terça-feira, 4 de agosto de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 4 de agosto de 2015 > Terça-Feira > Postado às 10:29 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

Rebecca Christinne Victorino
Digital Art > Colored Pencil

Brasil > Primeiros Tempos



Línguas proibidas

"Por tudo isso, na segunda metade do século XVIII, a Coroa portuguesa criou uma série de leis para transformar os índios em súditos iguais aos demais colonos. Com as mudanças, pretendia-se eliminar as diferenças culturais características dos grupos indígenas, fazendo deles pessoas “civilizadas”. Essas leis, pensadas inicialmente para a Amazônia, foram sistematizadas em 1757 num texto chamado Diretório dos Índios, que acabou se estendendo, posteriormente, para o restante da Colônia. O principal mentor desta política foi Sebastião José de Carvalho e Melo, conhecido mais tarde como Marquês de Pombal." MAIS

Área de línguas tupi

Os tupis acabaram sendo os índios brasileiros mais conhecidos, sobretudo porque foram os primeiros a entrar em contato com os europeus. Por volta do ano de 1500, havia tribos tupi e guarani, que falavam línguas aparentadas, em praticamente todo o litoral brasileiro. A variedade era imensa. Ao todo, dez famílias lingüísticas e cerca de cinqüenta línguas diferentes. Como o contato entre europeus e tupis foi maior, em torno destes construiu-se a imagem popular que se tem dos primeiros ocupantes do território. Motivos não faltaram: descrições de padres e viajantes, apresentando os costumes dos tupi como sendo de todos os índios; o uso do tupi pelos europeus para a compilação de uma gramática indígena (depois ensinada até mesmo a povos que não falavam línguas tupi, ajudando a disseminar a língua e a confusão); idealização dessas descrições no período romântico pós-independência, ajudando a reforçar a idéia de que os costumes tupi eram generalizados. Entre as tribos tupi mais conhecidas estão os tupinambás, guaranis, apiacás, cintas-largas e gaviões. De todos os tupis existentes no litoral na época da chegada dos europeus, restaram no final do século XX apenas algumas tribos pequenas em locais esparsos. Além deles, sobreviveram alguns grupos guaranis, sobretudo na bacia do Paraná e em pontos isolados do país.

Área de línguas gê



Só no século XIX notou-se uma certa unidade de línguas entre as tribos que ocupavam o planalto Central. Até então uma palavra tupi – "tapuia", que designava genericamente todos os outros índios – era empregada para definir os grupos desconhecidos ou os adversários dos tupis. Com a descoberta, foram sendo catalogadas as tribos gê, que ocupavam principalmente o centro do país. Ao todo, já foram catalogadas doze famílias e cerca de quarenta línguas gê. As tribos mais conhecidas são os bororo, xavante, carajá, botocudos, pataxó, caiapó e canela. Os estudos sobre hábitos e costumes dos gê só começaram a ser realizados no século XX, sobretudo por antropólogos. Ainda não se disseminaram no imaginário popular, dominado pelas imagens oriundas da cultura tupi.

Área de línguas carib

As tribos que falam línguas carib concentram-se sobretudo na região setentrional da América do Sul. No Brasil, há alguns grupos no Amapá, Roraima, norte do Amazonas e Pará, e em áreas isoladas do Mato Grosso. Até hoje foram identificadas 21 línguas desse tronco, sendo as tribos mais conhecidas os atroari e uaimiri.

Área de línguas arauaque

Constituída por cerca de duas dezenas de línguas, a família lingüística arauaque congrega falantes na região oeste do país e no extremo norte da Amazônia. Essa família linguística foi identificada apenas no início do século atual. Entre as tribos mais conhecidas que falam as línguas desse tronco estão os terena (no Amazonas) e os parecis (no Mato Grosso). Quase nada dos costumes arauaques faz parte do imaginário comum sobre os índios brasileiros. MAIS


Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ





- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg

- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V

- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE

- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Provérbios Árabes (Wikiquote)

  • القدوة الحسنة خير من النصيحة
    • Em inglês > Leading by example is better than giving and advice.
    • Em português > Bons exemplos são mais eficazes do que bons conselhos.


