terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Eventos em destaque no dia 28 de janeiro de 2015 > Quarta Feira > Postado na véspera às 16:49 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ




- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

28 de janeiro de 2015.
28.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 337 dias para acabar o ano.


Em 28/01/2003, morre o pintor Cícero Dias
Cícero Dias (Escada, 5 de março de 1907 — Paris, 28 de janeiro de 2003) foi um pintor do modernismo brasileiro.

O ano de 1948 marcou uma atividade mais intensa no Brasil, com Cícero interessando-se sobretudo por murais. Em 1949, compareceu à Exposição de Arte Mural, em Avignon, na França. Em 1950 participou da Bienal de Veneza. Em 1965, a Bienal de Veneza realizou uma exposição retrospectiva de quarenta anos de pintura de Cícero Dias. Em 1970, realizou individuais no Recife, Rio de Janeiro e em São Paulo. Em 1981, o MAM realizou uma retrospectiva de sua obra. 

No início dos anos 1960, o artista pintou diversas telas com retratos de mulheres. Em 2000, inaugurou uma praça projetada por ele mesmo, em Recife. Em fevereiro de 2002, Cícero Dias esteve novamente na capital pernambucana para o lançamento de um livro sobre sua trajetória artística e fez uma exposição na galeria Portal, em São Paulo. 

Morreu em 28 de janeiro de 2003, em sua residência na Rue Long Champ, Paris. O pintor morreu rodeado por sua esposa Raymonde, sua filha Sylvia e seus dois netos. Encontra-se sepultado no cemitério Montparnasse, centro de Paris. Quer saber mais?  



Nesta data, em 1912, nasce Jackson Pollock, pintor estadunidense (m. 1956).
Paul Jackson Pollock, (CodyWyoming28 de janeiro de 1912 — Springs, 11 de agosto de1956) foi um pintor norte-americano e referência no movimento do expressionismo abstrato. 

Desenvolveu uma técnica de pintura, criada por Max Ernst, o 'dripping' (gotejamento), na qual respingava a tinta sobre suas imensas telas; os pingos escorriam formando traços harmoniosos e pareciam entrelaçar-se na superfície da tela. 

Pollock foi muito importante para o 'dripping', atrás de Pedro Borges e Fabio Ferraz,dois grandes artistas brasileiros que estudaram artes naturistas na França. O quadro "UM" é um exemplo dessa técnica. Pintava com a tela colocada no chão para sentir-se dentro do quadro. Pollock parte do zero, do pingo de tinta que deixa cair na tela elabora uma obra de arte

Além de deixar de lado o cavalete, Pollock também não usa mais pincéisA arte de Pollock combina a simplicidade com a pintura pura e suas obras de maiores dimensões possuem características monumentais. Com Pollock, há o auge da pintura de ação (action painting). 

A tensão ético-religiosa por ele vivida o impele aos pintores da Revolução mexicana. Sua esfera da arte é o inconsciente: seus signos são um prolongamento do seu interior. Apesar de ter seu trabalho reconhecido e com exposições por vários países do mundo, Pollock nunca saiu dos Estados Unidos. 

Morreu em um acidente de carro em 11 de agosto de 1956.




1986: A espaçonave Challenger explode 73 segundos após ter sido lançada.

1521 – Início da Dieta de Worms.
A Dieta de Worms (em Alemão: Wormser Reichstag) foi uma reunião de cúpula oficial, governamental e religiosa, chefiada pelo imperador Carlos V que teve lugar na cidade de Worms (Alemanha), entre os dias 28 de Janeiro e 25 de Maio de 1521.1

Apesar de outros assuntos terem sido discutidos, a Dieta de Worms é sobretudo conhecida pelas decisões que dizem respeito a Martinho Lutero e os efeitos subsequentes na Reforma Protestante. 

Lutero foi convocado à Dieta para desmentir suas 95 teses, no entanto ele as defendeu e pediu a reforma da Igreja Católica, entre 16 e 18 de Abril de 1521. 

Célebres tornaram-se as suas palavras: "Hier stehe ich. Ich kann nicht anders". (Aqui estou. Não posso renunciar). Mais

1547 – Eduardo VI assume o trono da Inglaterra.

1808 – Abertura dos portos brasileiros às nações amigas. Leia-se: Inglaterra.
O mundo, neste momento, só conhecia duas nações hegemônicas, a França de Napoleão e a Inglaterra, que deu cobertura para que a família imperial fugisse para o Brasil. 

O Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas foi uma carta régia promulgada pelo Príncipe-regente de Portugal Dom João de Bragança, no dia 28 de Janeiro de 1808, em Salvador, na Capitania da Baía de Todos os Santos, no contexto da Guerra Peninsular. Foi a primeira Carta Régia promulgada pelo Príncipe-regente no Brasil, o que se deu apenas quatro dias após sua chegada, com a família real e a nobreza portuguesa, em 24 de janeiro de 1808. 

Por esse diploma era autorizada a abertura dos portos do Brasil ao comércio com as nações amigas de Portugal, do que se beneficiou largamente o comércio britânico. Foi a primeira experiência liberal do mundo após a Revolução Industrial. A carta marcou o fim do Pacto Colonial, o qual na prática obrigava a que todos os produtos das colônias passassem antes pelas alfândegas em Portugal, ou seja, os demais países não podiam vender produtos para o Brasil, nem importar matérias-primas diretamente das colônias alheias, sendo forçados a fazer negócios com as respectivas metrópoles. 

Para poder ter sua independência em relação a França Napoleônica, Portugal precisou da escolta britânica para fugir ao Brasil sob a condição de que fossem abertos os portos para as nações amigas, pondo fim ao pacto colonial, passando a ser possível o comércio direto dos produtos brasileiros. 

Com a Inglaterra e a França dominando o cenário político e econômico, é claro que apenas a Inglaterra se beneficiou do ato. Mais tarde, com Napoleão derrotado e desterrado, a França começou a ganhar, também seu espaço no Brasil.

1811 – Primeiro movimento de independência no Uruguai, encabeçado por José Artigas.
1823 – Fundação do Condado de Fulton.
1856 – É criado o Banco da Espanha.
1857 – Criação da freguesia, hoje município, de Passo Fundo.
1859 – Incorporação da cidade de Olympia.
1862 - Fundação no Recife do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano.
1871 – Fim da Guerra Franco-Prussiana.

1887 – Colocação da primeira pedra da Torre Eiffel, símbolo de Paris, projetada por Gustave Eiffel. Inaugurada em 1889 como a máxima atração da Exposição Universal, a Torre era então a construção mais alta do mundo, com trezentos metros de altura.
Cantada em prosa e verso no mundo todo, a Torre Eiffel é odiada pelos franceses, que a consideram um monstrengo de ferro. 

Inaugurada em 31 de Março de 1889, a Torre Eiffel (pronuncia-se com a sílaba tônica no último "e", [eifél] e não [êifel]) foi construída para honrar o centenário da Revolução Francesa.

Era para ser uma estrutura temporária, mas tomou-se a decisão de não desmontá-la. Para torná-la mais palatável, ela conta, há anos, com uma iluminação especial. 

Atualmente, não se cogita mais em desmontá-la, pela fama que adquiriu e pela arrecadação que proporciona com as visitas feitas por turistas.

1900 Fundação da Federação Alemã de Futebol.
1914 – Incorporação da cidade de Beverly Hills, Califórnia.
1908 – É instaurado um movimento revolucionário em Portugal, abafado três dias depois.

1932 – As forças japonesas começam a ocupação de Shanghai.

1933 – Criação do nome Paquistão pelo nacionalista muçulmano e estudante de Cambridge Choudhary Rahmat Ali (v. História do Paquistão).
1935 – A Islândia torna-se o primeiro país do mundo a legalizar o aborto
1942 – O governo brasileiro, presidido por Getúlio Vargas, rompe relações com a Alemanha e com a Itália.

1943 – Getúlio Vargas e Franklin Delano Roosevelt participam da Conferência de Natal, onde ocorrem as primeiras tratativas que resultarão na criação da Força Expedicionária Brasileira.
Os EUA desejavam instalar bases militares no Norte do país para bloquear qualquer tentativa de invasão pelo eixo Berlim/Roma/Tóquio, o que também era de interesse para a segurança do Brasil, mas a presença de bases estrangeiras sem o Brasil participando da guerra daria um caráter de ocupação militar por potência estrangeira. 

Ficou estabelecido, então, que o país colocaria soldados brasileiros no Norte da Itália sob a supervisão do 5º Exército Americano, que forneceria armamento, munição e traçaria a estratégia de guerra. 

Em 1944, enviamos um total de 5 escalões, formando a primeira e única divisão, com um total de 25 mil homens. A intenção do Ministro da Guerra, General Eurico Dutra era a de colocar 5 divisões totalizando 125 mil homens, mas foi contido pelo presidente Vargas, pela reação na cúpula militar americana e pela própria evolução da guerra. 

