quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Eventos em destaque no dia 8 de janeiro de 2015 > Quinta-Feira > Postado na véspera às 16:29 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

8 de janeiro de 2015.
8.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 357 para acabar o ano.


Nesta data, em 1337, morre Giotto, pintor italiano (n. 1266)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Giotto
Retrato anônimo, Museu do Louvre
Nome completoGiotto di Bondone
Nascimento1267
Colle Vespignano
Morte8 de janeiro de 1337
Florença
NacionalidadeItália italiano
MovimentoGótico
Obras notáveisCappella degli Scrovegni
Campanário de Florença
Giotto di Bondone mais conhecido simplesmente por Giotto, (Colle Vespignano1266 — Florença1337) foi um pintor e arquiteto italiano.
Nasceu perto de Florença, foi discípulo de Cinni di Pepo, mais conhecido na história da arte pela introdução da perspectiva na pintura, durante oRenascimento.
Devido ao alto grau de inovação de seu trabalho (ele é considerado o introdutor da perspectiva na pintura da época), Giotto é considerado porBocaccio o precursor da pintura renascentista. Ele é considerado o elo entre o renascimento e a pintura medieval e a bizantina.
A característica principal do seu trabalho é a identificação da figura dos santos como seres humanos de aparência comum. Esses santos com ar humanizado eram os mais importantes das cenas que pintava, ocupando sempre posição de destaque na pintura. Assim, a pintura de Giotto vem ao encontro de uma visão humanista do mundo, que vai cada vez mais se firmando até o Renascimento.
Giotto, forma diminutiva de Ambrogio ou Angiolo, não se sabe ao certo, adotou a linguagem visual dos escultores, procurando obter volume e altura realista nas figuras em suas obras. Comparando suas obras com as do seu mestre, elas são muito mais naturalistas, sendo Giotto o pioneiro na introdução do espaço tridimensional na pintura europeia. Em seus trabalhos pela península Itálica, Giotto fez amizades com o rei de Nápoles e Bocaccio, que o menciona em seu livro, Decameron.
Papa Benedito XI quis empregar Giotto, que passaria então dez anos emRoma. Posteriormente, trabalharia para o Rei de Nápoles. Em 1320, ele retornou a Florença, onde chefiaria a construção da Catedral de Florença. Giotto morreu quando pintava "O Juízo Final" para a capela de Bargello, em Florença. Durante uma escavação na Igreja de Santa Reparata, em Florença, foram descobertos ossos na mesma área que Vasari tinha relatado como o túmulo de Giotto. Um exame forense parece ter confirmado que a ossada era mesmo de Giotto.
Os ossos eram de um homem baixo, que pode ter sofrido de uma forma de nanismo. Isso apóia uma tradição daBasílica de Santa Cruz de que um anão que aparece em um dos afrescos é um auto-retrato de Giotto.

Índice

  [mostrar


1198 – Eleição do Papa Inocêncio III.

1297 – Independência de Mónaco
Principado de Mônaco (em francêsPrincipauté de Monaco, e em monegascoPrincipatu de Múnegu) é uma cidade-estado soberana, e, portanto, um microestado, situado no sul da França
Fazendo costa com o mar Mediterrâneo, o principado, fundado em 1297 pela família Grimaldi, fica a menos de 20 quilômetros a leste da cidade de Nice. Possui aproximadamente uma área de 2 quilômetros quadrados, sendo o segundo menor Estado do mundo, atrás apenas do Vaticano, com 0,4 km² de área, e é o estado com a densidade populacional mais alta do mundo. 
Mônaco tem como forma de governo a monarquia constitucional, em que o monarca é Sua Alteza Sereníssima o príncipe-soberano Alberto II do Mônaco. O Mônaco é um dos 6 microestados da Europa e um dos 25 do mundo. É governado há mais de sete séculos pela Casa de Grimaldi , sendo uma das 48 monarquias da atualidade. 
O país tem sua economia baseada no turismo, e é conhecido por seu circuito de fórmula 1, o Grande Prémio do Mônaco, o casino de Monte-Carlo e por ser a sede do World Music Awards. Há mais de mil imigrantes portugueses em Mônaco. Mas o maior atrativo do Mônaco é a fama de "paraíso fiscal" do principado, lá, os investidores não estão sujeitos a impostos sobre renda. Por estes fatos seu custo de vida também é um dos mais caros do planeta. 

