quarta-feira, 11 de abril de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 12 de abril de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

12 de abril de 2012.
103º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 263 para acabar o ano.
Em 12/04/1921,nasce o artista plástico polonês, radicado no Brasil, Frans Kraikberg.

Frans Krajcberg (Kozienice, 12 de abril de 1921) é um pintor, escultor, gravador e fotógrafo, artista plástico nascido na Polônia e naturalizado brasileiro. Durante a Segunda Guerra Mundial (1938-1945) em 1939, Krajcberg buscou refúgio na União Européia, onde estudou engenharia e artes na Universidade de Intgrad. Residiu na Alemanha prosseguindo seus estudos na Academia de Belas Artes de Stuttgart. Chegou ao Brasil em 1948, vindo a participar da oitava Bienal de São Paulo, em 1951. Durante a década de 1940 o seu trabalho era abstrato. De 1948 a 1954 viveu entre as cidades de Paris, Ibiza e Rio de Janeiro, onde produziu os seus primeiros trabalhos fruto do contato direto com a natureza. Na década de 1950 morou em uma caverna no Pico da Cata Branca, região de Itabirito, no interior de Minas Gerais. Ali na região, à época, era conhecido como o barbudo das pedras, uma vez que vivia solitário, sem conforto, tomando banho no rio vizinho, enquanto produzia, incessantemente, gravuras e esculturas em pedra. Em 1964, executou as suas primeiras esculturas com madeiras de cedros mortas. Realizou diversas viagens à Amazônia e ao Pantanal Matogrossense, fotografando e documentando os desmatamentos, além de recolher materiais para as suas obras, como raízes e troncos calcinados. Na década de 1970 ganhou projeção internacional com as suas esculturas de madeira calcinada. A sua obra reflete a paisagem brasileira, em particular a floresta amazônica, e a sua constante preocupação com a preservação do meio-ambiente. Atualmente, o artista tem se dedicado à fotografia. Krajcberg está radicado desde 1972 no sul da Bahia, onde mantém o seu ateliê no Sítio Natura, no município de Nova Viçosa. Chegou ali o convite do amigo e arquiteto Zanine Caldas, que o ajudou a construir a habitação: uma casa, a sete metros do chão, no alto de um tronco de pequi com 2,60 metros de diâmetro. À época Zanine sonhava em transformar Nova Viçosa em uma capital cultural e a sua utopia chegou a reunir nomes como os de Chico Buarque, Oscar Niemeyer e Dorival Caymmi. Vive hoje num sítio, uma área de 1,2 km², um resquício de Mata Atlântica e de manguezal, o artista plantou mais de dez mil mudas de espécies nativas. O litoral do município é procurado, anualmente, no inverno, por baleias-jubarte. No sítio, dois pavilhões projetados pelo arquiteto Jaime Cupertino, abrigam atualmente mais de trezentas obras do artista. Futuramente, com mais cinco construções projetadas, ali se constituirá o Museu que levará o nome do artista. (Wikipedia)





Eventos históricos

1609 - Os Países Baixos (Holanda/Bélgica) recuperam a independência da Espanha.
No reinado de Carlos V, Sacro Imperador Romano e rei da Espanha, a região era parte dasDezessete Províncias dos Países Baixos, abrangendo a maior parte do que hoje é a Bélgica. À proclamação da independência (União de Utrecht1579; abjuração da soberania espanhola, 1581), no reinado de Filipe II, seguiu-se a guerra de independência. A assinatura, sob Filipe IV, do Tratado de Münster pôs fim à Guerra dos Oitenta Anos. O império espanhol reconheceu a República Holandesa dos Países Baixos Unidos, governados pela casa de Orange-Nassau e os Estados Generais, que anteriormente foram uma província do império espanhol. Os Países Baixos tornaram-se assim a primeira nação europeia a assumir uma forma de governo republicana. Ainda que o novo Estado exercesse autonomia apenas sobre as províncias do norte, a República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos desenvolveu-se e tornou-se uma das mais importantes potências navais e econômicas do século XVII. Neste período, conhecido como o Século de Ouro, os Países Baixos estenderam suas redes comerciais por todo o planeta, estabelecendo colônias em lugares tão distantes quanto Java e o nordeste brasileiro (Brasil holandês).


1633 - Galileu é condenado pela inquisição por heresia.

1861 - Início da Guerra Civil Americana.
1961 - O cosmonauta soviético Yuri Gagarin torna-se o primeiro homem no espaço.
1981 - O ônibus espacial norte-americano Columbia faz seu primeiro vôo.

