Hora do Brasil
BRASIL > PRIMEIROS TEMPOS
Primeiro mapa do Brasil
- O governo português sempre teve muito cuidado em esconder as informações sobre suas descobertas marítimas. A arte de navegar em alto mar era a tecnologia mais avançada do tempo, e os portugueses, os mais avançados nela. Por isso, todas as informações colhidas nas viagens de exploração das novas terras eram motivo de cobiça para as outras potências européias.
- Além de marinheiros, a Lisboa do século XV era povoada por espiões de toda espécie, ansiosos para desvendar o que o governo procurava esconder. Como parte dessa política de sigilo, Portugal destruía sistematicamente documentos que poderiam cair em mãos inimigas.
- Assim, só uma pequena parte dos relatórios de seus navegantes sobreviveu, muitas vezes na forma de cartas de marear. Entre eles, por exemplo, não sobreviveu o de Pedro Álvares Cabral sobre sua viagem ao Brasil e Índia.
- O trabalho dos espiões acabou sendo revelador de que, na época em que o Brasil foi descoberto, o governo português sabia muito mais sobre as novas terras do que deixava transparecer.
- O mapa do Brasil mais antigo que se conhece é o chamado "mapa de Cantino". Foi encomendado por Alberto Cantino, espião a serviço do duque de Ferrara, e realizado no final de 1501 por algum cartógrafo português que conhecia as descobertas e amava receber presentes.
- Até aquele momento, o único português de Portugal a voltar de uma viagem "oficial" ao Brasil era Cabral, que esteve apenas em Porto Seguro, na Bahia. No entanto, o mapa mostra o desenho do litoral brasileiro desde a foz do Amazonas até Cabo Frio, o que indica com certeza que outros viajantes já haviam explorado as novas terras. MAIS
- O planisfério de Cantino é uma das mais antigas cartas náuticas que representam os descobrimentos marítimos portugueses. Recebeu seu nome de Alberto Cantino, que o obteve clandestinamente em Portugal, em 1502, enviando-o a seu empregador, o duque de Ferrara, na Itália. O seu original conserva-se, atualmente, na Biblioteca Estense, em Módena, na Itália. WIKIPEDIA
Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da
Constituição http://is.gd/DRIRvh
Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja
Destaque >
Nesta data, em 1956, morre Bertolt Brecht, dramaturgo alemão.
- Eugen Berthold Friedrich Brecht (Augsburg, 10 de fevereiro de 1898 — Berlim Leste, 14 de agosto de 1956) foi um destacado dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX.
- Seus trabalhos artísticos e teóricos influenciaram profundamente o teatro contemporâneo, tornando-o mundialmente conhecido a partir das apresentações de sua companhia o Berliner Ensemble realizadas em Paris durante os anos 1954 e 1955.
- Ao final dos anos 1920 Brecht torna-se marxista, vivendo o intenso período das mobilizações da República de Weimar, desenvolvendo o seu teatro épico.
- Sua praxis é uma síntese dos experimentos teatrais de Erwin Piscator e Vsevolod Emilevitch Meyerhold, do conceito de estranhamento do formalista russo Viktor Chklovski, do teatro chinês e do teatro experimental da Rússia soviética, entre os anos 1917-1926.
- Seu trabalho como artista concentrou-se na crítica artística ao desenvolvimento das relações humanas no sistema capitalista. Recebeu o Prêmio Stalin da Paz em 1954. (Wikipedia)
- "Do rio que tudo arrasta diz-se que é violento. Mas ninguém classifica de violentas as margens que o mantêm aprisionado." >> Bertold Brecht Pensador
- POROROCA > Ao invés de Webcam, hoje, aqui vai este vídeo de 1 minuto, com o majestoso fenômeno da pororoca, no encontro das águas do Rio Amazonas com o mar. É o embate entre dois gigantes, que se repete todos os dias, mas que não tem vencedores.
Saiba que:
- A pororoca não é um fenômeno exclusivo do Rio Amazonas mas ocorre em pelo menos dez rios amazônicos. MAIS
- O que a natureza conservou por milhões de anos, a mão do homem está conseguindo destruir em poucas décadas. E a pororoca pode desaparecer MAIS
Jornal das 10 (ontem à noite)
Bom dia, Brasil (Edição de hoje)
Globo Repórter (Hoje à noite)
G1 > Pop & Arte
Música em CD ou em streaming?
Eis a questão.
MÚSICA
Streaming paga pouco e 'sufoca' músicos, diz empresário de Emicida
Evandro Fióti se junta ao coro dos artistas que pedem renda mais justa. Mercado de música online paga menos de 1 centavo por faixa tocada.
MÚSICA
Streaming exige união de músicos independentes, diz diretora da ABMI
Luciana Pegorer prega união de 'indies' no novo mercado da música online. Google e Apple já foram peitados pelos independentes por renda mais justa.
MÚSICA
'Você não vai levar seu CD de plástico para o túmulo', diz diretor do Deezer
Para Mathieu Le Roux, usuário ainda não entende o que é o serviço. Alguns clientes pensam que poderão baixar as 35 milhões de faixas, diz.
