Hora do Brasil
PRIMEIROS TEMPOS
Velhos navegantes
Cristóvão Colombo
(Gênova, Itália, 1451 — Valladolid, Espanha, 1506)
- De família modesta, Colombo dedicou-se desde jovem à vida marítima.
- Estabelecido em Portugal desde 1476, lá casou-se em 1480 com Filipa Moniz, filha do navegador Bartolomeu Perestelo, em cuja biblioteca pôde aprimorar seus conhecimentos.
- Convencido da possibilidade de alcançar as Índias navegando pelo ocidente, buscou em vão o apoio dos reis de Portugal, da Inglaterra e da França.
- Em 1485 fixou-se na Espanha e, com ajuda do padre Juan Perez, confessor da rainha Isabel, obteve a aprovação de seu projeto pelos soberanos espanhóis.
- Em 17 de abril, assinou com o rei Fernando um contrato pelo qual era nomeado almirante-dos-mares e governador das novas terras que viesse a descobrir.
- A expedição foi custeada em partes iguais pela Coroa espanhola e por banqueiros genoveses de Sevilha.
- Em 3 de agosto de 1492, a frota de três caravelas (Santa Maria, Pinta e Niña) deixou o porto de Palos, chegando em 12 de outubro à ilha de Guanaani (hoje ilha Watling, nas Bahamas). Em seguida, aportou em Cuba e Haiti. Voltou à Espanha em março de 1493, certo de ter alcançado a Ásia.
- Em setembro, fez-se de novo ao mar, desta vez com dezessete naus, descobrindo várias ilhas do Caribe — Guadalupe, Dominica (hoje Martinica), Porto Rico, Jamaica, além da costa sudoeste de Cuba.
- Em 1498, empreendeu uma terceira expedição, indo da costa do continente até o Orinoco, para depois atingir as ilhas de Trinidad, Tobago e Granada.
- Por fim, entre 1502 e 1504, Colombo realizou uma última viagem, na qual completou o reconhecimento das Antilhas e da costa da América Central.
- Alvo de intrigas palacianas, Colombo já não desfrutava da confiança do rei espanhol quando retornou à Espanha em 1504. Morreu pouco depois sem ver reconhecido seu direito às terras por ele descobertas.
- Deixou dois filhos: um legítimo (Diego) e um natural (Fernando). MAIS
Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da
Constituição http://is.gd/DRIRvh
Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja
Destaque >
Nesta data, em 1645, ocorre a Batalha de Casa Forte, com vitória do exército pernambucano sobre as tropas holandesas. É a primeira manifestação de nativismo, quanto Pernambuco, à revelia da trégua assinada entre Portugal e Holanda, prossegue na luta pela expulsão dos holandeses das terras brasileiras.
- Portugal esteve sob domínio espanhol desde 1480 e, ao restaurar o trono, em 1640, estava tão enfraquecido que teve de assinar uma trégua com a Holanda, aceitando sua permanência em nosso território.
- Todavia, os pernambucanos não aceitaram o acordo e prosseguiram na luta para a expulsão dos holandeses, o que se daria, finalmente, em 1648, com a Batalha dos Guararapes.
- É a primeira manifestação nativista, de um povo que sentia o Brasil como sua própria terra, à revelia do próprio reino português.
- Assim, a Batalha de Casa do Forte, como todas as que ocorreram entre 1640 e 1648, eram iniciativa pernambucana, em contradição com o acordo assinado pelo reino português. (Paulo Victorino)
Nesta data, em 1987, morre Carlos Drummond de Andrade, poeta, contista e cronista brasileiro (n. 1902)
MELBOURNE (AUSTRÁLIA) >
- Embora situada no mesmo paralelo que o Brasil, a Austrália se acha 15 meridianos adiante.
- Quando no Brasil são 9 horas da manhã, a Austrália já está entrando no dia seguinte.
- Veja Melbourne (Austrália) agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam
- A cidade também é um importante centro internacional de artes cênicas e visuais, sendo muitas vezes referida como a capital cultural da Austrália.
- É o berço de estilos de dança nacionais (como o Melbourne Shuffle e o New Vogue); da indústria cinematográfica australiana; da arte impressionista australiano (conhecido como a Escola de Heidelberg); do futebol Australiano e da indústria televisiva do país.
- Mais recentemente, foi reconhecida como uma "Cidade da Literatura" pela UNESCO, além de ser um importante centro de arte de rua.
- Melbourne é o lar de muitas das maiores e mais antigas instituições culturais nacionais, como o Centro Australiano para a Imagem em Movimento, o Melbourne Cricket Ground, o Museu de Melbourne, o Zoológico de Melbourne, a National Gallery of Victoria e o Edifício da Exposição Real, considerado um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. (Wikipedia)
Jornal das 10 (ontem à noite)
Bom dia, Brasil (Edição de hoje)
Fantástico (Rede Globo)
G1 > Pop & Arte
- ROCK IN RIO 2015
Rock in Rio: Polícia apura ação de cambistas e golpes na internet
Delegado fala ao G1 sobre venda irregular e golpes de ingressos falsos. Revender ingresso mais caro é crime; festival tem canal de denúncia.
