quinta-feira, 19 de abril de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 20 de abril de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

20 de abril de 2012.
111º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 255 dias  para acabar o ano.
Em 20/04/1893, nasce Joan Miró, pintor espanhol (m. 1983), que buscou aproximar a técnica convencional à arte naïf (primitiva).
Joan Miró i Ferrà (Barcelona, 20 de abril de 1893 — Palma de Maiorca, 25 de dezembro de 1983) foi um importante escultor e pintor surrealista catalão. Quando jovem frequentou a Escola de Belas Artes da capital catalã e a Academia de Gali. Em 1919, depois de completar os seus estudos, visitou Paris, onde entrou em contacto com as tendências modernistas como os fauvismo e dadaísmo. No início dos anos 20, conheceu o fundador do movimento em que trabalharia toda a vida, André Breton, entre outros artistas surrealistas. A pintura O Carnaval de Arlequim, 1924-25, e Maternidade, 1924, inauguraram uma linguagem cujos símbolos remetem a uma fantasia naïf, sem as profundezas das questões psicanalistas surrealistas. Participou na primeira exposição surrealista em 1925. Em 1928, viajou para a Holanda, tendo pintado as duas obras Interiores holandeses I e Interiores holandeses II. Em 1937, trabalhou em pinturas-mural e, anos depois, em 1941, concebeu a sua mais conhecida e radiante obra: Números e constelações em amor com uma mulher. Mais tarde, em 1944, iniciou-se em cerâmica e escultura. Em suas obras, principalmente nas esculturas, utiliza materiais surpreendentes, como a sucata. Três anos depois, rumou pela primeira vez aos Estados Unidos. Já nos anos seguintes; durante um período muito produtivo, trabalhou entre Paris e Barcelona. No fim da sua vida reduziu os elementos de sua linguagem artística a pontos, linhas, alguns símbolos e reduziu a cor, passando a usar basicamente o branco e o preto, ficando esta ainda mais naïf.





Em 20/04/1926, morre o pintor João Batista da Costa, que foi diretor da Escola Nacional de Belas Artes.
João Batista da Costa (Itaguaí, 24 de novembro de 1865 — Rio de Janeiro, 20 de abril de 1926) foi um pintor e ilustrador brasileiro. Filho de Francisco José da Costa e Emília da Costa. Depois de uma infância pobre passada no Asilo de Meninos Desvalidos, no Rio de Janeiro, Batista da Costa ingressou em 1885 na Academia Imperial de Belas Artes, com o apoio do Barão de Mamoré, Ministro do Império.
Em 1894, conquistou com o quadro Em repouso o Prêmio de Viagem à Europa na primeira Exposição Geral de Belas Artes do período republicano. Seguiu em 1896 para Paris, onde estudou na Academia Julian. Retornando ao Brasil em 1898, expôs na Casa Postal, no Rio de Janeiro, apresentando sua produção européia. Em 1900, ganhou medalha de ouro de segunda classe na Exposição Geral de Belas Artes. Em 1904, recebeu a medalha de ouro de primeira classe com o quadro Fim de jornadaCasou no Rio de Janeiro, em 23 de setembro de 1905 com Noêmi Gonçalves Cruz, filha do Bento Gonçalves Cruz, irmã do também médico e sanitarista Osvaldo Cruz. Tiveram quatro filhos. A partir de 1906, foi professor na Escola Nacional de Belas Artes, instituição que dirigiu a partir de 1915 e onde trabalhou até sua morte.





Em 20/04/1962, nasce o pintor franco brasileiro Henrique Tribolet.
Henrique Tribolet (Rio de Janeiro, 20 de abril de 1862 --- Rio de Janeiro, 1908) foi um pintor e desenhista franco-brasileiro. Foi aluno e companheiro do paisagista italiano Nicola Facchinetti, a quem deve toda sua excelente formação artística. Tal como seu mestre, deixou muitos quadros em pequeno formato. O tema principal de sua obra é a paisagem. Participou do salão da Escola Nacional de Belas Artes em 1896, através da exposição de seis trabalhos: Cascata grande (Tijuca), Panorama da Boa Vista (Tijuca), Trecho da Tijuca, Vista da fábrica de chitas, Tanjerinas e Lagoa Rodrigo de Freitas. No acervo do Museu Nacional de Belas Artes, encontra-se um óleo de sua autoria intitulado simplesmente Marinha, datado e assinado em 1896 (inventário nº 2753).

Em 20/04/1944, nasce o pintor paulista Martins de Porangaba.
José Carlos de Porangaba Martins (Porangaba, Brasil, 20 de abril de 1944), mais conhecido como Martins de Porangaba, é um pintor, desenhista e gravador brasileiro. Sua obra está representada em numerosas instituições tais como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea de Campinas, Centro Cívico de Santo André, Divisão de Museus e Arquivos Históricos de Taubaté, Pinacoteca Sambra, Pinacoteca da Prefeitura de Piracicaba, Pinacoteca do Brazilian-American Cultural Institute, Spor 1 Gallery Remisen Brande Dinamarca, Fórum Distrital de Porangaba e em numerosas coleções particulares no Brasil, Alemanha, China, Espanha, França, Inglaterra, Panamá, Portugal, Suíça, Estados Unidos da América, Venezuela, Dinamarca.




