sábado, 3 de janeiro de 2015

Eventos em destaque no dia 4 de janeiro de 2015 > Domingo > Postado na véspera às 4:41 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

4 de janeiro de 2015.
4.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 361 para acabar o ano.


1956 – O pintor Cândido Portinari entregou os painéis de Guerra e paz para a sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York.
Guerra e Paz são dois painéis de, aproximadamente, 14 x 10 m cada um produzidos pelo pintor brasileiro Cândido Portinari, entre 1952 e 1956. 

Os painéis foram encomendados pelo governo brasileiro para presentear a sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, mas antes de partirem, em 1956, foram expostos numa cerimônia no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, que contou com a presença do então Presidente Juscelino Kubitschek. 

Os primeiros estudos para a obra surgiram em 1952, quando Portinari realizava uma outra encomenda, feita pelo Banco da Bahia, com a temática de retratar a chegada da família real portuguesa à Bahia. 

Com o auxílio de Enrico Bianco e de Maria Luiza Leão, os painéis Guerra e Paz foram pintados a óleo sobre madeira compensada naval. Enquanto um é uma representação da guerra, o outro representa a paz. 

Por seu trabalho com os painéis, Portinari foi agraciado em 1956 com o prêmio concedido pela Solomon Guggenheim Foundation de Nova York.   

No retorno ao Brasil, para restauro, contou com uma exibição franca que foi de 22 de dezembro de 2010 até 6 de janeiro de 2011, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. A exposição foi visitada por mais de 40 mil pessoas. 

Em 2012, a exposição aconteceu em São Paulo e, em seguida, painéis seguiu um itinerário pelo Grand Palais, em Paris, pelo Memorial da Paz de Hiroshima, no Japão, pelo Auditório Municipal de Oslo e pelo Museu de Arte Moderna de Nova York, antes de voltar ao seu ponto de origem na ONU..

























Nesta data, em 1747, nasce Vivant Denon, arqueólogo e pintor francês (m. 1825).
Dominique VivantBarão Denon - mais conhecido por Vivant Denon (Chalon-sur-Saône4 de janeiro de1747 — Paris27 de abril de 1825) foi um pintorarqueólogo escritor e diplomata francês. 

Seguindo a expedição de Napoleão na conquista do Egito, Denon passou todo um ano inteiro acompanhando as mais variadas expedições. 

Já cinquentenário, varava o deserto junto ao general Desaix, em perseguição aos mamelucos. Registrava em desenhos tudo quanto via - como a capela de Amenófis III, localizada em Elefantina e destruída em 1822 - sendo o seu desenho o único a retratá-la para sempre. 

Nesta data, em 2010, morre Ludwig Wilding, pintor alemão (n. 1927), ligado à Optical Art e à arte cinética


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Op art é um termo usado para descrever a arte que explora a falibilidade doolho e pelo uso de ilusões ópticas.
A expressão "op-art" vem do inglês (optical art) e significa “arte óptica”. Defendia para arte "menos expressão e mais visualização". Apesar do rigor com que é construída, simboliza um mundo mutável e instável, que não se mantém nunca o mesmo.
Os trabalhos de op art são em geral abstratos, e muitas das peças mais conhecidas usam apenas o preto e o branco. Quando são observados, dão a impressão de movimento, clarões ou vibração, ou por vezes parecem inchar ou deformar-se.
Apesar de ter ganho força na metade da década de 1950, a Op Art passou por um desenvolvimento relativamente lento. Ela não tem o ímpeto atual e o apelo emocional da Pop Art; em comparação, parece excessivamente cerebral e sistemática, mais próxima das ciências do que das humanidades. Por outro lado, suas possibilidades parecem ser tão ilimitadas quanto as da ciência e da tecnologia.

275 — É eleito o Papa Eutiquiano

1558 – Mem de Sá que chegara ao Brasil em 28 de dezembro, toma posse como  Governador Geral do Brasil.
Mem de Sá (Coimbra, 1500 — 1572) foi um fidalgo e administrador colonial português. Irmão do poeta Francisco Sá de Miranda, exerceu o cargo de desembargador dos Agravos. 