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja 


Destaque > 



Nesta data, em 1909, nasce Roberto Burle Marx, arquiteto e paisagista brasileiro (m. 1994).
  • Roberto Burle Marx (São Paulo, 4 de agosto de 1909 — Rio de Janeiro, 4 de junho de 1994) foi um artista plástico brasileiro, renomado internacionalmente ao exercer a profissão de arquiteto-paisagista.  
  • Morou grande parte de sua vida no Rio de Janeiro, onde estão localizados seus principais trabalhos, embora sua obra possa ser encontrada ao redor de todo o mundo.  
  • Seu primeiro projeto de jardim público foi a Praça de Casa Forte, localizada no Recife, cidade natal de sua mãe. (Wikipedia)
  • Na primeira fase de sua carreira, ainda como pintor, foi assistente de Candido Portinari, tendo participado, em 1937, da pintura do grande painel do Edifício Gustavo Capanema (Ministério da Educação e Saúde), juntamente com o casal Cassa e, depois,  com o acréscimo de Enrico Bianco na equipe. Mais 
  • Nas imagens abaixo, o Burle Marx pintor. O Burle Mark paisagista veio numa segunda fase e se instalou para sempre. 





  • Em 1905, Albert Schweitzer iniciou o curso de medicina, e seis anos mais tarde, já formado, casou-se e decidiu partir para Lambaréné, no Gabão, onde uma missão necessitava de médicos. 
  • Ao deparar-se com a falta de recursos iniciais, improvisou um consultório num antigo galinheiro e atendeu seus pacientes enfrentando obstáculos como o clima hostil, a falta de higiene, o idioma que não entendia, a carência de remédios e instrumental insuficiente. 
  • Tratava de mais de 40 doentes por dia e paralelamente ao serviço médico, ensinava o Evangelho com uma linguagem apropriada, dando exemplos tirados da natureza sobre a necessidade de agirem em beneficio do próximo.  
  • Com o início da I Grande Guerra, os Schweitzer foram levados para a França, como prisioneiros de guerra. Passaram praticamente todo o período da guerra confinados num campo de concentração. Nesse período, Albert escreve sobre a decadência das civilizações.  
  • Com o final da guerra, retoma seus trabalhos e, ante a visão de um mundo desmoronado, declara: “Começaremos novamente. Devemos dirigir nosso olhar para a humanidade”. (Wikipedia)


OXFORD > INGLATERRA > Veja Oxford agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam



  • Oxford (do inglês "vau de bois", também aportuguesado para Oxónia) é uma cidade e distrito de governo local do condado de Oxfordshire, Inglaterra, Reino Unido, com uma população de 134.248 habitantes (censo de 2001). 
  • A Carfax Tower é normalmente considerada o centro da cidade. Está situada às margens do rio Tâmisa, que aí é chamado de rio Ísis.  
  • Um engano comum cometido por turistas recém-chegados é perguntar aonde fica o campus da Universidade de Oxford que na verdade não existe, como em universidades modernas, mas sim é composto por cerca de 40 colégios espalhados pela cidade. 
  • Dentre os mais antigos e famosos colégios encontram-se Magdalen [maudlin] College, New College, Christchurch, St. Johns, Brasenose e All Souls. 
  • Entre seus famosos alumni destacam-se então-futuros reis, presidentes e outros famosos estadistas além de estudiosos, cientistas, escritores, ganhadores do Prêmio Nobel e demais. 
  • Destaques para Bill Clinton, Tony Blair, C. S. Lewis (autor de As Crônicas de Nárnia), J. R. R. Tolkien (autor de O Senhor dos Anéis), Edmund Halley, que deu o nome ao famoso cometa, Robert Hooke, Lewis Carroll (Alice no País das Maravilhas), Benazir Bhutto, Manfred von Richthofen (o Barão Vermelho) e Oscar Wilde. (Wikipedia)





Valores de Mercado > 

  • Durante as férias de Verão, o mercado nos Estados Unidos e na Europa vai meio "paradão". 
  • No Brasil, os leilões prosseguem e há possibilidade de boas aquisições. 
  • Veja alguns lotes em destaque no Leilão da Bolsa de Arte do Rio, que se realiza dia 13 EM SÃO PAULO. 
  • Ou veja todos os lotes, com imagens, discriminação e valores estimados.




Jornal das 10 (ontem à noite)



Bom dia, Brasil (Edição de hoje)








G1 > Pop & Arte

  1. TECNOLOGIA E GAMES

    Google passa a sugerir músicas para churrasco e cafezinho no Brasil

    Google Play Música ganha ferramenta de recomendação no país. Ferramenta é a integração do Songza, comprado pelo Google em 2014.
  2. POP & ARTE

    França apreende quadro de Picasso avaliado em 26 milhões de euro

    Obra pertence a banqueiro espanhol e estava sendo levada para a Suíça. Quadro foi declarado como não exportável pelas autoridades espanholas.


  • O quadro, "Head of a Young Woman", chamou a atenção dos funcionários da alfândega de Bastia, que pediram ao proprietário do navio que o transportava, e que estava ancorado no porto esportivo de Calvi, os papéis pertinentes.

