quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 6 de agosto de 2015 > Quinta-Feira > Postado às 9:59 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3


Brasil > Primeiros Tempos
Para os europeus, seria o paraíso perdido
  • Os europeus que vieram a bater no Brasil viviam um momento delicado. Saíram de um continente onde a fome e as pestes eram constantes, a morte um fantasma permanente – e os sonhos da mitologia bíblica do paraíso a maior esperança para um futuro numa outra vida. 
  • Para gente tão amarga, a chegada a um lugar onde a luz era exuberante, o verde das matas permanente, a comida farta e o clima ameno lembrava uma descrição: a do paraíso no livro bíblico do Gênesis. 
  • Ali se falava que Deus, ao criar Adão, o tinha colocado num horto "da banda do Oriente"; que nele, por toda parte, havia plantas agradáveis à vista e boas para comida; que neste horto havia um lago, do qual saíam quatro grandes rios; que ali havia ouro e pedras preciosas em abundância.  
  • A visão da natureza tropical, somada à de índios que pareciam viver no mais perfeito estado de inocência, coincidia perfeitamente com as muitas discussões escolásticas medievais, nas quais padres e ocultistas discutiam os trechos da Bíblia, procurando situar o lugar do paraíso na Terra. (...)  
  • Por conta de histórias incríveis dos navegadores, alguns autores identificam o nome Brasil não com o de uma árvore, mas com certas lendas célticas. 
  • Neste caso, a palavra derivaria de "O’Brazil", com o significado de "Ilha Afortunada", ou a ilha do Paraíso. 
  • A seu favor, os defensores da idéia já encontraram mapas feitos a partir de 1367, nos quais ilhas desconhecidas aparecem indicadas como "Braçile", "Braçir", "obrasil", "O brasil" e "hobrasill". Leia o texto completo


Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ


- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg

- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V

- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE

- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Provérbios Árabes (Wikiquote)

  • لا تؤجل عمل اليوم إلى الغد
    • Em inglês > Don't delay today's work until tomorrow.
    • Em português > Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje



Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja 


Destaque > 

Nesta data, em 1661, ocorre a Assinatura da Paz de Haia entre Portugal e a República Holandesa. A crise entre os dois países, que trouxe como consequência as invasões holandesas ao Brasil, se deu enquanto o reino de Portugal estava sendo usurpado por Felipe II da Espanha (1580 a 1640).
  • Decorridos 37 anos desde a primeira invasão holandesa ao Brasil, finalmente os dois países assinam um tratado de paz e voltam a se cumprimentar e conversar. 
  • Veja a cronologia:

1624-1625 - Invasão de Salvador, na Bahia1630-1654 - Invasão de Olinda e Recife, em Pernambuco1630-1637 - Fase de resistência ao invasor1637-1644 - Administração de Maurício de Nassau1644-1654 - Insurreição pernambucana



Nesta data, em 1945, os Estados Unidos lançam a bomba atómica "Little Boy" sobre Hiroshima, a partir do B-29 "Enola Gay". Dias depois, uma segunda bomba é lançada sobre Nagasaki, levando o Japão a suspender a guerra e assinar um Tratado de Paz.
Toda moeda tem verso e reverso. Para o Japão, foram centenas de milhares de vítimas civis inocentes atingidas em uma operação militar. Para os Estados Unidos, foram milhões de pessoas que deixaram de morrer pelo abreviamento do fim da guerra, através do Tratado de Paz.



"Assim como nois vai, assim como nois vorta..." 

>> Bordão de Adoniram Barbosa na série radiofônica "História das Malocas".


Nesta data, em 1910, nasce Adoniran Barbosa, músico, cantor, compositor, humorista e ator brasileiro (m. 1982).



Hiroshima > Japão


  • Cuidado com os fusos confusos. Se você está abrindo esta câmera durante o dia, o que vai vez é uma escuridão, quebrada apenas pelos faróis dos carros em movimento numa das principais vias da cidade. 
  • Veja Hiroshima agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam > 
  • A diferença de fuso entre Toquio e Brasilia é de 12 horas, mas Hiroshima fica mais ao oeste e a diferença baixa para 11 horas, à semelhança da China e da Coreia do Sul.



  • Recuperada e modernizada, Hiroshima tem hoje mais de dois milhões de habitantes e a bomba atômica é apenas memória e reverência às vítimas, não apenas os que morreram com o ataque, mas os que receberam radiações e passaram a viver com limitações e sem a qualidade de vida saudável. 
  • Para o turista, Hiroshima é um lugar de destaque e rivaliza com qualquer outra grande cidade do mundo. 
  • Para ampliar o mapa, clique sobre a imagem. 

Hiroshima possui 8 bairros (ku):
BairroPopulaçãoÁrea (km²)Densidade
(hab/km²)
Mapa
Aki-ku78 17694,01832Hiroshima wards.png
Asakita-ku156 368353,35443
Asaminami-ku220 351117,191 880
Higashi-ku122 04539,383 099
Minami-ku138 13826,095 295
Naka-ku125 20815,348 162
Nishi-ku184 88135,675 183
Saeki-ku135 789223,98606
População em 31 de outubro de 2006



Jornal das 10 (ontem à noite)



Bom dia, Brasil (Edição de hoje)




G1 > Pop & Arte

  1. TECNOLOGIA E GAMES

    Doodle do Google presta homenagem a Adoniran Barbosa

    Se estivesse vivo, sambista paulista estaria completando 105 anos. Autor de 'Trem das onze' nasceu em Valinhos.

  2. POP & ARTE

    Ai Weiwei espera poder voltar à China após viagem à Alemanha

    Artista polêmico disse a jornal: 'Disseram-me que eu era livre'. Ele passou quatro anos sem poder sair do seu país.