Foi nomeado como terceiro governador-geral do Brasil, de 1558 a 1572, sucedendo a D. Duarte da Costa (1553-1558). 

Chegou a Salvador, na Bahia, em 28 de dezembro de 1557. Tomou posse do Governo a 3 de janeiro de 1558. Procurou pacificar a colônia, liderando a guerra contra o gentio revoltado. Nessa luta, perdeu o filho, Fernão de Sá, em combate na então Capitania do Espírito Santo. 

Os 14 anos de seu governo se caracterizaram por realizações importantes, tais como a fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro em 1º de março de 1565, por seu sobrinho Estácio de Sá; a expulsão dos franceses, em 1567, com o auxílio do mesmo sobrinho, que morreu de flechada recebida na luta, e o aldeamento de tribos indígenas em missões (reduções). 

Incentivou a produção açucareira, estimulou o tráfico de escravos africanos para o Brasil e decretou leis que protegiam da escravidão os indígenas já catequizados. Combateu a antropofagia.

1642 — Guerra civil inglesa: tentativa de aprisionar 5 membros do Parlamento por traição falha.
1721 — Editado decreto que confirma os estatutos da Academia Real de História Portuguesa.
1798 — A pequena república de Mulhouse anexa-se à França.

1808 – Data considerada oficialmente como a da criação da primeira tipografia no Brasil.
A vinda da família real ao Brasil inverteu a ordem das coisas, transformando a colônia em sede do governo, o que obrigou o príncipe D. João a tomar uma série de medidas administrativas, diminuindo as severas restrições a que estava exposta a colônia e respondendo ao mesmo tempo os compromissos firmados com a Inglaterra. 

Entre os atos assinados estão: 
  • a abertura dos portos a todas as nações amigas (leia-se "Inglaterra", interessada em uma base marítima no Sul para explorar o mar da Plata e o Rio Paraguai); 
  • a decretação de guerra contra a França e consequente invasão à Guiana Francesa, que não resistiu ao destacamento brasileiro e se rendeu; 
  • o uso do poder para a acomodação dos milhares de nobres que vieram com a família real fugidos de Portugal. 
Até então, a imprensa era proibida no Brasil mas agora se tornava uma necessidade e a criação da primeira tipografia resolveu o problema de publicar e validar os atos oficiais. 

Foi criado ainda o Banco Real do Brasil para permitir a administração financeira do novo reinado, agora chamado de Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. 

Mas ressalve-se que algumas datas históricas são simplesmente comemorativas e nem sempre  batem com a cronologia. A família real saiu de Portugal em 29/11/1807, chegou à Bahia em 18/01/1808 e instalou-se no Rio de Janeiro em 08/03/1808, ou seja, dois meses após a dita criação da tipografia. Vale o registro e a comemoração.

1817 — Fundação do Condado de Bond (estado de Illinois, EUA).

1895 — O capitão francês Alfred Dreyfus, judeu, foi condenado por passar segredos militares aos alemães e perdeu sua patente em uma humilhante cerimônia em Paris. O caso virou exemplo do anti-semitismo que reinava na Europa.

1896 — Utah torna-se o 45º estado estadunidense.
1900 — Esta data é tida como referência à medida do segundo (1/31.556.925,9747 do tempo que levou a Terra a girar em torno do Sol a partir das 12 horas).
1918 — A Finlândia é reconhecida independente pela Rússia.

1922 — Depois de organizar um greve contra o aumento de impostos, Mahatma Gandhi foi preso na Índia. Declarando-se culpado, foi solto em 1924.

1948 — Independência de Myanmar, antiga Birmânia.

1950 – A RCA Victor declarou que começaria a produzir discos de longa duração, os LPs de vinil, atualmente conhecidos como "bolachões".
Durante décadas, o disco utilizado comercialmente era de 78 RPM (rotações por minuto) com capacidade para duas músicas, uma de cada lado. 

