sábado, 17 de janeiro de 2015

Eventos em destaque no dia 18 de janeiro de 2015 > Domingo > Postado na véspera às 3:56 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

18 de janeiro de 2015.
18.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 347 para acabar o ano.


Nesta data, em 1908, nasce Humberto Rosa, pintor brasileiro (m. 1948).
Humberto Rosa (Santa Cruz das Posses18 de janeiro de 1908 — São Paulo1948) foi um pintor e desenhista brasileiro
Participou do Grupo Santa Helena e da Família Artística Paulista, porém é um dos integrantes menos conhecidos destes dois movimentos. Ao contrário da maioria dos integrantes do grupo, não exerceu atividades ligadas ao meio operário, se sustentando com o salário de professor de desenho, profissão que exerceu até o final da vida. 
Oriundo de família italiana, começou a trabalhar cedo, ajudando o pai em seu armazém. Em 1927, passou a residir em São Paulo, ingressando na Escola de Belas Artes
Devido à saúde frágil e à morte precoce, não produziu tanto como os outros participantes do Grupo Santa Helena. Suas obras acabaram se perdendo e se dispersando, de forma que se tornaram artigos raros e preciosos para a compreensão dos movimentos artísticos das décadas de 30 e 40
Quase todas elas, especialmente as paisagens, registram a origem interiorana e a vida na São Paulo em expansão.

Nesta data, em 1939, nasce Regina Silveira, artista plástica gaúcha.
Regina Silveira (Porto Alegre1939) é uma artista plástica e arte-educadora brasileira
Iniciou sua formação em Porto Alegre, principalmente em pintura e gravura, com importantes artistas, entre eles, Iberê Camargo
Começou a trabalhar como pintora e no final da década de 1960 entrou em contato com a arte conceitual. Nos anos 70 iniciou trabalhos com malhas e perspectivas, através da série Labirintos
A um certo momento, começou a utilizar imagens fotográficas nas gravuras das séries Middle Class & Co. e Jogos de Arte, e passou a atuar no circuito da mail art. Neste período tornou-se importante artista multimídia e pioneira da vídeo-arte no país. 
Na década de 1980 realizou a importante série Anamorfas, sobre as distorções da perspectiva, um complexo de gravuras e desenhos que lhe abriram novos horizontes. Logo depois, outro importante trabalho, Simulacros, foi fruto do uso de sistemas artificiais para a construção das formas no espaço. 
Além do trabalho artístico, vale destacar que durante muitos anos foi professora na ECA - Escola de Comunicação e Artes da USP (Universidade de São Paulo), onde ajudou a formar gerações de importantes artistas nacionais. 
Abaixo, painel no Aeroporto de Porto Alegre.



  336 – É eleito o Papa Marcos, 34º papa, que sucedeu o Papa Silvestre I.
  474 – Leão II torna-se Imperador do Império Bizantino

1486 – Casamento de Henrique VII de Inglaterra com Isabel de York, herdeira da casa de York.
Isabel de Iorque (11 de Fevereiro de 1466 – 11 de Fevereiro de 1503) foi a rainha consorte de Henrique VII de Inglaterra, filha do rei Eduardo IV e da sua consorte Isabel Woodville. É também a única mulher na história de Inglaterra a ter sido filha, irmã, mulher e sobrinha de monarcas reinantes. Foi considerada uma das beldades de seu tempo. 
Isabel nasceu Westminster, como filha primogênita da casa real. Depois da morte do marido Eduardo e do desaparecimento dos filhos – os Príncipes na Torre – Isabel Woodville apostou na sua filha mais velha para salvaguardar posição da família. Aparentemente, o primeiro noivo de Isabel foi o próprio tio, o rei Ricardo III de Inglaterra, então casado com Anne Neville, sem interesse político e de saúde frágil. 
Depois da derrota de Ricardo III e do fim da Guerra das Rosas a favor de Henrique VII de Inglaterra (um Lancaster, fundador da dinastia de Tudor), Isabel foi prometida ao novo rei, como herdeira da casa de Iorque. A união iria reunir as duas famílias e trazer paz à Inglaterra. Henrique VII comprometeu-se publicamente a casar-se com Isabel, mas foi adiando a data do casamento. Foi preciso uma intervenção do Parlamento a lembrar o rei da promessa feita à filha do popular Eduardo IV, para o convencer. 
O casamento foi celebrado a 18 de Janeiro de 1486, mas Henrique VII insistiu em esperar o nascimento do primeiro filho, Artur Tudor, para coroar Isabel como rainha de Inglaterra. Isabel não desempenhou nenhum papel político importante e morreu, na sequência do seu último parto, no dia do seu 37.º aniversário, em 1503. Está sepultada na Abadia de Westminster.

