segunda-feira, 2 de abril de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 3 de abril de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

3 de abril de 2012.
94º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 272 dias  para acabar o ano.
Em 03/04/1997, morre o pintor Sylvio Pinto
Sílvio Pinto da Silva (Rio de Janeiro, 17 de março de 1918 — Rio de Janeiro, 3 de abril de 1997) foi um pintor, cenarista e professor brasileiro. Recebeu seus primeiros estudos de pintura com seu pai, o pintor Bernardo Pinto da Silva (vulgo Pinto das Tintas, que dividia ateliê com o pintor Garcia Bento), e no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro. Conheceu e se aproximou de José Pancetti, Armando Viana, Manuel Santiago, Bustamante Sá, Milton Dacosta, Ado Malagoli, Tadashi Kaminagai, Yoshiya Takaoka, entre outros. Esta convivência foi fundamental para a sua formação como pintor. Participou do movimento artístico denominado Núcleo Bernardelli, no Rio de Janeiro, no início década de 1930, núcleo esse que incentivou o movimento modernista na então Capital da República. Em 1939, Pinto fez cenários para peças teatrais e alegorias de carnaval para escolas de samba do Rio de Janeiro. Em 1940 fundou o dirigiu no Jacarezinho, uma pequena escola de arte, gratuita, para crianças pobres. Em 1953-1954, viajou a Lisboa (Portugal), seguindo depois para Madrid e Sevilha (Espanha), logo alcançando Paris (França), onde fixou residência por todo o tempo do prêmio de viagem, obtido no Salão Nacional de Belas Artes. Em 1977 viajou aos Estados Unidos e realiza importante exposição internacional com suas obras. Em 1981 montou um atelier em Ellenville, onde permaneceu por alguns anos. Em 1985, entre o Rio de Janeiro e Ellenville, lança seu livro "Vida e Obra em depoimentos", escrito por seu grande amigo, o crítico e pintor brasileiro, Quirino Campofiorito. (Quanto vale um quadro de Sylvio Pinto?)



Em 03/04/1978, morre em Fortaleza o pintor Otacílio de Azevedo.

Otacílio de Azevedo (Redenção, 11 de fevereiro de 1892 — Fortaleza, 3 de Abril de 1978) foi um pintor, desenhista e poeta brasileiro membro da Academia Cearense de Letras e fundador da Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia. Nasceu na zona rural de Redenção e foi morar em Fortaleza em 1910, aos 14 anos. Começou nas artes plásticas como pintor de tabuletas de cinemas e de letreiros de lojas para tornar-se, com o passar do tempo, um dos grandes paisagistas de seu Estado. Trabalhou na loja Fotografia N. Olsen onde teve oportunidade de conhecer artistas plásticos e escritores cearenses da época, como Ramos Cotoco, Gérson Faria, Clóvis Costa, Paula Barros, Herman Lima, Quintino Cunha e muitos outros mais. A partir de então começou a desenvolver suas habilidades como pintor e poeta. Participou, juntamente com outros nomes cearenses, do Salão Regional realizado em Fortaleza no ano de 1924. Fundou em 1934 com Gérson Faria, Pretextato Bezerra e Clóvis Costa o primeiro ateliê de pintura na cidade. Figurou como sócio fundador do Centro Cultural de Belas Artes (CCBA) que tornou-se a Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), chegando a ser eleito vice-presidente da SCAP. Participou dos I, II e III Salões Cearenses de Pintura (Fortaleza - 1941, 1942 e 1944) e de vários Salões de Abril. Além de paisagista, Otacílio de Azevedo era grande retratista, sendo de sua autoria muitos dos retratos dos governadores do Estado do Ceará que se encontram expostos no palácio do Governo. É autor da obra Fortaleza Descalça, na qual apresenta, de modo interessante e bem humorado, traços biográficos dos artistas e escritores com quem conviveu.

Eventos históricos

1493 - Cristóvão Colombo é recebido em Barcelona pelos Reis Católicos após a viagem de descoberta da América.

1862 - É publicado o livro Os Miseráveis do escritor francês Victor Hugo.



Franklin Delano Roosevelt assume o 1º mandato, em 1937 assume o 2º, em 1941 assume o 3º e em 1944 o 4º mandato consecutivo como presidente dos EUA. Foi o único presidente dos EUA a ter mais de dois mandatos, em virtude de o país estar envolvido na Segunda Guerra Mundial, o que desaconselhava a troca de governo. Roosevelt era paraplégico e morreu assim que a guerra terminou.
1940 - Winston Churchill é nomeado chefe do Conselho de Defesa Britânico, durante a Segunda Guerra Mundial. Nessa ocasião, pronunciou a histórica frase: «Não tenho nada para oferecer além de sangue, labuta, suor e lágrimas. Diante de nós temos uma provação gravíssima. Temos diante de nós, muitos, muitos longos meses de luta e de sofrimento.»

