Hora do Brasil
BRASIL > PRIMEIROS TEMPOS
Índios ensinaram mais do que aprenderam
- No decorrer do tempo, a vida na floresta tropical acabou tendo, para os índios, um sentido muito diverso do que animava a vida dos europeus.
- A CIVILIZAÇÃO EUROPEIA
- Na Idade Média, a fome era uma constante na Europa, e a existência de seus habitantes organizava-se segundo um ritmo determinado pelas estações.
- Era preciso aproveitar os poucos meses quentes para plantar e colher, guardando o máximo para enfrentar o duro inverno. Daí a necessidade de se aproveitar ao máximo a terra para o cultivo de alimentos – o que nem sempre era feito com sucesso.
- Nos períodos de safras ruins, a comida não era suficiente para todos e a fome ceifava os mais fracos. Contra essa realidade, sobrevivia quem trabalhava e acumulava. Construir silos e casas sólidas, juntar elementos para resistir era vital.
- Somente a partir do século XV, quando a grande epidemia de peste negra matou um quarto dos europeus, a fome deixou de ser uma ameaça constante.
- Ao mesmo tempo, empreenderam-se esforços para amenizar a rudeza da vida. Um dos grandes motores da expansão européia foi a busca de especiarias, que tornassem menos ruim o gosto da comida no inverno.
- A CIVILIZAÇÃO INDÍGENA
- Os europeus que chegaram à América do Sul encontraram uma realidade oposta. Os índios viviam em contato permanente com a floresta tropical.
- Havia uma imensa variedade de espécies e uma enorme dificuldade natural para cultivos uniformes (para os quais sempre surgiam infinitos predadores) e para sua conservação (era quase impensável estocar produtos no clima quente).
- Observar a natureza e conhecer os hábitos dos animais e as características das plantas era muito mais importante que a tentativa de guardar comida por um longo tempo.
- Dessas observações saía o conhecimento para se obter o grosso dos alimentos. Somente algumas espécies muito favoráveis, como a mandioca eram cultivadas em maior escala. Ainda assim, mesmo sem serem especialistas em agricultura, os índios aperfeiçoaram o cultivo de muitas plantas.
- Mais que um estabelecimento sólido, era preciso seguir os ditames da natureza: mudar-se quando diminuía a fertilidade do solo (o que acontecia em poucos anos nas áreas cultiváveis, pois elas eram abertas por queimadas), buscar novos territórios de caça, colocar as armadilhas no lugar certo, saber onde estavam os vários peixes em cada época do ano.
- Do cruzamento de todas essas informações vinham as decisões básicas que afetavam o destino da tribo. Neste cenário de flexibilidade, pouco adiantava construir grandes casas. Melhor era fazer aquelas que se pudesse abandonar sem problemas e seguir a direção da natureza. Também não havia por que concentrar esforços acumulando bens de qualquer tipo.
- Quase todos os índios tinham muito tempo livre, que empregavam em seus ricos rituais e festas. Este modo de aproveitar o tempo era quase uma necessidade numa região onde se tornara mais prudente seguir o ritmo da natureza do que lutar contra ele.
- Esse sentido da vida foi inteiramente incompreendido pelos europeus que, havia séculos, dependiam da acumulação de bens para sobreviver aos rigores da natureza setentrional.
- Em vez de adequado, foi entendido como "primitivo" pela quase totalidade dos primeiros europeus que por aqui chegaram.
- E mesmo depois que aprenderam a tomar banho, alimentar-se dos frutos da floresta, ter filhos com as índias, essa impressão permaneceu e se consolidou. MAIS
Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da
Constituição http://is.gd/DRIRvh
Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja
Destaque >
Nesta data, em 1534, é fundada a ordem dos Jesuítas, a Companhia de Jesus. Passados 15 anos, os primeiros jesuitas chegam ao Brasil, acompanhando o primeiro Governador Geral.
- A Companhia de Jesus se insere no contexto da Contra Reforma, de onde se originou, também, o movimento artístico denominado Barroco, em oposição ao Renascimento e ao Maneirismo.