1535 – Francisco Pizarro funda a cidade de Lima, no Peru.]

1701 – Frederico I assume o trono da Prússia

1778 – O explorador britânico James Cook é o primeiro europeu a desembarcar em terras havaianas.

1788 – A primeira frota organizada para colonizar a Austrália chega em Botany Bay

1822 – José Bonifácio é nomeado chanceler brasileiro. Era o início do processo da Independência do Brasil, tendo o Patriarca como sua figura maior. A Independência não teria se concretizado sem a sua ação e moderação junto ao príncipe D. Pedro.
José Bonifácio de Andrada e Silva (Santos13 de junho de 1763 — Niterói6 de abril de 1838) foi um naturalistaestadista e poeta brasileiro. É conhecido pelo epíteto de "Patriarca da Independência" por ter sido uma pessoa decisiva para a Independência do Brasil
Pode-se resumir brevemente sua atuação dizendo que foi ministro do Reino e dos Negócios Estrangeiros de janeiro de 1822 a julho de 1823. De início, colocou-se em apoio à regência de D. Pedro de Alcântara. Proclamada a Independência, organizou a ação militar contra os focos de resistência à separação de Portugal, e comandou uma política centralizadora. Durante os debates da Assembleia Constituinte, deu-se o rompimento dele e de seus irmãos Martim Francisco Ribeiro de Andrada e Antônio Carlos Ribeiro de Andrada Machado e Silva com o imperador. 
Em 16 de julho de 1823, D. Pedro I demitiu o ministério e José Bonifácio passou à oposição. Após o fechamento da Constituinte, em 11 de novembro de 1823, José Bonifácio foi banido e se exilou na França por seis anos. 
De volta ao Brasil, e reconciliado com o imperador, assumiu a tutoria de seu filho quando Pedro I abdicou, em 1831. Permaneceu como tutor do futuro imperador até 1833, quando foi demitido pelo governo da Regência
Ainda assim, influiu junto ao príncipe D. Pedro, influenciando-o nos acontecimentos que levaram o adolescente a pronunciar a frase "Sim, eu quero!", ao ser consultado sobre se desejaria a antecipação de sua maioridade (aos 16 anos) para assumir definitivamente o governo, acabando com o período das regências. 
José Bonifácio conhecia todas as pedras desse complicado jogo de xadrez e conseguia assimilar todos os movimentos sobre o tabuleiro. Se mais não fez, é porque morreu pouco antes do casamento de D. Pedro II, mas o segundo governo monárquico se ressentiu, e muito, com sua ausência.
Abaixo, José Bonifácio, pelo pincel de Benedito Calixto.
(Para ampliar, abra a imagem em janela separada)

1871 – Unificação e Proclamação do Império Alemão sob a liderança do Primeiro-Ministro da Prússia Otto von Bismarck. Inicia-se o período político conhecido como o Segundo Reich .

1911 – Eugene Ely torna-se o primeiro piloto a aterrar num navio estacionado (v. Porta-aviões)
1919 – Inicia-se a Conferência de Paz de Paris
1920 – Erupção do vulcão São Miguel, no México, causando a morte de 6000 pessoas.

1934 – Início da grande revolta operária contra o regime de Salazar.
Greve revolucionária e soviete na Marinha Grande (18 de Janeiro). Greve geral contra a criação de sindicatos nacionais, que tem especial incidência na Marinha Grande, onde se instala um soviete que dura, aliás, poucas horas, mas que também se manifesta em Almada, Barreiro e Silves. 

No Poço do Bispo em Lisboa, há rebentamento de bombas. Corte de circulação de comboios em Xabregas. A central eléctrica de Coimbra é ocupada. Tentativa de invasão por operários do Consórcio Português de Pesca em Setúbal. 

