quarta-feira, 4 de abril de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 5 de abril de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

5 de abril de 2012.
96º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 270 para acabar o ano.

Eventos históricos

1722 - O explorador holandês Jakob Roggeveen descobre a ilha da Páscoa.
A ilha de Páscoa (em espanhol: Isla de Pascua, em rapanui é denominada Rapa Nui ("ilha grande"), Te pito o te henúa ("umbigo do mundo") e Mata ki te rangi ("olhos fixados no céu") é uma ilha da Polinésia oriental, localizada no sul do Oceano Pacífico (27º 10' latitude Sul e 109º 25' longitude Oeste). Está situada a 3 700 km de distância da costa oeste do Chile e constitui a província chilena de Ilha de Páscoa. Sua população em 2002 era de 3 791 habitantes, 3 304 dos quais viviam na capital Hanga Roa. Famosa por suas enormes estátuas de pedra, faz parte da V Região de Valparaíso, pertencente ao Chile. 
  • 1768 - É criada a Real Mesa Censória, em Lisboa, que passa a desempenhar funções que cabiam à autoridade eclesiástica.
  • 1871 - Fundação da cidade de Mococa - São Paulo
  • 1905 - Criação do Grupo de Theatro da Sociedade Musical e Dramática Riobonitense (atual SoMu D Riba), o grupo de teatro mais antigo do Brasil
1930 - Num ato de desobediência civil, Mohandas Gandhi quebra a lei britânica ao marchar até o mar e fazer sal.
1968 - Ministro da Justiça proíbe o funcionamento da Frente Ampla, criada por Carlos Lacerda, João Goulart e Juscelino Kubitschek, movimento pela volta da democracia no Brasil. Abaixo, Juscelino Kubiktschek e Carlos Lacerda, dois dos participantes da Frente Ampla. 
  • 2010 - Um terremoto de 7,2 graus na escala Richter atinge a fronteira México-Estados Unidos. É o maior sismo registrado na região desde 1992.

Nascimentos

1588 - Thomas Hobbes, filósofo inglês (m. 1679).
1820 - Félix Nadar, fotógrafo, caricaturista e jornalista francês (m. 1910).
Félix Nadar (por vezes abreviado por Nadar) é o pseudónimo de Gaspard-Félix Tournachon(Paris5 de Abril de 1820 – Paris, 21 de Março de 1910) foi um fotógrafocaricaturista e jornalista francês.   Nadar nasceu em Paris, mas algumas fontes sugerem Lyon. Foi um caricaturista do jornal ilustrado Le Charivari em 1848. Em 1849 criou a Revue comique e o Petit journal pour rire. Tirou as suas primeiras fotografias em 1853, e em 1858 ao sobrevoar Paris num balão de ar quente, tornou-se na primeira pessoa a tirar fotografias aéreas.  Em Abril de 1874, cedeu o seu estúdio de fotografia a um grupo de pintores (MonetRenoirPissarroSisleyCézanneBerthe Morisot e Edgar Degas), numa altura em que o impressionismo era rejeitado pela crítica, o que lhes possibilitou apresentarem a primeira exposição deimpressionismo, sem ser no Salon des Refusés (Salão dos Recusados). 



1866 - Vicente de Carvalho, poeta, político e jornalista brasileiro (m. 1924).
1889 - Donga, compositor e sambista brasileiro (m. 1974).

1900 - Spencer Tracy, ator estadunidense (m. 1967).
1908 - Bette Davis, atriz estadunidense (m. 1989).
1916 - Gregory Peck, ator estadunidense (m. 2003).
1931 - Genival Lacerda, cantor e compositor brasileiro.
1955 - Akira Toriyama, autor de manga japonês.
Akira Toriyama (鳥山 明 Toriyama Akira?) (Kiyosu5 de abril de 1955) é um autor japonês demangá, conhecido por ser o criador de séries como Dragon Ball e Dr. Slump. Sua principal influência foi Astro Boy de Osamu Tezuka. Ele serve de inspiração para muitos autores de mangás e animes Shonen, tal como NarutoBleach e One Piece. Ele provavelmente é mais conhecido por ser o autor da famosa série Dragon Ball (a segunda parte do mangá em diversos países é conhecida como Dragon Ball Z para reduzir a confusão do público). Essa série é conhecida como um dos eixos para o que foi conhecido como "a Era Dourada da Jump". Seu sucesso "forçou" Toriyama a trabalhar em Dragon Ball de 1984 a 1995. Durante esse período de onze anos, ele produziu 42 volumes. Cada volume tem uma média de 200 páginas, de maneira que toda trama de Dragon Ball se estende por quase 10,000 páginas. Além disso, o sucesso de Dragon Ball levou a uma série de anime para televisão, filmes de longa-metragem, video games, e um mega-merchandising. Seu traço simples e senso de design o levaram a trabalhos projetando personagens para a famosa e popular série de jogos de vídeo game Dragon Quest. Ele também serviu como designer de personagens para o RPG Chrono Trigger para Super Nintendo e o popular jogo de luta Tobal No. 1 paraPlayStation, e continua a produzir algumas histórias ocasionais de mangá.
1973 - Élodie Bouchez, atriz francesa.
1988 - Daniela Luján, atriz e cantora mexicana.


Falecimentos

1952 - Fala, famoso Scottish Terrier, o cão do Presidente dos Estados Unidos da América Franklin Roosevelt (n. 1940). Foi o mais famoso cão que passou pela Casa Branca, e sobreviveu ao dono.
1976 - Howard Hughes, Aviador, engenheiro, industrial, produtor de cinema, diretor cinematográfico e um dos homens mais ricos do mundo.
2006 - George Savalla Gomes, o palhaço Carequinha (n. 1915).

Feriados e eventos cíclicos

Aniversário da cidade de Camboriú - Santa Catarina
Calendário chinês: Festival Qingming
O Festival de Qingming ( chinês simplificado : 清明节; tradicional chinesa : 清明节; pinyin : Qingming Jie; Peh-OE-ji : chheng-Beng-Cheh ou chhi ⁿ-mia-choeh, Ching Ming Festival em Hong Kong  e Vietnã : Tet Thanh Minh), Festival de Brilho Puro ou Festival da Claridade, Também é o Dia dos Antepassados > Como origem, é um festival tradicional chinês realizado no 15 º dia do Equinócio da Primavera, ocorrendo geralmente em torno de 05 de abril do calendário gregoriano. Seu nome sugere uma  parada estratégica para as pessoas saírem de casa e desfrutarem da primavera (Tàqīng 踏青, "pisando no verde") e também visitarem os túmulos de entes queridos.  Qingming foi regularmente observado como feriado  em Taiwan e nas jurisdições chineses de Hong Kong e Macau . 




Roma antiga: Festival da Boa Sorte, em que era homenageada Fortuna, a deusa da sorte e da prosperidade


Todo Santo Dia






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.