Hora do Brasil
Brasil > Primeiros Tempos
Tratado de Tordesilhas
- A Igreja católica desempenhou papel fundamental em todo o plano português de expansão marítima. O infante d. Henrique tinha obtido do papa o status de cruzada ou guerra santa contra os infiéis para o empreendimento.
- Havia uma razão para a Igreja aceitar a idéia: naquele momento, os árabes eram uma ameaça real ao Ocidente católico, sobretudo depois de tomarem Constantinopla em 1453.
- O sucesso da empreitada portuguesa atraiu outros países para a aventura. Entre eles, o mais forte concorrente era a Espanha, seguida pela França.
- Preocupado com a situação, o governo português recorreu ao papa. Este intermediou as negociações que resultaram num acordo: as terras a serem descobertas seriam divididas entre os dois países.
- Depois da primeira viagem de Colombo à América, em 1492, o acordo foi transformado num tratado, assinado em 1494. Pelo acordo, um meridiano localizado a 370 léguas a oeste das ilhas Canárias dividiria entre os dois países a posse das terras a serem descobertas.
- Era uma solução apenas formal. Na época não se conhecia nenhuma fórmula precisa para se calcular longitudes (o que só foi possível três séculos mais tarde).
- Assim, o Tratado de Tordesilhas serviu mais como acordo de intenções do que como fórmula prática para determinar as fronteiras recém-descobertas ou a descobrir pelos reinos ibéricos. MAIS
- De qualquer maneira, o Tratado das Tordesilhas não foi respeitado por nenhuma das partes.
- De um lado, os bandeirantes, na busca de índios para escravizar e, depois, na busca por pedras preciosas, ultrapassaram a linha das Tordesilhas, ampliando, em muito, o Brasil e transformando-o no maior território da América do Sul.
- Do outro lado, a Espanha explorou o Atlântico Sul o quanto pode e daí resultaram novas descobertas no lado oriental do meridiano.
- Novos tratados tiveram de ser discutidos até chegar ao princípio do UTI POSSIDETIS, aceito por Portugal e Espanha, por exemplo, na celebração do Tratado de Utrecht para definir a fronteira de suas colônias na região dos sete povos das missões.
- Em bom português, cada um fica com o que conseguiu conquistar, e estamos conversados ( Paulo Victorino)
Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da
Constituição http://is.gd/DRIRvh
Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja
Destaques >
Nesta data, em 1987, Lech Walesa, líder do movimento sindical independente polonês "Solidariedade", declara que este movimento proscrito se encontra em atividade.
- O fato de ter liderado as paralisações dos grevistas e de ser católico deu a Wałęsa uma grande base de apoio popular, mas os seus ganhos tiveram um carácter efémero ante a resistência do regime.
- Em 13 de dezembro de 1981 o Governo impôs a lei marcial, e seus líderes foram presos, incluindo Wałęsa, até 14 de novembro de 1982. Em 8 de outubro de 1982 o Solidariedade foi considerado ilegal.
- Em 9 de dezembro de 1990 Wałęsa foi eleito presidente, tendo tomado posse em 22 de dezembro de 1990.
- Com Walesa presidente, acabou o charme de líder oposicionista. Em 1995 realizaram-se novas eleições presidenciais, mas Wałęsa foi derrotado por uma diferença de 3 pontos percentuais no segundo turno.
- Nas eleições presidenciais de 2000 não conseguiu para além de 1% dos votos, devido a uma crescente insatisfação da opinião polonesa em relação às suas posições. (Wikipedia)
- Existem certos ícones que nasceram para assumir seu papel como líderes de oposição e seriam heróis por toda a vida se não ambicionassem a realidade cruel do poder.
- Então, quando no governo, todo seu charme se dissolve e a opinião pública se volta para a realidade de quem tem um discurso bonito, mas sem o recheio das boas realizações. Esse foi o caso de Walesa. (Paulo Victorino)
- Abaixo, uma foto antiga de Walesa e Lula, na boa fase dos dois líderes sindicais, como oposicionistas de seus respectivos governantes.
Nesta data, em 1992, manifestantes saem às ruas de todo o Brasil para pedir a saída do presidente Fernando Collor de Mello.
