quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 28 de janeiro de 2015 > Quarta Feira > Postado às 9:09 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

NAS IMAGENS, O TEMA DE HOJE É "TULIPAS"

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014


Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

Grande SP tem temporal e calor nesta quarta-feira

Áreas de chuva não devem se prolongar por toda a noite
Ler noticia



As tempestades de neve que vinham castigando o Estado de Nova York desviaram um pouco mais para o Norte e começaram a atingir, com maior intensidade, o Estado de Massachusetts. Em Boston, com uma temperatura de (-8º), ontem à tarde, o rio Charles se achava semi-congelado e com a navegação suspensa, enquanto o trânsito deixou de circular pelas pontes. Veja como está Boston agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh

Provérbios Japoneses (Wikiquote)

  • Tonari no shibafu wa aoi
    • Literalmente: O relvado do vizinho é verde.
    • Variante em português: "A galinha do vizinho é sempre mais gorda."


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e VejaDestaque > 

Em 28/01/2003, morre o pintor Cícero Dias
Cícero Dias (Escada, 5 de março de 1907 — Paris, 28 de janeiro de 2003) foi um pintor do modernismo brasileiro.

O ano de 1948 marcou uma atividade mais intensa no Brasil, com Cícero interessando-se sobretudo por murais. Em 1949, compareceu à Exposição de Arte Mural, em Avignon, na França. Em 1950 participou da Bienal de Veneza. Em 1965, a Bienal de Veneza realizou uma exposição retrospectiva de quarenta anos de pintura de Cícero Dias. Em 1970, realizou individuais no Recife, Rio de Janeiro e em São Paulo. Em 1981, o MAM realizou uma retrospectiva de sua obra. 

No início dos anos 1960, o artista pintou diversas telas com retratos de mulheres. Em 2000, inaugurou uma praça projetada por ele mesmo, em Recife. Em fevereiro de 2002, Cícero Dias esteve novamente na capital pernambucana para o lançamento de um livro sobre sua trajetória artística e fez uma exposição na galeria Portal, em São Paulo. 

Morreu em 28 de janeiro de 2003, em sua residência na Rue Long Champ, Paris. O pintor morreu rodeado por sua esposa Raymonde, sua filha Sylvia e seus dois netos. Encontra-se sepultado no cemitério Montparnasse, centro de Paris. Quer saber mais?  



Nesta data, em 1912, nasce Jackson Pollock, pintor estadunidense (m. 1956).
Paul Jackson Pollock, (CodyWyoming28 de janeiro de 1912 — Springs, 11 de agosto de1956) foi um pintor norte-americano e referência no movimento do expressionismo abstrato. 

Desenvolveu uma técnica de pintura, criada por Max Ernst, o 'dripping' (gotejamento), na qual respingava a tinta sobre suas imensas telas; os pingos escorriam formando traços harmoniosos e pareciam entrelaçar-se na superfície da tela. 

Pollock foi muito importante para o 'dripping', atrás de Pedro Borges e Fabio Ferraz,dois grandes artistas brasileiros que estudaram artes naturistas na França. O quadro "UM" é um exemplo dessa técnica. Pintava com a tela colocada no chão para sentir-se dentro do quadro. Pollock parte do zero, do pingo de tinta que deixa cair na tela elabora uma obra de arte

Além de deixar de lado o cavalete, Pollock também não usa mais pincéisA arte de Pollock combina a simplicidade com a pintura pura e suas obras de maiores dimensões possuem características monumentais. Com Pollock, há o auge da pintura de ação (action painting). 

A tensão ético-religiosa por ele vivida o impele aos pintores da Revolução mexicana. Sua esfera da arte é o inconsciente: seus signos são um prolongamento do seu interior. Apesar de ter seu trabalho reconhecido e com exposições por vários países do mundo, Pollock nunca saiu dos Estados Unidos. 

Morreu em um acidente de carro em 11 de agosto de 1956.





"Se a meta principal de um capitão fosse preservar seu barco, ele o conservaria no porto para sempre." >> São Tomás de Aquino, filósofo aristoteliano e doutor da Igreja Pensador (Tomás de Aquino nasceu nesta data, em 1225.

Tomás de Aquino OP (Roccasecca, 1225 — Fossanova, 7 de março 1274) foi um padre dominicano, filósofo, teólogo, distinto expoente da escolástica, proclamado santo e Doutor da Igreja cognominado Doctor Communis ou Doctor Angelicus pela Igreja Católica. 

Seu maior mérito foi a síntese do cristianismo com a visão aristotélica do mundo, introduzindo o aristotelismo, sendo redescoberto na Idade Média, na Escolástica anterior, compaginou um e outro, de forma a obter uma sólida base filosófica para a teologia e retificando o materialismo de Aristóteles. 

Em suas duas summae, sistematizou o conhecimento teológico e filosófico de sua época: a Summa theologiae e a Summa contra gentiles. A partir dele, a Igreja tem uma Teologia (fundada na revelação) e uma Filosofia (baseada no exercício da razão humana) que se fundem numa síntese definitiva: fé e razão, unidas em sua orientação comum rumo a Deus. 

Sustentou que a filosofia não pode ser substituída pela teologia e que ambas não se opõem. Afirmou que não pode haver contradição entre fé e razão. Explica que toda a criação é boa, tudo o que existe é bom, por participar do ser de Deus, o mal é a ausência de uma perfeição devida e a essência do mal é a privação ou ausência do bem. 