A introdução das tropas brasileiras se fez à revelia do comando americano, que achava os brasileiros inexperientes e sem espírito de luta. Os pracinhas tiveram nove meses para provar o contrário e, ao término da guerra, em 10 de maio de 1945, já mereciam o respeito e a consideração do alto comando americano. (Quer saber mais?)

1943 – Segunda Guerra Mundial: a Alemanha recruta todos os homens de 16 a 65 anos.
1944 – Fundação da cidade de Apucarana (Paraná, Brasil).
1951 – Técnicos norte-americanos realizam um teste nuclear no deserto de Nevada.
1954 – Fundação da Confederação Nacional do Transporte – CNT do Brasil.
1960 – A Birmânia assina um tratado de paz com a China.
1970 – Fundação da Universidade Estadual de Londrina.
1979 – Ingressa na Real Academia Espanhola a escritora Carmen Conde, primeira mulher a fazer parte da Instituição.
1983 – A França instala novos mísseis intercontinentais na região dos Alpes da Alta Provença.
1984 – Reincorporação do Egito à Liga Árabe, solicitada pelo rei Hussein da Jordânia.
1986 – A espaçonave Challenger explode 73 segundos após ter sido lançada. O acidente mata seis astronautas e a professora Christa McAuliffe, primeira civil a participar de um programa espacial.
1994 – Mechislav Grib é eleito presidente da Bielorrúsia.
2003 – Ariel Sharon é reeleito primeiro-ministro de Israel.
2005 – A Procter & Gamble compra a Gillette em acordo estimado em US$ 57 bilhões, uma das maiores transações comerciais já realizadas.

Culturais e de Média/Mídia

1956 – Elvis Presley aparece na televisão pela primeira vez no show Os Irmãos Dorsey, onde cantou as músicas "Blue Suede Shoes" e "Heartbreak Hotel".

1981 – A carioca Ana Maria Botafogo torna-se, aos 23 anos, a primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Ana Botafogo (Rio de Janeiro9 de julho de 1957) é uma bailarina brasileira
Começou a estudar ballet clássico em sua cidade natal e a dançar profissionalmente na França, no Ballet de Marseille. Frequentou ainda a Academia Goubé na Sala Pleyel, em Paris (França), a Academia Internacional de Dança Rosella Hightower, em Cannes (França), e o Dance Center-Covent Garden, em Londres (Inglaterra). 
Desde 1981 é a primeira-bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro já tendo se apresentado na EuropaAmérica do NorteAmérica Central e América do Sul. Estreou no Municipal com o ballet Coppélia, o que abriu portas para novos convites internacionais. Fez uma participação especial como atriz em Páginas da Vida, telenovela das oito da TV Globo, escrita por Manoel Carlos, no papel de filha de Tarcísio Meira e Glória Menezes, e como uma professora de ballet muito culta. Wikipedia > Saiba mais

1985 – A coalizão de músicos USA for Africa, liderada por Harry Belafonte, Kenny Rogers, Michael Jackson e Lionel Richie, grava a canção "We are the world", para arrecadar fundos destinados às vitimas da fome na África.
1997 – Clive Davis recebe uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.


1225 – São Tomás de Aquino, escritor, filósofo e teólogo italiano (m. 1274).
Tomás de Aquino OP (Roccasecca, 1225 — Fossanova, 7 de março 1274) foi um padre dominicano, filósofo, teólogo, distinto expoente da escolástica, proclamado santo e Doutor da Igreja cognominado Doctor Communis ou Doctor Angelicus pela Igreja Católica. 

Seu maior mérito foi a síntese do cristianismo com a visão aristotélica do mundo, introduzindo o aristotelismo, sendo redescoberto na Idade Média, na Escolástica anterior, compaginou um e outro, de forma a obter uma sólida base filosófica para a teologia e retificando o materialismo de Aristóteles. 

Em suas duas summae, sistematizou o conhecimento teológico e filosófico de sua época: a Summa theologiae e a Summa contra gentiles. A partir dele, a Igreja tem uma Teologia (fundada na revelação) e uma Filosofia (baseada no exercício da razão humana) que se fundem numa síntese definitiva: fé e razão, unidas em sua orientação comum rumo a Deus. 

