quarta-feira, 25 de abril de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 26 de abril de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

26 de abril de 2012.
117º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 249 dias  para acabar o ano.
Em 26 de abril de 1992, morre o gravurista Lívio Abramo.
Lívio Abramo (Araraquara, 26 de junho de 1903 — Assunção, 26 de abril de 1992) foi um gravador, desenhista e pintor brasileiro de renome internacional. Trotskista e militante sindical torna-se membro da Oposição de Esquerda Internacional no Brasil, junto com Mário Pedrosa, Lívio Xavier e Aristides Lobo, organização liderada por Leon Trotski. Realiza suas primeira gravuras em 1926 quando, bastante influenciado pelos temas humanos e sociais do expressionismo europeu, introduz no Brasil a gravura moderna. Viajou para a Europa com o prêmio de viagem do Salão Nacional de Arte Moderna de 1950, onde conheceu o não-figurativismo, que traduziu para uma linguagem pessoal. Esse estilo ficou mais patente na série Festa, iniciada em 1954 e um dos momentos mais ricos de sua carreira. Neto do anarquista italiano Bortolo Scarmagnan, é parte de uma família muito influente na arte, na imprensa e na política brasileira. Irmão de Athos Abramo, Fúlvio Abramo, Beatriz Abramo, Lélia Abramo, Mário Abramo e Cláudio Abramo.


Eventos históricos

1500 - É realizada a primeira missa no Brasil, pelo Frei Henrique de Coimbra, O.F.M.
1937 - Guerra Civil Espanhola: Guernica, na Espanha, é bombardeada pela Luftwaffe alemã.

1965 - Fundação da TV Globo.

2006 - Aprovação da construção da Freedom Tower no lugar das Torres Gêmeas do World Trade Center.

2006 - Dalai Lama, líder religioso budista, faz visita ao Brasil.

Nascimentos

  121 - Marco Aurélio, Imperador Romano (m. 180).
1785 - John James Audubon, naturalista e ilustrador norte-americano (m. 1851).
John James Audubon (26 de abril de 1785 – 27 de janeiro 1851) foi um naturalista americanode origem francesa, especializado na ilustração científica de aves. O seu trabalho mais conhecido The Birds of America (As Aves da América em língua portuguesa) alcançou, durante a sua vida, sucesso comercial e trouxe-lhe enorme popularidade junto do público. O prestígio científico alcançado pela obra valeu-lhe elogios rasgados dos seus pares e permitiu-lhe tornar-se o segundo americano (depois de Benjamin Franklin) a ser incluido à seleta Royal Societybritânica para as ciências. 


1798 - Eugène Delacroix, pintor francês (m. 1863). Abaixo, "A Liberdade guiando o povo", alegoria da Revolução Francesa.
Ferdinand Victor Eugène Delacroix - (Saint-Maurice26 de abril de 1798 — Paris13 de agosto de 1863) foi um importante pintor francês do Romantismo. Delacroix é considerado o mais importante representante do romantismo francês. Na sua obra convergem a voluptuosidade de Rubens, o refinamento de Veronese, a expressividade cromática de Turner e o sentimento patético de seu grande amigo Géricault. O pintor, que como poucos soube sublimar os sentimentos por meio da cor, escreveu: "…nem sempre a pintura precisa de um tema". E isso seria de vital importância para a pintura das primeiras vanguardas.


1894 - Rudolf Heß, dignitário do Terceiro Reich (m. 1987).
1924 - Gyula Kosice, escultor, poeta e artista plástico húngaro naturalizado argentino.
Gyula Kosice (KošiceChecoslováquia26 de abril de 1924) é um escultorpoetaartista plástico e teórico húngaro naturalizado argentino, considerado um dos pioneiros da arte cinética. Nasceu em 26 de abril de 1924, em Košice, na Checoslováquia (atual Eslováquia). Em 1928, seus pais emigraram para a Argentina, onde se instalaram e o batizaram com o nome de Fernando Fallik. Gyula Kosice utiliza o nome de sua cidade natal como nome artístico. Foi um dos iniciadores da arte não-figurativa na América Latina. Sua obra Röyi (1944) é a primeira escultura articulável com a participação do público no continente. Utilizou, pela primeira vez a nível mundial, o gás néon e água como elementos constitutivos de suas obras artísticas. Luz e movimento também estão presentes em suas obras.


1974 - Ivana Miličević, atriz croata-americana. (Sarajevo26 de abril de 1974). É irmã do guitarrista Tomislav Miličević da banda 30 Seconds to Mars.
1978 - Stana Katic, atriz canadense.
1981 - Mariana Ximenes, atriz brasileira.
1993 - Brunno Abrahão, ator brasileiro que interpretou a infância de Chico Mendes na minissérie "Amazônia".

Falecimentos

1989 - Lucille Ball, atriz e comediante norte-americana (n. 1911).

Feriados e eventos cíclicos

Dia do Goleiro (Brasil)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.