Hora do Brasil
Para saber o fuso horário de
outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3
ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA
"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014
Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ
WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" >
Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil
e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo) http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de
Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA)
> Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô
http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica
(Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia
(Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU
- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis
em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos
http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da
Constituição http://is.gd/DRIRvh
Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/
12 de janeiro de 2014.
12.º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 353 para acabar o ano.
João Teodoro Descourtilz ou Jean-Theodore Descourtilz (França, 1796 --- Riacho, município de Santa Cruz, hoje Aracruz, ES, 13 de janeiro de 1855) foi um médico, naturalista, pintor e desenhista francês que viveu vários anos no Brasil fazendo pesquisas geológicas, entomológicas e principalmente ornitológicas. Saiba mais
Em 12/01/1944, nasce o pintor João Câmara Filho
João Câmara Filho (João Pessoa, 12 de janeiro de 1944) é um pintor brasileiro. Atualmente, reside e trabalha em Olinda, em Pernambuco.
Premiado nacional e internacionalmente, admirado por críticos como Ferreira Gullar e Frederico Morais, já participou de dezenas de salões de arte, bienais e realizou diversas exposições individuais pelo país e no exterior.
A maior parte da sua obra é composta de pintura a óleo mas tem um trabalho significativo em litografia. João Câmara tem uma obra pontuada por séries temáticas. A primeira e mais conhecida é Cenas da Vida Brasileira, tratando da vida política brasileira de 1930-1954 (dez painéis e cem litografias), de 1976.
Outra série importante é Dez Casos de Amor e uma Pintura de Câmara, iniciada, em 1977, e concluída em 1983. (Wikipedia)
Nesta data, em 1591, nasce José de Ribera, pintor espanhol (m. 1652).
José de Ribera (Xàtiva, 12 de Janeiro de 1591 – Nápoles, 1652);pintor tenebrista espanhol do sec. XVII, também conhecido comoGiusepe de Ribera ou com o nome italianizado de: Giuseppe Ribera. Foi apelidado pelos seus contemporâneos como Lo Spagnoletto, «el espanholito», por ser de baixa estatura e porque reivindicava as suas origens assinando como «Jusepe de Ribera, espanhol» o «setabense» (de Játiva). Ribera é um pintor destacado da Escola Espanhola, embora a sua obra se tenha integralmente realizado em Itália não se conhecendo de facto exemplos seguros dos seus inícios em Espanha.
Índice
[mostrar]
Crê-se que José de Ribera iniciou a sua aprendizagem com Francisco Ribalta, que tinha uma oficina muito frequentada. Não se conhecendo obras deste período da sua vida, é difícil de comprovar esse facto.
Ribera decidiu partir para Itália e seguir as pisadas de Caravaggio. Assim iniciou a sua viagem, pelos seus 17 anos, primeiro em direcção ao Norte, a Cremona, Milán e a Parma, para logo depois se dirigir a Roma, onde o artista tomou conhecimento tanto com a pintura classicista de Reni e de Ludovico Carracci como com o áspero tenebrismo que estava a ser praticado pelos caravagistas holandeses residentes naquela cidade.
Tenebrismo > Você já ouviu falar disso?
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tenebrismo foi uma tendência pictórica nascida no Barroco que se perpetuou irregularmente até o Romantismo. Seu nome deriva de tenebra (treva, em latim), e é uma radicalização do princípio do chiaroscuro. Teve precedentes no Renascimento e se desenvolveu com maior força a partir da obra do italiano Caravaggio, sendo praticada também por outros artistas da Espanha, Países Baixos e França. Como corrente estilística teve curta duração, mas em termos de técnica representou uma importante conquista, que foi incorporada à história da pintura ocidental. Por vezes o Tenebrismo é usado como sinônimo de Caravaggismo, mas não são coisas idênticas.
Os intensos contrastes de luz e sombra emprestam um aspecto monumental aos personagens, e embora exagerada, é uma iluminação que aumenta a sensação de realismo. Torna mais evidentes as expressões faciais, a musculatura adquire valores escultóricos, e se enfatizam o primeiro plano e o movimento. Ao mesmo tempo, a presença de grandes áreas enegrecidas dá mais importância à pesquisa cromática e ao espaço iluminado como elementos de composição com valor próprio.
Na França Georges de La Tour foi um dos adeptos da técnica; na Itália, Battistello Caracciolo, Giovanni Baglione e Mattia Preti, e na Holanda, Rembrandt van Rijn. Mas talvez os mais típicos representantes são os espanhóis José de Ribera,Francisco Ribalta e Francisco de Zurbarán.
