quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 13 de agosto de 2015 > Quinta-Feira > Postado às 9:52 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3




Brasil > Primeiros Tempos
Plantas nativas
  • O domínio sobre a natureza tropical implicava um conhecimento completo e diversificado das plantas nativas. Vivendo em uma floresta com elevado número de espécimes, os índios tiveram de aprender a extrair o máximo de cada planta. Sobretudo as que podiam servir para sua alimentação, as quais, com o tempo, foram sendo domesticadas. Para isso, desenvolveram técnicas de cruzamento e hibridação, de modo a obterem melhores sementes e variedades mais produtivas. 
  • Os europeus, quando chegaram ao continente, consideraram a técnica agrícola dos índios "primitiva". Mas logo estavam levando para seus países sementes e formas de cultivo desenvolvidas pelos nativos americanos, que aperfeiçoaram a tecnologia de domesticação e cultivo de alguns produtos agrícolas básicos de toda a humanidade. Entre eles, destacam-se:  
  • Milho. Na época da chegada dos europeus, era cultivado nas três Américas. Com o tempo, cada uma das milhares de tribos do continente cultivou seus híbridos e espécimes favoritos, numa variedade sem par entre as plantas domesticadas pelo homem. A maioria dos estudiosos modernos concorda que os primeiros a cultivar o milho foram os habitantes do norte da América do Sul, na altura do Equador. Além de usá-lo na alimentação, os índios também sabiam como extrair bebida do milho fermentado.
  • Amendoim. A planta selvagem que deu origem ao cultivo encontrava-se numa região que ia da Bahia ao Rio de Janeiro. Domesticada, a cultura difundiu-se pelo interior do continente, chegando às Antilhas e aos Andes.  
  • Algodão. Os índios da América do Sul não só aprenderam a domesticar e cruzar as variedades básicas de cultivo dessa planta – provavelmente a partir do centro do continente –, mas também já haviam sido aperfeiçoadas todas as técnicas de colheita, fiação, tecelagem e tintura quando os europeus aqui chegaram.  
  • Tabaco. Espécies nativas dessa planta também eram cultivadas na América do Sul antes da vinda dos europeus. Híbridos cultiváveis foram desenvolvidos e inventaram-se artefatos para fumar a erva em cerimônias rituais.  
  • Além dessas plantas, que vieram a constituir algumas das maiores culturas agrícolas da humanidade, os índios foram responsáveis pela domesticação, cultivo e posterior difusão do uso de dezenas de produtos que hoje fazem parte da dieta de todos os seres humanos. Entre eles destacam-se: 
  • Feijão, abóbora, pepino, chuchu, batata-doce, berinjela, alcachofra, pimentas, abacate, abacaxi, caju, mamão, maracujá e cacau. MAIS



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ





- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg

- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V

- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE

- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Provérbios Árabes (Wikiquote)

  • الجار قبل الدار
    • Em inglês > The neighbour comes before the home. 
    • Em português > A vizinhança vem antes do lar.
    • Sentido > Antes de ir morar em uma nova casa, procure saber quem vão ser os seus novos vizinhos.



Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja 


Destaque > 



1822 - O príncipe D. Pedro do Brasil nomeia sua esposa, a princesa Dona Leopoldina, chefe do Conselho de Estado e Princesa-Regente Interina do Brasil. O grito da Independência começou no Rio, com a princesa.
  • Neste momento, o príncipe D. Pedro inicia uma longa viagem, a Santos e a São Paulo para apaziguar setores descontentes e é neste contexto que acontece a Promulgação de Independência do Brasil, feita pela princesa Dona Leopoldina, na qualidade de regente, e na presença do Conselho presidido por José Bonifácio. 
  • A Promulgação de Independência ocorreu no Rio de Janeiro em 2 de setembro e, cinco dias depois, D. Pedro ratifica o ato nas margens do Ipiranga, fazendo a Proclamação.
  • Em 7 de setembro, quando ia de Santos para a capital paulista, D. Pedro recebeu notícias de Portugal por cartas de José Bonifácio e da esposa Maria Leopoldina da Áustria, contando-lhe que havia promulgado a independência brasileira, uma vez que a corte portuguesa exigia o seu retorno e com isso não acontecendo, programava uma ação militar contra o Brasil. 
  • Foi então que, junto ao Riacho do Ipiranga (São Paulo), o herdeiro de João VI proferiu o famoso Grito do Ipiranga: "Independência ou Morte!". (Wikipedia) 
  • A Promulgação feita pela princesa regente ficou registrada em um quadro da pintora Georgina de Albuquerque, diretora da Escola Nacional de Belas Artes.





  • "Sinto muito dar-lhe notícias desagradáveis, mas não quero faltar à verdade, mesmo se é penoso a meu coração; a tropa de Lisboa entrou na Bahia, e dizem que desembarcou; a nossa esquadra não se sabe o que fez, se é falta de ânimo dela é preciso o mais rigoroso castigo, chegarão três navios de Lisboa, os quais dão notícias de que os abomináveis portugueses querem sua ida para lá mesmo se voltasse ao Brasil outra vez, e que ia ao poder executivo a decidir se deve vir mais tropa para cá, é certo que aprontem a toda pressa dois navios; ontem deram a falsa notícia que estava uma esquadra de Lisboa fora da Barra de modo que todo se aprontou para recebê-la com fogo e bala."
  • (Trecho da carta da princesa Leopoldina ao Príncipe D. Pedro, datada de 28 de agosto de 1822, quinze dias depois de ele ter partido para São Paulo. 
  • Cinco dias depois, ela assina, no Rio de Janeiro, a Proclamação da Independência, e envia outra carta, que os mensageiros entregam a D. Pedro no Bairro do Moinho, a 5 quilômetros do riacho do Ipiranga. Eram os momentos decisivos na História da Independência do Brasil.
  • Leopoldina morreu aos 29 anos e foi peça decisiva na Independência de nosso país. Educada na Áustria, era mais ilustrada e mais ponderada que o príncipe, sabia analisar as situações e dosar as ações de conformidade com a gravidade do momento. Justamente o inverso do príncipe D. Pedro, "mais afeito às cavalariças do que às bibliotecas.") MAIS