Os LPs (long plays) de vinil, com 33 RPM, sem perda de qualidade, permitiram ampliar a capacidade para 12 músicas. Paralelamente, na Inglaterra, criava-se o disco compacto de 45 rotações, que não encontrou mercado. 

Por volta de 1970, surgiu no mercado o disco de 16 RPM que, igualmente, não conseguiu vingar. 

Os LPs de vinil resistiram ao tempo, concorreram com as fitas K-7 e ainda hoje enfrentam, com relativo sucesso, os CDs digitais Há uma certa magia no som do vinil, inclusive no chiado produzido por eles, que nenhum aperfeiçoamento digital pode imitar, muito pelo contrário, muita tecnologia atrapalha o efeito do meio ambiente..

1951 — Seul é capturada por forças chinesas e norte-coreanas.

1954 – Nasce uma estrela > Com a intenção de dar um presente à sua mãe, Elvis Presley pagou 4 dólares para gravar seu primeiro disco. O produtor musical e dono do estúdio, Sam Phillips, gostou do que ouviu e um ano depois fizeram juntos algumas gravações comerciais.

1958 — Edmund Hillary atinge o Pólo Sul.
1960 — Assinado o tratado que cria a Associação Europeia de Livre Comércio.
1961 — Massacre de milhares de camponeses da zona da Baixa de Kassanje, em Angola.
1974 — Na Espanha, presta juramento o novo primeiro-ministro Arias Navarro.
1988 — O cartunista Henfil faleceu vítima de aids. Hemofílico, ele foi contaminado numa transfusão de sangue.
Em Cabul, União Soviética e Estados Unidos iniciam conversações para pôr fim à guerra do Afeganistão.
1994 — A Lituânia torna-se o primeiro estado báltico a pedir a entrada na NATO.
2006 — Ariel Sharon sofre um acidente vascular cerebral e se afasta das funções de primeiro-ministro de Israel.

2010 — Inauguração do Burj Dubai, o edifício mais alto feito pelo homem.


Culturais e de media/mídia

1947 – É distribuída a primeira edição do jornal Der Spiegel (em alemão).

1966 – O Jornal da Tarde, do grupo O Estado de S.Paulo, foi lançado. No ano de 2012 (46 anos depois), deixou de circular.
O lançamento de um jornal é precedido de uma EDIÇÃO ZERO, com uma tiragem de aproximadamente 200 exemplares, que circula apenas dentro da redação, para discutir os procedimentos e corrigir as falhas antes que a edição nº 1 chegue à bancas. 

O Jornal da Tarde (JT) esnobou e fez 30 edições zero, uma para cada dia do mês, discutindo e ajustando cada detalhe para aproximar a linguagem e o conteúdo ao seu público alvo, jovem, com alguma cultura e predominantemente de classe média, mas sem muito tempo ou vontade para ler textos longos ou de linguagem empolada. 

Acertou. Poucos dias depois de lançado, uma simples carta de um leitor (que se supõe pré-fabricada) agitou a imprensa concorrente, ao "denunciar" três órgãos da mídia como tendo recebido dinheiro estrangeiro do grupo Time/Life para se reorganizar, coisa que a legislação proibia. Eram eles a Editora Abril, o jornal Folha de São Paulo e a Rede Globo de Televisão. 

A denúncia era o detalhe que faltava para fazer o Jornal da Tarde decolar e se firmar no mercado. Abaixo, vídeo com anúncio televisivo do lançamento e um fac símile da primeira edição.



1338 — Maomé V, oitavo rei nasrida de Granada entre 1354 e 1391, com um interregno (m. 1391).
1643 — Isaac Newton, físico britânico (m. 1727).
1747 — Vivant Denon, arqueólogo e artista francês (m. 1825).

1809 — Louis Braille, professor e músico francês, inventor do alfabeto para cegos que leva seu sobrenome (m. 1852).