1195 - Santo António de Lisboa, santo católico português (m. 1231). É o mesmo Santo Antônio de Pádua, italiano, e mais conhecido no mundo inteiro.
- Santo António (português europeu) ou Antônio (português brasileiro) de Lisboa, também conhecido como Santo António de Pádua, O.F.M., ou Ordem dos Frades Menores (Lisboa, 15 de Agosto de 1191-1195? — Pádua, 13 de junho de 1231), de sobrenome incerto mas batizado como Fernando, foi um Doutor da Igreja que viveu na viragem dos séculos XII e XIII.
- Santo António de Lisboa é também tido como um dos intelectuais mais notáveis de Portugal do período pré-universitário.
- Tinha grande cultura, documentada pela coletânea de sermões escritos que deixou, onde fica evidente que estava familiarizado tanto com a literatura religiosa como com diversos aspetos das ciências profanas, referenciando-se em autoridades clássicas como Plínio, o Velho, Cícero, Séneca, Boécio, Galeno e Aristóteles, entre muitas outras.
- O seu grande saber tornou-o uma das mais respeitadas figuras da Igreja Católica do seu tempo. (Wikipedia)
Nesta data, em 1909, nasce Alfredo Rizzotti, pintor brasileiro (m. 1972).
Para mais frases do padre Vieira, clique na imagem.
IstoÉ > A revista da semana já está nas bancas e pode ser acessada, na íntegra, também pela Internet >
Colher de chá >
ARTES VISUAIS | ROTEIROSFotografia expandidaJoão Castilho - Porcelana e Vulcão/ Zipper Galeria, SP/ até 12/9
Época > A revista da semana já está nas bancas, mas, na internet, é só para assinantes. Você pode ver o Índice > Um trecho da reportagem de capa Leia
Colher de chá > Sim ou não, eis a questão (Clique em cada uma das imagens.
Veja > A revista da semana já está nas bancas e será liberada na internet dentro de uma semana. Por enquanto, só o Índice > Um trecho da reportagem de capa (Clique na imagem)
Colher de chá > Clique na imagem para ler um trecho da reportagem.
Carta-Capital > A revista da semana já está nas bancas e será liberada na Internet dentro de uma semana
Colher de Chá >
Itália
Festa na ilha mágica
Um evento bienal na vila de Sorradile divulga a Sardenha com muita alegria
SARDENHA (ITÁLIA) > Várias webcam's instaladas em Sardenha, com imagens que se renovam a cada meia hora VEJA AGORA
Guignard brilhou no leilão da Bolsa de Arte
(Clique na imagem para ler o texto e saber quais são, no momento, as 10 obras mais caras do mundo)
Jornal das 10 (ontem à noite)
Globo Repórter (Edição ontem)
Na Fazenda Experimental, joaninhas exercem seu papel de predadoras, combatendo as pragas (Foto de Marcos Victorino, Engenheiro Agrônomo)
G1 > Pop & Arte
- AMAZONAS
Isolada no Amazonas, Luísa 'Lovefoxxx' dá pausa na música e se dedica à pintura
Afastada da banda CSS, Luísa faz residência artística há um mês. Trabalhos da artista serão expostos em nova galeria de Manaus. -
- RIO GRANDE DO SUL
Gramado não 'sente' os efeitos da crise e espera fim de semana cheio
Semana do Festival de Cinema, na Serra gaúcha, teve calor fora de época. Sábado (15) será a noite de entrega dos kikitos aos vencedores. -
BBC Brasil, na foto e no mundo
Paes ataca 'dono da Barra': 'Não entendeu nada o que significam os Jogos para o Rio'
Em entrevista exclusiva à BBC Brasil, prefeito condena declarações do empresário Carlos Carvalho sobre Vila dos Atletas e rebate críticas de urbanistas sobre legado.
Mais notícias da BBC Brasil
"El País", de Espanha, em português
Um dia de sol na laje (à portenha)
CAMILA MORAES São Paulo
Estreia no Brasil ‘As insoladas’, filme que retrata uma classe média bronzeada e enlouquecida pela paridade peso-dólar nos anos 90
Mais notícias de "El País"Clique na imagem para ver "El País" em original
Kerry: “Lo mejor para los cubanos sería una auténtica democracia”
La bandera de Estados Unidos volvió a ondear ayer en Cuba como símbolo del deshielo iniciado entre ambos países después de más de medio siglo de guerra fría.
