quinta-feira, 26 de abril de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 27 de abril de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

27 de abril de 2012.
118º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 248 dia  para acabar o ano.
Em 27/04/1809, nascia o pintor (escravo) Manuel da Cunha.
Manuel da Cunha (Rio de Janeiro, 1737 — 27 de abril de 1809) foi um pintor colonial brasileiro. Nireu Oliveira Cavacanti diz que seu nome era Manoel da Cunha e Silva, e que sua data de falecimento foi 25 de novembro de 1807. Nasceu escravo, pertencendo à família do cônego Januário da Cunha Barbosa, de quem adotou o sobrenome. Sua habilidade precoce para a arte fez com que seu senhor lhe permitisse ter aulas com o pintor João de Sousa. Após um período de aperfeiçoamento em Lisboa (c. 1795), retornou ao Rio e um comerciante, José Dias da Cruz, ajudou-lhe comprando sua alforria. No Rio abriu um curso de pintura. Manuel da Cunha foi pintor de temas religiosos e retratista. Entre suas obras destaca-se a "Descida da Cruz" no teto da Capela do Senhor dos Passos da Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo, inspirado pela obra de Daniele da Volterra. Também executou vários painéis para o Mosteiro de São Bento e para a demolida Igreja de São Sebastião do morro do Castelo, atualmente na nova igreja de mesmo nome, na Tijuca. Obras tardias são painéis da Capela do Noviciado (1808) da Igreja de São Francisco de Paula. Também são atribuídos a ele os painéis da Capela do Noviciado da Igreja da Ordem Terceira do Carmo. É o autor de vários retratos de benefactores da Misericórdia e de um retrato do governador colonial Gomes Freire de Andrade. Este retrato, cópia de um anterior perdido num incêndio em 1790, encontra-se hoje no Palácio Pedro Ernesto. Também realizou bandeiras de procissões para a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso.

Eventos históricos

1500 - Mestre João, da frota de Pedro Álvares Cabral, pisa em terras do Brasil onde faz observações astronômicas.
1940 - Inauguração do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho em São Paulo. Para os íntimos, apenas "Estádio do Pacaembu".
2009 - Avião passa em baixa altitude na cidade de Nova Iorque, assustando moradores e relembrando os ataques ao World Trade Center.

Nascimentos

1756 - Alexandre Rodrigues Ferreira, naturalista brasileiro (m. 1815). Conheça as ilustrações da "Viagem Philosophica", expedição organizada por ele.
1791 - Samuel Morse, inventor norte-americano (m. 1872).
1899 - Walter Lantz, cartunista e diretor de animação norte-americano (m. 1994).
1928 - Manuel de Brito, coleccionador de Arte, livreiro e fundador da Galeria 111 em Lisboa (m. 2005).
1950 - Marlene Mattos, empresária e diretora de televisão brasileira.

1975 - Patrícia de Sabrit, atriz brasileira.
Patrícia Renaux Chamagne de Sabrit (São Paulo27 de abril de 1975) é uma atrizapresentadorasocialite brasileira.  Apresentou os programas Estação Futebol e Futebol Paulista e Você na Rede Vida, o Walking Showno SBT e TV Gazeta, e o A Noite é uma Criança na Band. Participou também do programa Você Decide em duas ocasiões, nos episódios "O Despertar da Primavera" e "A Bolsa ou a Vida". 
1994 > Thávyne Ferrari, atriz brasileira.
Em 2005 ela trabalhou no Sítio do Picapau Amarelo, onde interpretou a bonequinha Patty Pop. No ano seguinte Thávyne continuou no Sítio, só que interpretando outra personagem, a caipora Flora. Interpretou ainda a cantora Elis Regina (criança) no especial Por toda minha vida e a personagem Márcia Maria, na telenovela Paraíso Tropical.

Falecimentos

1521 - Fernão de Magalhães navegador português (n. 1480).
1825 - Vivant Denon, arqueólogo e artista francês (n. 1747).
Dominique VivantBarão Denon - mais conhecido por Vivant Denon (Chalon-sur-Saône4 de janeiro de1747 — Paris27 de abril de 1825) foi um pintorarqueólogo escritor e diplomata francês. Depois de haver frequentado as academias de vários artistas da capital francesa quando foi apresentado noPalácio de Versalhes, sendo ali notado pelo rei Luís XV, que o nomeou aos 21 anos Cavalheiro ordinário do Rei (gentilhomme ordinaire) sendo intendente de uma coleção de pedrarias antigas, passando por valido de Pompadour.  Estava ainda na Itália quando toma conhecimento da eclosão da Revolução Francesa (julho de 1793), o que fez retornasse imediatamente a Paris. Ali descobre que de gentilhomme e rico, passara a ser considerado dentre os emigrantes, com todos os seus bens desapropriados pelos revolucionários. Vagabundeia pelos arredores da capital, sobrevivendo com alguns desenhos, e encontrou um benfeitor em Jacques Louis David, o pintor da Revolução, e obteve a restituição dos seus bens com Robespierre, bem como tirado o nome da lista dos "emigrados". Nesta época conhece Josefina Beauharnais, por intermédio de quem é apresentado a Napoleão.
1977 - Charles Alston, professor, pintor e escultor afro-americano (n. 1907). 
Charles Henry Alston (28 de novembro de 1907 - 27 de abril de 1977) foi professor, pintor e escultor afro-americano, nascido em Charlotte, Carolina do NorteEstados Unidos da América. Dirigiu o Harlem Art Workshop, em Nova York, durante a Grande Depressão, e foi mentor de Jacob Lawrence, dentre outros. Sua tela "Garota com Vestido Vermelho", de 1934, nos remete ao Fauvismo, tendência estética que busca explorar ao máximo a expressividade das cores na pintura. 

Feriados e eventos cíclicos

Dia Mundial do Design Gráfico

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.