domingo, 8 de abril de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 9 de abril de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

9 de abril de 2012.
100º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 266 dias  para acabar o ano.
Em 09/04/1916, morre o pintor Aurélio de Figueiredo, irmão de Pedro Américo.
Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo (Areia, 3 de agosto de 1856 — Rio de Janeiro, 9 de abril de 1916) foi um escultor, pintor, desenhista, caricaturista e escritor brasileiro. Era irmão mais jovem do pintor Pedro Américo. Sua mais célebre obra foi pintada em 1905 e intitulada A ilusão do terceiro reinado, que representa o baile da Ilha Fiscal, último grande evento do Império do Brasil. Também foi o autor da letra do hino da Paraíba. O Baile da Ilha Fiscal (abaixo), retratado por Aurélio de Figueiredo, foi o canto do cisne da monarquia brasileira, ocorreu no dia 9 de novembro de 1889, seis dias antes da Proclamação da República, em homenagem aos oficiais do navio chileno "Almirante Cochrane". Realizado na ilha Fiscal, no centro histórico do Rio de Janeiro, então capital do Império. O evento, que reuniu toda a sociedade do Império, oficialmente homenageava a oficialidade dos navios chilenos ancorados na Baía havia duas semanas. Mas, na verdade, comemorava as bodas de prata da princesa Isabel e do conde d´Eu. Além disso, a intenção do visconde de Ouro Preto, presidente do conselho de ministros, era de tornar inesquecível este baile, para reforçar a posição do Império, contra as conspirações republicanas. O dinheiro gasto por ele no baile, 250 contos de réis, foi retirado do ministério da Viação e Obras Públicas, e estaria destinado a socorrer flagelados da seca no Ceará. Além disso, este valor correspondia a quase 10% do orçamento previsto da Província do Rio de Janeiro para o ano seguinte. Estima-se que cerca de três a cinco mil pessoas participaram do baile, marcado pelo excesso e pela extravagância: a ilha foi enfeitada com balões venezianos, lanternas chinesas, vasos franceses e flores brasileiras. O movimento dos convidados era constante. Eles desciam das barcas a vapor e eram recepcionados por moças fantasiadas de fadas e sereias. O tilintar das taças de bebida se misturava aos risos e à música. Nunca se havia visto no Brasil tanto luxo. 



Em 09/04/1993, morre o pintor Augusto Rodrigues
Augusto Rodrigues (Recife, 21 de dezembro de 1913 — Resende, 9 de abril de 1993) foi um artista plástico e arte-educador brasileiro. Foi pintor, desenhista, gravador, ilustrador, caricaturista e fotógrafo. Foi o pioneiro na criação das escolinhas de arte para crianças no Brasil. Abaixo, uma caricatura feira por Augusto Rodrigues, reunindo a fina flor da música brasileira.

Eventos históricos

193 -  é proclamado Imperador Romano pelo exército na Ilíria, província balcânica
Lúcio Septímio Severo (em latimLucius Septimius Severus PertinaxLeptis Magna11 de abril de 145/6 – Iorque4 de fevereiro de 211), foi imperador romano de 193 a 211. Foi o primeiro cidadão oriundo de província, sem ascendentes romanos, a atingir o trono. Quando morreu foi proclamado Divus pelo senado. De ascendência púnica e berbere, Severo conseguiu situar-se na sociedade romana e até mesmo ter uma próspera carreira política e chegou a ser governador da Panônia. Após a morte do imperador Pertinax, os pretorianos venderam o trono do império a Dídio Juliano, um rico e influente senador. Contudo, desde o começo do seu reinado Juliano teve de enfrentar uma férrea oposição procedente do povo e o do exércitoAproveitando a debilidade do novo imperador, uma série de governadores de província entre os que se encontrava o próprio Severo, rebelaram-se. Com o fim de antecipar-se em relação a seus rivais na sucessão, Severo marchou contra Roma e depôs Juliano, que veio a ser executado por ordem do senado. Após uns anos de guerras civis nos quais teve de enfrentar com Pescênio Níger em Síria e aClódio Albino na Gália, Severo conseguiu consolidar o seu poder e fundar uma dinastia que perpetuariam os seus filhos, Geta e Caracala. Apesar de Geta ser assassinado pouco depois da morte do seu pai pelo seu irmão maior.
1913 - É aberto o primeiro parlamento da China em Beijing
1964 - Começo da vigência do Ato Institucional 1 (AI-1) na ditadura militar brasileira.