Eventos históricos

1233 - O Papa Gregório IX edita duas Bulas que marcam o início da Inquisição, instituição da Igreja Católica Romana que perseguiu, torturou e matou vários dos seus inimigos, ou quem esta entendesse como inimigo (conhecidos como hereges). Justa ou injustamente, seu nome está relacionado com a intolerância.
O Papa Gregório IX, nascido Ugolino di Anagni (Anagni, ca. 1160 — Roma22 de Agosto de1241) foi Papa de 1227 a 1241. Filho do conde de Segni e parente do Papa Inocêncio III, estudou direito em Paris e Bolonha. Feito cardeal em 1198, tornou-se cardeal-bispo de Óstia em 1206. Foi um importante incentivador dos dominicanos e dos franciscanos, tendo sido amigo pessoal do próprio São Francisco de Assis. Organizou a Inquisição Pontifícia com o objectivo de reprimir as heresias, com a promulgação da bula "Licet ad capiendos" em 20 de abril de 1233. Canonizou S. Francisco de AssisS. Domingos de Gusmão e Santo António de Lisboa. Fundou a Santa Inquisição. Pensa-se que o Papa Gregório IX foi visitado pelo Anjo Gabriel, que lhe disse que uma praga demoníaca estava próxima e, só convertendo toda a costa de África do Norte ao Cristianismo é que impediriam tal guerra. Está sepultado na Basílica de São Pedro, na Cidade do Vaticano.
1902 - Pierre e Marie Curie anunciam o refino do cloreto de rádio, sem, no entanto, o purificarem até obter o elemento isolado (embora eles acreditassem tê-lo feito).

Nascimentos

1586 - Santa Rosa de Lima, religiosa peruana e padroeira do Peru e da América (m. 1617).
1840 - Odilon Redon, pintor simbolista e artista gráfico francês (m. 1916).

Bertrand-Jean Redon, conhecido como Odilon Redon (Bordeaux20 de abril de 1840 — Paris6 de julho de 1916) foi um pintor e artista gráfico francês, considerado o mais importante dos pintores doSimbolismo, por ser o único que soube criar uma linguagem plástica particular e original. Redon foi um dos membros mais destacados do movimento simbolista, cujas bases teóricas foram definidas pelos manifestos do poeta Mallarmé e pela estética romântica. Diferente da obra de seus colegas, a sua chegou aos limites da sugestão e da abstração, e pode-se dizer que, tanto formal quanto conceitualmente, chegou, de modo visionário, perto da futura vanguarda surrealistaSua iniciação teve mais a ver com a arte gráfica do que com a pintura. De fato, Redon aprendeu as técnicas da gravura com Bresdin, influenciado pela obra de Doré. Como pintor, interessou-se pelas paisagens da Escola de Barbizon e pela obra de Rembrandt. Em 1884 fundou com Gauguin e Seurat o Salon des Indépendants (ou Salão dos Independentes) e também participou das exposições do grupo Le XX, em Bruxelas. A partir de 1890 relacionou-se com os poetas simbolistas Mallarmé e Huysmans. O marchand Durand-Ruel, interessado em sua obra, propôs uma exposição individual. A técnica mais utilizada por Redon era o pastel, que lhe permitia trabalhar as cores com texturas diferentes e bastante mescladas. Seu mundo de visões e sonhos, povoado de criaturas estranhas e às vezes monstruosas, fascinou os jovens do grupo nabis e influenciou significativamente os surrealistas. Suas gravuras são ricas com uma visão muito pessoal de um universo de sonho. Ele mesmo declarou, "...deixo livre a minha imaginação no sentido de utilizar tudo o que a litografia pode me oferecer. Cada uma das muitas peças é o resultado de uma procura apaixonada do máximo que pode ser extraído da conjugação do uso do lápis, papel e pedra".


1845 - José Maria da Silva Paranhos Júnior, Barão do Rio Branco (m. 1912).
1884 - Augusto dos Anjos, poeta brasileiro (m. 1914).

