domingo, 25 de janeiro de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 25 de janeiro de 2015 > Domingo > Postado às 9:21 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



461 ANOS > HOJE É O DIA DE ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO

     No início do Século 20, o Mappin Stores se instalou na Praça do Patriarca (o outro lado do Viaduto do Chá), trazendo dos Estados Unidos ideias revolucionárias. Até então, as lojas tinham paredes e portas altas de madeira, para proteger o estoque, o qual ficava exposto só do lado de dentro. O Mappin inovou, colocando vitrines externas, sob o risco de vândalos quebrarem os vidros para roubar mercadorias. Nada disso aconteceu e outras lojas seguiram o exemplo, passando a expor suas mercadorias em vitrines para chamar a atenção dos transeuntes.

Outra ideia foi a de atrair um novo público consumidor, as mulheres. Realizando encontros femininos nos chás programados, as mulheres, que antes só saiam acompanhadas, criaram coragem de frequentar a loja, sozinhas, para uma "happy hour", atualizar as fofocas e, é claro, fazer algumas comprinhas.

A loja serviu também para atrair um público misto, realizando suas encontros de arte. Foi lá que, em 1917, Anita Malfatti realizou sua primeira exposição de pinturas modernistas, recebendo um bom público, vendendo bem, mas gerando um artigo virulento de Monteiro Lobato, com o título Paranoia ou Mistificação? O artigo foi um golpe de morte na inovadora Anita, mas serviu também para uma reação de desagravo dos modernistas, cinco anos depois, com a Semana de 1922. (Lasar Segall já tentara isso em 1913, em São Paulo e Campinas, mas foi recebido com frieza, voltando decepcionado para a Alemanha e só retornando ao Brasil em 1923, após a Semana de Arte Moderna.)

Depois, o Mappin atravessou o viaduto, instalou-se definitivamente em frente ao Teatro Municipal e lá permanecendo, mesmo quando os demais magazines se transferiram para a região da Avenida Paulista e o centro ficou difícil, por falta de estacionamento. Esta é uma parte importante da história e do progresso de São Paulo.


Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

Tempo típico de verão no Centro-Sul

Temperatura elevada e alta umidade mantêm condições para pancadas de chuva em grande parte do Centro-Sul brasileiro. Uma nova frente fria chega ao sul do RS na quarta-feira.
Ler noticia







- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh

Provérbios Japoneses (Wikiquote)

  • さる も 木 から 落ちる
  • Saru mo ki kara ochiru
    • Literalmente: O Macaco também cai da árvore
    • Sentido: Mesmo um especialista pode vir a errar.
A Companhia Inglesa, conhecida então como SPR (São Paulo Railway) foi a primeira a inovar no transporte ferroviário no Estado de São Paulo e sua estação principal, a da Luz, tem um relógio que busca imitar o Big Ben de Londres. 

Foi também pela SPR que o futebol chegou ao Brasil, quando Charles Mulller, trazendo uma bola em sua mala de viagem, criou um time composto por ferroviários, residentes na vila construída bem próximo da estação, que hoje é também o Museu da Língua Portuguesa. 


Do outro lado da rua, ficam o Parque da Luz e a Pinacoteca do Estado de São Paulo. O lugar, que respirava o ar poluído das "maria-fumaça", hoje respira principalmente arte. No prédio da Pinacoteca, eu fiz o ensino fundamental, na década de 40. Por fora, o prédio continua o mesmo, por dentro, foi totalmente alterado em sua composição original e não existem vestígios da velha construção. Até as grandes janelas que davam para o parque foram obturadas com tijolos, unificando as paredes para pendurar quadros. Vidros temperados, fixados no lado externo, disfarçam as antigas janelas e escondem as paredes erguidas em seu lugar. (Paulo Victorino)



Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e VejaDestaque > 



Nesta data, em 1554, acontecia a fundação da cidade de São Paulo - Pintura de Antônio Parreiras, feita em 1913(Quer saber mais?)  A propósito, hoje não é o dia de São Paulo, apóstolo. O dia de São Paulo (e São Pedro também) é 29 de junho. Já 25 de janeiro assinala a conversão de Saulo de Tarso na estrada de Damasco (Síria).  Conheça os prefeitos de SP, de 1835 a 2013
Para ampliar, abra a imagem em janela separada.