Eventos (d)esportivos

Nascimentos

1770 - T. J. Seebeck, físico estoniano, descobriu o efeito termoeléctrico (m. 1831).
Os termopares são dispositivos elétricos com larga aplicação para medição de temperatura. São baratos, podem medir uma vasta gama de temperaturas e podem ser substituídos sem introduzir erros relevantes. A sua maior limitação é a exatidão, uma vez que erros inferiores a 1 °C são difíceis de obter. Uma termopilha é o nome que se dá a um conjunto de termopares ligados em série. Um exemplo da aplicação de termopares e termopilhas pode ser a medição de temperaturas em linhas de gás. Thomas Johann Seebeck (Reval, 9 de Abril de 1770  Berlim, 10 de Dezembro de 1831) foi o físico responsável pela descoberta em 1821 do efeito termoeléctrico. Seebeck provem de uma abastada família germano-báltica de comerciantes em Reval (atualmente Tallinn, capital da Estónia). Formou-se em medicina em 1802, na Universidade de Göttingen, optado por física. Descobriu em 1821 o efeito termoeléctrico, uma junção de metais distintos que produz uma tensão eléctrica, cujo potencial depende dos materiais que a compõem e da temperatura a que se encontra. Conhecido como efeito Seebeck, explica o funcionamento do termopar.

1821 - Charles Baudelaire, poeta francês (m. 1867).
1912 - Amácio Mazzaropi, ator, diretor e comediante brasileiro (m. 1981).

1918 - Jørn Utzon, arquiteto dinamarquês (m. 2008).

Jørn Utzon (Copenhague9 de abril de 1918 — Copenhague, 29 de Novembro de 2008) foi um arquiteto dinamarquês, radicado na Finlândia, onde trabalhou com Alvar Aalto. Utzon tornou-se conhecido pelo projeto do Sydney Opera House, na Austrália. Na ocasião de sua morte, a Sydney Opera House, além de publicar um tributo a ele, reduziu a iluminação externa do edifício por uma hora. Além disso, a ponte do porto de Sydney teve suas bandeiras hasteadas a meio mastro na segunda-feira seguinte à sua morte.. Jørn Utzon conquistou o Prêmio Pritzker no ano de 2003.

1919 - Sérgio Bernardes, arquiteto brasileiro (m. 2002).
Sérgio Wladimir Bernardes (Rio de Janeiro9 de abril de 1919 – 15 de junho de 2002) foi um arquiteto brasileiro.  Graduado em 1948, trabalhou com Lucio Costa e Oscar Niemeyer no início de sua carreira, sendo autor de obras representativas como o projeto do pavilhão brasileiro na Feira Mundial da Bélgica em 1958, do Pavilhão de São Cristóvão, do Centro de Convenções de Brasília, do mastro da Bandeira Nacional de Brasília e do Hotel Tropical Tambaú em João Pessoa. Também concebeu um grande número de projetos encomendados por órgãos públicos, no entanto destacou-se por seus projetos residenciais. São dele os projetos de casas de muitas celebridades, como a do cirurgião plástico Ivo Pitanguy.
1926 - Hugh Hefner, empresário e publicitário norte-americano, fundador da revista Playboy.
1935 - Roberto Muylaert, jornalista brasileiro.
1954 - Joyce Pascowitch, jornalista brasileira.
1966 - Cynthia Nixon, atriz norte-americana.
Cynthia Nixon (Nova Iorque9 de Abril de 1966) é uma actriz americana, vencedora dos prémios Tony e Emmy. É famosa pela sua interpretação no papel de Miranda Hobbes nasitcom Sex and the City (19982004). A atriz tem dois filhos de um casamento que acabou em 2003 com o fotógrafo Danny Mozes.
1978 - Veronica Taylor, atriz norte-americana.
1990 - Kristen Stewart, atriz estadunidense.
Kristen Jaymes Stewart (Los Angeles9 de abril de 1990) é uma atriz norte-americana. Participou de filmes como Panic Room (brO Quarto do Pânico / ptSala de Pânico) e Twilight(Crepúsculo), onde conquistou fama no papel de Isabella Swan. Ela já atuou ao lado de atores como Jodie Foster,Sharon Stone, Dennis Quaid, Meg Ryan, entre outros. Em 2008, lançou a versão de Twilight, best-seller deStephenie Meyer, para o cinema, em que interpreta a personagem principal, Bella SwanO filme Crepúsculo estreou dia 19 de dezembro de 2008, já conhecido mundialmente pelo sucesso dolivro homônimo lançado anteriormente, filme em que ela atua com Robert Pattinson (também seu namorado).