Mais notícias de G1 POP & Arte
BBC Brasil, na foto e no mundo
Apesar de 'posição precária', Dilma deveria continuar, diz Financial Times
Financial Times permanece contra movimento por impeachment e diz que eventual substituto seria outro "político medíocre" com política parecida.
"El País", de Espanha, em português
Em protesto anti-Dilma, Sergio Moro vira herói e Renan é vaiado nas ruas
MARINA ROSSI / FELIPE BETIM São Paulo
Atos anti-Governo reúne 135.000 pessoas em São Paulo, diz o Datafolha, mais do que em abril. Após acordo com Dilma, líder do Senado vira alvo. Paulistanos poupam críticas a Eduardo Cunha
“Je suis Moro”
A crítica à corrupção e o aplauso ao juiz Moro foram tão diretos que mascararam a crítica à crise econômica neste domingo
PT: de 'mais amado' a 'mais odiado'
TALITA BEDINELLI São Paulo
Como o maior partido de esquerda da América Latina se tornou alvo dos maiores protestos desde o fora-Collor
Mais notícias de "El País"
Clique na imagem para ver "El País" em original
El PSOE pide edad de jubilación y sueldo mínimo iguales en Europa
Los socialistas se suman a sus socios franceses y aprovechan la crisis griega para proponer una reforma profunda que aumente la cohesión de la zona euro
El secretario general del PSOE, Pedro Sánchez, aprovechará mañana el debate en el Congreso sobre el rescate de Grecia para proponer una reforma profunda de la Unión Europea, en la estela de iniciativas similares que ya han emprendido los socialistas franceses e italianos.
La propuesta contiene medidas novedosas, como el establecimiento de una edad de jubilación y de un salario mínimo comunes en la zona euro o la creación de un seguro europeo de desempleo.
Además, Sánchez planteará la aplicación de impuestos continentales sobre transacciones financieras y emisiones de CO2 , según la propuesta de resolución, a la que ha tenido acceso EL PAÍS.
Esta incluye también la creación de un Tesoro europeo, la puesta en marcha de un presupuesto propio para el euro y una reforma de la presidencia del Eurogrupo.
La iniciativa ha sido consultada con los socialistas franceses y en septiembre Sánchez la entregará formalmente al partido del presidente François Hollande. Otra Unión Europea.
Con otra toma de decisiones, impuestos comunes, un tesoro público europeo, un salario mínimo y una edad de jubilación común para todos los países y un seguro de desempleo equivalente.
El PSOE sigue la estela de los Gobiernos de Francia e Italia, que buscan una refundación de la eurozona tras la crisis griega, y propone una reforma en profundidad de la UE que avance en la unión fiscal, económica y social y política.
La propuesta, a la que ha tenido acceso EL PAÍS, se presentará mañana en el Congreso en el debate sobre el rescate de Grecia. Quieren “más Europa, pero también otra Europa”.
"Clarin", de Argentina, em português
CULTURA
Com mais de 700 casais de todo o mundo começa o Festival e Mundial de Tango em Buenos Aires
Ao todo 704 casais de 42 países participam no Mundial e Festival que vai até o dia 27 de agosto. Haverá shows, recitais, mostras e cinema. Nesta segunda-feira 17, às 11h, serão entregues os ingressos para a grande final.
"Notícias ao Minuto", de Portugal
Lesados do papel comercial gritam 'Vive la France' em Guimarães
Três dezenas de lesados do papel comercial do Banco Espírito Santo, sobretudo emigrantes, estão desde o início da manhã concentrados frente à agência do Novo Banco no Largo do Toural, no centro de Guimarães, exigindo o reembolso do dinheiro investido.
Mais notícias da edição portuguesa"Notícias ao Minuto", do Brasil
A percepção do núcleo político do governo foi a de que Dilma não conseguiu transmitir a ideia de que a Operação Lava Jato vai passar o país a limpo
Mais notícias da edição brasileira"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro
Frustração total com número de manifestantes nas ruas do país
Maiores protestos foram no Rio e São PauloComo faz falta uma praia na cidade de SP
Enquanto milhares e milhares de cariocas lotaram as praias da Zona Sul neste domingo, os paulistanos, e mesmo assim poucos, foram à Avenida Paulista... por falta de opçãoGoverno: protestos dentro da normalidade democrática
Dilma reuniu ministros para avaliar manifestaçõesBolsa da China fecha em alta de 0,71%; yuan fica estável
Europa em alta; Brent em baixa, cotado a RS$48,61
Centrais sindicais se unem em defesa da democracia
"Povo na rua, coxinha recua", gritavam manifestantesManifestantes ocuparam Avenida Paulista, no centro
PM diz que protesto reuniu 350 mil pessoasProtestos em Londres e Paris têm pouca adesão
Apenas 120 pessoas participaram dos atosProtesto em Brasília reuniu cerca de 25 mil, segundo PM
Manifestação ocorreu sem qualquer incidente
Mais notícias do Jornal do Brasil
MALUCO É POUCO
Mais notícias do R7 Esportes
BRASÍLIA (DF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.