1805 – A Colônia do Cabo, na África do Sul, torna-se colônia britânica.
1815 – Fim da guerra entre os Estados Unidos e o Reino Unido através do Tratado de Ghent. New Orleans: os britânicos foram derrotados por forças americanas lideradas por Andrew Jackson e por piratas liderados por Jean Laffite.

1889 – Herman Hollerith patenteou sua máquina de tabulação, que foi usada pela primeira vez para compilar dados de um recenseamento. Em São Paulo, até hoje, o contra-cheque, comprovante de pagamento de salários, é chamado de Hollerith.

1918 – O presidente Woodrow Wilson profere o discurso dos Quatorze Pontos.
1925 – O compositor russo Igor Stravinsky apresentou-se pela primeira vez nos Estados Unidos, regendo a Orquestra Filarmônica de Nova York.
1926 – Abdul-Aziz ibn Sa'ud foi coroado rei de Hejaz e lutou para a unificação do país, hoje a Arábia Saudita.
1959
Fidel Castro chega a Havana, capital de Cuba, após derrubar em 1° de janeiro, Fulgencio Batista (que fugiu para o exílio), e assume o poder em Cuba.

1969 - O general Charles De Gaulle foi chamado para assumir o governo da França, ao qual havia renunciado em 1946. O país estava à beira de uma guerra civil.
Charles André Joseph Marie de Gaulle (Lille22 de Novembro de 1890 – Colombey-les-Deux-Églises9 de Novembro de 1970) foi um general , político e estadista francês que liderou as Forças Francesas Livres durante a Segunda Guerra Mundial. Mais tarde fundou a Quinta República Francesa em 1958 e foi seu primeiro Presidente, de 1959 a 1969. 

A Quinta República Francesa (em francês, Cinquième République), aprovada pelo referendo a 22 de setembro de 1958, é a quinta e atual constituição republicana da França, em vigor desde 4 de Outubro de 1958. Esta constituição sucedeu à Quarta república, instaurada em 1946, substituindo assim o governo parlamentarista por um sistema semi-presidencialista, apoiada por Charles de Gaulle que foi o primeiro presidente da quinta república francesa de 1958 a 1969. 

Sua política é conhecida como Gaullismo, tendo muita influência na vida política francesa atual. Era o homem certo na hora certa. Herói da grande guerra, que conduziu a França à vitória, volta ao poder com plenos poderes e nele fica por 10 anos, só tendo sua autoridade contestada em 1968 com os movimentos estudantis que desestabilizaram o país e se propagaram pelo mundo. 

No Brasil, serviu de inspiração ao Presidente Jânio Quadros para, em 1961, renunciar, na intenção de voltar em seguida nos braços do povo. A situação era semelhante mas não era igual nos seus detalhes e, o que funcionou na França, não deu certo no Brasil. 

Abaixo, na primeira foto, Churchill e De Gaulle;
na segunda, Jânio e Che Guevara.



1963 – É adoptada a bandeira do estado de Minas Gerais
1968 – A TV americana exibiu pela primeira vez um documentário submarino do oceanógrafo Jacques Cousteau.
1979 – O petroleiro francês Betelgeuse explode no terminal da Gulf Oil em Bantry na Irlanda – 50 mortos.
1989 – Início da Era Heisei no Japão.
1992 – A sonda Sakigake fez uma operação de assistência gravitacional com o auxílio da força da gravidade da Terra.
1994 – Lançamento da missão Soyuz TM-18.
1996 – François Mitterrand, presidente da França entre 1981 e 1995, morre aos 79 anos, vitimado por um câncer na próstata.

