quarta-feira, 18 de abril de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 19 de abril de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

19 de abril de 2012.
110º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 256 dias  para acabar o ano.
Em 19/04/1939, morre o pintor Lucílio de Albuquerque, casado com a igualmente pintora Georgina de Albuquerque, ex-diretora da Escola Nacional de Belas Artes.
Lucílio de Albuquerque (Barras, 9 de maio de 1877 — Rio de Janeiro, 19 de abril de 1939) foi um pintor, desenhista e professor brasileiro. Nascido em Barras, no estado do Piauí, depois de uma breve passagem pela Faculdade de Direito de São Paulo, ingressou em meados dos anos 1890 na Escola Nacional de Belas Artes (ENBA), onde foi aluno de Daniel Bérard, Zeferino da Costa, Rodolfo Amoedo e Henrique Bernardelli. Em 1906, recebeu o Prêmio de Viagem da ENBA, com a tela Anchieta escrevendo o poema à Virgem, pertencente hoje ao Museu Dom João VI, da Escola de Belas Artes/UFRJ. Logo depois, casou-se com sua colega de Academia, Georgina de Albuquerque; ainda em 1906, ambos partiram para a França, onde permaneceram por cinco anos. Em Paris, Lucilio freqüentou a Academia Julian - onde estudou com Marcel Baschet, Henry Royer e Jean-Paul Laurens -, e também o ateliê de Eugène Grasset, mestre do art nouveau, como fizera alguns anos antes Eliseu Visconti; nessa estadia na cidade-luz, ainda expôs com sucesso no Salon des Artistes Français. De volta ao Rio de Janeiro, em 1911, Lucilio fez juntamente com a esposa Georgina uma grande exposição na ENBA. No mesmo ano tornou-se professor de Desenho Figurado da instituição, assumindo definitivamente a cátedra em 1916. Nas Exposições Gerais recebeu sucessivamente: menção de 2º grau (1902, com Stella), menção de 1º Grau (1904, com um retrato), grande medalha de prata (1907, com Agnus Dei), pequena medalha de ouro (1912, com Despertar de Ícaro) e medalha de honra (1920, com Retrato de Georgina). Pintor prolífico, destacou-se como retratista e paisagista, tendo sido entre os pintores de sua geração um dos mais dedicados cultores do gênero da pintura histórica. Projetou os vitrais para o Pavilhão Brasileiro na Exposição Internacional de Turim em 1911 e realizou diversas pinturas de caráter decorativo, como aquelas para as salas da Maioria e da Minoria, no atual Palácio Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro. Lúcilio expôs em diversos estados brasileiros (São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco) e no exterior (Argentina, Estados Unidos da América). Após sua morte, sua esposa organizou na residência do casal, em Laranjeiras, o Museu Lucilio de Albuquerque, cujo grande acervo pertence hoje ao Estado do Rio de Janeiro, e se encontra dividido entre o Museu do Ingá e o Arquivo Estadual.





Em 19/04/1813, nasce o pintor e desenhista franco-brasileiro Afonso Augusto Falcoz,
aluno da primeira turma de Debret, durante a Missão Francesa.
Afonso Augusto Falcoz ou Alphonse Auguste Falcoz (Paris, 19 de abril de 1813 — França, ?) foi um pintor e desenhista francês, que estando no Brasil, engajou-se na primeira turma de alunos de Debret. Em 1826 começa a funcionar no Rio de Janeiro a Academia de Belas Artes organizada pela Missão Francesa. Logo surgiram os primeiros discípulos entre os quais Falcoz. A razão de sua presença no Brasil e a data de sua chegada são inteiramente desconhecidas.Segundo informou o próprio Debret na Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, Falcoz havia ensinado desenho e pintura em Porto Alegre o que é confirmado por Athos Damasceno Em 1829, organiza-se a primeira exposição dos alunos e professores da Academia. Dela participou Falcoz com estudos de cabeça, retratos, esboços e desenhos. No ano seguinte, dado o sucesso da primeira, promove-se nova exposição e, mais uma vez, está presente Afonso Falcoz. Em 1835 o artista francês volta para sua terra onde continuou seus estudos na Escola de Belas Artes e com o professor L.Cogniet. Expôs no Salon de 1840 a 1846. Apresentou retratos e quadros de temas religiosos. Afonso Falcoz foi um pintor de temas históricos e retratista. 