"Onde toda a gente peca, ninguém faz penitência." >>
Provérbio Português
Leia mais: http://quemdisse.com.br/frase.asp?frase=83455#ixzz3iyUN4AwE
PORTUGAL > Santuário de Fátima, agora, ao vivo e em streamig, com som ambiente, pela Webcam
- O Santuário de Fátima é um complexo composto principalmente pela Capelinha das Aparições, o Recinto/Esplanada do Rosário, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário e colunatas, casa de retiros de Nossa Senhora do Carmo e Reitoria, casa de retiros de Nossa Senhora das Dores e albergue para doentes, praça Pio XII e Centro Pastoral Paulo VI.
- Há, também a vasta Basílica da Santíssima Trindade, inaugurada a 13 de Outubro de 2007.
- Destacam-se ainda a Capela do Lausperene (Laus Perene = Louvor Permanente) (onde está permanentemente exposto o Santíssimo Corpo de Cristo na Hóstia Consagrada) e a Capela da Reconciliação, dedicada à celebração do Sacramento da Reconciliação (Confissão).
Globo News em Pauta completa hoje
5 anos no ar, com aquela festa!!!
(clique na imagem)
Jornal das 10 (ontem à noite)
Fantástico (Rede Globo)
Fantástico vai às ruas em busca de respostas sobre a chacina em SP
No programa deste domingo (16), você vai ver o trabalho dos repórteres que foram às ruas para saber o que está por trás da onda de assassinatos
Antena Paulista (Rede Globo)
Globo Rural (Edição de hoje)
G1 > Pop & Arte
- RIO GRANDE DO SUL
Gramado amplia presença de latinos, ignora ineditismo e projeta 2016
43ª edição do Festival de Cinema da serra gaúcha terminou no sábado (15). Em 2015, evento teve poucos famosos e foco nos filmes concorrentes. - RIO GRANDE DO SUL
'Ausência' é eleito o melhor filme nacional no Festival de Gramado
Cerimônia na noite deste sábado (15) encerrou a edição de 2015 no evento. Foram entregues kikitos em 28 categorias a filmes nacionais e estrangeiros. - RIO GRANDE DO SUL
Tapete vermelho atrai fãs na noite da premiação do Festival de Gramado
Dezenas de fãs se aglomeraram para ver os artistas na Rua Coberta. Michel Noher e Bete Mendes foram alguns dos primeiros a passar.
BBC Brasil, na foto e no mundo
Protestos: Por que mudei de opinião
BBC Brasil conversou com pessoas que, decepcionadas com o governo, decidiram se juntar aos protestos ou que se desencantaram com as manifestações e não vão às ruas neste domingo.
"El País", de Espanha, em português
Uma Dilma frágil encara
outra vez a prova de fogo das manifestações
CARLA JIMÉNEZ São Paulo
Grupos que pedem a saída da presidente voltam às ruas e esperam por fim ao alívio momentâneo do Planalto na crise política. A expectativa de adesão, no entanto, é menor do que em abril
Movimento Brasil Livre: “petista deve cair até o final do ano”
MARINA ROSSI São Paulo
Líderanças do MBL afirmam que Renan Calheiros também será alvo de atos e que lançarão candidatos nas próximas eleições
Clique na imagem para ver "El País" em original
Cuba, el tren que España y Europa no pueden perder
El deshielo con EE UU obliga a una nueva mirada hacia América
España se equivoca al centrar su diplomacia en sus grandes empresas Rusia condonó el 98% de su deuda a la isla caribeña el año pasado
El acercamiento entre Estados Unidos y Cuba promovido por Barack Obama ha sorprendido a España y a la Unión Europea a contrapié, sumidas en la crisis y en sus problemas internos.
La normalización progresiva de las relaciones entre los dos viejos enemigos de la Guerra Fría va a tener, dicen los expertos, consecuencias inevitables en el tablero geopolítico americano. Y si la UE y España no renuevan su estrategia para estrechar los lazos con el continente, dejarán de contar como actores en una zona que, con la revitalización del área del Pacífico, ha pasado a ocupar una posición central.
