terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Eventos em destaque no dia 21 de janeiro de 2015 > Quarta-Feira > Postado na véspera às 3:56 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ




- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

21 de janeiro de 2015.
21.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 344 dias para acabar o ano.


Nesta data, em 1811, morre Jean Chalgrin, arquiteto francês (n. 1739).
Jean-François-Thérèse Chalgrin (1739 - 21 de Janeiro de 1811) foi um arquiteto francês, mais conhecido pelo seu projeto para o Arco do TriunfoParis.  
Sua orientação neoclássica foi estabelecida a partir de seus primeiros estudos com o profeta do neoclassicismo Giovanni Niccolò Servandoni e com o classicista radical Étienne-Louis Boullée, em Paris, e através de seu Prix de Rome temporária (Novembro de 1759 - Maio de 1763) como um pensionário na Academia Francesa em Roma

Seu período em Roma coincide com o fervente novo interesse no Classicismo através dos jovens franceses pensionnnaires, sob a influência de Giovanni Battista Piranesi e as publicações de Johann Joachim Winckelmann. 

O Arco do Triunfo foi comissionado por Napoleão para comemorar os vitoriosos exércitos do Império. O projeto estava em andamento quando Chalgrin morreu, e foi finalizado por Jean-Nicolas Huyot

Chalgrin casou-se com Émilie, filha do pintor Claude Joseph Vernet, com quem teve um filho. 

Nesta data, em 1929, nasce Claes Oldenburg, escultor estadunidense de origem sueca, ligado à Pop Art, uma exceção à regra pois a Pop Art se dedicou muito especialmente à pintura, ao desenho e a fotografia, mas raramente à escultura.
Claes Thure Oldenbug (Estocolmo21 de janeiro de 1929) é um escultor estado-unidense de origem sueca e é, entre Andy Warhol e Roy Lichtenstein, o mais importante representante do Pop Art americano. 

Com Oldenburg, desaparece qualquer vestígio de pintura, permanecem apenas as coisas-imagem, ampliadas e exageradas nas cores berrantes, intrometidas demais num espaço que parece roubar a nossa existência. Tais presenças são exageradas pelo vazio, pela nulidade da consciência. 

Estando a tratar com uma "sociedade de consumo" mas corrente, a comida: está implícito que a "cultura de massa" também é uma espécie de comida. Para Oldenburg é a comida americana, industrializada e padronizada: os hamburgers, os hot-dogs, os ice-creams que são diariamente introduzidos em quantidades industriais, como combustível nos fornos, nos tubos digestivos de milhões de americanos. 

Os modelos não são sequer essas comidas , mas sua publicidade em cores: claro, na sociedade de consumo primeiro vem a imagem publicitária, depois a coisa.



1276 — É eleito Papa Inocêncio V.
1287 — Minorca é conquistada pelo rei Afonso III de Aragão.

1525 — Fundação da Igreja Anabaptista, dentro do processo natural da Reforma iniciada por Lutero.
O primeiro uso do termo Anabaptistas ocorreu após o Segundo Concílio de Cartago no ano 225 quando 87 bispos sob a direção de Cipriano de Cartago decidiram rebatizar os fiéis das igrejas adeptas Novaciano, porém o o bispo da Igreja Católica, Papa Estêvão I combateu a aceitação do batismo feito por grupos cismáticos. 
Reforma Protestante do século XVI "reacendeu" os princípios bíblicos da justificação pela fé e do sacerdócio universal que foram novamente colocados em foco. Contudo, enquanto LuteroCalvino e Zuínglio mantiveram o batismo infantil e a vinculação da igreja ao Estado, os anabaptistas liderados por Georg BlaurockConrad Grebel e Félix Manz ansiavam por uma reforma mais radical. 
Os anabatistas fundaram então sua primeira igreja no dia 21 de janeiro de 1525, próxima a Zurique, na Suíça. É difícil sistematizar as crenças anabatistas daquela época, porque qualquer grupo que não era católico ou protestante e que batizava adultos, como os unitários socinianos ou semi-gnósticos como Thomas Muentzer eram rotulados como anabatistas.
Esses grupos, junto com os Anabatistas constituem a Reforma Radical. Os Anabatistas influenciaram ainda outras denominações religiosas, como os QuakersBaptistasDunkers; a Congregação Cristã e outras denominações protestantes que afirmam a necessidade de uma adesão voluntária à Igreja.

