sexta-feira, 27 de abril de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 28 de abril de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

28 de abril de 2012.
118º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 247 para acabar o ano.
Em 28/04/2001, morre o pintor gaúcho, radicado no Rio de Janeiro, Carlos Scliar
Carlos Scliar (Santa Maria da Boca do Monte, RS, 21 de junho de 1920 — Rio de Janeiro, 28 de abril de 2001) foi um destacado desenhista, gravurista, pintor, ilustrador, cenógrafo, roteirista e designer gráfico judeu brasileiro. Participou constantemente de exposições no Brasil e em todos os centros artísticos mundiais, registrando sempre absoluto sucesso. Ativista social, engajou-se em vários movimentos, como o 1º Congresso da Juventude Democrática, na Tchecoslováquia e em manifestações brasileiras, seja produzindo cartazes, seja ilustrando livros e revistas. Gravurista por opção, apaixonou-se pela serigrafia, em cuja técnica desenvolveu várias séries. Aliás, uma das importantes características de Carlos Scliar era a sua capacidade de inovar, buscando novos materiais que lhe servissem de base e técnicas as mais variadas, desde têmpera até o acrílico, passando pelas artes gráficas. Pintou quadros, mas também fez murais e até ilustrou vários bilhetes da Loteria Federal, premiados com sua arte. Em 1944, Scliar alistou-se voluntariamente como pracinha na FEB (Força Expedicionária Brasileira) e foi para os campos da Itália, lutar contra o nazismo. Veja obra completa

Eventos históricos

1768 - Provisão régia que reitera a obrigatoriedade do plantio de mandioca nas fazendas do Brasil, em função do número dos respectivos trabalhadores.
1927 - Travessia pioneira do oceano Atlântico Sul feita com o hidroavião 'Jahu', pilotado pelo Comandante João Ribeiro de Barros, cidadão brasileiro nascido em Jaú, estado de São Paulo.



1945 - Adolf Hitler casa-se com Eva Braun num bunker em Berlim. Era o prenúncio da derrota na Segunda Guerra Mundial, quando ambos se suicidaram.
    1945 - Benito Mussolini e a sua amante, Clara Petacci, são mortos por partigiani em Dongo, uma localidade do norte de Itália. A Itália já havia saído da guerra e Mussolini estava foragido.

    Nascimentos

    1842 - Gastão de Orleans, Conde d'Eu (m. 1922), casado com a Princesa Isabel, do Brasil.
    1855 - José Malhoa, pintor português (m. 1933).
    José Vital Branco Malhoa (Caldas da Rainha28 de Abril de 1855 – Figueiró dos Vinhos26 de Outubro de 1933) foi umpintordesenhista e professor português. Com apenas 12 anos entrou para a escola de Belas Artes. Em todos os anos ganhou o primeiro prêmio, devido às suas enormes faculdades e qualidade artísticas. Realizou inúmeras exposições, tanto em Portugal como no estrangeiro, designadamente em Madrid,Paris e Rio de Janeiro. Foi pioneiro do Naturalismo em Portugal, tendo integrado o Grupo do LeãoDestacou-se também por ser um dos pintores portugueses que mais se aproximou da corrente artística Impressionista. Foi o primeiro presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes e foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem de Santiago. Em 1933, ano da sua morte, foi criado o Museu de José Malhoa nas Caldas da Rainha. Abaixo, "O Emigrande", quadro leiloado no Brasil.
    1889 - António de Oliveira Salazar, político e estadista português (m. 1970), criador da ditadura do Estado Novo, que durou 41 anos.
    1931 - Nair Bello, atriz brasileira (m. 2007).
    1937 - Saddam Hussein, político e estadista iraquiano (m. 2006).
    Penélope Cruz, atriz espanhola.

    1991 - Aleisha Allen, atriz norte-americana.

    Falecimentos

    1945 - Benito Mussolini, jornalista e político italiano, fundador do fascismo, é morto pelos partigiani. (n. 1883)
    1992 - Francis Bacon, pintor britânico (n. 1909)
    Francis Bacon (28 de Outubro de 1909 - 28 de Abril de 1992) foi um pintor anglo-irlandês depintura figurativa. Foi descendente colateral de Francis Bacon, filósofo do Período Elisabetano. Seu trabalho é mais conhecido como audaz, austero, e frequentemente grotesco ou imagem de pesadelo. 
    2001 - Elisa Martins da Silveira, pintora brasileira (n. 1912)





    Feriados e eventos cíclicos

    Brasil

    Mitologia

    Internacional







    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.