Sustentou que a filosofia não pode ser substituída pela teologia e que ambas não se opõem. Afirmou que não pode haver contradição entre fé e razão. Explica que toda a criação é boa, tudo o que existe é bom, por participar do ser de Deus, o mal é a ausência de uma perfeição devida e a essência do mal é a privação ou ausência do bem. 

Além da sua Teologia e da Filosofia, desenvolveu também uma teoria do conhecimento e uma Antropologia, deixou também escrito conselhos políticos: Do governo do Príncipe, ao rei de Chipre, que se contrapõe, do ponto de vista da ética, ao O Príncipe, de Nicolau Maquiavel.

1457 – Henrique VII de Inglaterra (m. 1509).
1540 – Ludolph van Ceulen, matemático alemão (m. 1610).
1600 – Papa Clemente IX (m. 1667).
1800 – António Feliciano de Castilho, escritor português (m. 1875).
1822 – Alexander Mackenzie, segundo primeiro-ministro do Canadá (m. 1892).
1841 – Henry Stanley, explorador galês (m. 1904).
1853 – Jose Martí, escritor cubano e mártir da Independência de Cuba em relação à Espanha (m. 1895).
1865 – Kaarlo Juho Ståhlberg, 1° presidente da Finlândia (m. 1952).
1886 – José Linhares, 23º presidente do Brasil no período de 29 de outubro de 1945 a 31 de janeiro de 1946 (m. 1957).
1892 – Ernst Lubitsch, cineasta alemão, naturalizado estadunidense (m. 1947).
1899 – August Annist, escritor e folclorista estoniano (m. 1972).
1906 – Emídio Santana, militante anarco-sindicalista português (m. 1988).
1912 – Jackson Pollock, pintor estadunidense (m. 1956).
1918 – Castro Gonzaga, ator brasileiro (m. 2007).
1922 – Robert W. Holley, bioquímico estadunidense (m. 1993).
1935 – David Lodge, escritor inglês.
1936
Alan Alda, ator, diretor e escritor estadunidense.
Ismail Kadare, escritor albanês.
1938 – Raul Gil, apresentador de televisão e cantor brasileiro.

1940 – Carlos Slim, mexicano, considerado o empresário mais rico do mundo.
Carlos Slim Helú (Cidade do México, 28 de janeiro de 1940) é um empresário mexicano de origem libanesa. É conhecido no México por Midas, devido a sua habilidade em transformar empreendimentos decadentes em companhias saudáveis e lucrativas. Na lista da revista "Forbes", ele vem sendo, seguidamente, reconhecido como o homem mais rico do mundo. Saiba mais

Carlos Slin é também um grande colecionador de obras de arte e possui em seu acervo a maior coleção de obras de Rodin em poder de um particular.

1942 - Hans-Jürgen Bäumler, ex-patinador artístico alemão.
1945 – Robert Wyatt, músico inglês.
1947 – Fernando Carvalho Rodrigues, físico português.
1948
Mikhail Baryshnikov, bailarino russo.
Charles Taylor, político liberiano.
1950 – Hamad bin Isa Al Khalifa, rei do Bahrein.
1954
Bruno Metsu, futebolista e treinador francês de futebol (m. 2013).
Philippe Bergeroo, ex-futebolista francês.
1955 – Nicolas Sarkozy, político francês.
1958
Edevaldo de Freitas, ex-futebolista brasileiro.

1958 - Maitê Proença, atriz brasileira.

1959 – Frank Darabont, diretor de cinema francês.
1963 – António Filipe, político português.
1964 – Rui Nova, locutor de rádio e cantor português.
1965 – Marcello Antony, ator brasileiro.
1968 - Sarah McLachlan, cantora canadense.
1969 – Fernando Cornejo, ex-futebolista chileno (m. 2009).

1973 – Cynthia Benini, jornalista brasileira.
Cynthia Benini de Moraes (São Paulo28 de janeiro de 1973) é atriz e jornalista brasileira
Começou a carreira como modelo aos quinze anos e fez comerciais para: Pomarola, Sadia, Higiporo, American Express e tantos outros, firmando-se como um dos rostos mais conhecidos da mídia brasileira. 
Já morou em diversos países, como JapãoChinaNova ZelândiaAlemanhaPortugalEstados UnidosArgentinaItália e Turquia
Na televisão, atuou nas novelas Laços de FamíliaMalhação e Era Uma Vez, na Rede Globo. Participou também de Estrela de Fogo, na Record e O Direito de Nascer e Pequena Travessa, no SBT. 
Contratada pela SBT desde 2002, participou de uma da segunda edição do reality show Casa dos Artistas, foi âncora dos telejornais Jornal do SBT - 1ª EdiçãoSBT Notícias BrevesJornal do SBT - Manhã , SBT Manchetes e responsável pelas entrevistas com os participantes do programa Bailando por um sonho, no mesmo canal.