1530 — O imperador Carlos V convoca a dieta imperial para reunir-se em abril (v. Confissão de Augsburgo).
1720 — Suécia e Prússia assinam o Tratado de Estocolmo.
1790 — A Assembleia Constituinte francesa proclama o princípio da igualdade dos cidadãos perante a lei.
1793 — Execução de Luís XVI.
1854 — Fundação do Condado de Fannin, no estado norte-americano da Geórgia.
1899 — Fundação da empresa Opel.
1900 — Sai o primeiro número do jornal O Norte.
1921
Fundação do Partido Comunista Italiano.

1921 - Nos termos do Tratado de Versalhes, uma comissão de reparações da Tríplice Ententedecide que a Alemanha deve pagar 269 bilhões de marcos em ouro, em 42 anualidades, como reparação de danos de guerra. Estava plantada a semente para a Segunda Grande Guerra, que eclodiria em 1939, depois de uma série de atos ostensivos o nazismo para "lavar a honra" da Alemanha ultrajada.
Os termos impostos à Alemanha incluíam a perda de uma parte de seu território para um número de nações fronteiriças, de todas as colônias sobre os oceanos e sobre o continente africano, uma restrição ao tamanho do exército e uma indenização pelos prejuízos causados durante a guerra. República de Weimar também aceitou reconhecer a independência da Áustria
O ministro alemão do exterior, Hermann Müller, assinou o tratado em 28 de Junho de 1919. O tratado foi ratificado pela Liga das Nações em 10 de Janeiro de 1920
Na Alemanha o tratado causou choque e humilhação na população, o que contribuiu para a queda da República de Weimar em 1933 e a ascensão do Nazismo

No tratado foi criada uma comissão para determinar a dimensão precisa das reparações que a Alemanha tinha de pagar. Em 1921, este valor foi oficialmente fixado em 33 milhões de dólares. 
Os encargos a comportar com este pagamento são frequentemente citados como a principal causa do fim da República de Weimar e a subida ao poder de Adolf Hitler, o que inevitavelmente levou à eclosão da Segunda Guerra Mundial apenas 20 anos depois da assinatura do Tratado de Versalhes.
Ao fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, os aliados seguiram caminho oposto. A despeito da ocupação do território alemão, dividido em 4 partes, administradas respectivamente pola Inglaterra, França, Estados Unidos e União Soviética, houve um esforço para reerguer os derrotados, Alemanha, Itália e Japão, que voltaram a se tornar potências, agora também aliadas ao Ocidente.

1925 — República instaurada na Albânia.
1927
A moeda húngara passa a se chamar Pengő.
O primeiro filme sonoro é apresentado em Nova York, foi The Jazz Singer ("O Cantor da Jazz"), de Alan Crosland.
1928 — Incêndio no então Depósito Naval do Rio de Janeiro, hoje Edificio Almirante Gastão Motta (Rio de Janeiro, Brasil).

1939 — Descoberto do primeiro poço de petróleo no Brasil, no estado da Bahia.
1939 — Descoberto do primeiro poço de petróleo no Brasil, no estado da Bahia.
Na verdade, a história do petróleo no Brasil começa bem antes, quando o Marquês de Olinda concedeu a José de Barros Pimentel o direito de extrair betume em terrenos situados nas margens do rio Maraú, na Bahia, em 1858. Em 1892 ocorre a primeira sondagem profunda no Brasil, em Bofete (SP). é inaugurada a prática da exploração no Brasil. O poço, perfurado por Eugênio Ferreira de Camargo, atinge 488 metros de profundidade. Encontra-se apenas água sulfurosa.  Saiba mais 

Costuma-se dizer que o petróleo é 
a GRANDE INUTILIDADE do Século 19, 
a GRANDE SOLUÇÃO do Século 20 e 
o GRANDE PROBLEMA do Século 21. 


1940 — São iniciadas as transmissões da Rádio Clube Ponta-grossense, segunda emissora do Paraná e primeira fora da capital.
1968 — Um bombardeiro B-52, que levava quatro bombas de hidrogênio caiu próximo da base, na Groenlândia, deixando escapar grandes quantidades de plutônio sobre o gelo. (veja História da Groenlândia).
1972 — Tripura atinge a condição de estado (Índia).
1976
Primeiro voo comercial do Concorde.
É fundada a Cooperativa Central Gaúcha Ltda CCGL.
2000 — Manifestações populares de grupos indígenas em Quito, Equador.
2001 — Nishi-tokyo recebe o estatuto de cidade (Japão).
2005
A sonda Voyager 1 completa 10.000 dias de atividade desde que foi lançada ao espaço, em 5 de setembro de 1977.
Naka recebe o estatudo de cidade (Japão).
2009 — Posse de Barack Obama na presidência dos EUA, após oito anos de George W. Bush no poder.