1829 — Tito Franco de Almeida, político brasileiro (m. 1899).
1839 — Casimiro de Abreu, poeta brasileiro (m. 1860).
1864 — George Albert Smith, cineasta britânico, inventor do Kinemacolor (m. 1959).
1871 — Rui Teles Palhinha, botânico e professor universitário português (m. 1957)
1894 — Manuel Dias de Abreu, médico brasileiro, inventor do diagnóstico da tuberculose (m. 1962).
1929 — René Gagnaux, médico e missionário suíço que trabalhou em Moçambique(m. 1990).

1932 — Carlos Saura, cineasta espanhol.

1934 — Elias Gleiser, ator brasileiro.
1936 — Zilda Cardoso, atriz e humorista brasileira (Catifunda).
1939 — Igor Chislenko, futebolista russo (m. 1994).
1940 — Brian David Josephson, físico britânico.
1945 — Vesa-Matti Loiri, ator, músico, flautista e cantor finlandês.
1950 — Massimo Luca, músico italiano.
1954 — Oleg Romantsev, ex-futebolista e treinador russo de futebol.
1955 — Wolfgang Tiefensee, político alemão.
Brian Ray, cantor e guitarrista americano
1956 — Bernard Sumner, músico britânico.
1960 — Michael Stipe, vocalista da banda de rock estadunidense R.E.M..
1962
Norton Nascimento, ator brasileiro (m. 2007).
Peter Steele, vocalista, baixista e principal compositor da banda de metal gótico Type O Negative (m. 2010).
1963
Elena Valova, patinadora artística russa.
Till Lindemann, nadador alemão e vocalista da banda de metal Rammstein.
1964 — Alexandr Fadeev, patinador artístico soviético.

1965 — Julia Ormond, atriz britânica.
Julia Karin Ormond (Epsom4 de janeiro de 1965) é uma atriz britânica que conquistou o estrelato com Lendas da Paixão (1994), de Edward Zwick, filme que co-estrelou com Anthony Hopkins e Brad Pitt. 

Em seus trabalhos para a televisão conquistou dez prêmios, inclusive um Emmy pela série Traffik

O telefilme Stalin, que protagonizou em 1992 ao lado de Robert Duvall, ganhou três Globos de Ouroe quatro Emmy e lançou-a para a tela grande. No cinema, trabalhou ao lado de grandes diretores como Edward Zwick, Sydney Pollack e Billie August.

1966 — Ladislav Maier, ex-futebolista tcheco.
1968 — Júlio Rasec, tecladista dos Mamonas Assassinas (m. 1996).
1971 — Richie Hearn, piloto norte-americano de corridas.
1973
Rosen Kirilov, ex-futebolista búlgaro.
1977
Jonathan Cochet, piloto francês de corridas.

1977 - Irán Castillo, atriz mexicana.


1978
Dominik Hrbatý, tenista eslovaco.
Karine Ruby, esquiadora francesa (m. 2009).
André Neles, futebolista guinéu-equatoriano.
1979
Tristan Gommendy, piloto francês de corridas.
Damian Gorawski, futebolista polonês.
Fábio Bilica, futebolista brasileiro.
1980 — Miguel, futebolista português.
1982 — Paulo Ferrari, futebolista argentino.
1985
Ross Turnbull, futebolista inglês.
Réver, futebolista brasileiro.
1986 — James Milner, futebolista inglês.
1988
Maksym Pashayev, futebolista ucraniano (m. 2008).
1989 — Graham Rahal, piloto norte-americano da IRL, filho de Bobby Rahal.
1990
Alberto Paloschi, futebolista italiano.
Toni Kroos, futebolista alemão.
1993 - Manu Gavassi, cantora brasileira.