Abaixo, um exemplo do tenebrismo, pelas mãos de Caravaggio
Nesta data, em 1849, nasce Jean Béraud, pintor impressionista francês (m. 1935)
1431 — Tem início, em Rouen, o processo contra Joana d'Arc, acusada de bruxaria.
1616 — Fundada a cidade de Belém, capital do Pará por Francisco Caldeira Castelo Branco.
1759
1759 - Processo dos Távora: é proferido o veredicto: os acusados da Casa dos Távora são considerados culpados. É um dos pontos negativos na biografia do Marquês de Pombal, que conduziu o processo, declaradamente contaminado, levando à execução de inocentes. No mesmo ano, por razões diferentes, o Marquês de Pombal, Secretário de Estado do rei D. José I, manda explulsar os Jesuítas de Portugal.
Obra do Marquês de Pombal, Secretário de Estado (Primeiro Ministro) do rei D. José I, o processo foi um exemplo de preconceito, vingança e perseguição contra toda uma nobre família, incluindo mulheres e crianças, sob o pretexto que se tramava um atentado contra o rei.
Por interferência da princesa, D. Maria (mais tarde rainha com o nome de D. Maria I), foram salvas as mulheres e crianças, mas o restante da família foi executada.
Morto o Rei e assumindo o trono D. Maria I, como primeiro ato, decretou a expulsão do Marquês de Pombal, que deveria se manter a 30 km de Lisboa ou de qualquer parte de Portugal que estivesse sendo visitada pela rainha.
1807 — Parte da cidade de Leyden, nos Países Baixos, é destruída pela explosão de um navio mercante com carga de pólvora.
1816 — Toda família Bonaparte é afastada da França por lei do governo francês.
Vira-se a última página na saga do império napoleônico, já que Napoleão, desde o ano anterior, se encontrava já preso e isolado na ilha de Santa Helena, nas costas africanas e não representava mais nenhuma ameaça ao governo francês. Agora, também a família é isolada.
1822 — Proclamação da Independência da Grécia no congresso de Epidauro.
1836 — Fundação do Condado de Will.
1861 — Criação da Caixa Econômica Federal.
1862 — Fundação da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro.
1865 — Marquês de Caxias assume o comando supremo dos aliados na Guerra do Paraguai
Em qualquer parte do mundo, o título de marechal é dado ao comandante das tropas durante uma guerra. O Brasil possui cerca de 70 marechais, que receberam esse título como pecúlio, para aumentar o soldo como oficiais da reserva remunerada e mesmo aqueles que participara de alguma guerra, o fizeram em posições de comando subalternas..
De fato e de direito, só dois militares merecem o título de Marechal: Um é o duque de Caxias, comandante em chefe das tropas brasileiras, argentinas e uruguaias, na guerra contra o Paraguai. O Segundo foi Mascarenhas de Morais, que comandou a Força Expedicionária Brasileira em sua campanha na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.
No governo Castelo Branco, o título de marechal foi abolido. Hoje um militar, por melhores serviços que tenha prestado ao país, se aposenta, quando muito, com o título de general de exército (4 estrelas).
1865 — Ocupação da Guiana Francesa por tropas brasileiras
1896 — O médico Henry Louis Smith fez o primeiro exame de raios X. Ele deu um tiro na mão de um cadáver e o exame mostrou a bala alojada no corpo.
A expressão "raio X" ainda não estava difundida. O jornal que deu a notícia fala em "fotografia através de corpos opacos". Ainda não se tinha noção dos reais perigos do procedimento e o raio X passou a ser usado e abusado.
Até os anos 70, aparelhos de radioscopia podiam ser encontrados em clínicas médicas e neles, o paciente era submetido aos procedimento por 2 ou 3 segundos, 20 ou 30 vezes mais que o necessário em uma chapa de raio X. E esse procedimento temporário era anunciado como "um avanço da medicina". O paciente ficava maravilhado, pois a imagem aparecia na tela no ato, permitindo ao médico fazer o diagnóstico sem precisar da chapa de celuloide. Ninguém imaginava o custo à saúde, já que os raios contaminam o organismo para todo o sempre.
1909 — Governo turco aceita a proposta austríaca de renunciar seus direitos sobre a Bósnia e Herzegovina por trocas de compensações financeiras.
