segunda-feira, 9 de abril de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 10 de abril de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

10 de abril de 2012.
101º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 265 para acabar o ano.

Eventos históricos
1808 - Napoleão oferece a coroa da Espanha a seu irmão, José. A entronização de José Bonaparte na Espanha teve tudo a ver com o projeto de Napoleão de invadir Portugal e trouxe como consequência a fuga da família real para o Brasil.
O governo português possuía relações privilegiadas com a Inglaterra, depois da assinatura do Tratado de Methuen, em 1703, e ainda graças à velha Aliança que vinha dos tempos da Dinastia de Avis. Portugal tinha então a Inglaterra como principal parceira para seus negócios. Pressionados por Napoleão, os portugueses não tiveram escolha: como não podiam abdicar os negócios com a Inglaterra, não participaram do Bloqueio Continental. Insatisfeito com a decisão portuguesa, o exército francês começou a dirigir-se a Portugal. Napoleão forçara uma Aliança, sob a forma do Tratado de Fontainebleau com a Casa Real Espanhola (onde veio a forçar a abdicação do trono de Carlos IV para o seu irmão, José Bonaparte) para a Invasão de Portugal, apesar de se saber que havia já planos anteriormente delineados para conquistar tanto Portugal, como Espanha. A ideia era a de dividir Portugal em três reinos distintos: 1) Lusitânia Setentrional, a ser governado pela filha de Carlos IV, Maria Luísa; 2) Algarves, a ser governado por Manuel de Godoy com o título de rei; 3) O resto do país, a ser administrado diretamente pela França Imperial até ao fim da GuerraNesse sentido, realizaram-se três expedições militares a Portugal, conhecidas em Portugal pelo nome de Invasões Francesas. Numa jogada de antecipação estratégica, pensada e planeada para evitar que a Família Real portuguesa fosse aprisionada e obrigada a abdicar, como virá a acontecer com Fernando VII e Carlos IV de Espanha, e sabendo-se que o Brasil era considerado, na época, a pérola da coroa portuguesa, toda a corte portuguesa, incluindo o príncipe-regente D. João VI, saiu para o Brasil, instalando o governo português no Rio de Janeiro em 1808, tornando-a capital do que vem a ser um sonhado Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1816-1826), que o rei acalentou e para o qual institui um nova bandeira com a esfera armilar.

Eventos musicais

1965 - É gravado no Teatro Paramount, em São Paulo, o show que deu origem à trilogia 2 na Bossa, com Elis Regina e Jair Rodrigues.

1970 - Paul McCartney anuncia, durante uma entrevista, o fim dos Beatles. Abaixo, o cantor Paul McCartney, que fez o anúncio, e a artista plástica Yoko Ono, para sempre marcada como o pivô que levou os Beatles à extinção. 

Nascimentos

1918 - Cornell Capa, fotógrafo norte-americano (m. 2008).




1932 - Omar Sharif, ator egípcio. O filme de sua vida foi "Doutor Jivago", baseado no romance de Boris Pasternak de mesmo nome, cuja trama se passa durante a Revolução Russa de 1917, e fala do amor entre Yuri Jivago, um jovem médico aristocrata e Lara Antipova, uma enfermeira plebéia.






1959 - Gugu Liberato, apresentador de TV e empresário brasileiro.
1973 - Roberto Carlos, futebolista brasileiro.
1979 - Sophie Ellis-Bextor, cantora inglesa.
1982 - Chyler Leigh, atriz norte-americana,  mais conhecida por sua interpretação de Dr. Lexie Grey na série de televisão Grey's Anatomy. 

Falecimentos

1882 - Dante Gabriel Rossetti, um dos fundadores da Irmandade Pré-Rafaelita (n. 1828).

Dante Gabriel Rossetti (Londres12 de Maio de 1828 — Birchington-on-Sea10 de Abril de 1882), originalmente Gabriel Charles Dante Rossetti, foi um poetailustrador e pintor inglês de origem italiana. Devido à sua preferência pela poesia medieval e em especial pela obra de Dante, Rossetti muda a ordem dos seus nomes e passa a usar Dante em primeiro lugar. Fundou, juntamente com John Everett Millais e William Holman Hunt, em 1848, a Irmandade Pré-Rafaelita, um grupo artístico entre o espírito revivalista do romantismo e as novas vanguardas do século XX. Rossetti também escrevia poemas para seus quadros, como "Astarte Syraica". Como designer, trabalhou com William Morris para produzir imagens para vitrais e decorações. Como ilustrador, Rossetti produziu poucas trabalhos, mas que tiveram influência duradoura sobre ilustradores do século XIX e XX. Fez ilustrações para Moxon TennysonAllingham e para os livros de poesia de sua irmã Christina Rossetti.

1911 - Mikalojus Konstantinas Čiurlionis, pintor e compositor lituano (n. 1875).
Mikalojus Konstantinas Čiurlionis (Varėna22 de setembro de 1875 – Pustelnik (Marki), próximo a Varsóvia10 de abril de 1911) foi um prolífico pintor e compositor lituano, tendo criado durante seus 35 anos de vida aproximadamente 300 pinturas (das quais a maior parte encontra-se exposta no Museu Nacional de Arte M. K. Čiurlionis, em Kaunas) e 250 peças musicais. Suas obras exerceram profunda influência na cultura lituana moderna. Mikalojus era o mais velho dos nove filhos do músico Konstantinas Čiurlionis (1846-1914). Em 1878 a família muda-se para Druskininkai, onde Konstantinas torna-se organista da cidade. Entre 1889 e 1893, Mikalojus Čiurlionis toma aulas de música na orquestra-escola do príncipepolonês Michał Ogiński em Plungė. Com o apoio do príncipe, em 1894 muda-se para Varsóvia onde tem aulas de piano e composição no conservatório da cidade. Entre seus professores desse período, que se estendeu até 1899, encontra-se Zygmunt Noskowski. Entre 1901 e 1902aprimorou-se musicalmente no Conservatório de Leipzig com Carl Reinecke e Salomon Jadassohn. Foi nessa época que começou a se interessar pela pintura, até que em 1904 inicia suas aulas de desenho na escola de belas-artes de Varsóvia.Čiurlionis foi participante e um dos principais colaboradores da Primeira Exposição de Arte Lituana de 1907 em Vilnius. Foi também um dos dezenove fundadores da União de Artes da LituâniaInternado em diversos hospitais sofrendo problemas psicológicos, veio a falecer em 1911 vítima de pneumonia. Está enterrado no Cemitério Rasos de Vilnius. Čiurlionis acreditava ser um sinesteta: percebia cores na música e vice-versa. Muitas de suas pinturas carregam o nome de formas musicais, como sonata, fuga e prelúdio.





1919 - Emiliano Zapata, revolucionário mexicano (n. 1879). Sua figura inspirou artistas em murais e telas.
1967 - Viriato Correia, jornalista e escritor brasileiro, membro da ABL (n. 1884).
1985 - Cora Coralina, escritora brasileira (n. 1889).







Feriados e eventos cíclicos

Aniversários de cidades

Colinas - MA - Brasil

  • Parnarama - MA - Brasil
  • Riozinho - RS - Brasil
Baixo Guandu - ES - Brasil









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.