sexta-feira, 20 de abril de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 21 de abril de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

21 de abril de 2012.
112º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 254 dias  para acabar o ano.
Em 21/04/1957, morre o pintor José Wasth Rodrigues. (Abaixo, "Guerra dos Farrapos")
José Wasth Rodrigues (São Paulo, 19 de março de 1891 - Rio de Janeiro, 21 de abril de 1957) foi um pintor, desenhista, ilustrador, ceramista, professor e historiador brasileiro. Em São Paulo, Wasth Rodrigues estuda pintura com Oscar Pereira da Silva, entre 1908 e 1909. No ano seguinte, consegue uma bolsa de estudos do Pensionato Artístico do Estado de São Paulo, partindo para Paris. Na capital francesa, matricula-se na Académie Julian, onde estuda com Jean-Paul Laurens. Na École National des Beaux-Arts, freqüenta as aulas de Lucien Simon e Nandi. Retorna a São Paulo em 1914, participando ativamente da vida artística da cidade. Em 1916, em conjunto com George Fischer Elpons e William Zadig, inaugura um curso de pintura e desenho. No ano seguinte, executa, com auxílio do poeta Guilherme de Almeida, o brasão da cidade de São Paulo. Por volta de 1918, dedica-se a estudar história colonial, tornando-se um dos pioneiros no registros das atividades artísticas do período. Excelente desenhista, ficou famoso por seus trabalhos em bico-de-pena, nos quais abordou a paisagem urbana e, em detalhes, a arquitetura e o mobiliário coloniais brasileiros. É o responsável por reintroduzir a tradição de pintura em azulejos nos obras de arte públicas de São Paulo. Executou painéis decorativos para os quatro monumentos que ornamentam a Calçada do Lorena e a estrada velha de Santos. Na capital paulista, criou a decoração em azulejos da Ladeira da Memória. Como pintor, destacou-se por seus trabalhos históricos, minuciosos na reconstituição dos fatos e detalhes dos acontecimentos retratados. Em 1932, passa a integrar a Sociedade Pró-Arte Moderna. Ilustrou num estilo bastante correto diversos livros (Urupês, de Monteiro Lobato; Uniformes do Exército Brasileiro, de Gustavo Barroso; Brasões e Bandeiras do Brasil, de Clóvis Ribeiro; Vida e Morte do Bandeirante, de Alcântara Machado, etc.). Entre 1935 e 1936, concebe o projeto de restauração dos bancos e gradis da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Ouro Preto. Publicou diversos estudos (Documentário Arquitetônico Relativo à Antiga Construção Civil no Brasil, 1945; Mobiliário do Brasil Antigo e Evolução de Cadeiras Luso-Brasilieras, 1948) e executou diversas obras heráldicas para o governo. Também atuou como cenógrafo e figurinista, assinando peças e cenários de espetáculos de Alfredo Mesquita, como Noite de São Paulo, de 1936, e Casa Assombrada, de 1938. (Fonte> Wikipedia) Abaixo, na primeira imagem, o Rio Tamanduateí vendo-se ao alto a Igreja do Carmo; na segunda, o Pátio do Colégio.

Eventos históricos

  753 a.C. - Data tradicional da fundação de Roma por Rômulo.

1506 - Termina com a morte de 2.000 pessoas, lançadas em fogueiras, acusadas por "suspeita de praticar o judaísmo" o Massacre de Lisboa que durou três dias.
1792 - Enforcamento histórico de Tiradentes no Largo da Lampadosa (abaixo), na cidade do Rio de Janeiro.
1960 - Fundada a nova e atual capital do Brasil, Brasília.
1985 - Ayrton Senna, piloto brasileiro, vence a primeira de suas 41 vitórias na Fórmula 1. A vitória aconteceu em Estoril, Portugal.

Nascimentos

1555 - Ludovico Carracci, pintor italiano (m. 1619).
Ludovico (ou Lodovico) Carracci (21 de Abril de 1555 — 1619) foi um pintor, gravador e impressoritaliano, do começo do Barroco, nascido em Bolonha. Ludovico foi aluno de Prospero Fontana, em Bolonha e viajou para FlorençaParma e Veneza, antes de voltar a sua cidade natal. Junto com seus primos, Annibale e Agostino Carracci, Ludovico, em 1585, foi fundador e diretor (caposindaco) da chamada Accademia degli Incamminati, que era na verdade um estúdio com assistentes-aprendizes. O estúdio revelou vários novos artistas e ajudou a desenvolver a chamada Escola da Bolonha no final do século XVI, que incluía AlbaniGuercino,SacchiReniLanfranco e Domenichino. Os Carracci focavam seus estudos na observação da natureza e nas poses naturais. Ludovico especificamente ajudou no treinamento de Giacomo Cavedone. Eles revigoraram a arte italiana, especialmente a arte do afresco. Ludovico Carracci morreu em Bolonha, em 1619.

