segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Eventos em destaque no dia 27 de janeiro de 2015 > Terça Feira > Postado na véspera às 4:46 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

CAI A NEVE SOBRE A CIDADE DE NOVA YORK

VEJA AGORA, AO VIVO PELAS WEBCAM'S
5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Times Square http://is.gd/WlhHJt


"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014


Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ




- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

27 de janeiro de 2015.
27.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 338 dias para acabar o ano.


Nesta data, em 1807, nasce Émile Prisse d'Avennes, orientalista, egiptólogo e pintor francês (m. 1879). Ver mais imagens

Nesta data, em 1814, nasce  Eugène Viollet-le-Duc, arquiteto francês (m. 1879).
Eugène Emannuel Viollet-le-Duc (ParisFrança27 de Janeiro de 1814 - LausanneSuíça17 de Setembro de 1879) foi um arquitecto ligado à arquitectura revivalista do século XIX e um dos primeiros teóricos da preservação do património histórico. Pode ser considerado um precursor teórico da arquitectura moderna

O autor John Summerson considera-o, juntamente com Leon Battista Alberti, o maior teórico de arquitectura na história ocidental.  (Wikipedia)

Abaixo, um esboço desenhado pelo arquiteto.






Nesta datam em 1851, morre John James Audubon, naturalista e ilustrador (n. 1785)
John James Audubon (26 de abril de 1785 – 27 de janeiro 1851) foi um naturalista americano de origem francesa, especializado na ilustração científica de aves

O seu trabalho mais conhecido The Birds of America (As Aves da América em língua portuguesa) alcançou, durante a sua vida, sucesso comercial e trouxe-lhe enorme popularidade junto do público. 

O prestígio científico alcançado pela obra valeu-lhe elogios rasgados dos seus pares e permitiu-lhe tornar-se o segundo americano (depois de Benjamin Franklin) a ser incluido à seleta Royal Society britânica para as ciências. 


1573 – Lagos (hoje capital da Nigéria) é elevada à categoria de cidade.
O explorador português Rui de Sequeira visitou a área em 1472, denominando a área ao redor da cidade, circundada por um lago, de 'Lago Curamo'. Outra explicação é que Lagos foi denominada a partir de Lagos em Portugal - uma cidade marítima, que na época era o principal centro das expedições portuguesas pela costa africano e cujo nome é derivado da palavra latina Lacobriga. Mais 

Na imagem abaixo > 
Se você imagina que o trânsito em São Paulo é um caos, 
é porque nunca dirigiu em Lagos.

1668 – Gregório de Matos é incumbido de representar a Bahia nas cortes de Lisboa.
1750 – Fundação do Condado de Cumberland.
1763
A Capital do Brasil Colônia é transferida de Salvador para o Rio de Janeiro.
Elevação do Brasil à Vice-Reinado.
1785 – Fundação da cidade de Athens, na Geórgia.
1798 – Incorporação da cidade de Asheville.

1820 – História da Antártida: dia em que supostamente o capitão da marinha britânica Edward Bransfield avistou a Antártida.

1865 – Início da Guerra do Paraguai.
BrasilArgentina e Uruguaialiados, derrotaram o Paraguai após mais de cinco anos de lutas durante os quais o Brasil enviou em torno de 150 mil homens à guerra. Cerca de 50 mil não voltaram — estima-se que as mortes no caso do Brasil podem ter alcançado 60 mil se forem incluídos civis, principalmente nas então províncias do Rio Grande do Sul e de Mato Grosso

Argentina e Uruguai sofreram perdas proporcionalmente pesadas — mais de 50% de suas tropas faleceram durante a guerra — apesar de, em números absolutos, serem menos significativas. Já as perdas humanas sofridas pelo Paraguai são calculadas em até 300 mil pessoas, entre civis e militares, mortos em decorrência dos combates, das epidemias que se alastraram durante a guerra e da fome. 

COMPARANDO 
  • Na Segunda Guerra Mundial, o Brasil mandou à Itália um efetivo de 25 mil homens, com cerca de 500 mortes. 
  • Na Guerra do Paraguai, estiveram envolvidos 150 mil homens, com 50 mil mortos. Em uma única batalha, no Paraguai, era possível a perda de 5 mil homens, 10 vezes mais do que as baixas brasileiras nos campos da Itália.
Abaixo: Batalha do Riachuelo, pintura de Eduardo de Martino.