1997 – Depois de trinta anos, chega ao fim o casamento do compositor Chico Buarque com a atriz Marieta Severo.

1998 – Imagens transmitidas de Saturno pelo telescópio espacial Hubble fortaleceram a teoria da existência de planetas fora do sistema solar.
2001 - Iniciam-se as emissões do canal noticioso português SIC Notícias.
2004 – A Hewlett-Packard (HP) anunciou que iria licenciar o iPod da Apple Inc. para criar um reprodutor de áudio digital com a marca da HP.
2006
Mehmet Ali Ağca, autor do atentado contra o Papa João Paulo II, recebe ordem de soltura na Turquia.
Registrada a temperatura mais alta da cidade de Pelotas: 41°C.


1556 – Uesugi Kagekatsu, samurai e senhor feudal japonês (m. 1623)
1601 – Baltasar Gracián, religioso espanhol (m. 1658)
1632 – Samuel Pufendorf, jurista alemão (m. 1694)
1635 – Luis Manuel Fernández de Portocarrero, religioso, nobre e político espanhol (m. 1709)
1795 – Ana Pavlovna da Rússia, Grã-duquesa do Império Russo e Rainha dos Países Baixos (m.1865)
1823 – Alfred Russel Wallace, naturalista, geógrafo, antropólogo e biólogo britânico (m. 1913)
1854 – Samuel Liddell MacGregor Mathers, ocultista britânico (m. 1918)
1867 – Emily Greene Balch, ativista norte-americana (m. 1961)
1870 – Primo de Rivera, militar e ditador espanhol (m. 1930)
1872 – Nikolai Panin, patinador artístico russo (m. 1956).
1891 – Walther Bothe, físico alemão (m. 1957)
1894 – São Maximiliano Maria Kolbe, religioso polonês (m. 1941)
1902 – Carl Rogers, psicopedagogo norte-americano (m. 1987)
1903 – Robert D. Webb, cineasta norte-americano (m. 1990)
1920 – Jack Günthard, ex-ginasta suíço.
1921 – Leonardo Sciascia, escritor siciliano (m. 1989)
1922 – Ademir Marques de Menezes, futebolista brasileiro (m. 1996).

1933 – Paulo Goulart, ator brasileiro (m. 2014)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paulo Goulart
Nome completoPaulo Afonso Miessa
Nascimento9 de janeiro de 1933
Ribeirão PretoSPBrasil
Morte13 de março de 2014 (81 anos)
São PauloSPBrasil
OcupaçãoAtor
CônjugeNicette Bruno

Paulo Goulartnome artístico de Paulo Afonso Miessa (Ribeirão Preto9 de janeiro de 1933 — São Paulo13 de março de 2014) foi umautor e ator brasileiro. Considerado um dos maiores talentos do teatro brasileiro. Goulart deixou sua marca na televisão e no cinema. Em 1974, ganhou o troféu APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e o Prêmio Molière de Melhor Ator, por sua atuação em Orquestra de Senhoritas, de Jean Anouilh, com direção de Luís Sérgio Person. Em 2006, a família Goulart foi homenageada na 18ª edição do Prêmio Shell de Teatro do Rio de Janeiro. Paulo Goulart, Nicette Bruno e seus filhos Beth GoulartBárbara Bruno e Paulo Goulart Filho receberam um troféu especial, pela união e trabalho desenvolvidos nos palcos em mais de 20 anos de carreira. Em 2014, Paulo foi homenageado na 26º edição do Prêmio Shell de Teatro de São Paulo.