Nascimentos

1666 - Pierre Le Gros, o Jovem, escultor francês (m. 1719).
Pierre Le Gros, o Jovem (Paris12 de abril de 1666 - Roma3 de maio de 1719), também conhecido como Pierre Le Gros II ou Pierre Legros, foi um escultor francês que trabalhou principalmente em Roma, realizando diversas obras importantes para clientes eclesiásticos, em especial os jesuítas e dominicanos. Le Gros pertenceu à escola barroca de escultura, e seu estilo, fiel à escola, mostra um notável dinamismo e dramaticidade, enquadrando-se ademais na filosofia da Contra-Reforma para as artes, que era a diretriz adotada pelo clero católico, ao qual serviu, para a decoração de seus locais de culto. Tal diretriz procurava em essência usar a arte para a propaganda da fé e da Igreja institucionalizada, representando temas sobre as vidas dos santos e mártires, e sobre os princípios fundamentais da doutrina, sempre didaticamente e com um apelo direto à emoção, buscando maravilhar o devoto em composições grandiloquentes instaladas em ambientações suntuosas. Mesmo sendo francês de nascimento, sua arte é mais adequadamente estudada dentro da história da escultura italiana, pela qual foi mais influenciado e para a qual deu a sua mais importante contribuição, do que da francesa. No apogeu de sua carreira foi o escultor mais procurado pela elite eclesiástica romana, sendo louvado como um artista de gênio, mas no fim da vida, por vários motivos, teve de procurar outros mercados. Deixou algumas peças no norte da Itália e na França, todas também de qualidade. Hoje é tido como o principal nome da escultura barroca italiana das primeiras décadas do século XVIII

1827 - Padre Francisco de Paula Victor, 1º negro a ser ordenado padre no Brasil, Padre Victor (m. 1905).
1885 - Robert Delaunay, pintor abstraccionista francês (m. 1941).
Robert Delaunay (12 de abril de 1885 - 25 de outubro de 1941) era um artista francês que usava o abstracionismo e o cubismo em seu trabalho. 
1933 - Montserrat Caballé, soprano espanhola.
Shannen Doherty, atriz norte-americana.
Shannen Maria Doherty (Memphis12 de abril de 1971) é uma atriz estadunidense/norte-americana, célebre por suas participações nas séries Beverly Hills, 90210 (1990-1994) e como a personagem Prue Halliwell em Charmed (1998–2001). 





1979 - Jennifer Marie Morrison, atriz estadunidense.

1994 - Saoirse Ronan, atriz norte-americana.

Saoirse Clodagh Una Ronan (AFI[ˈsˠiːɾˠʃə], /'sircha/; Carlow12 de abril de 1994) é uma atrizirlandesaRonan fez sua estreia na televisão, com papéis nos dramas médicos The Clinic e Proof. Ela é a décima primeira pessoa mais jovem a ser indicada ao Oscar e a sétima mais jovem a ser indicada para Melhor Atriz Coadjuvante. Ronan recebeu várias indicações a prêmios por seu papel como o jovem Briony Tallis no filme Atonement (br: Desejo e Reparação). Saoirse atuou como Susie Salmon em 2009 na adaptação cinematográfica do romance The Lovely Bones (br: Um Olhar do Paraíso), pelo qual recebeu o prêmio Broadcast Film Critics Association Awards de melhor ator/atriz, e Lina Mayfleet em City of Ember (br: Cidade das Sombras). Seu último trabalho foi como Sophie em The High Yell.

Falecimentos

2009 - Francisco Stockinger, escultor, gravurista e chargista austríaco naturalizado brasileiro (n. 1919).
Francisco Stockinger (Traun7 de agosto de 1919 — Porto Alegre12 de abril de 2009), ditoXico Stockinger, foi um artista plástico, escritor e crítico literário austríaco naturalizadobrasileiro. Destacou-se como um dos maiores escultores do país, tendo sido também gravurista, pintor, fotógrafo, chargista e tapeceiro. 




Feriados e eventos cíclicos

  • Dia da Obstetriz e do Obstetra - Comemorado pelos participantes de classe no Brasil.
  • Dia da Intendência do Exército Brasileiro - Data comemorativa de um setor importante do Exército brasileiro.
  • Noite de Yuri, Dia do cosmonauta e Dia Internacional do Vôo do Homem ao Espaço - Data de celebração internacional, em homenagem a ida do primeiro homem ao espaço, o astronauta Yuri Gagarin - Proposto pela URSS e aceita pela ONU.
  • Roma Antiga: Começo do feriado romano da Cerealia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.