1338 — Carlos V de França (m. 1380).
1721 — James Murray, governador do Quebec (m. 1794).
1769 — Ignacio Allende, independentista mexicano (m. 1811).
1796 — Francisco Ferreira Drummond, historiador português (m. 1858)
1801 — John Batman, empresário australiano (m. 1839).
1829 — Rei Oscar II da Suécia (m. 1907).
1848 — Henri Duparc, compositor francês (m. 1933).

21/01/1855 – John Browning, desenhador de armas americano (m. 1926).
John Moses Browning (Ogden21 de Janeiro de 1855 — Liège26 de Novembro de1926) foi um projetista e inventor de armas estadunidense. Desenvolveu muitas variantes de várias armas utilizadas pelos Estados Unidos nas décadas do século 20
É referenciado algumas vezes como o "patrono do fogo automático". Registou 128 patentes de armas, sendo a sua primeira patente registrada a 7 de Outubro de 1879. Membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias. Até hoje, os desenhos de Browning servem de inspiração para o desenvolvimento de armamento moderno.

1861 — Roberto Landell de Moura, inventor e padre brasileiro (m. 1928).
Roberto Landell de Moura (Porto Alegre, 21 de janeiro de 1861 — Porto Alegre, 30 de junho de 1928) foi um padre católico, cientista e inventor brasileiro, considerado o Patrono dos Radioamadores do Brasil e o Pai Brasileiro do Rádio. 

O trabalho de Landell de Moura envolvendo experimentos com ondas eletromagnéticas foi pioneiro, tendo possivelmente sido o primeiro a transmitir a voz humana por rádio com sucesso. 

Landell de Moura conseguiu patentear seus inventos tanto no Brasil como nos Estados Unidos. No Brasil, obteve a patente n° 3.279, em 9 de março de 1901. Nos Estados Unidos, recebeu, em 11 de outubro de 1904, a patente de número 771.917, para seu "Transmissor de Ondas" e, em 22 de novembro do mesmo ano, as patentes de número 775.337, para seu "Telefone sem Fio", e 775.846, para seu "Telégrafo sem Fio". 

Por ocasião dos 150 anos de seu nascimento, celebrado em 21 de janeiro de 2011, o Padre Landell de Moura teve seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, através da Lei Nº 12.614, sancionada pela Presidência da República do Brasil em 27 de abril de 2012. Saiba mais

1896 — Paula Hitler, irmã mais nova de Adolf Hitler (m. 1960). Única remanescente da família, Paula não se casou nem teve filhos e a, assim, a descendência da família cessou para todo o sempre.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paula Hitler (HafeldÁustria21 de janeiro de 1896 — Berchtesgaden,Alemanha1 de junho de 1960) foi a irmã mais nova de Adolf Hitler e a última criança do casal Alois Hitler e sua terceira e última mulher Klara Pölzl.
Paula nasceu em Hafeld, Áustria e foi a única dos irmãos e irmãs de Adolf Hitler que sobreviveram à infância.
Após a morte da mãe, Hitler concedeu a sua parte da pensão de órfão à irmã. Ela perdeu o contacto com Adolf por muitos anos, incluindo aPrimeira Guerra Mundial e o seguimento. Ela disse mais tarde que quando se voltaram a encontrar, na década de 1920, ela ficou surpresa e não o reconhecia sequer, mas ficou encantada quando ele a levou às compras. A partir de 1929 ela só o via uma vez por ano, normalmente em grandes eventos Nazistas. Em 1936, ele pediu-lhe que ela mudasse o nome para Paula Wolf (alcunha de infância de Hitler, que ele tinha usado na década de 1920, incógnito). Adolf ofereceu-lhe apoio financeiro regular desde o início da década de 1930 até à sua morte em 1945.