Índice

  [mostrar

1934 – Jacques Anquetil, ciclista francês (m. 1987)

1935 – Elvis Presley, cantor e ator norte-americano (m. 1977).
Elvis Aaron Presley (East Tupelo8 de janeiro de 1935 — Memphis16 de agosto de 1977) foi um famoso músico e ator, nascido nos Estados Unidos da América, sendo mundialmente denominado como Rei do Rock 

Uma de suas maiores virtudes era a sua voz, devido ao seu alcance vocal, que atingia, segundo especialistas, notas musicais de difícil alcance para um cantor popular. A crítica especializada reconhece seu expressivo ganho, em extensão, com a maturidade; além de virtuoso senso rítmico, força interpretativa e um timbre de voz que o destacava entre os cantores populares, sendo avaliado como um dos maiores e por outros como o melhor cantor popular do século XX

Foi a explosão do Rock nos anos 50. Os primeiros filmes trouxeram uma euforia além dos limites previstos. Adolescentes surtavam nos cinemas ao assistir seus filmes e quebravam cadeiras e tudo mais o que aparecia pela frente. Era mais um instinto de manada, ao seguir os atos mais ousados de uns poucos, o que acabava contaminando o resto da multidão. Passada a euforia dos primeiros tempos é que foi possível avaliar a importância do rock e a qualidade musical de Elvis.

1937 – Shirley Bassey, cantora galesa.
1941 – Graham Chapman, ator e escritor britânico, ex-membro do grupo Monty Python (m. 1989)
1942
Junichiro Koizumi, político japonês.
Stephen Hawking, físico teórico britânico.
Vyacheslav Zudov, cosmonauta soviético.
1946 – Robby Krieger, músico norte-americano.
1947
David Bowie, músico britânico.
Rosa Magalhães, carnavalesca brasileira
1950 – Rey Misterio (pai), wrestler mexicano.
1951 – Kenneth Anthony, primeiro-ministro de Santa Lúcia.
1957 - Julio Ribas, treinador e ex-futebolista uruguaio.
1960 – Dave Weckl, baterista norte-americano.
1965 – Uidemar, ex-futebolista brasileiro.
1967
Guilherme Fontes, ator e diretor brasileiro.

1967 - Michelle Forbes, atriz norte-americana.

R. Kelly, rapper norte-americano.
1969 – Teresa Salgueiro, cantora portuguesa.
1971 – Pascal Zuberbühler, futebolista suíço.
1973
Henning Solberg, piloto norueguês de ralis.
Sean Paul, cantor e compositor jamaicano.
1975
Rubens Júnior, ex-futebolista brasileiro.

Elena Grushina, patinadora artística ucraniana.
Elena Grushina (em ucranianoЕлена Грушина), também grafado como Olena Eduardivna Hrushyna (em ucranianoОлена Едуардівна Грушина) (OdessaRSS da Ucrânia8 de janeiro de 1975) é uma patinadora artística ucraniana, que competiu em provas na dança no gelo. Ela conquistou uma medalha de bronze olímpica em 2006 ao lado de Ruslan Goncharov, e uma medalha de bronze em campeonato mundiais 

1976 – Alexandre Pires, cantor e compositor brasileiro.
1977 – Francesco Coco, ex-futebolista italiano.
1979
Adrian Mutu, futebolista romeno.
Seol Ki-Hyeon, futebolista sul-coreano.
Stipe Pletikosa, futebolista croata.
Simon Colosimo, futebolista australiano.
Sarah Polley, atriz e cantora canadense.
1980 – Stefano Mauri, futebolista italiano.
1981
Sebastián Eguren, futebolista uruguaio.
Genevieve Cortese, atriz norte-americana.
1982
Cláudio Pitbull, futebolista brasileiro.
John Utaka, futebolista nigeriano.
1984 - Leandro Bonfim, futebolista brasileiro.
1985 – André Bikey, futebolista camaronês.
1986 – David Silva, futebolista espanhol.
1988
Michael Mancienne, futebolista britânico.
Allison Harvard, modelo americana
2000 - Noah Lindsey Cyrus, atriz norte-americana