1871 – Questão Romana: o Senado italiano votou a transferência da capital de Florença para Roma com 94 votos favoráveis e 39 contrários.

1880 – Thomas Edison patenteia a lâmpada eléctrica, sob o número 223898.


1888 – É fundada a National Geographic Society nos Estados Unidos, com o propósito de incrementar e difundir os conhecimentos geográficos.

1890 – Reconhecimento oficial da república brasileira pelo México.
1892 – Fundação do Clube Naval de Lisboa.

1903 – É proclamada a Terceira República do Acre, depois que os seringueiros comandados por Plácido de Castro invadem e tomam a cidade de Puerto Alonso, que estava sob o domínio do exército boliviano. 

1924 – Fundação da cidade de Pedro Leopoldo, em Minas Gerais.
1938 – Franco, com a ajuda do exército italiano conquista Barcelona.

1945 – O Exército Soviético ocupa o campo de extermínio de Auschwitz. Dias antes, os alemães haviam liberado os prisioneiros remanescentes.

1955 – O Presidente da República cria o Estandarte-Distintivo do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo.

1955 – Primeira transmissão do Festival de San Remo pela televisão. Um dos mais concorridos do mundo. Em 1968, Roberto Carlos venceu o Festival com "Canzone per te".   (Clique na imagem para ouvir).

1967 – Os astronautas estadunidenses Edward Higgins White II (n. 1930), Roger Bruce Chaffee (n. 1935) e Virgil I. Grissom (n. 1926) morrem num incêndio ocorrido dentro da nave do Projeto Apollo, que ficou conhecida como Apollo 1.

1955 – Publicado ato legal que promove Cândido Mariano da Silva Rondon ao posto de Marechal Honorário.

1973 – Acaba o envolvimento dos Estados Unidos no Vietname do Sul, com a assinatura do acordo de Paris.
Guerra do Vietnã (ou Vietname, ou Vietnam, ou ainda, segundo os vietnamitas, Guerra Americana) foi um conflito armado ocorrido no Sudeste Asiático entre 1959 e 30 de abril de 1975. 

A guerra colocou em confronto, de um lado, a República do Vietnã (Vietnã do Sul) e os Estados Unidos, com participação efetiva, porém secundária, da Coreia do Sul, da Austrália e da Nova Zelândia; e, 

de outro, a República Democrática do Vietnã (Vietnã do Norte) e a Frente Nacional para a Libertação do Vietname (FNL). A China, a Coreia do Norte e, principalmente, a União Soviética prestaram apoio logístico ao Vietnã do Norte, mas não se envolveram efetivamente no conflito. 

Travada com uma grande cobertura diária dos meios de comunicação, a guerra levou a uma forte oposição e divisão da sociedade norte-americana, que gerou os Acordos de Paz de Paris em 1973, causando a retirada das tropas do país do conflito. 

Ela prosseguiu com a luta entre o norte e o sul do Vietnã dividido, terminando em abril de 1975, com a invasão e ocupação comunista de Saigon, então a capital do Vietnã do Sul e a rendição total do exército sul-vietnamita. 

Para os Estados Unidos, a Guerra do Vietnã resultou na maior confrontação armada em que o país já se viu envolvido, e a derrota provocou a 'Síndrome do Vietnã' em seus cidadãos e sua sociedade, causando profundos reflexos na sua cultura, na indústria cinematográfica e grande mudança na sua política exterior, até a eleição de Ronald Reagan, em 1980. (Wikipedia)


1978 – Proclamada a Declaração Universal dos Direitos Animais na assembleia da UNESCO, em Bruxelas.
2010 – É lançado nos Estados Unidos o iPad, tablet da Apple Inc..

2013 – 242 pessoas morrem em um incêndio em uma boate do município brasileiro de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
Leia: "O dia em que a terra parou" Site da revista Veja  Texto e 140 fotos.


1546 - Joaquim III, Duque da Prússia (m. 1608).
1585 - Hendrick Avercamp, pintor neerlandês (m. 1634).
1621 - Thomas Willis, médico inglês (m. 1675).
1687 - Johann Balthasar Neumann, engenheiro e arquiteto alemão (m. 1753).
1701 - Johann Nikolaus von Hontheim, historiador alemão (m. 1790).