1898 — Rudolph Maté, cinegrafista e diretor de cinema polonês, que fez carreira em Hollywood (m. 1964).
1901 — Ricardo Zamora, futebolista espanhol (m. 1978).
1905 — Christian Dior, estilista francês (m. 1957).
1909 — Saúl Fernandes de Aguilar, ilusionista português conhecido como "Conde d'Aguilar" (m.1988).
1912 — Konrad Emil Bloch, bioquímico alemão (m. 2000).
1916 — Pietro Rava, futebolista italiano (m. 2006).
1921 — Nivaldo Machado, político brasileiro (m. 2006).
1922 — Telly Savalas, ator norte-americano (m. 1994).
1923 — Lola Flores, cantora e atriz espanhola (m.1995).
1924 — Benny Hill, ator e comediante inglês (m. 1992).
1928 — Reynaldo Bignone, militar e político argentino.
1929 — Claes Oldenburg, escultor estadunidense de origem sueca.
1937 — Max-Emanuel von Wittelsbach, o Duque da Bavária, nobre alemão.
1940
Jack Nicklaus, jogador de golfe estadunidense.
Lindomar Castilho, cantor e compositor brasileiro.
1941
Plácido Domingo, tenor espanhol.
Richie Havens, cantor estadunidense.
1942 — Michael G. Wilson, produtor de cinema norte-americano.
1945
Ivair Ferreira, ex-futebolista brasileiro.
Marco Paulo, cantor português.
1948 — Ronaldo Bastos, compositor brasileiro.
1950
Ana Maria Magalhães, atriz e diretora brasileira.
Gary Locke, secretário de Comércio dos Estados Unidos.
1953 — Paul Allen, um dos fundadores da Microsoft.
1954 — Priit Pedajas, ator estoniano.
1955 — Peter Fleming, ex-tenista estadunidense.

1956 — Geena Davis, atriz estadunidense.

1959
Alex McLeish, ex-futebolista e treinador escocês de futebol.
Paulo Miklos, músico e ator brasileiro (Titãs).
1962 — Orlando Morais, músico, cantor e compositor brasileiro.
1963 — Marie Trintignant, atriz francesa (m. 2003).
1964 — Manolo Jiménez, treinador de futebol espanhol.
1965 — Jason Mizell, DJ norte-americano, integrante da banda Run-D.M.C. (m. 2002).
1966 — Robert Del Naja, músico inglês.
1968
Artur Dmitriev, patinador artístico russo.

1968 - Charlotte Ross, atriz estadunidense.
Charlotte Ross (21 de janeiro de 1968) é uma atriz americana , mais conhecida como membro do elenco de NYPD Blue entre 2001 e 2004. Ross apareceu em Days of Our Lives, como Eva Barão Donovan. 

Seu trabalho na novela levou a duas indicações ao Emmy. Seus créditos televisivos incluem também The Heights, The 5 Mrs. Buchanans, Drexell's Class, Married... with Children, Pauly, Law & Order, Trinity, Beggars and Choosers, Frasier, Jake in Progress, NYPD Blue, e Glee

Ela também co-estrelou em 2007 o filme Montana Sky. Ross vai co-estrelar um papel em Drive Angry, ao lado de Nicolas Cage e Amber Heard..No Outono de 2009, Ross foi convidada para estrelar com Gregg Henry uma TV Series dos EUA Glee como Russell e Fabray Judy, a mãe e o pai de Quinn Fabray.

1969 — Karina Lombard, atriz estadunidense.

1970
Ken Leung, ator estadunidense.
Alen Bokšić, ex-futebolista croata.
Saúl Laverni, árbitro de futebol argentino.
1971
Dmitriy Khlestov, futebolista russo.
1973 — Flavio Maestri, futebolista peruano.
1974
Alexandre Sperafico, automobilista brasileiro.
Ulrich Le Pen, futebolista francês.
Alex Oliveira, futebolista brasileiro.
Melvin Andrews, futebolista são-vicentino.
Kim Schmitz, empresário alemão, fundador do Megaupload.
Malena Alterio, atriz argentina.
1975
Yuji Ide, automobilista japonês.
Nicky Butt, futebolista inglês.

1975 - Carla Salgueiro, atriz portuguesa.