Além da sua Teologia e da Filosofia, desenvolveu também uma teoria do conhecimento e uma Antropologia, deixou também escrito conselhos políticos: Do governo do Príncipe, ao rei de Chipre, que se contrapõe, do ponto de vista da ética, ao O Príncipe, de Nicolau Maquiavel.


Valores de Mercado-1 > A Christie's de Londres realizou ontem um leilão de objetos e obras de arte > Todos os lotes, com imagens ampliáveis > Valores em libras esterlinas e em dólares americanos Veja Para saber os valores em reais ou em outra qualquer moeda, use o conversor do Banco Central do Brasil.




Jornal da Gazeta (ontem à noite)

A TV Gazeta completou 45 anos no último domingo e tem muita história para contar. Clique na imagem para saber um pouco dela.

Quando surgiu a primeira TV da América do Sul, num empreendimento de Assis Chateaubriand, confundia-se rádio e televisão, como se fosse a mesma coisa. A TV Tupi de Chateaubriand recebeu o prefixo de PRF3TV, o mesmo prefixo da Rádio Difusora, do mesmo grupo. E as outras emissoras de rádio (as que puderam), garantiram um canal, embora não tivessem a mínima condição de concretizar o sonho de levar a TV ao ar.. 


Entre elas, a Rádio Bandeirantes, a Rádio Cultura e a Rádio Gazeta, então intitulada como "a emissora de elite". A Rádio Gazeta, instalada no sexto antigo edifício dos jornais tinha o estúdio com a janela aberta para a rua e era possível ouvir o som das buzinas e captar o burburinho da rua. Tinha também um auditório e uma orquestra, para a realização de programas eruditos, principalmente no território da ópera. 

O pessoal que trabalhava nas rádios, sejam cantores, locutores ou radioatores, foi transportado para a TV sem maior seleção e o que se viu, nos primeiros tempos, foi o rádio invadindo a televisão, na maior improvisação. A profissionalização só veio com o tempo.

Jornal das 10 (ontem à noite)




Bom dia, Brasil (Edição de hoje)




G1 > Pop & Arte

  1. RIO DE JANEIRO

    Morre no Rio cineasta e atriz Susana de Moraes, filha de Vinicius de Moraes

    Artista tinha 74 anos e sofria de um câncer há cerca de 2 anos. Susana era casada com a cantora Adriana Calcanhotto.

Mais notícias de G1 POP & Arte

BBC Brasil, na foto e no mundo

Coração impresso em 3D 'salva' menina de 2 anos

Menina nasceu com um buraco entre cavidades do coração; órgão desenhado com base em fotos serviu de modelo para orientar cirurgião.
Mais notícias da BBC Brasil


"El País", de Espanha, em português

Dilma defende pacote de ajustes, e rejeita tese de “estelionato eleitoral”

AFONSO BENITES São Paulo
Na primeira reunião ministerial de seu segundo mandato, a presidenta defende a punição das pessoas envolvidas no escândalo da Petrobras, mas não a destruição das empreiteiras investigadas
Mais notícias de "El País"





Clique na imagem para ver "El País" em original

Los líderes europeos piden más sanciones contra Rusia

La UE castigará la reciente escalada de violencia en Ucrania

Las nuevas medidas ampliarán las aplicadas en verano contra sectores clave
La Unión Europea prepara una nueva ronda de sanciones contra Rusia por la escalada de violencia en Ucrania del pasado fin de semana. Los jefes de Estado y de Gobierno de los 28 Estados miembros abrieron ayer la posibilidad de medidas adicionales contra Moscú, previsiblemente de castigo económico, e instaron en un comunicado a sus ministros de Exteriores a acordarlas mañana mismo. Hasta hace solo unos días la Unión Europea se planteaba la posibilidad de iniciar una ronda de diálogo tras el desplome del rublo, que amenaza con colapsar la economía rusa.


"Clarin", de Argentina, em português

PECUÁRIA

DE PASTOR A PREDADOR, O CACHORRO ARRASA AS OVELHAS NO SUL DA ARGENTINA


Matías Longoni

Produção ovina, um ataque inesperado. Desde o ano 2000 já foram perdidas cerca de 200.000 ovelhas por causa dos cães selvagens.

"Cachorro que experimenta sangue de ovelha, não serve mais para pastorear" (Provérbio Gaúcho)


Para entrar no site de "Clarin", CLIQUE AQUI
"Notícias ao Minuto", de Portugal
A esquerda radical convenceu o eleitorado grego e, no domingo, venceu as eleições legislativas colocando Alexis Tsipras no comando do Executivo helénico. Mas o que o aproxima e separa dos partidos da esquerda portuguesa? O jornal i explica.
Mais notícias da edição portuguesa

"Notícias ao Minuto", do Brasil

Empresariado está pouco motivado a fazer investimento

O empresariado brasileiro está menos motivado a fazer investimentos, como revela um novo indicador usado na Sondagem Industrial, pesquisa divulgada hoje (27) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), cujo índice de intenção de investimento.
Mais notícias da edição brasileira


"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro

Crise hídrica está 25% pior do que a maior seca registrada no Paraíba do Sul

Sistema está com 0,61% do volume útil total
Mais notícias do Jornal do Brasil


Mais notícias do R7 Esportes







RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC


Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.