1756 – Wolfgang Amadeus Mozart, compositor erudito austríaco (m. 1791).
Wolfgang Amadeus Mozart (AFI: [ˈvɔlfgaŋ amaˈdeus ˈmoːtsart], batizado Joannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart; Salzburgo, 27 de janeiro de 1756 – Viena, 5 de dezembro de 1791) foi um prolífico e influente compositor austríaco do período clássico. 

Foi autor de mais de seiscentas obras, muitas delas referenciais na música sinfônica, concertante, operística, coral, pianística e camerística. 

Sua produção foi louvada por todos os críticos de sua época, embora muitos a considerassem excessivamente complexa e difícil, e estendeu sua influência sobre vários outros compositores ao longo de todo o século XIX e início do século XX. 

Hoje, Mozart é visto pela crítica especializada como um dos maiores compositores do ocidente, conseguiu conquistar grande prestígio mesmo entre os leigos, e sua imagem se tornou um ícone popular.
Clique na imagem para ouvir

1757 – Gomes Freire de Andrade, militar português (m. 1817).
1775 – Friedrich Schelling, filósofo alemão (m. 1854).
1805
Maria Ana da Baviera, rainha consorte da Saxônia (m. 1877).
Princesa Sofia da Baviera (m. 1872).
Samuel Palmer, pintor inglês (m. 1881).
1808 – João Caetano, teatrista brasileiro (m. 1863).

1832 – Lewis Carroll, escritor inglês (m. 1898).

1839 – Adolphe Marie Carnot, químico francês (m. 1920).

1850 - Edward Smith, Capitão dos navios RMS Olympic e RMS Titanic da White Star Line > Morreu em 14/04/1912, com o afundamento do Titanic.

1859 – Wilhelm II da Alemanha, último imperador alemão (Kaiser) e o último Rei da Prússia (m. 1941).
1893 – Willy Böckl, patinador artístico austríaco (m. 1975).
1900 – Clemente Geiger, bispo brasileiro (m. 1995).
1903 – John Carew Eccles, neurofisiologista australiano (m. 1997).
1906 – Radamés Gnatalli, músico e compositor brasileiro (m. 1988).
1921 – Donna Reed, atriz estadunidense (m. 1986).
1923 – Waldir Azevedo, músico brasileiro, autor do chorinho "Brasileirinho" (m. 1980).
1927 – Dom Vicente Joaquim Zico, CM, bispo brasileiro.
1933
Ary Fontoura, ator brasileiro.
Mohamed Al-Fayed, empresário egípcio.
1936 – Samuel Chao Chung Ting, físico estadunidense e Prémio Nobel de Física.
1940 – Walcyr Monteiro, escritor brasileiro.
1944 – Nick Mason, baterista do Pink Floyd.
1946 – Eva Romanová, ex-patinadora artística tcheca.
1948
Mikhail Baryshnikov, bailarino russo.
Valeri Brainin, musicólogo, poeta, educador e compositor russo-alemão.
Jean-Philippe Collard, pianista francês.
1953 – Mazarópi, ex-futebolista brasileiro.
1949 – Djavan, cantor e compositor brasileiro.
1956 – Mimi Rogers, atriz norte-americana.
1957
Frank Miller, autor estadunidense de BD/HQ.
Janick Gers, guitarrista do Iron Maiden.
1962 – Neno, ex-futebolista cabo-verdiano.
1963
Sérgio Cabral Filho, político e jornalista brasileiro.
Paulo Roberto, ex-futebolista brasileiro.

1964 – Bridget Fonda, atriz estadunidense.  Faz parte de uma família de atores no quais se destacam seu pai, Peter Fonda; seu avô, Henry Fonda; e sua tia, Jane Fonda.


1965

Robbie Earle, ex-futebolista jamaicano.
Alan Cumming, ator escocês.
1968 – Mike Patton, músico estadunidense e ex-líder do grupo Faith No More.
1970 - Carlos Xavier de Bourbon-Parma e Orange-Nassau, duque de Parma e Piacenza, reconhecido pelos carlistas como herdeiro ao trono de Espanha.
1973
Cassiane, cantora brasileira.
Pablo Paz, ex-futebolista argentino.
Edith Márquez, cantora e compositora mexicana.
1974
Ole Einar Bjørndalen, atleta de biatlo norueguês.
Andrei Pavel, tenista romeno.
1975 – Aloísio Chulapa, futebolista brasileiro.
1976
Ahn Jung-Hwan, futebolista sul-coreano.
Dedimar, futebolista brasileiro.
1978
Duda Pamplona, piloto brasileiro de Stock Car.
Dipsy Selolwane, futebolista botsuanês.
Gustavo Munúa, futebolista uruguaio.
1979
Naoshi Nakamura, futebolista japonês.

