sábado, 29 de agosto de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 29 de agosto de 2015 > Sábado > Postado às 10:23 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

A atriz Ingrid Bergman, nasceu nesta data em 1915 e morreu, também nesta data, em 1982 > Não tinha qualquer grau de parentesco com o diretor de cinema Ingmar Bergman, embora ambos fossem suecos.  



  • Ingrid Bergman (Estocolmo, 29 de agosto de 1915 — Londres, 29 de agosto de 1982) foi uma premiada atriz sueca., considerada por muitos uma das maiores estrelas do cinema de todos os tempos. Ganhou dois Oscares de Melhor Atriz principal e um de Melhor Atriz coadjuvante. (Wikipedia)


Ingrid Bergman (atriz sueca)
Crayon (Arte Digital)

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014


PRIMEIROS TEMPOS
Francisco de Orellana
(Nasceu em Trujillo, Espanha, 1490 (circa) — 
Morreu no rio Amazonas, 1550 (circa)


  • Militar e explorador, em 1535 Orellana participou com Francisco Pizarro da conquista do Peru. 
  • Em 1540-1541, juntou-se à expedição de Gonzalo Pizarro que explorou o rio Napo; em seguida, prosseguiu comalguns homens até o vale do Amazonas, tendo sido o primeiro a percorrer o rio desde os Andes até o oceano Atlântico. 
  • Ao voltar à Espanha, relatou ao rei sua viagem e conseguiu dele a concessão das terras que havia descoberto. Em maio de 1544, saiu de San Lucar com quatro navios e quatrocentos homens, mas a nova expedição revelou-se um fracasso: só dois navios chegaram ao Amazonas e mesmo estes tiveram de ser desmontados. 
  • Orellana morreu, ainda no rio, enquanto tentava retornar à Europa. MAIS
  • Conforme consta da Relación de frei Gaspar de Carvajal, a viagem empreendida por Orellana em 1541 e 1542 pelo maior rio do mundo, ajudou a recriar a lenda das mulheres guerreiras, as amazonas da mitologia grega clássica. 
  • As icamiabas eram índias que dominavam a região próxima ao rio Amazonas, riquíssima em ouro. Quando Orellana desceu o rio em busca de ouro, descendo os Andes (em 1541) o rio ainda era chamado de Rio Grande, Mar Dulce ou Rio da Canela, por causa das grandes árvores de canela que existiam ali. 
  • A belicosa vitória das icamiabas contra os invasores espanhóis foi tamanha que o fato foi narrado ao rei Carlos V, o qual, inspirado nas antigas guerreiras hititas ou amazonas, batizou o rio de Amazonas. Amazonas (a, "sem" e mazôn, "centro") é o nome dado pelos gregos às mulheres guerreiras. (WIKIPEDIA)

Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ




- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg

- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V

- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE

- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Provérbios Árabes (Wikiquote)

  • الوقت كالسيف إن لم تقطعه قطعك
    • Em inglês > Time is like a sword. If you did not cut it, it will cut you.
    • Em português > O tempo é como uma espada. Se você não a domina, será dominado por ela.
Samurai > Baixo Relevo > Arte Digital


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja 


Destaque > 



Nesta data, em 1865, nasce o pintor brasileiro Oscar Pereira da Silva, aluno e depois professor da Escola Nacional de Belas Artes (m. 1939)




  • Oscar Pereira da Silva (São Fidélis, 29 de agosto de 1865 ou 1867 — São Paulo, 17 de janeiro de 1939) foi um pintor, desenhista, decorador e professor brasileiro da passagem do século XIX para o século XX.  
  • Desde menino revelou gosto pelo desenho e pela pintura. Assim, em 1882 matriculou-se na Academia Imperial de Belas Artes onde teve como contemporâneos Eliseu Visconti, Eduardo Sá e João Batista da Costa.  
  • Foram seus professores Zeferino da Costa, Vitor Meireles, Chaves Pinheiro e José Maria de Medeiros. Em relação ao primeiro, auxiliou-o, juntamente com Castagneto, na decoração da Igreja da Candelária.  
  • Em 1887, terminados os estudos na Academia, obteve o cobiçado prêmio de viagem à Europa, o último concedido na época do Império. (Wikipedia)






A coragem mora no coração do guerreiro, não na ponta de sua espada.Rodrigo Dias



  • Na imagem abaixo > "Guararapes", a batalha em que patriotas pernambucanos expulsaram do Brasil os holandeses, contrariando as ordens do reino português, que acabara de assinar um armistício com os países baixos.