Da falhada insurreição militar ao degredo – Estava para ser conjugada com uma insurreição militar, organizada por um comité revolucionário político, liderado por Sarmento Beires. 

Notas oficiosas falam em tentativas comunistas frustradas e em ideias dissolventes e atentatórias da moral pública e da ordem social (19 de Janeiro). Os líderes da revolta são conduzidos para um campo de concentração criado na foz do Cunene, no Sul de Angola, logo no dia 20. (Extraído)

1943 – Eclode a primeira Revolta do Gueto de Varsóvia.
Levante foi uma insurreição no Gueto de Varsóvia, na Polónia em 1943, contra a ocupação nazi alemã. Nessa altura já se tinham dado os transportes da maioria dos habitantes do gueto. Cerca de 300.000 das 380.000 pessoas no gueto tinham sido levadas para o campo de extermínio de Treblinka, onde foram assassinadas imediatamente após a sua chegada, no final do verão de 1942

Os restantes habitantes do gueto sabiam agora o que os esperava e muitos deles preferiam morrer lutando, em vez de morrer numa câmara de gás. 

A revolta foi esmagada pelo Gruppenführer da SS (então apenas BrigadeführerJürgen Stroop(Quer saber mais?)  

Abaixo, foto anexada ao Relatório Stroop por Jürgen Stroop para Heinrich Himmler, de maio de 1943. A legenda em alemão diz: "Retirados à força dos covis".

1970 – Hans Küng publica no centenário da declaração da infalibilidade papal, no Concílio Vaticano I, o livro Infallible? An Inquiry em que esmiuçou e rejeitou o caráter infalível de qualquer decisão papal e da Cúria.

1974 – Israel e Egito assinam acordos de paz. No ano anterior, o Egito, juntamente com a Síria, atacou Israel na Guerra do Yom Kipur, que durou dezenove dias.
Este ato teve uma importância histórica, pois os países árabes jamais reconheceram Israel como nação e território. Em 1947, a ONU, sob a presidência do chanceler brasileiro Oswaldo Aranha, criou o estado de Israel e, no dia seguinte, todos os países árabes, em conjunto, declararam guerra ao novo país. A aproximação do Egito criou um ponto de ruptura nessa coalizão e abriu caminho para que a Jordânia, país também limítrofe, fizesse o mesmo.

1996 – A cantora Madonna chega à Argentina para filmar Evita, filme de Alan Parker. Ela é recebida com protestos pela população.

2000 – Vazamento em um duto da Petrobrás derrama mais de 500 mil litros de óleo na Baía de Guanabara, Rio de Janeiro.
2002 – Ataques de 11 de Setembro: o último sobrevivente hospitalizado do ataque ao World Trade Center recebeu alta do hospital.
2009 – Um desabamento do teto da Igreja Renascer, no bairro do Cambuci (Zona Sul de São Paulo) deixa sete mortos e 60 fiéis feridos.

2012 - Blecaute da Wikipédia anglófona em 2012, em protesto contra as leis SOPA e PIPA, em votação no Congresso dos Estados Unidos, que tinham como escopo controlar a liberdade na internet.  O porquê dos protestos

Após os protestos, ambas as leis foram engavetadas no Congresso americano, o que não quer dizer que o perigo passou, pois nova proposta surgiu em 2007, esta em nível internacional. É a ACTA (Acordo Comercial Anti Contrafacção), discutida entre Estados Unidos, o Japão, a Suíça e a União Europeia, tendo sido depois integradas por Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Marrocos, México, Nova Zelândia e Singapura. Mais 

A aprovação deste ou de outro acordo semelhante representaria o fim de buscadores, como o Google, ou de enciclopédias como a Wikipedia, ou de arquivos de filmes como o Youtube. Também colocaria em perigo blogs como este, ou sites de relacionamento, como o Facebook, por exigir autorização prévia de todo o conteúdo gerado por terceiros, o que é praticamente impossível de se obter na dinâmica da internet.


  885 – Daigo, Imperador do Japão (m. 930).
1519 – Isabella Jagiełło, rainha da Hungria (m. 1559).
1540 – D. Catarina de Portugal (Duquesa de Bragança).
1543 – Alfonso Ferrabosco, compositor italiano (m. 1588).
1659 – Damaris Cudworth Masham, filósofa inglesa (m. 1708).