Afinal, quando nasceu São Paulo? Não importa, o que importa é ter uma data para comemorar. Mas é preciso saber que a inauguração da igreja e escola no Pátio do Colégio foi um acontecimento de menor significado, tanto que o próprio prior, Manoel da Nóbrega, se achava em viagem, não comparecendo à cerimônia, que foi regida pelo noviço José de Anchieta, então com 20 anos. 

Um ano antes, em 1553, João Ramalho havia fundado a vila de Santo André da Borda do Campo, a 30 quilômetros, mas recebeu ordens para reunir seu pessoal, incluindo índios, transferindo-se para São Paulo de Piratininga, onde os jesuítas já haviam, há algum tempo, iniciado seu trabalho. O objetivo da transferência era aumentar as possibilidades de sobrevivência e de enfrentamento a ataques indígenas, não da Vila de Piratininga, mas de outras regiões mais distantes, comi Iperoig (hoje Ubatuba). 

A vila ganhou força e autonomia com  chegada de João Ramalho, meses antes de janeiro de 1554. Se os padres eram catequistas, já Ramalho era um líder político natural com ascendência junto aos índios. 

Sua mulher, a índia Bartira tinha também personalidade forte, capaz de interferir no rumo dos acontecimentos. Leia "A lenda de João Ramalho", do livro "Aconteceu no Velho São Paulo", de  Raimundo de Menezes, Coleção Saraiva, 1954.




A primeira igreja do Pátio do Colégio, inaugurada em 25 de janeiro de 1554 era extremamente simples e improvisada, pela necessidade de se iniciar a catequização. A segunda igreja, cuja imagem chegou até nós, estava melhor estruturada e foi construída em taipa de pilão. O que se vê hoje no Pátio do Colégio é uma réplica, erguida para as comemorações do 4º Centenário, mas, dentro dela, ainda existe, como relíquia, um pedaço das paredes da igreja original. Veja fotos da São Paulo antiga no site "A História de São Paulo por suas imagens".





"Aqui se fez uma casinha de palha com uma esteira de canas por portas...". >> Carta de José de Anchieta sobre a chegada a São Paulo.




São Paulo > A Avenida Santo Amaro é um eixo alternativo que funciona como radial, ligando o Norte e o Sul da Capital. 


Santo Amaro já foi município, mas acabou sendo incorporado à cidade paulistana. A antiga estrada de ferro São Paulo-Santo Amaro foi desativada e entregue à Light, que criou uma linha de bondes, mas conservando as características originais da linha férrea. Desativados os bondes, hoje ela é a Avenida Ibirapuera.


Veja a Avenida Santo Amaro, agora e ao vivo, pela Webcam




Jornal da Gazeta (ontem à noite)

Exposições homenageiam o aniversário de São Paulo


Jornal das 10 (ontem à noite)










Fantástico (Rede Globo)

Centenas de pessoas vivem com
sequelas do incêndio na Boate Kiss

Dois anos depois, sobreviventes preferem fugir do tratamento a ter que lembrar os momentos terríveis que viveram.



Antena Paulista (Rede Globo)









Globo Rural (Edição de hoje)




G1 > Pop & Arte

  1. RIO DE JANEIRO

    Morre no Rio a atriz de teatro Maria Della Costa

    Atriz interpretou papéis memoráveis no teatro brasileiro. Maria fez participações em novelas como Estúpido Cúpido

Em São Paulo, um teatro leva o seu nome e, no saguão, há uma escultura de
Maria Della Costa interpretando Joana D'Arc. Veja mais


Mais notícias de G1 POP & Arte


BBC Brasil, na foto e no mundo

Quanto custa aos poderosos ir ao fórum de Davos?