Falecimentos

1553 - François Rabelais, escritor francês

1626 - Sir Francis Bacon, filósofo, ensaísta e estadista inglês
1959 - Frank Lloyd Wright, arquiteto norte-americano (n. 1867)
Frank Lloyd Wright (Richland Center8 de junho de 1867 — Phoenix9 de abril de 1959) foi um arquitetoescritor e educador estadunidense de ascendência galesa. Um dos conceitos centrais em sua obra é o de que o projeto deve ser individual, de acordo com sua localização e finalidade. No início de sua carreira, trabalhou com Louis Sullivan, um dos pioneiros em arranha-céus da Escola de Chicago. Responsável por mais de mil projetos, dos quais mais de quinhentos construídos, Wright influenciou os rumos da arquitetura moderna com suas ideias e obras e é considerado um dos arquitetos mais importantes do século XX.  Wright escreveu vinte livros, muitos artigos, era um palestrante popular nos Estados Unidos e Europa e grandemente reconhecido ainda em vida. Cheia de acontecimentos dramáticos, frequentemente fatos de sua vida pessoal apareciam nas manchetes dos jornais, dentre os quais os mais notáveis foram o incêndio e assassinatos de 1914 em sua residência de verão, Taliesin East. O American Institute of Architects postumamente conferiu a Wright em 1991 o título de "Maior arquiteto americano de todos os tempos.

2004 - Lélia Abramo, atriz brasileira (n. 1911).
Lélia Abramo (São Paulo8 de fevereiro de 1911 — São Paulo, 9 de abril de 2004) foi uma importante atriz e militante ítalo-brasileira. Sua militância política custou-lhe a carreira televisiva, pois passou a ser ignorada pela Rede Globo, em razão de ter assumido a presidência do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de São Paulo, a partir de 1978, tendo sido a primeira chapa de oposição a tornar-se vitoriosa dentro do período iniciado pela ditadura militar brasileira de 1964. Esta eleição ganhou as principais páginas dos jornais paulistas da época, apesar da intensa censura, tendo como seus companheiros de diretoria Renato Consorte, Dulce Muniz, Cláudio Mamberti, Robson Camargo, entre outros. A editora da Fundação Perseu Abramo lançou sua autobiografia em 1997, intitulada Vida e Arte - Memórias de Lelia AbramoAntonio Candido descreve Lélia Abramo como uma atriz que "nunca vergou a espinha, nunca sacrificou a consciência à conveniência e desde muito jovem se opôs à injustiça da sociedade. Que sempre rejeitou as vias sinuosas e preferiu perder empregos, arriscar a segurança, sofrer discriminações para poder dizer a verdade e agir com seus pontos de vista…" (prefácio de Vida e ArteMorreu em 9 de abril de 2004, aos 93 anos, vítima de uma embolia pulmonar.

Feriados e eventos cíclicos

Santo do dia





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.