1851 - Sílvio Romero, literato brasileiro, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras (m. 1914).
1920 - Anselmo Duarte, ator e diretor brasileiro (m. 2009).
1926 - Isabel II (Elizabeth II)  rainha da Inglaterra.
1956 - Toninho Cerezo, ex-futebolista e treinador brasileiro de futebol.
1958 - Andie MacDowell, atriz e modelo norte-americana.
Andie MacDowell (Gaffney21 de abril de 1958) é o nome artístico de Rosalie Anderson MacDowell, uma atriz estadunidense. É também modelo exclusiva dos cosméticos L'Oréal.
1973 - Bárbara Guimarães, apresentadora de televisão e jornalista portuguesa, filha de um escultor.
1985 - Paloma Bernardi, atriz brasileira.
Paloma Bernardi (São Paulo21 de Abril de 1985) é uma atriz brasileira, filha do empresário gaúcho Nestor Bernardi, e da artista plástica e ex-bailarina do Balé Popular do Recife, Dil Bernardi. Nasceu na cidade de São Paulo, na zona norte da capital paulistana, onde mantém com sua família o Amarte Espaço Cultural.
2007 - Isabella, Princesa da Dinamarca.
Princesa Isabela Henrietta Ingrid Margrethe da Dinamarca e Condessa de Monpezat (21 de abril de 2007) é membro da Família Real Dinamarquesa. Ela é a filha de Frederico, Príncipe Herdeiro da Dinamarca e sua esposa, a australiana Mary Elizabeth, Princesa Herdeira da Dinamarca. Ela é uma das duas netas da Rainha Margarida II da Dinamarca e seu marido, Henrique, Príncipe Consorte da Dinamarca, a outra é a princesa Josefina, a sua irmã mais nova. Ela é a primeira menina a nascer dentro da Família Real, desde o nascimento de sua tia avó, Ana Maria, Rainha da Grécia, em 1946. A princesa é a terceira na linha de sucessão ao Trono Dinamarquês, atrás de seu pai e seu irmão mais velho, Cristiano, Príncipe da Dinamarca.

Falecimentos

1910 - Mark Twain, escritor e humorista norte-americano (n. 1835).
1971 - François Duvalier ("Papa Doc"), médico e ditador do Haiti (n. 1907).
1985 - Tancredo Neves, presidente eleito do Brasil (n. 1910).

1994 - Walter Pinto, produtor e diretor de teatro de revista brasileiro (n. 1913).
1998 - Luís Eduardo Magalhães, político brasileiro (n. 1955).
2006 - Telê Santana, futebolista e treinador de futebol brasileiro (n. 1931).

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

Estados Unidos

  • Dia dos Profissionais Administrativos

Internacional

Itália

  • Roma - aniversário da cidade

Religião

Império Romano: a Parilia era realizada em honra a Pales
Pales era uma divindade da mitologia romana relacionada com a vida pastoril. Em algumas fontes, como em Ovídio e em Virgílio, a divindade é apresentada como feminina, enquanto que outras fontes se referem a Pales como uma divindade masculina. Desconhece-se igualmente se Pales seria apenas uma divindade ou duas. O festival dedicado a Pales decorria no dia 21 de abril e recebia o nome de Parilia (ou Palilia). Nesse dia, os pastores faziam fogueiras de restolho e espinhos sobre as quais saltavam. Pediam também perdão pelos seus animais terem penetrado em locais considerados como sagrados. A tradição romana viria a identificar o dia 21 de abril como o da fundação de Roma por Rômulo.

Signo

  • Dia do início do signo de Touro

Santos do dia

Santo Anselmo, (1033-1109)
Anselmo de Cantuária (Aosta1033/1034 - Cantuária21 de abril de 1109), nascido Anselmo de Aosta (por ser natural de Aosta, hoje na Itália), e também conhecido como Santo Anselmo, foi um influente teólogo e filósofo medieval italiano de origem normanda. Foi Arcebispo de Cantuária entre 1093 e 1109 (sucedendo a Lanfranco de Cantuária, também um italiano), por nomeação de Henrique I de Inglaterra, de quem foi amigo e confessor, mas depois divergiu com ele na questão das investiduras. É considerado o fundador do escolasticismo e é famoso como o criador do argumento ontológico a favor da existência de Deus. Viria mais tarde a ser canonizado pela Igreja Católica, e declarado Doutor da Igreja em 1720, pelo Papa Clemente XI.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.