1976 — Emma Bunton, cantora inglesa. (Clique na imagem para ouvir)


1977
David Besnard, piloto australiano de corridas.
Phil Neville, futebolista inglês.
Hussein Sulaimani, futebolista saudita.
Jerry Trainor, ator estadunidense.
Bradley Carnell, futebolista sul-africano.
1978
Claiton, ex-futebolista brasileiro.
Darío Gigena, futebolista argentino.
1979 — Bárbara Borges, atriz brasileira.
1980 —
Dave Kitson, futebolista inglês.
Nana Mizuki, seiyū japonesa.
1981
Márcio Alemão, futebolista brasileiro.
Roberto Guana, futebolista italiano.
Michel Teló, cantor e compositor brasileiro.
1982
Simon Rolfes, futebolista alemão.
Nicolas Mahut, tenista francês.
Gisiel, futebolista brasileiro.
Dean Whitehead, futebolista inglês.
Adriano Ferreira Martins, futebolista brasileiro.
Michael, futebolista brasileiro.
1983
Victor, futebolista brasileiro.
Maryse Ouellet, modelo e wrestler canadense.
1984
Sativa Rose, atriz estadunidense.
Luis Ricardo, futebolista brasileiro.
1985
Artem Milevskyi, futebolista ucraniano.
Markus Berger, futebolista austríaco.
1986
Julien Jousse, piloto francês de corridas.
César Arzo, futebolista espanhol.
1988 — Felipe Neto, ator e webstar brasileiro.
1990 — Doni Tata Pradita, motociclista indonésio.

1992 — Marcela Barrozo, atriz brasileira.



1994
Laura Robson, tenista britânica.
Booboo Stewart, ator, cantor e dançarino americano.
1997 — Jeremy Shada, ator norte-americano.


259
Frutuoso de Tarragona, bispo espanhol e mártir.
Eulógio e Augúrio de Tarragona, diáconos hispano-romanos.
Augúrio de Tarragona, diácono hispano-romano.
817 — Papa Estêvão V.
1118 — Papa Pascoal II.
1314 — Maomé III de Granada, terceiro rei nasrida de Granada entre 1302 e 1309 (n. 1257).
1519 — Vasco Núñez de Balboa, descobridor espanhol (n. 1475).
1789 — Barão d'Holbach, filósofo francês (n. 1723)
1793 — Luís XVI de França (n. 1754).
1892 — John Couch Adams, astrônomo inglês (n. 1819).

1913 — Aluísio de Azevedo, caricaturista, jornalista, romancista e diplomata brasileiro (n. 1857).
Aluísio Tancredo Belo Gonçalves de Azevedo (São Luís, 14 de abril de 1857 — Buenos Aires, 21 de janeiro de 1913) foi um romancista, contista, cronista, diplomata, caricaturista e jornalista brasileiro; além de bom desenhista e discreto pintor. Aluísio inaugurou a estética naturalista no Brasil com a publicação do romance "O mulato" (1881). É também autor de outros romances de mesma estética, "Casa de pensão" (1884), "O cortiço" (1890) e outros. Saiba mais

1924 — Vladimir Ilyich Ulyanov (Lênin), revolucionário russo (n. 1870).
1938 — Georges Méliès, ilusionista francês (n. 1861).
1940 — Geoffrey Hall-Say, patinador artístico britânico (n. 1864).
1950 — George Orwell, escritor e autor inglês (n. 1903).

1959 — Cecil B. DeMille, diretor de cinema norte-americano, conhecido por superproduções (n. 1881).


1977 — Sandro Penna, poeta italiano (n. 1906).
2002 — Peggy Lee, cantora americana (n. 1920).
2008 — Luiz Carlos Tourinho, ator brasileiro (n. 1964).


Brasil
Aniversário da cidade de Goiatuba, Goiás
Aniversário da cidade de Pomerode, Santa Catarina

Outros países
Feriado municipal em Vila do Bispo, Algarve, Portugal
Feriado nacional em Barbados (dia de Errol Barrow)

Santos do Dia
São Frutuoso de Tarragona, bispo e mártir
Santos Eulógio e Augúrio de Tarragona, diáconos e mártires

Dia de Santa Inês, virgem e mártir
Santa Inês (Roma, 304 - Roma 317) é uma Virgem Mártir, venerada como Santa pela Igreja Católica Apostólica Romana e por outras denominações cristãs. É a padroeira da castidade, dos jardineiros, moças, noivos, vítimas de violação e virgens. Sua memória litúrgica se dá em 21 de Janeiro. Era apontada como uma mulher bonita e sedutora, que, por isso mesmo foi alvo da cobiça de várias autoridades. Condenada à morte, segundo a lenda, seu corpo resistiu ao fogo e foi, então, decapitada.


RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.