1689 – Charles de Montesquieu, filósofo francês (m. 1755)
Charles-Louis de Secondatt, ou simplesmente Charles de Montesquieu, senhor de La Brède ou barão de Montesquieu (castelo de La Brède, próximo a Bordéus18 de Janeiro de1689 — Paris10 de Fevereiro de 1755), foi um políticofilósofo e escritor francês
Ficou famoso pela sua Teoria da Separação dos Poderes, atualmente consagrada em muitas das modernas constituições internacionais. 
Aristocrata, filho de família nobre, nasceu no dia 18 de Janeiro de 1689 e cedo teve formação iluminista com padres oratorianos. Revelou-se um crítico severo e irônico da monarquia absolutista decadente, bem como do clero católico. Adquiriu sólidos conhecimentos humanísticos e jurídicos, mas também frequentou em Paris os círculos da boemia literária
Em 1714, entrou para o tribunal provincial de Bordéus, que presidiu de 1716 a 1726. Fez longas viagens pela Europa e, de 1729 a 1731, esteve na Inglaterra. Proficiente escritor, concebeu livros importantes e influentes, como Cartas persas (1721), Considerações sobre as causas da grandeza dos romanos e de sua decadência (1734) e O Espírito das leis (1748), a sua mais famosa obra. 
Contribuiu também para a célebre Enciclopédia, juntamente com Diderot e D'Alembert.. Morreu em Paris, no dia 10 de Fevereiro de 1755, sem ver os ideais dos enciclopedistas concretizados, o que só ocorreu em 1789, com a Revolução Francesa. Mas foi, sem dúvida, um dos pensadores mais importantes que influíram para que a Revolução Francesa se tornasse realidade.
(Para ampliar, abra a imagem em janela separada)

1743 – Louis Claude de Saint-Martin, o "Filósofo Desconhecido" (m. 1803).
1789 – Henri Giraud, militar francês (m. 1949).
1835 – César Cui, compositor e crítico musical russo de ascendência francesa e lituana (m. 1918).
1854 – Thomas Augustus Watson, assistente de Alexander Graham Bell, que colaborou na invenção e desenvolvimento do telefone (m. 1934).
1880 – Paul Ehrenfest, físico e matemático austríaco (m. 1933).
1882 – A. A. Milne, escritor inglês, autor dos livros de Winnie, the Pooh.
1888 – Dilermando de Assis, militar, engenheiro, maçom e escritor brasileiro (m. 1951).

1892 – Oliver Hardy, ator norte-americano, conhecido pela dupla "O Gordo e o Magro", fazendo o papel do Gordo (m. 1957).
Oliver Hardy (HarlemGeorgiaEUA18 de janeiro de 1892 – Los AngelesCalifórnia, EUA, 7 de agosto de 1957) foi um ator cômico estadunidense que formou, ao lado de Stan Laurel, a famosa dupla Laurel and Hardy (“O Gordo e o Magro”), que atuou desde a época do cinema mudo até 1957. 

1904 – Cary Grant, ator inglês (m. 1986).

1906 – Manuel Mendes, escritor, escultor e político português (m. 1969).
Manuel Mendes (Lisboa18 de Janeiro de 1906 — Lisboa, 7 de Maio de 1969), foi umescritorescultor e político português  Estudou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Não terminou o seu curso em história e filosofia devido à greve estudantil de 1931

Teve papel importante na formação do Movimento de Unidade Democrática (MUD), ao ser um dos organizadores da reunião efectuada em 8 de Agosto de 1945, que deu origem a esse movimentoPublicou diversas obras de ficção e diversos estudos sobre artistas plásticos e sobre diversos escritores.

Como escultor, participou em exposições como as Exposições Gerais das Artes Plásticas  nos anos de 1946 e 1947 e também na exposição do Salão dos Independentes.

