópoulos (em gregoΔομήνικος Θεοτοκόπουλος), mais conhecido como El Greco, ("O Grego (Fodele, Iráclio1541 — Toledo7 de abril de 1614) foi um pintorescultorarquiteto grego que desenvolveu a maior parte da sua carreira na Espanha. Assinava suas obras com o nome original, ressaltando sua origem. Nasceu em Creta, que naquela época pertencia à República de Veneza, e era um centro artísticopós-bizantino. Treinou ali e tornou-se um mestre dentro dessa tradição artística, antes de viajar, aos vinte e seis anos, para Veneza, como já tinham feito outros artistas gregos. Em 1570 mudou-se para Roma, onde abriu um ateliê e executou algumas séries de trabalhos. Durante sua permanência na Itália, enriqueceu seu estilo com elementos do maneirismo e da renascença veneziana. Mudou-se finalmente em 1577 para Toledo, na Espanha, onde viveu e trabalhou até sua morte. Ali, El Greco recebeu diversas encomendas e produziu suas melhores pinturas conhecidas. O estilo dramático e expressivo de El Greco foi considerado estranho por seus contemporâneos, mas encontrou grande apreciação no século XX, sendo considerado um precursor do expressionismo e do cubismo, ao mesmo tempo em que sua personalidade e trabalhos eram fonte de inspiração a poetas e escritores como Rainer Maria Rilke e Nikos Kazantzakis. El Greco é considerado pelo modernos estudiosos como um artista tão individual que não o consideram como pertencente a nenhuma das escolas convencionais. É mais conhecido por suas figuras tortuosamente alongadas e uso freqüente de pigmentação fantástica ou mesmo fantasmagórica, unindo tradições bizantinas com a pintura ocidental. Em sua época teve somente dois seguidores de seu estilo: o seu filho Jorge Manuel Theotokópoulos e Luis Tristán.


1938 - Suzanne Valadon, pintora francesa (n. 1867). Na primeira imagem, abaixo, ela serve de modelo para Toulouse Lautrec no quadro "A bebedora de Absinto". Na segunda, ela é retratada por Renoir. As demais imagens são de trabalhos da pintora.

Marie-Clémentine Valade, mais conhecida como Suzanne Valadon (Bessines-sur-Gartempe23 de setembro de 1867 – Paris7 de abril de 1938) foi uma pintora francesa pós-impressionista e personalidade marcante na cena artística parisiense no período que precede o cubismo. Foi garçonetedos cafés de Montmartre e acrobata, abandonando o circo para tornar-se modelo de RenoirPuvis de Chavannes e Toulouse-Lautrec. Iniciou-se, sob proteção de Edgar Degas, na pintura, no pastel e nodesenho, tornando-se, pouco tempo depois, a primeira mulher admitida na Société Nationale des Beaux-Arts. Suas primeiras obras datam de 1892 e 1893, destacando-se entre elas o retrato de Erik Satie, então seu amante. Sua produção será marcada inicialmente pela estética dos pintores de Pont-Aven, comoGauguin e Paul Sérusier, particularmente acentuada após a separação do marido, Paul Moussis, ocorrida em 1909. Passa então a dedicar-se exclusivamente à pintura, fortemente influenciada por Degas, Van Gogh e Matisse. Foi mãe do pintor Maurice Utrillo, conhecido tanto pelo estilo poético de suas narrativas dos subúrbios de Montmartre quanto por sua conturbada biografia, desde cedo marcada pelo alcoolismo.


1993 - Neusa Goulart Brizola, aos 71 anos, no Rio de Janeiro, sepultada em São Borja, sua cidade natal.
2007 - Leopoldina Barreto, escritora e pintora cabo-verdiana (saiba mais) Abaixo, foto e a imagem de uma de suas pinturas.

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

Igreja Católica

Internacional

Santo do dia






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.