1889 - Adolf Hitler, führer alemão (nascido na Áustria) (m. 1945). Antes de ser político também um pintor por simples amadorismo.
Adolf Hitler (Braunau am Inn20 de abril de 1889 — Berlim30 de abril de 1945), por vezes em português Adolfo Hitler, foi o líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães  (em alemão Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei, NSDAP), também conhecido por Partido Nazi, uma abreviatura do nome em alemão (Nationalsozialistische), sendo ainda oposição aos sociais-democratas, osSozi. Hitler se tornou chanceler e, posteriormente, ditador alemão. Era filho de um funcionário dealfândega de uma pequena cidade fronteiriça da Áustria com a Alemanha. As suas teses racistas e anti-semitas, assim como os seus objectivos para a Alemanha ficaram patentes no seu livro de 1924, Mein Kampf (Minha luta) . Documentos apresentados durante o Julgamento de Nuremberg indicam que, no período em que Adolf Hitler esteve no poder, grupos minoritários considerados indesejados - tais como Testemunhas de Jeováeslavospolonesesciganoshomossexuaisdeficientes físicos e mentais, e judeus - foram perseguidos no que se tornou conhecido como Holocausto. A maioria dos historiadores admite que a maior parte dos perseguidos foi submetida a Solução Final, enquanto certos seres humanos foram usados em experimentos médicos ou militares.

1915 - Aurora Miranda, atriz brasileira, irmã de Carmen Miranda (m. 2005).
1947 - Mário Cravo Neto, fotógrafo brasileiro (m. 2009).
Mário Cravo Neto (Salvador20 de abril de 1947 - Salvador, 9 de agosto de 2009) foi um fotógrafo e escultor brasileiro. Filho do escultor Mário Cravo Júnior, viveu em Nova Iorque entre 1968 e 1970, onde estudou na Art Student League. Participou da Bienal Internacional de São Paulo em 1971, 1973, 1975, 1977 e 1983 e recebeu diversos prêmios nacionais de fotografia. Sua obra faz referências à sua cidade natal e faz parte do acervo de diversos museus como o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e o Stedelijk Museum em Amsterdã, entre outros. Colaborou com as revistas Popular Photography e Câmera 35 e publicou onze livros.



1949 - Jessica Lange, atriz estadunidense.
1972 - Carmen Electra, modelo e atriz norte-americana.
Tara Leigh Patrick (Sharonville20 de abril de 1972) (nome artístico: Carmen Electra), é umamodeloatriz e cantora dos Estados Unidos. Sua mãe era cantora e seu pai guitarrista. Ex-coelhinha da Playboy e Pussycat Dolls, já foi casada com ex-jogador de basquete Dennis Rodman, matrimônio que durou algumas semanas. Casou-se ainda com Dave Navarro, ex-guitarrista das bandas Red Hot Chili Peppers e Jane's Addiction, união que teve até documentário feito pela MTV.Já trabalhou em filmes de comédia como o típico besteirol americano Universidade do Prazer e em comédias como Doze é DemaisEpic Movie, atuando como Mística e Dirty Love. No jogo Def Jam - Fight for NY, foi considerada como um dos personagens principais do elenco além, da mais ousada personagem feminino.
1983 - Miranda Kerr, modelo australiana.
Segundo a revista Forbes, Miranda Kerr foi, em 2007, a 10ª modelo mais bem paga do mundo, com ganhos estimados em 3,5 milhões de dólares. Em 2008 e 2009 subiu para a 9ª posição, com 3 e 4 milhões de ganhos anuais, respectivamente 

Falecimentos

1902 - Sousândrade, poeta brasileiro, criador da bandeira do Maranhão (n. 1833).
Joaquim de Sousa Andrade, mais conhecido por Sousândrade (Guimarães9 de julho de 1832 — São Luís21 de abril de 1902) foi um escritor epoeta brasileiro. Formou-se em Letras pela Sorbonne, em Paris, onde fez também o curso de engenharia de minas. Republicano convicto e militante, transfere-se, em 1870, para os Estados Unidos. Publicou seu primeiro livro de poesia, Harpas Selvagens, em 1857. Viajou por vários países até fixar-se nos Estados Unidos em 1871, onde publicou a obra poética O Guesa, em que utiliza recursos expressivos, como a criação de neologismos e de metáforas vertiginosas, que só foram valorizados muito depois de sua morte, sucessivamente ampliada e corrigida nos anos seguintes. No período de 1871 a 1879 foi secretário e colaborador do periódico O Novo Mundo, dirigido por José Carlos Rodrigues em Nova York (EUA). De volta ao Maranhão, aderiu com entusiasmo ao golpe de 1889. Em 1890 foi presidente da Intendência Municipal de São Luís. Realizou a reforma do ensino, fundou escolas mistas e idealizou a bandeira do Estado, garantindo que suas cores representassem todas as raças ou etnias que construíram sua história. Foi candidato a senador, em 1890, mas desistiu antes da eleição. No mesmo ano foi presidente da Comissão de preparação do projeto da Constituição Maranhense. Morreu em São Luís, abandonado, na miséria e considerado louco. Sua obra foi esquecida durante décadas. Resgatada no início da década de 1960, pelos poetas Augusto e Haroldo de Campos, revelou-se uma das mais originais e instigantes de todo o nosso Romantismo, precursora das vanguardas histórica.

1993 - Cantinflas, comediante mexicano (n. 1911).

Feriados e eventos cíclicos

Roma antiga: Festival de Pales, deusa pastoral dos bosques e dos campos.

Anjo do dia

Santos do dia





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.