Executivos gastam dezenas de milhares de dólares para participar de evento anual com a elite empresarial global.
Mais notícias da BBC Brasil

"El País", de Espanha, em português

Guia do aniversário de São Paulo:
ativismo, bicicletaço e shows oficiais

MARINA ROSSI São Paulo
Programação 'extra-oficial' segue agenda dos movimentos sociais que ocupam praças e parques. Prefeitura organiza apresentações gratuitas
Mais notícias de "El País"




Clique na imagem para ver "El País" em original

La izquierda, favorita en Grecia con el futuro de Europa en juego

Syriza promete “restaurar la dignidad” nacional mientras Bruselas estudia fórmulas para negociar nuevas ayudas

Ni la zanahoria de los estímulos del BCE ha hecho moverse al partido
Las elecciones que Grecia celebra hoy, en medio de una crisis económica sin precedentes, transformarán el escenario político del país y marcarán el rumbo de Europa. Si los pronósticos se cumplen y gana el izquierdista Syriza, el bipartidismo quedará enterrado. Y Bruselas aguarda con expectación a Alexis Tsipras, el líder que quiere renegociar la deuda y promete “restaurar la dignidad”. La eurozona estudia una prórroga del rescate, en el que ha invertido más de 200.000 millones, para negociar nuevas ayudas. 
El sexto Gobierno griego desde que empezó la crisis en 2008, suponiendo que tras las elecciones de hoy se forme uno a corto plazo —y no se repita el escenario de 2012, cuando hicieron falta dos convocatorias seguidas para ello—, tendrá por delante una tarea hercúlea, afrontar una crisis socioeconómica sin precedentes en tiempos de paz (300.000 familias en el umbral de pobreza; una contracción del 25% del PIB en un lustro; más del 50% de paro juvenil; una deuda de 300.000 millones de euros), pero también, si se confirma el triunfo de la izquierdista Syriza, una dificultad añadida, la que implica cambiar las reglas del juego en medio de la partida. 
Pese a una tímida recuperación poco palpable aún en la economía real, con las negociaciones con la troika pendientes de un hilo y la prórroga del segundo rescate a un mes de expirar, el Ejecutivo que presumiblemente liderará Syriza —solo o apoyado por otras fuerzas, dependiendo del resultado de las urnas— pretende abandonar de inmediato el rescate, reestructurar la deuda, con una quita superior al 50% del valor nominal de la misma, y, sobre todo, sacudirse el dictado de la troika de acreedores para “recuperar la soberanía”, como subrayó el jueves Alexis Tsipras, su líder, en el cierre de campaña en Atenas. 
Que lo haga o no dependerá de su margen de maniobra, es decir, de los apoyos que coseche hoy en las urnas. Las encuestas le sitúan al borde la mayoría absoluta.

"Clarin", de Argentina, em português


CONTINUA O MISTÉRIO

Com especialistas em novas tecnologias, perícia volta ao local da morte do promotor


Do Clarín
Agentes da Polícia Federal realizaram novo procedimento no complexo Le Parc, em Puerto Madero, onde foi encontrado o corpo do promotor Alberto Nisman no domingo passado.

Promotora  Fein, na torre Le Parc de Puerto Madero

TESTEMUNHA CHAVE

Proíbem a saída do país do dono da arma que supostamente matou promotor


Do Clarín

O colaborador do promotor não tinha segurança nem medidas de proteção. A promotora do caso Viviana Fein apresentou um comunicado onde informou que ditou uma medida de "restrição de saída do país para Lagomarsino, após reiteradas tentativas de localizá-lo".

Diego Lagomarsino


Para entrar no site de "Clarin", CLIQUE AQUI
"Notícias ao Minuto", de Portugal
11:05 - 25 de Janeiro de 2015E
Mais notícias da edição portuguesa


"Notícias ao Minuto", do Brasil

O esquema montado pela prefeitura ajudará na organização de 456 blocos e 600 desfiles nas ruas do Rio de Janeiro.
Mais notícias da edição brasileira


"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro

Mais notícias do Jornal do Brasil



Mais notícias do R7 Esportes






RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC



Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.