1911 – José María Arguedas, escritor e antropólogo peruano (m. 1969).
1912 – Evandro Lins e Silva, jurista, jornalista, escritor e político brasileiro (m. 2002).
1913
Ángel Canellas López, historiador espanhol.
Danny Kaye, ator norte-americano (m. 1987).
1914 – Arno Otto Schmidt, escritor alemão.
1915
Kaúlza de Arriaga, general português da Guerra do Ultramar (m. 2004).
Santiago Carrillo, político espanhol (secretário-geral do Partido Comunista) (m. 2012).
Vassilis Tsitsanis, cantor e compositor grego (m. 1984).
1916 – Serge Raynaud de la Ferrière, fundador da Grande Fraternidade Universal (m. 1962).
1918 – Dom Adriano Mandarino Hypólito, bispo brasileiro (m. 1996).
1919 – Juan Orrego-Sala, compositor chileno.
1925
Gilles Deleuze, filósofo francês (m. 1995).

1925 - Art Paul, criador do logo da Revista Playboy.
Arthur (Art) Paul (Chicago18 de Janeiro de 1925) é um designer gráfico estadunidense famoso por ser o criador do logotipo da revista Playboy, o conhecido coelho de gravata. 
Paul estudou no Instituto de Arte de Chicago (1940-1943) e no IIT Institute of Design (1946-1950). Trabalhou como designer frelance até que, em1953, o fundador da Revista Playboy (editor Hugh Hefner) o contatou porque precisava de um logo para sua nova revista. 
Levou menos de uma hora para que Paul conseguisse desenvolver o famoso coelho com gravata. Projetou a primeira edição da revista e foi empregado por Hefner como primeiro diretor de arte da Playboy em 1954, posição que manteve por 30 anos. 
Em 1986 foi eleito para o Hall da Fama do Clube dos Diretores de Arte de Nova Iorque.

1926 – Autran Dourado, escritor brasileiro (m. 2012).
1930
Maria de Lourdes Pintasilgo, política portuguesa (m. 2004).
Pedro Rodríguez, piloto mexicano de F-1 (m. 1971).
1931 – Chun Doo-hwan, político sul-coreano.
1933
Ray Dolby, inventor norte-americano do sistema de redução de ruído conhecido como Som Dolby (m. 2013).

1933 - Mauro Faccio Gonçalves (Zacarias), comediante brasileiro, famoso por seu papel nosTrapalhões (m. 1990).
Mauro Faccio Gonçalves, mais conhecido como Zacarias (Sete Lagoas18 de janeiro de1934 — Rio de Janeiro18 de março de 1990), foi um atorcomediantehumorista brasileiro locutor de rádio. Ficou conhecido do grande público e ganhou notoriedade pelo seu trabalho no grupo humorístico Os Trapalhões, no qual interpretava o personagem Zacarias.

1937 – John Hume, político irlandês.
1938 – Anthony Giddens, sociólogo inglês.
1939
Phil Everly, integrante da dupla The Everly Brothers.
Regina Silveira, artista plástica brasileira.
1942 – Lima, ex-futebolista brasileiro.
1944
Paul Keating, político australiano.
Francisco Rezek, jurista brasileiro.
1945 – José Luis Perales, cantor e compositor espanhol.
1947 – Takeshi Kitano, cineasta e ator japonês.
1950
Gilles Villeneuve, piloto canadense de Fórmula 1 (m. 1982).
Gianfranco Brancatelli, ex-piloto italiano de Fórmula 1.
1955
Kevin Costner, ator norte-americano.
Frankie Knuckles, Dj e produtor, é aclamado por muitos como o "pai" da House music (m. 2014).
1957 – Arnoldo Iguarán, ex-futebolista colombiano.
1958 – Jeffrey Nels Williams, astronauta norte-americano.
1959 – Nei Lisboa, músico brasileiro.
1963 – Hubert Stromberger, ex-piloto austríaco de corridas.
1965 – João Pedro Bandeira, jornalista e radialista português.
1966
André Ribeiro, ex-piloto brasileiro de automobilismo.
Alexander Khalifman, enxadrista russo.
1967
Iván Zamorano, ex-futebolista chileno.
Juan Carlos Chávez, ex-futebolista mexicano.
1969
Dave Batista, wrestler norte-americano.
Everth Palacios, futebolista colombiano.
1971
Jonathan Davis, músico, vocalista e baterista dos Korn.
Josep Guardiola, ex-futebolista e treinador de futebol espanhol.

Christian Fittipaldi, piloto de automobilismo brasileiro.