MUSCAT (OMÃ) > O site "Vejo ao Vivo" do Brasil tem também uma câmera ao vivo instalada em Muscat, capital do Sultanato de Omã, na Península Arábica. ENJOY IT


  • A Península Arábica esta localizada geograficamente na região sudoeste do continente asiático (Ásia Ocidental). Em seu território estão localizados os seguintes países: Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Omã, Bahrein, Kuwait, Qatar e Iêmen.






  • É hoje o leilão de arte moderna e contemporânea da Bolsa de Arte, em São Paulo.





Jornal das 10 (ontem à noite)



Bom dia, Brasil (Edição de hoje)




G1 > Pop & Arte

  1. MÚSICA

    'Guerra do streaming' e Direitos Autorais: mercado rende bilhões, mas paga R$ 0,003 por play

    Taylor Swift e outros questionam valor menor que 1 centavo por faixa tocada. Músicos querem transparência, empresas pedem paciência; veja 'batalhas'.

  2. CINEMA

    'Linda de morrer': assista ao 'making of' com Gloria Pires e Susana Vieira

    Gloria vive 'espírito' que inventa cura da celulite; estreia é em 20 de agosto. Susana interpreta mãe de santo que ensina protagonista a 'se comportar'.
Mais notícias de G1 POP & Arte

BBC Brasil, na foto e no mundo

Reuters
Jornal diz que Lava Jato criou 'desordem' para liderança do país e que convulsões como a atual 'deveriam ser coisa do passado'

Mais notícias da BBC Brasil


"El País", de Espanha, em português


CRISE POLÍTICA »

Lula vai a Brasília e volta à linha de frente de defesa de Dilma na crise

AFONSO BENITES Brasília
Ex-presidente se reúne com Temer e Renan Calheiros e discursa a trabalhadoras rurais. Presidenta, que recebe nesta quinta no Planalto movimentos sociais, diz que "enverga, mas não quebra"
JOÃO AUGUSTO DE CASTRO NEVES | DIRETOR DA CONSULTORIA EURASIA »
HELOÍSA MENDONÇA São Paulo
Para economista, se projetos que elevam gastos públicos forem aprovada, eles aceleram perda de selo de bom pagador do país

Presidenta ataca ‘vale tudo’ e recorre à militância organizada

A. B. Brasília
Além do apoio de movimentos sociais aliados, que criticam sua política econômica, Dilma intensifica agenda pública
Mais notícias de "El País"






Clique na imagem para ver "El País" em original


Crece el miedo por la economía china tras una nueva devaluación


Fuertes caídas de las Bolsas ante las dudas crecientes sobre la debilidad de la segunda mayor economía

  • Las autoridades chinas movieron ayer ficha por segundo día consecutivo y las Bolsas europeas respondieron con fuertes caídas. 
  • El banco central chino sorprendió ayer a analistas e inversores al anunciar una segunda fase de la mayor devaluación de su moneda en dos décadas para intentar ganar competitividad frente al exterior y reactivar una economía que muestra agotamiento. 
  • Tras esta nueva depreciación artificial, del 1,62%, el yuan se sitúa ya un 3,5% por debajo del valor al que empezó esta semana. Además, Pekín anunció ayer un nuevo sistema para determinar el tipo de cambio que le valió el aplauso del FMI. 

"Clarin", de Argentina, em português


ANO ELEITORAL

Eleição presidencial se centrará no eixo kirchnerista e anti-kirchnerista, dizem analistas

Gabriela Grosskopf Antunes
“A eleição será decidida pela pessoa que conseguir dissipar mais efetivamente os medos dos argentinos”, afirmam consultores econômicos. Depois das eleições primárias de domingo (9), analistas avaliam os desafios e possíveis cenários que culminam nas eleições de outubro, com possibilidade de um segundo turno em novembro. 

Eleitor com bandeira argentina vota nas eleições primárias

ANO ELEITORAL

Na Argentina, chuva não dá trégua e 20 mil estão afetados


O drama dos bairros inundados volta a se repetir principalmente em bairros da província de Buenos Aires, a maior do país. 


"Notícias ao Minuto", de Portugal

ANA (Aeroportos de Portugal) acusada de favorecer "amigos e compadres"

  • A ANA - Aeroportos de Portugal (conhecidos normalmente simplesmente pela sigla ANA significando Aeroportos e Navegação Aérea) é a autoridade dos aeroportos de Portugal. A ANA administra vários aeroportos, incluindo o maior aeroporto de Portugal, o Aeroporto da Portela em Lisboa. Está sediada na capital portuguesa e integra várias empresas do sector da aviação. Esta empresa nasceu em 1998 de uma alteração resultante da cisão da antiga Empresa Pública Aeroportos e Navegação Aérea em duas empresas distintas. (WIKIPEDIA)

Mais notícias da edição portuguesa

"Notícias ao Minuto", do Brasil

Para autor, Maitê Proença deve perder papéis após entrevista polêmica
 Tudo começou quando a atriz disse em uma entrevista que “a Globo não é um lugar para você ser de verdade”, gerando um certo desconforto na emissora. 



Mais notícias da edição brasileira


"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro





















Mais notícias do Jornal do Brasil


RICAÇAS

Mais notícias do R7 Esportes









PORTO ALEGRE (RS) 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.