1915 — O Congresso norte-americano rejeita a proposta de ceder o direito do voto às mulheres do país, posteriormente uma emenda constitucional deu esse direito às mulheres.
No Brasil, o direito de voto às mulheres foi admitido na votação para a Assembléia Constituinte de 1934, quando também uma mulher foi eleita deputada constituinte.
1923 — Lançada a revista Time, nos Estados Unidos.
1926 — Abraham Serfaty, político marroquino, é exilado por se opor ao regime de Hassan II.
1942 — II Guerra Mundial — Japão declara guerra às ilhas orientais holandesas, após ser invadido em Celebes e Bornéu.
1946 — A ONU cria o Conselho de Segurança.
1948 — O Supremo Tribunal americano declara a igualdade de educação para brancos e negros.
1950 — A União Soviética reintroduz a pena de morte no país, para crimes de traição, espionagem e sabotagem.
1952 — A Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, admite o primeiro estudante negro.
1953 — Entra em vigor a nova Constituição da Iugoslávia. Tito é proclamado presidente da República.
Foi um período glorioso na história da Iugoslávia. Dotado de excepcional carisma, o marechal Tito conseguiu manter unidas as várias etnias iugoslavas, de costumes diferentes e inimigas entre si.
Não obstante, morto o grande chefe e extinto o comunismo, a Iugoslavia se fragmentou em vários países, após uma luta fraticida que enfraqueceu o poder das novas nações..
1960 — Primeira reunião dos países da EFTA, em Paris
1966 — Estreou na rede americana ABC o seriado de TV Batman.
1970 — Grandes inundações e enchentes atingem a Espanha pelo transbordamento dos rios Ebro, Tajo.
1974 — Eclode uma rebelião militar na Etiópia.
1984 — A equipe que trabalhava na restauração das Pirâmides de Gizé desistiu de usar métodos modernos, que não funcionavam, e passou a usar os métodos empregados pelos egípcios há milênios.
1988 — Nascem, em Michigan, Estados Unidos, os primeiros quíntuplos de proveta do mundo, através de parto cesariana.
1990 — A Romênia é a primeira nação da Europa Oriental a banir o Partido Comunista no país.
1991 — O presidente americano George Bush é autorizado pelo Congresso dos Estados Unidos a atacar o Iraque na Guerra do Golfo. A invasão do Kuwait fez com que o Conselho de Segurança da ONU impusesse um boicote econômico ao Iraque. Em resposta, Saddam Hussein ordenou a prisão dos estrangeiros.
Trata-se do Bush "pai" e da primeira guerra do golfo.
Alegando que o Kwait estava tirando petróleo na divisa com o Iraque e sugando reservas comuns aos dois países, Sadam Hussein invadiu o país vizinho e anexou-o ao Iraque, originando a intervenção dos Estados Unidos, França e de países árabes.
Muitos anos depois, era a vez de outro Presidente americano, o Bush "filho", invadir o Iraque sob a alegação, nunca provada, de que o país estava armazenando armamento proibido e ajudando terroristas e que teria conexões com o terrorista mor, Bin Laden, o que nunca ficou provado.
Na primeira guerra, brasileiros, empregados da Construtora Mendes Júnior, que trabalhavam na construção de estradas no Iraque, se tornaram prisioneiros do ditador iraquiano.
1995 — O primeiro-ministro do Japão, Tomiichi Murayama, renuncia.
1998 — 19 países europeus firmam em Paris, o protocolo do Conselho da Europa que proíbe a clonagem de seres humanos, o primeiro texto jurídico internacional sobre esse assunto.
2005 — Lançamento da sonda espacial Deep Impact.
2006
Mehmet Ali Ağca, o homem que atirou contra o papa João Paulo II em 1981, foi libertado de uma prisão turca.
Elevação do Vale do Aço à categoria de região metropolitana.
2010 — Terremoto de 7,3 graus na escala de Richter provoca grande destruição no Haiti, causando cerca de 316 000 mortes.
Muito embora o Haiti seja um país distante de nós e mais próximo dos Estados Unidos, o acontemento gerou impactos que até hoje influenciam nosso país.
Na primeira etapa, os homens do exército brasileiro participaram das tropas formadas pela ONU para manter a ordem e as tropas da ONU foram comandadas por general brasileiro.
Numa visita humanitária ao Haiti, a médica Zilda Arns, irmã do então cardeal-arcebispo de São Paulo, enfrentou um terremoto secundário e morreu, atingida por uma viga de concreto.