MÚSICA
Streaming facilita descoberta de música nova, diz diretor do Spotify
Criação de listas temáticas de música cresce mais que playlist de gêneros. 'Dois bilhões de novas descobertas são feitas por mês', diz Thiago Pagliuso.
Mais notícias de G1 POP & Arte
BBC Brasil, na foto e no mundo
Oito coisas que aprendi com a educação na Finlândia
Mais notícias da BBC Brasil"El País", de Espanha, em português
CRISE POLÍTICA »
Cruzada de Cunha pelo impeachment sofre derrota no Supremo
AFONSO BENITES / CARLA JIMÉNEZ Brasília / São Paulo
STF determina que senadores e deputados terão de votar as contas de Dilma e tira da Câmara comando de processo que abriria caminho para saída da presidenta. Decisão agora cabe a Renan
TSE paralisa debate sobre ação que pode cassar Dilma e Temer
A. B. Brasília
Por enquanto, placar é de 2 x 1 para continuidade de processo contra petista movido pelo PSDB. Ministro pediu mais tempo
Clique na imagem para ver "El País" em original
El FMI cree que el crecimiento en España ha tocado techo
El Fondo rebaja las previsiones económicas del Gobierno y prevé que el paro no descenderá del 16% antes de 2020
El Fondo Monetario Internacional (FMI) alerta en un informe que hará público hoy de que los problemas estructurales de la economía española impedirán que siga creciendo al ritmo actual.
Si el Gobierno prevé un crecimiento en torno al 3% en los próximos años, el FMI lo rebaja progresivamente hasta un 1,8% en 2020.
El Fondo, que alaba las reformas del Gobierno “porque están contribuyendo a la recuperación”, razona que “las tasas de desempleo persistentemente elevadas, la baja productividad y los niveles todavía considerables de deuda pública y privada continúan planteando desafíos de política de cara al futuro”.
Por ello, pide más reformas estructurales en la economía española, sobre todo en la legislación laboral.
El organismo pronostica que el desempleo en España se mantendrá en, al menos, el 15,8% durante un lustro.
El Fondo Monetario Internacional (FMI) advierte de que el crecimiento de la economía española ha tocado techo en el medio plazo.
La institución alerta en su último informe de que los problemas estructurales de la economía española restarán tracción al producto interior bruto (PIB) de España e impedirán que crezca al ritmo actual.
El Fondo rebaja la euforia del Gobierno. Augura una progresiva ralentización del crecimiento, hasta el 1,8% en 2020, frente al 3% que prevé el Ejecutivo del PP en los próximos años.
La institución pronostica que el desempleo se situará en el 15,8% dentro de cinco años. ÍNTEGRA DA NOTÍCIA NO QUIOSQUE
"Clarin", de Argentina, em português
INUNDAÇÕES
Em campanha para a Presidência, governador de Buenos Aires declara emergência na província
Redação Clarín em Português
Depois de quase uma semana de intensas chuvas na província de Buenos Aires, o governador e candidato de Cristina Kirchner à Presidência, encurtou viagem à Itália e declarou emergência na região. Milhares de pessoas tiveram que ser evacuadas devido às inundações.
Quatro anos depois, FMI vai finalmente sair de Portugal
Ainda assim, Portugal continuará a ser alvo de atenção próxima da instituição liderada por Christine Lagarde, até que a dívida nacional volte a ser menor do que o limite para dispensar a vigilância. Neste momento, calcula-se que o equilíbrio de contas seja atingido em 2021.Mais notícias da edição portuguesa
"Notícias ao Minuto", do Brasil
Em ação de improbidade administrativa, o Ministério Público Federal atribui a Ricardo Murad irregularidades como o pagamento para elaboração de projetos
Mais notícias da edição brasileira"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro
STF: Contas presidenciais devem ser analisadas pelo Congresso
Para ministro, apreciação deve ocorrer em sessão conjunta entre Câmara e SenadoMovimentos sociais dizem que encontro com Dilma é expressão da democracia
Participantes do 'Diálogo com Movimentos Sociais Brasileiros' fizeram ato pela democracia e de apoio à presidenteJanot acusa Cunha de usar Câmara para se beneficiar
Ele cita intervenção da AGU em favor do deputadoBolsas da China têm alta; yuan tem elevação de 0,05%
Europa em alta. Brent em baixa, cotado a US$ 49,47
STF adia discussão sobre porte de droga para uso próprio
Análise do tema deve ocorrer no próximo dia 19Série de ataques deixa 20 mortos em Osasco e Barueri
Polícia não sabe dizer a motivação para a chacinaApós revelação de nomes, Kroll deixa CPI da Petrobras
Dos 12 investigados pela agência, nove são delatoresEscândalos trazem medo de volta da instabilidade
NYT diz que Dilma é alvo de manobras da elite
Mais notícias do Jornal do Brasil
FALIRAM
Mais notícias do R7 Esportes
PORTO ALEGRE (RS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.