Eventos históricos

1213 - Papa Inocêncio III convoca o Quarto Concílio de Latrão pela bula "Vineam Domini Sabaoth".
Diante das diversas heresias que contestavam doutrinas cristãs fundamentais, tais como o catarismoe o valdismo, o concílio proclamou dogmaticamente doutrinas sobre os sacramentos, como a transubstanciação (a crença de que o pão e o vinho consagrados se transformam no corpo e sangue de Cristo) e a confissão dos pecados anualmente. Foram emitidos procedimentos detalhados para a eleição dos bispos, e a corrupção clerical foi combatida. Entre outras coisas, o concílio incentivou a criação de escolas e uma formação mais elevada do clero. O concílio também ordenou que os judeus usassem marcações especiais de identificação em suas roupas - um sinal da crescente hostilidade sentida pelos cristãos contra os judeus na região. Os trabalhos decorreram em três sessões plenárias, além das cerimônias litúrgicas. Deles resultaram setenta cânones, que conhecemos por uma cópia de 1216, das atas originais.

1506 - Massacre de judeus em Lisboa: morrem cerca de 3000 pessoas.
1648 - Primeiro confronto da Batalha dos Guararapes em Pernambuco (Brasil), que findaria por terminar a presença holandesa no Brasil.
1909 - Joana d'Arc é canonizada.
1980 - Luiz Inácio Lula da Silva, então líder sindical no ABC paulista, é preso pelo DOPS, a polícia política do regime militar.

Nascimentos

1829 - Qorpo Santo, dramaturgo brasileiro (m. 1883).
1886 - Manuel Bandeira, poeta brasileiro (m. 1968).
1923 - Lygia Fagundes Telles, escritora brasileira.
1932 - Fernando Botero, pintor e escultor colombiano.
Fernando Botero naceu em [Medellín], no dia 19 de abril]] de 1932 é um pintor e escultor colombianoSuas obras destacam-se sobretudo por figuras rotundas, o que pode sugerir a estaticidade da humanidade. Há de se perceber uma crítica social, especialmente no que diz respeito à ganância do ser humano.

Escultura de Botero em Bogotá.
Nos anos 50 estudou em Madri, onde acrescentou os mestres espanhóis a seu interesse por arte pré-colombiana, colonial espanhola e pelos temas políticos do muralista mexicano Diego RiveraSua primeira amostra foi em 1951, em Bogotá, mas sua formação teve início em 1953, quando ingressou na Academia de San Marco, emFlorença, para estudar técnicas de afresco e assimilou algo da arte renascentista.
Botero, em intertextualidade com a famosa obra de Jan van EyckO Casal Arnolfini, criou sua releitura do quadro, com formas redondas, assim como fez com a famosa Mona Lisa de Leonardo da Vinci.Botero foi um homem muito famoso perante a sociedade,e ídolos de muitos artístas que hoje mesmo também são famosos. (Para ampliar a escultura ao lado, abra em janela separada)


1941 - Roberto Carlos, cantor e compositor brasileiro.
1949 - Paloma Picasso, estilista francesa, filha de Pablo Picasso.
1969 - Shannon Lee, atriz norte-americana, filha de Bruce Lee.
Shannon Lee é filha do mestre das artes marciais Bruce Lee. Nasceu no dia 19 de abril de 1969 em Santa Monica, EUA. Shannon tinha apenas quatro anos quando seu pai morreu. Atuou como cantora e atriz e hoje segue atuando na Bruce Lee Fundation. 


Falecimentos

1824 - Lord Byron, poeta britânico (n. 1788)
1882 - Charles Darwin, biólogo inglês (n. 1809)


1906 - Pierre Curie, físico francês (n. 1859) que, juntamente com sua mulher, Marie Curie, desenvolveu estudos sobre radioatividade.
1996 - Walter D'Ávila, ator brasileiro (n. 1914)

Feriados e eventos cíclicos

Inglaterra: Dia da Prímula. Prímulas são colocadas na estátua de Benjamin Disraeli no Parliament Square, Londres no aniversário de sua morte (1881). Prímulas eram suas flores preferidas.


Santo Expedito - padroeiro dos namorados e noivos e protetor dos endividados e das causas de última hora.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.