1973 - Pela primeira vez é realizada uma chamada telefônica através de um telefone celular, realizada por Martin Cooper, gerente da Motorola.

Nascimentos

1921 - Maria Clara Machado, autora, diretora de teatro e atriz brasileira (m. 2001).
Marlon Brando, ator norte-americano (m. 2004. Na foto, com Elizabeth Taylor e Michael Jackson.
1947 - Clarisse Abujamra, atriz brasileira.
1961 - Eddie Murphy, ator estadunidense.
1968 - Charlotte Coleman, atriz inglesa (m. 2001).
Charlotte Ninon Coleman (3 de abril de 1968 - 14 de novembro de 2001) foi uma atriz inglesa mais conhecida por interpretar Scarlett no filme Quatro Casamentos e um Funeral (abaixo) (1994). Coleman morreu de um ataque de asma em Islington, norte de Londres, aos 33 anos de idade.
1972 - Jennie Garth, atriz estadunidense.
Jennifer Eve Garth (Urbana3 de Abril de 1972) é uma atriz norte-americana, notável por seu trabalho como Kelly Taylor em Beverly Hills, 90210 que, no Brasil, recebeu o título de "Barrados no Baile".
    1972 - Leigh-Allyn Baker, atriz norte-americana, que teve participação como policial na série de TV "That's 70th Show".
    1982 - Cobie Smulders, atriz canadense.
    Jacoba Francisca Maria "Cobie" Smulders (03 de Abril de 1982) é uma atriz canadense e ex-modelo internacional. Tornou-se conhecida com o papel de Robin Scherbatsky em How I Met Your Mother, da CBS. 

    Falecimentos

    1682 - Bartolomé Esteban Murillo, pintor espanhol (n. 1617)
    Bartolomé Esteban Perez Murillo (Sevilha31 de dezembro de 1618 — Cádiz3 de abril de 1682) foi um pintor barroco espanhol. Bartolomé Esteban Murillo é, quiçá, o pintor que melhor define o barroco espanhol. Nasceu em Sevilha, onde passou a maior parte da sua vida. O dia exacto do seu nascimento é-nos desconhecido, mas terá, provavelmente, nascido nos últimos dias do ano, já que foi batizado a 1 de Janeiro de 1618, na Igreja da Madalena. Era costume na Idade Moderna, baptizar as crianças somente alguns dias após o seu nascimento, como tal é normal que os especialistas façam tal afirmação. Em 1681 mudou-se para a paróquia de Santa Cruz, onde recebe a sua última encomenda: vários retábulos da igreja do Convento de Santa Catalina de Cádiz. Quando trabalhava nesta encomenda, sofreu uma grave queda, que resultou na sua morte, alguns meses mais tarde, já no ano de 1682. Em sua honra, os populares fizeram um enorme funeral. Para se ter ideia da sua fama, o seu caixão foi carregado por dois marqueses e quatro cavaleiros. Mesmo hoje, na atualidade, Murillo continua a ser muito conhecido.



    1879 - Tomás José da Anunciação, pintor português da época do romantismo (n. 1818)
    Tomás José da Anunciação (Lisboa26 de Outubro 1818 — Lisboa3 de Abril1879), pintor português da época do romantismo que, após tentar vários gêneros, acabou por se dedicar à pintura de animais, no que se distinguiu. Tomás D'Anunciação estudou em Lisboa, na Academia das Belas-Artes (convento de S. Francisco), local onde chegou também a dar aulas. Deu aulas de paisagem a José Malhoa. Foi contemporâneo de José RodriguesFrancisco Augusto MetrassMiguel Ângelo Lupi e do Visconde de Meneses, entre outros.


    1897 - Johannes Brahms, compositor alemão (n. 1833)
    1990 - Sarah Vaughan, cantora norte-americana (n. 1924).

    Feriados e eventos cíclicos

    Desportivos

    Brasil

    Aniversário de Cerquilho - São Paulo - (Emancipação política-administrativa do município em 3 de abril de 1949)
    Dia do aniversário da Cidade de Jacareí


    Anjo do dia

    Hariel


    [editar] Santo do dia





    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.