sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 14 de agosto de 2015 > Sexta-Feira > Postado às 9:54 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



BRASIL > PRIMEIROS TEMPOS
Primeiro mapa do Brasil


  • O governo português sempre teve muito cuidado em esconder as informações sobre suas descobertas marítimas. A arte de navegar em alto mar era a tecnologia mais avançada do tempo, e os portugueses, os mais avançados nela. Por isso, todas as informações colhidas nas viagens de exploração das novas terras eram motivo de cobiça para as outras potências européias. 
  • Além de marinheiros, a Lisboa do século XV era povoada por espiões de toda espécie, ansiosos para desvendar o que o governo procurava esconder. Como parte dessa política de sigilo, Portugal destruía sistematicamente documentos que poderiam cair em mãos inimigas. 
  • Assim, só uma pequena parte dos relatórios de seus navegantes sobreviveu, muitas vezes na forma de cartas de marear. Entre eles, por exemplo, não sobreviveu o de Pedro Álvares Cabral sobre sua viagem ao Brasil e Índia. 
  • O trabalho dos espiões acabou sendo revelador de que, na época em que o Brasil foi descoberto, o governo português sabia muito mais sobre as novas terras do que deixava transparecer. 
  • O mapa do Brasil mais antigo que se conhece é o chamado "mapa de Cantino". Foi encomendado por Alberto Cantino, espião a serviço do duque de Ferrara, e realizado no final de 1501 por algum cartógrafo português que conhecia as descobertas e amava receber presentes. 
  • Até aquele momento, o único português de Portugal a voltar de uma viagem "oficial" ao Brasil era Cabral, que esteve apenas em Porto Seguro, na Bahia. No entanto, o mapa mostra o desenho do litoral brasileiro desde a foz do Amazonas até Cabo Frio, o que indica com certeza que outros viajantes já haviam explorado as novas terras. MAIS   
  • O planisfério de Cantino é uma das mais antigas cartas náuticas que representam os descobrimentos marítimos portugueses. Recebeu seu nome de Alberto Cantino, que o obteve clandestinamente em Portugal, em 1502, enviando-o a seu empregador, o duque de Ferrara, na Itália. O seu original conserva-se, atualmente, na Biblioteca Estense, em Módena, na Itália. WIKIPEDIA



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ




- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg

- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V

- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE

- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Provérbios Árabes (Wikiquote)


  • الرأي قبل شجاعة الشجعان
    • Em inglês > Opinion comes before the bravery of the braves.
    • O conceito (sobre o herói) se forma antes de os atos de bravura terem ocorrido.



Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja 


Destaque > 



Nesta data, em 1956, morre Bertolt Brecht, dramaturgo alemão.


  • Eugen Berthold Friedrich Brecht (Augsburg, 10 de fevereiro de 1898 — Berlim Leste, 14 de agosto de 1956) foi um destacado dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX. 
  • Seus trabalhos artísticos e teóricos influenciaram profundamente o teatro contemporâneo, tornando-o mundialmente conhecido a partir das apresentações de sua companhia o Berliner Ensemble realizadas em Paris durante os anos 1954 e 1955.  
  • Ao final dos anos 1920 Brecht torna-se marxista, vivendo o intenso período das mobilizações da República de Weimar, desenvolvendo o seu teatro épico. 
  • Sua praxis é uma síntese dos experimentos teatrais de Erwin Piscator e Vsevolod Emilevitch Meyerhold, do conceito de estranhamento do formalista russo Viktor Chklovski, do teatro chinês e do teatro experimental da Rússia soviética, entre os anos 1917-1926. 
  • Seu trabalho como artista concentrou-se na crítica artística ao desenvolvimento das relações humanas no sistema capitalista. Recebeu o Prêmio Stalin da Paz em 1954. (Wikipedia)






  • "Do rio que tudo arrasta diz-se que é violento. Mas ninguém classifica de violentas as margens que o mantêm aprisionado." >> Bertold Brecht Pensador






  • POROROCA > Ao invés de Webcam, hoje, aqui vai este vídeo de 1 minuto, com o majestoso fenômeno da pororoca, no encontro das águas do Rio Amazonas com o mar. É o embate entre dois gigantes, que se repete todos os dias, mas que não tem vencedores.


Saiba que:



  • A pororoca não é um fenômeno exclusivo do Rio Amazonas mas ocorre em pelo menos dez rios amazônicos. MAIS  
  • O que a natureza conservou por milhões de anos, a mão do homem está conseguindo destruir em poucas décadas. E a pororoca pode desaparecer MAIS






Jornal das 10 (ontem à noite)



Bom dia, Brasil (Edição de hoje)

Globo Repórter (Hoje à noite)




G1 > Pop & Arte

Música em CD ou em streaming?  
Eis a questão.