  3. CINEMA

    'Quarteto Fantástico2' é o pior filme de heróis dos últimos anos; G1 já viu

    Personagens rasos afundam tentativa da Fox de revitalizar equipe da Marvel. Longa reconta história da origem e utiliza novamente o vilão Doutor Destino.
Mais notícias de G1 POP & Arte

BBC Brasil, na foto e no mundo

Tribunal prepara-se para julgar contas do governo em meio a denúncias que atingem seus nove ministros; parecer favorável a rejeição de contas pode levar Congresso a iniciar processo de impeachment.
     
  •  comentários
Mais notícias da BBC Brasil


"El País", de Espanha, em português


ELEIÇÃO PARA A PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA »

Procurador-geral recebe
apoio contundente para seguir na Lava Jato

AFONSO BENITES Brasília
Rodrigo Janot obteve 81% dos votos da categoria e lidera lista tríplice que é o primeiro passo da escolha do procurador-geral. Nome terá de ser indicado por Dilma Rousseff e passar por Senado
Mais notícias de "El País"






Clique na imagem para ver "El País" em original


La necesidad de una coalición se acentúa cerca de las elecciones


  • El PP ganaría con un 28% de los votos, pero no podría gobernar en solitario Ciudadanos y Podemos pierden apoyo en vísperas de los comicios
  • El respaldo al actual modelo de Estado autonómico sube seis puntos, hasta el 38%

El barómetro del Centro de Investigaciones Sociológicas (CIS) correspondiente a julio y publicado ayer refleja la necesidad de una coalición de gobierno cuando se acercan las elecciones generales. 
El estudio, que muestra el estado de opinión tras las municipales y autonómicas del 24-M, apunta que el PP ganaría con un 28,2%, porcentaje que no le permitiría gobernar en solitario. 
El PSOE (24,9%) se mantiene en una tendencia al alza, mientras Podemos y Ciudadanos, las dos formaciones que han revolucionado el mapa político, bajan ligeramente. 
Ninguna de las siete opciones de coalición entre los principales partidos por las que pregunta el CIS concita un apoyo mayoritario de los ciudadanos. 
La aceptación del actual modelo autonómico sube seis puntos, hasta el 38,2%. El PP hoy ganaría las elecciones, el PSOE mantiene su tendencia al alza y Podemos y Ciudadanos, las dos formaciones que han revolucionado el mapa político, pierden fuelle. 
Esta es la fotografía del barómetro del Centro de Investigaciones Sociológicas (CIS) correspondiente a julio que marca el estado de opinión después de las elecciones municipales y autonómicas del 24 de mayo. 
El sondeo atribuye al PP un 28,2% en intención de voto, casi tres puntos más que en el mes de abril, al recoger votos seguramente de Ciudadanos, que baja casi tres puntos. 
El PSOE sube unas décimas y Podemos desciende casi un punto. A medida que pasa el tiempo y se aleja la fecha de las anteriores elecciones generales, 20 de noviembre de 2011, los partidos miran con especial atención el voto directo, además del voto más simpatía. 
En el estudio del CIS, realizado entre el 1 y el 9 de julio se da como triunfador al PP con el 28,2% de los votos, seguido del PSOE con el 24,9%. 
En relación con el anterior barómetro correspondiente al mes de abril, la distancia de populares y socialistas se aleja en casi tres puntos a favor del primero, al tiempo que Ciudadanos pierde casi tres puntos que irían seguramente a la bolsa del PP. 
Al lado figura el voto directo, es decir, sin ponderación de otras variables, que sitúa al PSOE a la cabeza con el 17,3% de los votos, seguido del PP con un 16%. ÍNTEGRA DA NOTÍCIA NO QUIOSQUE

"Clarin", de Argentina, em português


AVANÇO DA CIÊNCIA

CIENTISTAS ENCONTRAM MOLÉCULA-CHAVE PARA ENFRENTAR MAL DE PARKINSON


Valeria Román 

Ela cumpre um papel importante no desenvolvimento de neurônios. A partir disso o objetivo é poder desenvolver novos neurônios “de reserva” para os que sofrem a doença. A descoberta foi feita por cientistas argentinos. 

Pesquisadores argentinos: mais perdo da cura de Parkinson

PANORAMA EMPRESARIAL

ENTRE PROGNÓSTICOS SOMBRIOS, PROMESSAS E ESPECULAÇÕES


Silvia Naishtat 

No meio empresarial, a preocupação generalizada sobre o que esperar do próximo governo passou da opção “continuidade ou mudança” para “gradualismo ou choque”. 

Empresários na entidade do setor industrial  UIA (Foto: DyN)

AS MULHERES JÁ ASSISTEM A PORNOGRAFIA MAIS TEMPO DO QUE OS HOMENS


Gisele Sousa Dias

As argentinas, em segundo lugar em um ranking de consumo de sexo on-line. Perdem para as brasileiras. 


"Notícias ao Minuto", de Portugal

Novo pedido de arresto ao Banco Espírito Santo dá entrada no tribunal

O primeiro pedido data de fevereiro, mas foi chumbado pelo tribunal. O segundo surgiu na passada sexta-feira.

Mais notícias da edição portuguesa

"Notícias ao Minuto", do Brasil

Lula se reuniu com os 14 deputados estaduais do PT de São Paulo e os presidentes nacional e estadual do partido
Mais notícias da edição brasileira


"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro






















Mais notícias do Jornal do Brasil


VIRA-CASACAS

Mais notícias do R7 Esportes












PORTO ALEGRE (RS) 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.