1107 - Edgar da Escócia, rei da Escócia (n. c. 1074)
1198 – Papa Celestino III (n. 1106)
1324 – Marco Polo, viajante veneziano (n. 1254)
1337 – Giotto, pintor italiano (n. 1266)
1538 – Maria de Aragão, rainha de Portugal (n. 1482)
1642 – Galileu Galilei, matemático e físico italiano (n. 1564)
1713 – Arcangelo Corelli, violinista e compositor italiano (n. 1653)
1824 – Luis Paulino d'Oliveira Pinto da França, nobre e militar português (n. 1771)
1845 – José de Sousa Breves, fazendeiro brasileiro (n. 1748)
1854 – William Carr Beresford, nobre e militar de Portugal (n. 1768)
1902 – Joaquim Augusto Mouzinho de Albuquerque, oficial de cavalaria português (n. 1855)
1914 – Simon Bolivar Buckner, militar e político norte-americano (n. 1823)
1941 – Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, militar inglês e fundador do Escotismo (n. 1857)
1942 – Joseph Franklin Rutherford, religioso norte-americano (n. 1869)
1950 – Joseph Schumpeter, economista austríaco (n. 1883)
1964 – Martin Stixrud, patinador artístico norueguês (n. 1876)
1972 - Wesley Ruggles, cineasta norte-americano (n. 1889).
1976 - Zhou Enlai, primeiro-ministro chinês.
1985 – Aracy Cortes, cantora brasileira (n. 1904)
1991 – Steve Clark, músico britânico
1996
François Mitterrand, político francês (n. 1916)
Alberto Frederico Etges, bispo católico brasileiro (n. 1910)
2002 – Aleksandr Mikhailovich Prokhorov, físico soviético nascido na Austrália (n. 1916)
2006 – Tony Banks, político britânico (n. 1943)

2007 – Yvonne De Carlo, atriz de origem canadense que fez carreira em Hollywood (n. 1922)
Yvonne De Carlonome artístico de Margaret Yvonne Middleton, (VancouverColúmbia Britânica1 de setembro de 1922 — Los AngelesCalifórnia8 de janeiro de 2007) foi uma atriz canadense de cinema que fez carreira em Hollywood. 

Foi muito popular na década de 1950, graças a westerns, filmes de ação e fantasias orientais, como The Desert Hawk (1950), Silver City (1951), Hurricane Smith (1952) e Shotgun (1955). Típica "atriz de filmes de aventura, em que o talento interpretativo não era obviamente um fator indispensável"

Yvonne, entretanto, teve seu grande momento na superprodução The Ten Commandments [Os 10 Mandamentos, foto abaixo] (1956), de Cecil B. DeMille, no papel de Sephora (Séfora, no Brasil), a esposa de Moisés, interpretado por Charlton Heston

Quando as oportunidades no cinema começaram a minguar, apareceu em diversas séries na televisão, entre elas Death Valley Days, The Virginian e Bonanza.


Brasil
Dia Nacional do fotógrafo e da fotografia

Eventos Católicos
Dia de Santa Margarida – Santo Católico
Dia de São Severino – Santo Católico
Dia de São Dylan – Santo Católico

Eventos Mitológicos
Dia de Justiça, antiga deusa romana da Justiça – Mitologia romana.
Iustitia (Justiça ou Justitia) era a deusa romana que personificava a justiça. Correspondia, na Grécia, à deusa Dice ou Diké. Difere dela por aparecer de olhos vendados (simbolizando a imparcialidade da justiça e a igualdade dos direitos). 

No dia de Justitia (8 de janeiro) é usual acender um incenso de lavanda para ter a justiça sempre a favor. A deusa deveria estar de pé durante a exposição do Direito (jus), enquanto o fiel (lingueta da balança indicadora de equilíbrio) deveria ficar no meio, completamente na vertical, direito (directum). Os romanos pretendiam, assim, atingir a prudentia, ou seja, o equilíbrio entre o abstrato (o ideal) e o concreto (a prática). 

As representações grega e romana diferiam ainda na atitude em relação à espada. Enquanto Diké empunhava uma espada, representando a imposição da justiça pela força (iudicare), Iustitia preferia o jus-dicere, atitude em que a balança era empunhada pelas duas mãos, sem a espada; ou com ela em posição de descanso, podendo, quando necessário, ser utilizada.



RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.