Por fim, a fome e a miséria, que sempre estiveram presentes no Haiti, atingiram níveis insuportáveis, o que vem ocasionando até hoje, a chegada de imigrantes ilegais daquele país, que entram no Brasil pelo Estado do Acre, causando um desajuste econômico e social àquela região brasileira.
1483 - Henrique III de Nassau-Breda, nobre alemão (m. 1538).
1562 - Carlos Emanuel I de Saboia (m. 1630).
1576 - Petrus Scriverius, escritor neerlandês (m. 1660).
1577 - Jan Baptista van Helmont, químico e fisiologista flamenco (m. 1644).
1588 - John Winthrop, primeiro governador da Colônia da Baía de Massachusetts (m. 1649).
1628 — Charles Perrault, escritor francês de contos infantis, com destaque para O Pequeno Polegar e Chapeuzinho Vermelho (m. 1703).
1729 — Edmund Burke, filósofo e político britânico (m. 1797)
1746 — Johann Pestalozzi, mestre suíço da educação mundial (m. 1827)
A invasão francesa da Suíça em 1798 revelou-lhe um caráter verdadeiramente heróico. Muitas crianças vagavam no Cantão de Unterwalden, às margens do Lago de Lucerna, sem pais, casa, comida ou abrigo.
Pestalozzi reuniu muitos deles num convento abandonado, e gastou suas energias educando-os. Durante o inverno cuidava delas pessoalmente com extremada devoção mas, em junho de 1799, o edifício foi requisitado pelo invasor francês para instalar ali um hospital, e seus esforços foram perdidos. Saiba mais
1751 — Fernando I das Duas Sicílias, rei das Duas Sicílias. (m. 1825)
1792 — Johan August Arfwedson, químico sueco, que descobriu o lítio (m. 1841)
1840 — Dom Silvério Gomes Pimenta, professor, orador, escritor e arcebispo brasileiro (m. 1922).
1849 — Jean Béraud, pintor impressionista francês (m. 1935)
1873
Spiridon Louis, atleta grego, ganhador da 1ª Maratona (m. 1940).
António Augusto de Chaby Pinheiro, ator português (m. 1933).
1876 — Jack London, escritor norte-americano (m. 1916).
1878 — Celso Vieira, escritor brasileiro, Imortal da Academia (m. 1954).
1888 — Fritz Kachler, patinador artístico austríaco (m. 1973).
1893 — Hermann Göring, militar e político alemão (m. 1946).
1893 — Alfred Rosenberg, nazista alemão (m. 1946).
1899 — Paul Hermann Müller, químico suíço (m. 1965).
1903 — Igor Kurchatov, físico russo (líder do projecto atómico soviético) (m. 1960).
1906
Emmanuel Lévinas, filósofo francês nascido na Lituânia (m. 1995).
Sandro Penna, poeta italiano (m. 1977).
1907 — Sergei Korolev, engenheiro de foguetes soviético (m. 1966).
1910 — Luise Rainer, atriz alemã.
1913 – Rubem Braga, jornalista, poeta e escritor modernista brasileiro (m. 1990). Esteve na Segunda Guerra Mundial como correspondente de guerra.
Abaixo, Rubem Braga e o pintor Carlos Scliar nos campos da Itália.
Abaixo, Rubem Braga e o pintor Carlos Scliar nos campos da Itália.
1914 — Orlando Vilas-Boas, sertanista e indigenista brasileiro (m. 2002).
1916 — Pieter Willem Botha, político sul-africano (m. 2006)
1917 — Maharishi Mahesh Yogi, religioso indiano (m. 2008).
1924 — Olivier Gendebien, piloto belga de F-1 (m. 1998).
1933 — Adésio Alves Machado, escritor espírita e ex-futebolista brasileiro (m. 2009).
1936 — Émile Lahoud, presidente do Líbano.
1941 — Long John Baldry, músico de blues inglês (m. 2005).
1946 — Sergei Chetverukhin, patinador artístico russo.
1949 - Ottmar Hitzfeld, treinador alemão de futebol.
1951 — Kirstie Alley, atriz estadunidense.
1957 — António Vitorino. político português.
1959 — Per Gessle, integrante da banda Roxette.
1960 — Oliver Platt, ator canadense.
1961 — Andrea Carnevale, ex-futebolista italiano.
1962 — Emanuele Pirro, piloto italiano de corridas.
1963 — Nando Reis, cantor, baixista, violonista e compositor brasileiro.