1972 – Alisa Galliamova, enxadrista russa, ex-campeã mundial júnior de xadrez.
1973 – Rolando Schiavi, futebolista argentino.
1976
Marcelo Gallardo, ex-futebolista argentino.
Pavel Mareš, futebolista tcheco.
1977 – Arjan Pisha, futebolista albanês.
1978
Bogdan Lobonţ, futebolista romeno.
Aguinaldo Moreira, futebolista brasileiro.
1979 – Paulo Ferreira, futebolista português.
1980
Robert Green, futebolista inglês.

Liah Soares, cantora brasileira.
 Ouça

Edgar Álvarez, futebolista hondurenho.
Rodrigo Guirao Díaz, ator e modelo argentino.
1981
Andrei Karpovich, futebolista cazaque.
Olivier Rochus, tenista belga.
1982
Quinn Allman, guitarrista do The Used.
Álvaro Mejía, futebolista espanhol.
Fabiano Medina, futebolista brasileiro.
Baré, futebolista brasileiro.

1982 - Flávia Rubim, atriz e apresentadora de televisão brasileira.

1983
Hamdi Kasraoui, futebolista tunisiano.
Laranjeiro, futebolista português.
1984
Alaixys Romao, futebolista togolês.
Makoto Hasebe, futebolista japonês.
1985 - Riccardo Montolivo, futebolista italiano.
1986
Grigoris Makos, futebolista grego.
Emiliano Armenteros, futebolista argentino.
Becca Tobin, atriz e cantora norte-americana.
1987
Johan Djourou, futebolista suíço.
Francino Francis, futebolista jamaicano.
1988 – Angelique Kerber, tenista alemã.
1989 – Rubén Miño, futebolista espanhol.
1991 – Anja Brinker, ginasta alemã.

 1993 – Morgan York, atriz norte-americana.
Morgan York (BurbankCalifórnia18 de janeiro de 1993) é uma atriz norte-americanaParticipou de alguns filmes, entre eles Doze é Demais e Doze é Demais 2, nos quais interpretou a nerd "Kim Baker". 
Ficou conhecida por trabalhar no filme da Walt Disney PicturesOperação Babá, onde fez a personagem "Lulu Plummer" e por aparecer constantemente na série Hannah Montana como a ecológica "Sarah".




1367 – Rei Pedro I de Portugal (n. 1320)
1586 – Margarida de Parma, regente dos Países Baixos (n. 1522)
1789 – Gaspar de Bragança, filho (ilegítimo) do rei João V de Portugal (n. 1716)
1827 – José António Camões, poeta e historiógrafo açoriano (n. 1777)
1862 – John Tyler, décimo presidente dos Estados Unidos (n. 1790)
1873 – Edward Bulwer-Lytton, escritor e político inglês (n. 1803)
1890 - Amadeu I de Espanha, Rei da Espanha (n. 1845.
1936 – Rudyard Kipling, Prémio Nobel da Literatura (n. 1865)
1937 – Fuzilamento de Santo Irmão Jaime Hilário.
1952 – Curly Howard (Jerome Lester Horwitz), um dos integrantes do grupo Três Patetas/Os Três Estarolas (n. 1903)

1968 – Emmerico Nunes, desenhista português (n. 1888)
Emmerico Hartwich Nunes, nascido a 6 de janeiro de 1888 em Lisboa, foi um desenhista português. Morreu a 18 de janeiro de 1968, depois de ter vivido grande parte da sua vida em Sines, no Alentejo. 


1984
Vassilis Tsitsanis, cantor e compositor grego (n. 1915)
Ary dos Santos, poeta português (n. 1937)
1985 – Manuel Antunes, professor universitário e ensaísta português (n. 1918).
1995 – Adolf Friedrich Johann Butenandt, bioquímico alemão (n. 1903)

1996 – Alberto Ruschel, ator brasileiro (n. 1918).

2000 – Bernardo José Nolker, bispo brasileiro (n. 1912)
2009 – João Aguardela, músico, vocalista, líder e fundador dos Sitiados (n. 1969)


Dia de Santo Irmão Jaime Hilário, mártir de Turón
Dia de Santa Margarida da Hungria
Dia de Nossa Senhora da Defesa
Dia de Nossa Senhora do Amparo, Co-padroeira de São Gonçalo dos Campos na Bahia
Fim do mês Sharaf (honra) no Calendário bahá'í.




RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.