  1. MÚSICA

    Streaming paga pouco e 'sufoca' músicos, diz empresário de Emicida

    Evandro Fióti se junta ao coro dos artistas que pedem renda mais justa. Mercado de música online paga menos de 1 centavo por faixa tocada.

  2. MÚSICA

    Streaming exige união de músicos independentes, diz diretora da ABMI

    Luciana Pegorer prega união de 'indies' no novo mercado da música online. Google e Apple já foram peitados pelos independentes por renda mais justa.

  3. MÚSICA

    'Você não vai levar seu CD de plástico para o túmulo', diz diretor do Deezer

    Para Mathieu Le Roux, usuário ainda não entende o que é o serviço. Alguns clientes pensam que poderão baixar as 35 milhões de faixas, diz.

  4. MÚSICA

    Streaming facilita descoberta de música nova, diz diretor do Spotify

    Criação de listas temáticas de música cresce mais que playlist de gêneros. 'Dois bilhões de novas descobertas são feitas por mês', diz Thiago Pagliuso.












Mais notícias de G1 POP & Arte


BBC Brasil, na foto e no mundo

Oito coisas que aprendi com a educação na Finlândia

Mais notícias da BBC Brasil

"El País", de Espanha, em português


CRISE POLÍTICA »

Cruzada de Cunha pelo impeachment sofre derrota no Supremo

AFONSO BENITES / CARLA JIMÉNEZ Brasília / São Paulo
STF determina que senadores e deputados terão de votar as contas de Dilma e tira da Câmara comando de processo que abriria caminho para saída da presidenta. Decisão agora cabe a Renan

TSE paralisa debate sobre ação que pode cassar Dilma e Temer

A. B. Brasília
Por enquanto, placar é de 2 x 1 para continuidade de processo contra petista movido pelo PSDB. Ministro pediu mais tempo
Mais notícias de "El País"





Clique na imagem para ver "El País" em original



El FMI cree que el crecimiento en España ha tocado techo


El Fondo rebaja las previsiones económicas del Gobierno y prevé que el paro no descenderá del 16% antes de 2020

El Fondo Monetario Internacional (FMI) alerta en un informe que hará público hoy de que los problemas estructurales de la economía española impedirán que siga creciendo al ritmo actual. 
Si el Gobierno prevé un crecimiento en torno al 3% en los próximos años, el FMI lo rebaja progresivamente hasta un 1,8% en 2020. 
El Fondo, que alaba las reformas del Gobierno “porque están contribuyendo a la recuperación”, razona que “las tasas de desempleo persistentemente elevadas, la baja productividad y los niveles todavía considerables de deuda pública y privada continúan planteando desafíos de política de cara al futuro”. 
Por ello, pide más reformas estructurales en la economía española, sobre todo en la legislación laboral. 
El organismo pronostica que el desempleo en España se mantendrá en, al menos, el 15,8% durante un lustro. 
El Fondo Monetario Internacional (FMI) advierte de que el crecimiento de la economía española ha tocado techo en el medio plazo. 
La institución alerta en su último informe de que los problemas estructurales de la economía española restarán tracción al producto interior bruto (PIB) de España e impedirán que crezca al ritmo actual. 
El Fondo rebaja la euforia del Gobierno. Augura una progresiva ralentización del crecimiento, hasta el 1,8% en 2020, frente al 3% que prevé el Ejecutivo del PP en los próximos años. 
La institución pronostica que el desempleo se situará en el 15,8% dentro de cinco años. ÍNTEGRA DA NOTÍCIA NO QUIOSQUE


"Clarin", de Argentina, em português


INUNDAÇÕES

Em campanha para a Presidência, governador de Buenos Aires declara emergência na província

Redação Clarín em Português
 
Depois de quase uma semana de intensas chuvas na província de Buenos Aires, o governador e candidato de Cristina Kirchner à Presidência, encurtou viagem à Itália e declarou emergência na região. Milhares de pessoas tiveram que ser evacuadas devido às inundações.

Daniel Scioli chegou voltou da Itália nesta quinta


"Notícias ao Minuto", de Portugal

Quatro anos depois, FMI vai finalmente sair de Portugal

Ainda assim, Portugal continuará a ser alvo de atenção próxima da instituição liderada por Christine Lagarde, até que a dívida nacional volte a ser menor do que o limite para dispensar a vigilância. Neste momento, calcula-se que o equilíbrio de contas seja atingido em 2021.
Mais notícias da edição portuguesa


"Notícias ao Minuto", do Brasil

Em ação de improbidade administrativa, o Ministério Público Federal atribui a Ricardo Murad irregularidades como o pagamento para elaboração de projetos
Mais notícias da edição brasileira

"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro






















Mais notícias do Jornal do Brasil



FALIRAM

Mais notícias do R7 Esportes














PORTO ALEGRE (RS) 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.