1979 - Rosamund Pike, atriz britânica.


1980 – Marat Safin, ex-tenista russo.
1982 – Pablo Migliore, futebolista argentino.
1983 – Jardel, futebolista brasileiro.
1985
Eric Radford, patinador artístico canadense.
Rúben Amorim, futebolista português.
1986 – Fabián Orellana, futebolista chileno.
1987
Andrea Consigli, futebolista italiano.
Lupe Fuentes, atriz pornográfica espanhola.
1988 – Kerlon, futebolista brasileiro.
1989 – Ricky van Wolfswinkel, futebolista holandês.


    98 – Nerva, Imperador Romano (n. 35).
  672 – Papa Vitaliano.
  847 – Papa Sérgio II.
1142 – Yue Fei, líder militar chinês (n. 1103).
1595 – Francis Drake, corsário, explorador e almirante inglês (n. c. 1540)
1655 – Manuel Álvares, professor de filosofia português (n. 1572).
1814 – Johann Fichte, filósofo alemão (n. 1762).

1901 – Giuseppe Verdi, compositor de óperas do período romântico italiano (n. 1813).

1922
Giovanni Verga, escritor italiano (n. 1840).
Nellie Bly, repórter estadunidense (n. 1864).
1944 – Alfredo Ferreira Lage, advogado, fotógrafo e jornalista brasileiro (n. 1865).
1947 – Paul Percy Harris, fundador norte-americano do Rotary International (n. 1868).
1960 – Osvaldo Aranha, político e diplomata brasileiro (n. 1894).
1961 – J. Cascata, compositor brasileiro (n. 1912).
1964 – Norman Z. McLeod, diretor, roteirista, produtor e cartunista americano (n. 1898).
1967
Edward Higgins White II, astronauta estadunidense (n. 1930).
Roger Bruce Chaffee, astronauta estadunidense (n. 1935).
Virgil I. Grissom, astronauta estadunidense (n. 1926).

1990 – Adriana de Oliveira, modelo brasileira (n. 1969).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Adriana de Oliveira (Santo André11 de agosto de 1969 — Ouro Fino27 de janeiro de 1990) foi uma modelo brasileira que se tornou nacionalmente conhecida após vencer a etapa brasileira do concurso Supermodel of the World 19891 e se tornar uma das modelos de maior sucesso no Brasil do fim da década de 80. Sensação de capas e editoriais das mais conhecidas revistas da época, como NovaManequimModa Brasil e Claudia, chegou a figurar como «uma das dez mulheres mais lindas do planeta» em 1989, após sua classificação na final mundial do Supermodel em Los AngelesEstados Unidos.1 3 4
Adriana faleceu após ingerir junto com amigos um coquetel de drogas, álcool e tranquilizantes em um sítio no interior de Minas Gerais, num dos casos de maior repercussão midiática já ocorridos no Brasil envolvendo o uso de drogas.5 6 Apesar da comoção em torno do caso, ninguém foi responsabilizado ou condenado, pois segundo a justiça «não houve vontade dos três envolvidos em perpetrar a morte da modelo».7


Índice

  [mostrar


1993 – André the Giant, wrestler profissional e ator francês (n. 1946).
2006
Nivaldo Machado, político brasileiro (n. 1921).
Orlando da Costa, escritor português (n.1929).
2008
Hadji Mohamed Suharto, ex-presidente da Indonésia (n. 1921).
Gordon B. Hinckley, presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (n. 1910).
2010
Howard Zinn, historiador, cientista político, ativista libertário e dramaturgo estadunidense (n. 1922).
J. D. Salinger, escritor estado-unidense (n. 1919).

2010 - Zelda Rubinstein, atriz norte-americana (n. 1933). Mais


Eventos locais
Dia do Orador
Aniversário e fundação (no ano de 1924) da cidade mineira de Pedro Leopoldo.

Eventos internacionais
Dia Internacional de Recordação do Holocausto
Dia Mundial do Índigo
Dia Mundial da Lepra

Eventos mitológicos
Dia de Paganália ou o dia da Mãe Terra, segundo a tradição romana antiga.

Santos da Igreja Católica
Dia de Santa Ângela, fundadora da ordem das Ursulinas




RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.