1248 — Sancho II de Portugal, no exílio (n. 1207).
1309 — Beata Ângela de Foligno, mística italiana (n. 1248).
1786 — Moisés Mendelssohn, filósofo alemão (n. 1729).
1825 — Fernando I, rei das Duas Sicílias (n. 1751).
1941 — Henri Bergson, filósofo francês (n. 1859).
1960 — Albert Camus, escritor e filósofo francês (n. 1913).
1961 — Erwin Schrödinger, físico austríaco (n. 1887).
1969 — Daisy e Violet Hilton, as gêmeas siamesas ligadas pelo quadril e vítimas da Gripe de Hong Kong (n. 1908).

1965 — T. S. Eliot, poeta modernista, dramaturgo e crítico literário britânico-estadunidense (n. 1888).

1985 — Brian Horrocks, militar britânico (n. 1895).
1986 — Christopher Isherwood, escritor britânico (n. 1904).
1986 — Phil Lynott, vocalista/baixista/músico britânico da banda de hard rock Thin Lizzy (n. 1949).

1988 – Henfil, cartunista brasileiro (n. 1944).
Henrique de Sousa Filho, mais conhecido como Henfil (Ribeirão das Neves5 de fevereiro de 1944 — Rio de Janeiro4 de janeiro de 1988), foi um cartunistaquadrinistajornalista eescritor brasileiro. Henfil envolveu-se também com cinema, teatro, televisão (trabalhou na Rede Globo, como redator do extinto programa TV Mulher) e literatura, mas ficou marcado mesmo por sua atuação nos movimentos sociais e políticos brasileiros. 

Ele tentou seguir carreira nos Estados Unidos, mas não teve lugar nos tradicionais jornais estadunidenses, sendo renegado a publicações underground. Ele então retornou ao Brasil, publicando mais um livro. Henfil passou toda sua vida a defender o fim do regime ditatorial pelo qual o Brasil passava. 

Quando em 1972 Elis Regina fez uma apresentação para o exército brasileiro, Henfil publicou em O Pasquim uma charge enterrando a cantora, apelidando-a de "regente" — junto a outras personalidades que, na ótica dele, agradariam aos interesses do regime, como os cantores Roberto Carlos e Wilson Simonal, o Jogador Pelé e os atores Paulo Gracindo, Tarcísio Meira e Marília PêraElis protestou contra as críticas, e Henfil enterrou-a novamente.  

Após uma transfusão de sangue acabou contraindo o vírus da AIDSEle faleceu vítima das complicações da doença no auge de sua carreira, com seu trabalho aparecendo nas principais revistas brasileiras. 


1990 — José Maria Santos, ator brasileiro (n. 1933).
1999 — Kisshomaru Ueshiba, filho de Morihei Ueshiba, o fundador do Aikido (n. 1921).
2007 — Padre Léo, sacerdote católico (n. 1961).

2009 — Touro Bandido, morre o maior touro brasileiro de rodeios conhecido mundialmente.

2010
Casey Johnson, socialite e lésbica estadunidense (n. 1979).

2010 - Erasmo Dias, militar e político brasileiro (n. 1924).

Hywel Teifi Edwards, escritor galês (n. 1924).
Johan Ferrier, ex-presidente do Suriname (n. 1910).
Lew Allen, militar estadunidense (n. 1925).
Ludwig Wilding, pintor alemão (n. 1927).
Sandro de América, cantor argentino (n. 1945).
Tadeusz Góra, aviador e militar polonês (n. 1918).
Tsutomu Yamaguchi, sobrevivente dos ataques nucleares em Hiroshima e Nagasaki (n. 1916).
2011 — Gerry Rafferty, cantor, compositor e músico escocês (n. 1947).


Angola
Angola: Dia dos Mártires da Repressão Colonial

Brasil
Criação do estado de Rondônia
Aniversário do Município de Imaculada, Paraíba,
Aniversário do Município de Lagoa Seca, Paraíba
Aniversário do Município de Santiago, Rio Grande do Sul

Internacional
Dia Mundial do Braille.

Santo do Dia
Dia da Beata Ângela de Foligno.
Dia de São Clemente de Sardes.




RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.