IstoÉ > A revista da semana já está nas bancas e pode ser acessada, na íntegra, também pela Internet


Colher de chá

ARTES VISUAISRumos transversaisMostra Rumos faz panorama da cultura brasileira, colocando foco em diálogos entre áreas de expressão, debates e processos de criação
ARTES VISUAIS | ROTEIROSArtRio: Consumo e provocaçãoPrisma - ArtRio 2015/ Pier Mauá, RJ/ de 9 a 13/9

Época > A revista da semana já está nas bancas, mas, na internet, é só para assinantes. Você pode ver o Índice


Colher de chá > Um trecho da reportagem de capa Leia


Veja > A revista da semana já está nas bancas e será liberada na internet dentro de uma semana. Por enquanto, só o Índice


Colher de chá

Um trecho da reportagem de capa Veja

Carta-Capital > A revista da semana já está nas bancas e será liberada na Internet dentro de uma semana >


Colher de Chá





RIO DE JANEIRO (RJ) >  Veja agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam










Jornal das 10 (ontem à noite)





















Globo Repórter (Edição ontem)






G1 > Pop & Arte

Brazlândia recebe '19ª Festa do Morango de Brasília' até 7 de setembro

Evento ocorre nos fins de semana na Associação Rural Alexandre Gusmão. > Programação tem shows musicais, concurso de beleza e venda de produtos.

Mais notícias de G1 POP & Arte

BBC Brasil, na foto e no mundo

Seis perguntas sobre a crise de imigração na Europa

De acordo com dados da ONU (Organização das Nações Unidas), cerca de 2,5 mil imigrantes se afogaram no mar Mediterrâneo neste ano vítimas dos muitos barcos superlotados que tentam chegar à costa da Itália e da Grécia.


Mais notícias da BBC Brasil


"El País", de Espanha, em português

Como tirar o país da crise?

HELOÍSA MENDONÇA São Paulo
Saídas apontadas por especialistas são discutidas há décadas, como o incentivo ao investimento e renovação da indústria
Mais notícias de "El País"






Clique na imagem para ver "El País" em original



El juez halla pruebas del pago de comisiones del 3% a Convergència


La Guardia Civil registra la sede del partido de Mas y de su fundación afín Anticorrupción investiga adjudicaciones en 15 Ayuntamientos de CiU La operación abre una crisis en la lista única a un mes de las elecciones

La Fiscalía Anticorrupción ha hallado indicios de que Convergència Democràtica de Catalunya, el partido del presidente catalán, Artur Mas, cobró comisiones del 3% a empresas a las que concedió contratos de obra pública en diversos Ayuntamientos. 
La Guardia Civil registró ayer la sede de la formación en Barcelona, así como la Fundació Catalanista i Demòcrata, afín al partido, y se llevó numerosos documentos. La investigación por corrupción comenzó hace dos años en Torredembarra (Tarragona) y ha acabado por llevar a Convergència a la situación más crítica de su historia.
 El juez del caso tiene en su poder un documento, hallado en el registro a una constructora, que la Fiscalía Anticorrupción interpreta como un detallado apunte de las comisiones ilegales que ha cobrado el partido. 
El terremoto causado por la operación abre una crisis en el seno de la candidatura única soberanista, Junts pel Sí, ante las elecciones autonómicas del 27-S. Un folio manuscrito que el empresario Jordi Sumarroca —hijo de uno de los fundadores de Convergència— guardaba en su caja fuerte ha puesto contra las cuerdas a Artur Mas a un mes de las elecciones. El documento es un indicio claro, según la Fiscalía.

"Clarin", de Argentina, em português


CRISE? que crise?

Retração da economia chinesa impõe moderação internacional


Marcelo Cantelmi

A China está se transformando e isso produz o que efetivamente podemos chamar de crise. O que virá de agora em diante é uma etapa inexorável de maior desaceleração.


"Notícias ao Minuto", de Portugal
Sócrates vai sair mais caro ao próximo governo do que troika
A herança de uma dívida pública pesada vai obrigar a cobrir elevados pagamentos já após as eleições. Contas feitas, o Dinheiro Vivo avança que o governo que sair vitorioso das próximas eleições legislativas, no dia 4 de outubro, terá de liquidar qualquer coisa como 54 mil milhões de euros aos credores, sem contar com os juros.

Mais notícias da edição portuguesa

"Notícias ao Minuto", do Brasil
Polícia Militar propõe plano para abordagem de adolescentes no Rio
Depois de uma ação policial que retirou jovens de ônibus que seguiam do subúrbio do Rio para a zona sul da cidade, no último domingo (23), a Polícia Militar informou ontem (28), em nota, que vai preparar um plano de atuação da PM, em conjunto com órgãos de assistência social e da Secretaria de Ordem Pública, para ser apresentado à Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, no próximo dia 10.


Mais notícias da edição brasileira


"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro






















Mais notícias do Jornal do Brasil



LIGA DOS CAMPEÕES

Mais notícias do R7 Esportes





PORTO ALEGRE (RS) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.