Presente en la reapertura de la Embajada norteamericana en La Habana, el secretario de Estado, John Kerry, no dejó de abogar por el cambio político en la isla: “Lo mejor para los cubanos sería una auténtica democracia”.
John Kerry puso ayer en La Habana el sello simbólico a la primera etapa de reconciliación entre Estados Unidos y Cuba tras más de medio siglo de conflicto. El secretario de Estado presidió la izada de bandera en su Embajada, reabierta el pasado 20 de julio.
Kerry ensalzó la decisión de los presidentes Barack Obama y Raúl Castro de dejar de ser “rehenes de la historia” y apremió a continuar el deshielo: “Sabemos que el camino es largo, por eso tenemos que empezarlo ya”.
Admitió que “las políticas del pasado no llevaron a una transición democrática” pero recalcó que ese es aún el objetivo de EE UU: “Seguimos convencidos de que lo mejor para los cubanos sería una democracia auténtica, donde el pueblo elija sus líderes”.
Kerry, jefe de la diplomacia estadounidense, volvió a pisar suelo cubano 70 años después de que lo hiciera el último de sus predecesores. El programa del fugaz viaje, de unas 12 horas, incluía la izada de la bandera en la Embajada, una comparecencia conjunta ante la prensa con su homólogo, Bruno Rodríguez, y encuentros con el arzobispo de La Habana, el cardenal Jaime Lucas Ortega, y, en un acto de perfil bajo, con algunos disidentes.
Supone otro capítulo inédito en el deshielo entre los vecinos, y enemigos durante décadas, anunciado por sorpresa y simultáneamente por Obama y Castro en diciembre pasado. ÍNTEGRA DA NOTÍCIA NO QUIOSQUE
"Clarin", de Argentina, em português
ECONOMIA
Para polêmico juiz de Nova York, ativos da Argentina nos EUA são passíveis de embargo
Paula Lugones, correspondente em Washington
Após mais de três horas de uma tensa audiência na Corte de Nova York, o juiz Thomas Griesa aplicou uma sanção à Argentina por ocultar informação sobre ativos do país e abriu assim a porta a possíveis embargos por parte dos fundos abutres.
"Notícias ao Minuto", de Portugal
"Sem o dinheiro dos emigrantes, o país vai ao charco"
A afirmação é de uma jovem emigrante que viu os pais perderem as poupanças, mostrando que a solução apresentada não é conveniente, já que os emigrantes portugueses precisam da totalidade do que colocaram no Banco Espírito Santo (BES).
"Notícias ao Minuto", do Brasil
A receita líquida das 124 empresas avaliadas caiu 2,2% no primeiro semestre deste ano
Mais notícias da edição brasileira"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro
ANS suspende venda de 73 planos de saúde
Medida é pelo não cumprimento dos prazos de atendimento e negativas indevidas de cobertura, segundo agênciaDilma diz que país vai voltar a crescer e reduzirá inflação
"Estamos em uma travessia, e nessa travessia nós vamos fazer dar certo", afirmou a presidente em evento na BahiaDia histórico: Kerry reabre embaixada dos EUA em Cuba
"Não há nada a temer", diz secretário de EstadoPelo menos seis pessoas participaram de chacinas
Ataques deixaram 19 mortos e sete feridos em SP
Bresser: "Levy está fazendo o que pode ser feito"
Ex-ministro critica sucessivos aumentos da SelicLevy mostra que sabe o que está propondo, diz Delfim
Ex-ministro comentou palestra de ministro, em SPBNDES tem lucro de R$ 3,5 bi no primeiro semestre
Operações de crédito chegaram a R$ 9,290 bilhõesBovespa tem queda com divulgação de balanços
Dólar cai frente ao real com falas de Levy e Tombini
Mais notícias do Jornal do Brasil
NFL
BASQUETE
Mais notícias do R7 Esportes
BRASÍLIA (DF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.