1966 — Olivier Martinez, ator francês.
1967 - Meho Kodro, ex-futebolista bósnio.
1968 — Mauro Silva, ex-futebolista brasileiro.
1969 — Robert Prosinečki, ex-futebolista croata (nascido na Alemanha).
1970 — Zack de la Rocha, músico estadunidense, líder do grupo Rage Against the Machine.
1971 - Fernando Pavão, ator brasileiro.
1974 — Melanie Chisholm, cantora inglesa.
1975 — Kousuke Akiyoshi, motociclista japonês.
1978
Jeremy Camp, músico norte-americano.
Bonaventure Kalou, futebolista marfinense.
Bouchaib El Moubarki, futebolista marroquino.
1979
Grzegorz Rasiak, futebolista polonês.
Marián Hossa, jogador de hóquei no gelo eslovaco.
1980 - Rainer Torres, futebolista peruano.
1981 — Luis Ernesto Pérez, futebolista mexicano.
1982
Paul-Henri Mathieu, tenista francês.
Walter Minhoca, futebolista brasileiro.
1983
Edmundo Zura, futebolista equatoriano.
Lucas Mareque, futebolista argentino.
Pedro Luís de Orleans e Bragança, herdeiro da Coroa brasileira (m. 2009).
1985
Artem Milevskyi, futebolista ucraniano.
Yohana Cobo, atriz espanhola.
1986
Pablo Osvaldo, futebolista argentino-italiano.
1987
Naya Rivera, atriz e cantora estadunidense.
Edoardo Mortara, piloto italiano de automobilismo.
Salvatore Sirigu, futebolista italiano.
Paulo Victor Mileo Vidotti, futebolista brasileiro.
1988 — Douglas, futebolista brasileiro.
1989
Alan Kardec, futebolista brasileiro.
Axel Witsel, futebolista belga.
1991 — Pixie Lott, cantora e compositora britânica.
1993 — Zayn Malik, cantor e compositor britânico.
1998 — Nathan Gamble, ator norte-americano.
1519 — Maximiliano I da Germânia, imperador do Sacro Império Romano (m. 1459)
1665 — Pierre de Fermat, jurista e matemático francês (n. 1601)
1947 — Afrânio Peixoto, médico e escritor brasileiro (n. 1876)
1967 — Holland Smith, general do Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos (n. 1882)
1971 — Arnold Ulitz, escritor alemão (n. 1888)
1974 — João da Baiana, sambista brasileiro.
1983 — Nikolai Podgorny, ex-presidente da URSS.
1985 — João Batista Vilanova Artigas, arquiteto brasileiro (n. 1915)
João Batista Vilanova Artigas (Curitiba, 23 de junho de 1915 — São Paulo, 12 de janeiro de 1985) foi um arquiteto brasileiro cuja obra é associada ao movimento arquitetônico conhecido como Escola paulista.
João Batista Vilanova Artigas (Curitiba, 23 de junho de 1915 — São Paulo, 12 de janeiro de 1985) foi um arquiteto brasileiro cuja obra é associada ao movimento arquitetônico conhecido como Escola paulista.
Embora tenha nascido na cidade de Curitiba, Artigas é considerado um dos principais nomes da história da arquitetura de São Paulo, seja pelo conjunto de sua obra aí realizada, seja pela importância que teve na formação de toda uma geração de arquitetos. Saiba mais
1988 — Piero Taruffi, piloto de corridas italiano (n. 1906)
1991 — Vasco Pratolini, escritor italiano (n. 1913)
1997 — Charles Brenton Huggins, fisiologista canadense (n. 1901)
2001
Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico brasileiro no salto triplo (n. 1927)
Giovanni Luigi Bonelli, autor de banda desenhada italiano (o "pai" de Tex) (n. 1908)
2003
Leopoldo Fortunato Galtieri, general e ditador argentino, ex-presidente (n. 1926)
Maurice Gibb, guitarrista do grupo Bee Gees (n. 1949)
2007 — Bento Prado Júnior, filósofo, escritor, professor, crítico literário, tradutor e poeta brasileiro. (n. 1937).
2010 — Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança do Brasil (n. 1934).
Dia de São João de Ravena e São Modesto — santos da Igreja Católica.
RIO DE JANEIRO
SÃO PAULO
MINAS GERAIS
BRASÍLIA
RS, BA, PR, SC
Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl Exposições http://is.gd/mksaVO
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.