1974 – Magglio Ordóñez, jogador de beisebol venezuelano.
1975
Susana Feitor, marchadora portuguesa.
Junior Spivey, jogador de baseball norte-americano.
1977
Marcelo Lipatin Lopez, futebolista uruguaio.
Nádia Almada, transexual portuguesa.
Takuma Sato, piloto japonês de corridas.
Joey Fatone, cantor estadunidense (ex-integrante do grupo 'N Sync).

1977 - Talita Castro, atriz brasileira, filha do ator Ewerton de Castro.
Talita Ribeiro de Castro (São Paulo30 de janeiro de 1977) é uma atriz brasileira. Filha do ator Ewerton de Castro, participou do especial da Rede Globo, Você Decide, em duas ocasiões: no episódio de 1997, A Pestinha e num episódio de 1999 intitulado Ninguém é Perfeito

Participou ainda do especial de Natal de Renato Aragão no ano de 1996 e de um episódio do seriado Mulher, intitulado "Néctar da Vida", de Doc Comparato, no ano de 1998. 

Iniciou sua carreira no teatro, participando em diversos espetáculos, entre eles Príamo e Tisbe, Clarão nas Estrelas, Dartagnan e os três mosqueteiros, O Fingidor e na terceira montagem de "A Lista" de Oswaldo Montenegro

Trabalha há mais de dez anos como locutora de inúmeras peças publicitárias para televisão e rádio. Em 2007 interpretou a vilã Rosana Delaor na telenovela Amigas e Rivais. Também integrou o elenco das novelas Revelação e Vende-se um Véu de Noiva.

1978
Jamie Carragher, futebolista inglês.
Papa Bouba Diop, futebolista senegalês.
Gianluigi Buffon, futebolista italiano.
França, futebolista brasileiro.
Jasmin Handanovič, futebolista esloveno.
Sheamus, wrestler irlandês.
1979
Melvin Brown, futebolista mexicano.

1979 - Samantha Schmütz, atriz e humorista brasileira.

1980
Nick Carter, cantor estadunidense.
Yasuhito Endō, futebolista japonês.
1981
Elijah Wood, ator estadunidense, que ganhou projeção com o personagem Frodo do filme O Senhor dos Anéis.
Marko Babić, futebolista croata.
Patrick Mtiliga, futebolista dinamarquês.
Maykel Galindo, futebolista cubano.
1982
Tam Nsaliwa, futebolista canadense.
Allyson, futebolista brasileiro.
Jan Kopecký, piloto tcheco de ralis.

Patrícia Dejesus, modelo e atriz brasileira.

1983
Sandy Leah Lima, cantora brasileira.
Richard Pacquette, futebolista dominiquense.
Urko Rafael Pardo, futebolista belga.
1984
Andre Iguodala, jogador de basquete estadunidense.
Issam Jemâa, futebolista tunisiano.
1985
Aya Miyama, futebolista japonesa.
Álvaro Pereira, futebolista uruguaio

1985 - Lisbeth Trickett, nadadora australiana.


1986
Miguel Torres, futebolista espanhol.
Antonis Petropoulos, futebolista grego.
1989 – Siem de Jong, futebolista holandês.
1991 – Wellington, futebolista brasileiro.
1992 – Sergio Araujo, futebolista argentino.
1998 – Ariel Winter, atriz norte-americana.


814 – Carlos Magno, Rei de França (n. 742).
1119 – Papa Gelásio II.

1547 – Rei Henrique VIII de Inglaterra, fundador da Igreja Anglicana (n. 1491).
Henrique VIII (28 de junho de 1491 – 28 de janeiro de 1547) foi o Rei da Inglaterra de 21 de abril de 1509 até sua morte. Ele também foi Lorde e depois Rei da Irlanda. Henrique foi o segundo monarca inglês da Casa de Tudor, sucedendo seu pai Henrique VII.

Além de seus seis casamentos, Henrique VIII é conhecido por seu papel na separação da Igreja Anglicana da Igreja Católica. Suas lutas contra Roma levaram a renúncia da Inglaterra à autoridade papal, a Dissolução dos Mosteiros e seu próprio estabelecimento como Chefe Supremo da Igreja de Inglaterra. 