Mais notícias de G1 POP & Arte


BBC Brasil, na foto e no mundo

Para Paulo de Tarso Venceslau, quem acredita que ex-ministro fez consultorias legais 'acredita em Papai Noel'; Vladimir Palmeira classificou prisão como "espetáculo' e citou ausência de provas.

Mais notícias da BBC Brasil


"El País", de Espanha, em português

Prisão de Dirceu turbina ofensiva contra PT e complica mês de Dilma

MARINA NOVAES / AFONSO BENITES São Paulo / Brasília
Embora esperada, volta do ex-ministro para a cadeia é novo constrangimento para Lula e o PT e aumenta pressão sobre Dilma na volta do Congresso e às vésperas de novos protestos

Empreiteiras da Lava Jato pagaram milhões a ex-ministro

M. N. São Paulo
Juiz Sergio Moro chama Dirceu de criminoso "habitual" e diz que consultorias de sua empresa eram fachada para propina

De liderança contra a ditadura a preso duas vezes por corrupção

TALITA BEDINELLI São Paulo
A vida de Dirceu é um 'thriller' que segue as viradas históricas do Brasil, incluindo criar uma sigla de esquerda competitiva
Mais notícias de "El País"






Clique na imagem para ver "El País" em original



Reino Unido obliga a los caseros a expulsar a los sin papeles


Francia impide el paso de 1.700 inmigrantes a través del eurotúnel

El Gobierno del conservador David Cameron quiere hacer de Reino Unido un país hostil para los indocumentados. 
Mientras Francia impide el paso desde Calais a los inmigrantes que intentan cruzar el eurotúnel (1.700 solo en la noche del domingo), el Ejecutivo británico anunció ayer una ley que exige a los caseros expulsar a sus inquilinos sin papeles. Si no lo hacen, se enfrentan a penas que van de multas a cinco años de prisión. 
La respuesta del Gobierno británico a la crisis de Calais, y a los imparables intentos de miles de personas hacinadas frente al eurotúnel de acceder a Reino Unido, es reforzar las ya drásticas medidas de la nueva ley contra la inmigración ilegal. 
David Cameron pretende desbaratar la idea de que el país es un destino de acogida. 
El último gesto, anunciado ayer, pasa por exigir a los caseros británicos que expulsen a los inquilinos sin derecho de residencia, bajo la amenaza de penas de hasta cinco años de cárcel. ÍNTEGRA DA NOTÍCIA NO QUIOSQUE

  • "As autoridades locais de Calais, políticos franceses e associações caritativas dizem-se exasperadas, querem o Eurotúnel aberto e lembram aos ingleses que a fronteira geográfica entre os dois países não é em Calais mas sim em Dover.  
  • “Os britânicos fazem o que querem e como querem em Calais, impõem a sua lei na nossa fronteira… Não suporto ouvir falar na construção de mais gradeamentos duplos, patrulhas com cães, se calhar brevemente torres de vigia para a polícia. Lembro que é na nossa bela costa que isso se passa e que estão a destruí-la”, diz Natacha Bouchart, presidente da Câmara da bela cidade portuária do norte da França." (DA MÍDIA)

"Clarin", de Argentina, em português


ANO ELEITORAL

Argentina: encruzilhada entre a política, a “antipolítica” e a indiferença

Marcia Carmo 

No domingo, nove de agosto, os cerca de 30 milhões de eleitores argentinos irão às urnas para eleger os candidatos de cada aliança partidária que disputarão as eleições presidenciais de outubro. A indiferença dos eleitores, que para nós brasileiros sempre foram politizados e participativos, é agora um desafio novo para os políticos argentinos. 

Encruzilhada argentina. Na fot, a avenida 9 de Julio, no centro de Buenos Aires, metafora dos vários caminhos argentinos neste ano eleitoral (Foto: Emmanuel Fernández)




"Notícias ao Minuto", de Portugal

Detido ex-presidente de empresa pública por peculato e abuso de poder

A Polícia Judiciária anunciou hoje que deteve, no aeroporto de Lisboa, um ex-presidente de uma empresa pública da área dos transportes, por crimes de peculato e abuso de poder praticados no âmbito de uma ação de cooperação com Angola.

Mais notícias da edição portuguesa



"Notícias ao Minuto", do Brasil
Em 2005, Jefferson denunciou o esquema do mensalão e apontou Dirceu como o comandante do esquema de suborno de parlamentares fiéis ao governo Lula
Mais notícias da edição brasileira


"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro






















Mais notícias do Jornal do Brasil



Mais notícias do R7 Esportes




 RECIFE (PE)













PORTO ALEGRE (RS) 


*   *   *


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.