Pero no se trata solo de presencia empresarial. España puede aprovechar su ubicación privilegiada como articulador de las redes culturales iberoamericanas para hacer valer, con Europa, el peso de su modelo económico-social y contribuir en terrenos como el educativo o el tecnológico.
El deshielo de relaciones entre Cuba y Estados Unidos encuentra a España y a la Unión Europea enfrascadas en sus problemas domésticos y faltos del brillo que deslumbró en un tiempo al mundo latinoamericano.
Mientras estadounidenses y cubanos reabren embajadas y entierran en el mismo féretro para la historia los últimos vestigios de la Guerra Fría, en el campo de la economía y la política surgen voces que llaman a España y a Europa a reubicarse en América Latina (AL).
Piden un nuevo impulso de las relaciones con el subcontinente, convencidos de que la normalización de las relaciones EE UUCuba modificará el tablero de las alianzas políticas y comerciales y abrirá a Europa un panorama de oportunidades. ÍNTEGRA DA NOTÍCIA NO QUIOSQUE
POLÊMICA
Candidato à presidência argentina faz “gol contra” ao sair do país
Julio Blanck
O Governador de Buenos Aires Daniel Scioli começou o segundo tempo da campanha pela presidência fazendo um gol contra: depois de ter ganhado o primeiro tempo nas eleições primárias, viajou à Itália para descansar e para um suposto check-up médico. Deixou a província que governa inundada e os moradores nadando na água, barro, raiva e desamparo. Teve que voltar às pressas.
VIDA
TERAPIA BRASILEIRA APOSTA NO PRAZER CONTRA A NEUROSE
Jacques Gomes Filho*
Um processo terapêutico, educativo e prazeroso que desembarca pela primeira vez em Buenos Aires. Saiba mais.
DICA
BUENOS AIRES: MOSTRA COM FOTOS INÉDITAS DO FOTÓGRAFO DE CHE GUEVARA
Susana Reinoso
O fotógrafo Alberto Korda, autor da imagen emblemática do ex-guerrilheiro argentino-cubano, registrou Cuba antes e depois da revolução. As imagens também fazem parte da exposição na capital argentina.
O fotógrafo Alberto Korda, autor da imagen emblemática do ex-guerrilheiro argentino-cubano, registrou Cuba antes e depois da revolução. As imagens também fazem parte da exposição na capital argentina.
"Notícias ao Minuto", de Portugal
Governo deu 241 mil euros em subsídios para trocas de carros
Os números da Fiscalidade Verde não são verdadeiramente positivos mas têm ajudado ao aumento dos carros elétricos em circulação.
Mais notícias da edição portuguesa"Notícias ao Minuto", do Brasil
Os principais movimentos líderes da manifestação são o "Vem Prá Rua", "Movimento Brasil Livre" e "Revoltados Online"
O roteiro começará por cidades do Nordeste. O ex-presidente irá a Pernambuco e ela, ao Rio Grande do Norte
Mais notícias da edição brasileira"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro
Lula defende a educação como forma de vencer desigualdades
Ex-presidente convoca educadores a compartilhar experiênciasMiro Teixeira diz que não há crise política no país, apenas ruídos
Deputado do Pros destaca que protestos deste domingo e Lava Jato mostram que a democracia brasileira está evoluindoÀs vésperas de protesto, mobilização nas redes é menor
Assunto foi alvo de pouco mais de 20 mil postagensCaracas, o capitalismo selvagem da escassez
'El País' analisa crise política e econômica do país
China manterá posição no comércio com Brasil
Economistas analisam desvalorização do yuanChina busca acalmar mercados após desvalorização
BC chinês diz que continuará intervenções, segundo NYTBresser: "Levy está fazendo o que pode ser feito"
Ex-ministro critica sucessivos aumentos da SelicSepultados corpos de vítimas de chacina na Grande SP
Ataques deixaram 18 mortos em Barueri e Osasco
Mais notícias do Jornal do Brasil
- Vasco perde para o Coxa em casa
- Celso Roth não resiste e é demitido
- Santos perde pênalti e só empata
- Confira a classificação atualizada
MUSAS DA BOLA
Mais notícias do R7 Esportes
BRASÍLIA (DF)
PORTO ALEGRE (RS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.