Ainda assim ele continuou a acreditar nos principais ensinamentos católicos, mesmo após sua excomunhão. Mais

1621 – Papa Paulo V, (n. 1552).
1688 – Ferdinand Verbiest, astrónomo, cientista, jesúita e missionário flamengo (n. 1623).
1865 – Felice Romani, poeta, libretista e profesor de literatura e mitologia italiano (n. 1778).
1891 – Nikolaus Otto, engenheiro alemão inventor do motor de combustão interna nomeadamente do ciclo de Otto (n. 1832).
1898 – Roberto Ivens, militar português (n. 1850).
1916 – Ramiro Barcellos, político brasileiro (n. 1851).
1924 – Teófilo Braga, político, escritor e ensaísta português (n. 1843).
1939 – William Butler Yeats, poeta irlandês (n. 1865).
1963 – John Farrow, diretor de cinema australiano que fez carreira nos Estados Unidos (n. 1904)
1972 – Dino Buzzati, escritor e jornalista italiano (n. 1906).

1996 - Jerome Siegel, artista estadunidense (n. 1914).
Jerome Jerry Siegel (17 de Outubro de 1914 - 28 de Janeiro de 1996) é uma das maiores figuras da história dos quadrinhos mundial. Artista norte-americano, criou em conjunto com Joe Shuster, o Superman
Nascido a 17 de Outubro de 1914 em ClevelandOhio, sempre mostrou-se um ávido fã por histórias de ficção científica. Em 1929 (com 15 anos) publicou seu primeiro fanzine, intitulado "Cosmic Stories". 
Muitos outros exemplares do mesmo gênero foram publicados mais tarde, mas seu sucesso pleno ainda estava por vir. E não demorou muito, pois veio juntamente com um futuro novo amigo, que acabara de mudar-se do Canadá. Esta pessoa era Joe Shuster. Shuster e Siegel encontraram-se logo após a chegada do primeiro em Cleveland
Devido ao fascínio de ambos pela ficção, logo viraram bons amigos. Além disso, Siegel encantara-se pela arte de Shuster, o qual desenhava especialmente bem. 
Em 1932, a dupla lançava no seu primeiro fanzine, chamado "Science Fiction", o conto The Reign of the Super-Man que foi o ponto de partida para o nascimento do Superman, personagem que mais tarde passou a ter a grande fama que tem.

1997 – Antônio Callado, jornalista e escritor brasileiro membro da ABL (n. 1917).
1998
Salvador Arena, empresário brasileiro.

1998 - Shotaro Ishinomori, mangaká e criador do gênero Kamen Rider (n. 1938).
Shotaro Ishinomori (石ノ森章太郎?), (25 de janeiro de 1938 - 28 de janeiro de 1998) foi um mangaká japonês e uma das mais importantes figuras nos universos do mangáanime e tokusatsuSeu nome real era Shotaro Onodera (小野寺章太郎?), e ele também era conhecido como Shotaro Ishimori (石森章太郎?) até 1986, quando ele mudou seu último nome para Ishinomori. 

Inicialmente, almejava ser um romancista, foi o contato com Osamu Tezuka que o incentivou a seguir carreira no mundo do mangá, onde se tornou um dos autores de maior prestígio de todo Japão, sendo um dos mais famosos frequentadores da lendária pensão Tokiwa-so para jovens aspirantes a mangaká. 

Um museu do mangá foi erguido em sua homenagem na cidade de Ishinomaki, Miyagi, sua terra natal, em 2001.

2002 – Astrid Lindgren, escritora sueca de livros infantis. Píppi Meialonga, ou Pipi das Meias Altas (em Portugal), é a sua personagem mais famosa (n. 1907).
2003
Cícero Dias, pintor brasileiro (n. 1907).
Emília Rotter, patinadora artística húngara (n. 1906).
2009 - Billy Powell, tecladista da banda de Rock estadunidense Lynyrd Skynyrd (n. 1952).
2013 - Ary Vidal, treinador brasileiro de basquetebol (n. 1935).
2014 - Pete Seeger, músico estadunidense de música folclórica (n. 1919).


Brasil
Aniversário da cidade de Apucarana- Paraná
Aniversário da cidade de Rolândia - Paraná
Aniversário da cidade de Castanhal, Pará
Aniversário da cidade de Passo Fundo - Rio Grande do Sul
Dia do Comércio Exterior
Dia do Portuário
Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

Santo do Dia
Dia de São Tomás de Aquino




RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.