domingo, 18 de março de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 19 de março de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

19 de março de 2012.
79º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 287 dias  para acabar o ano.
Em 19/03/1891, nasce o pintor paulista José Wasth Rodrigues (Abaixo, Rio Tamanduateí e, no alto da colina, a Igreja do Carmo)

José Wasth Rodrigues (São Paulo, 19 de março de 1891 - Rio de Janeiro, 21 de abril de 1957) foi um pintor, desenhista, ilustrador, ceramista, professor e historiador brasileiro .Em São Paulo, Wasth Rodrigues estuda pintura com Oscar Pereira da Silva, entre 1908 e 1909. No ano seguinte, consegue uma bolsa de estudos do Pensionato Artístico do Estado de São Paulo, partindo para Paris. Na capital francesa, matricula-se na Académie Julian, onde estuda com Jean-Paul Laurens. Na École National des Beaux-Arts, freqüenta as aulas de Lucien Simon e Nandi. Retorna a São Paulo em 1914, participando ativamente da vida artística da cidade. Abaixo, a mansão da Marquesa de Santos.
Em 1916, em conjunto com George Fischer Elpons e William Zadig, inaugura um curso de pintura e desenho. No ano seguinte, executa, com auxílio do poeta Guilherme de Almeida, o brasão da cidade de São Paulo. Por volta de 1918, dedica-se a estudar história colonial, tornando-se um dos pioneiros no registros das atividades artísticas do período. Excelente desenhista, ficou famoso por seus trabalhos em bico-de-pena, nos quais abordou a paisagem urbana e, em detalhes, a arquitetura e o mobiliário coloniais brasileiros.É o responsável por reintroduzir a tradição de pintura em azulejos nos obras de arte públicas de São Paulo. Executou painéis decorativos para os quatro monumentos que ornamentam a Calçada do Lorena e a estrada velha de Santos. (Abaixo, rua no centro de São Paulo)
Na capital paulista, criou a decoração em azulejos da Ladeira da Memória. Como pintor, destacou-se por seus trabalhos históricos, minuciosos na reconstituição dos fatos e detalhes dos acontecimentos retratados. Em 1932, passa a integrar a Sociedade Pró-Arte Moderna. Ilustrou num estilo bastante correto diversos livros (Urupês, de Monteiro Lobato; Uniformes do Exército Brasileiro, de Gustavo Barroso; Brasões e Bandeiras do Brasil, de Clóvis Ribeiro; Vida e Morte do Bandeirante, de Alcântara Machado, etc.).  (Abaixo, azulejos na Ladeira da Memória)
Entre 1935 e 1936, concebe o projeto de restauração dos bancos e gradis da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Ouro Preto. Publicou diversos estudos (Documentário Arquitetônico Relativo à Antiga Construção Civil no Brasil, 1945; Mobiliário do Brasil Antigo e Evolução de Cadeiras Luso-Brasilieras, 1948) e executou diversas obras heráldicas para o governo. Também atuou como cenógrafo e figurinista, assinando peças e cenários de espetáculos de Alfredo Mesquita, como Noite de São Paulo, de 1936, e Casa Assombrada, de 1938. (Abaixo, uniformes desenhados para o Exército)

Eventos históricos

1549 – Fundada a primeira capital do Brasil, Salvador;
1870 – Estréia mundial no Teatro alla Scala de Milão, Itália do “O Guarani”, ópera do compositor brasileiro Carlos Gomes;
1918 – O Congresso dos Estados Unidos da América estabelecem os fusos horários no país e aprovam o horário de verão;
1945Adolf Hitler assina o Decreto Nero ordenando a destruição da infraestrutura da Alemanha e de países ocupados para evitar que as tropas aliadas (principalmente as soviéticas) tenham acesso às obras e às construções da era nazista. O fim da Segunda Guerra Mundial, com a derrota da Alemanha e a assinatura do armistício, ocorreria dois meses depois, em 10 de maio de 1945.

Nascimentos

1534José de Anchieta, missionário jesuíta espanhol no Brasil (m. 1597)
1601Alonso Cano, pintor, arquiteto e escultor espanhol (m. 1667)
Alonso Cano (19 de março de 1601 - 3 de outubro de 1667) foi um pintorarquiteto e escultor espanholnascido en Granada. Seu pai Miguel Cano, era um prestigioso fabricante de retábulos, com ele Alonso aprendeu as primeiras noções de desenho arquitetônico e de talha de madeira, muito cedo começa a descobrir o seu enorme talento. Em 1614 se transfere para Sevilha, onde aprende pintura com Francisco Pacheco, mestre de Velazquez e escultura com Juan Martínez Montañes. Em 1624, dois anos de obter o título de Mestre Pintor, reliza o seu primeiro quadro, um São Francisco de Borja com a inconfundível marca de Pacheco. Foi durante muitos anos companheiro de Velazquez. Durante toda a sua vida foi um demandista e os duelos estiveram sempre na ordem do dia. Em que pese ter ganho grandes quantidades de dinheiro, sempre esteve endividado, chegando a ser preso, ainda que seu amigo Juan del Castillo lhe tenha pago as dívidas. (Abaixo, na ordem, a mulher samaritana, Madalena penitente e Ascensão de Nossa Senhora)


José Ignacio Garmendia, militar, pintor, escritor e diplomata argentino (m. 1925)
José Ignacio Garmendia (Buenos Aires19 de março de 1841 – 11 de junho de 1925) foi um militar,pintorescritor e diplomata argentino. Fez uma extensa obra pictórica sobre a Guerra do Paraguai,crônicas e técnicas sobre a arte militar. Foi também historiador e numismata.  (Abaixo, pai vela o filho, morto na guerra; em seguida, cena de batalha na Guerra do Paraguai)

1888Josef Albers, artista alemão (m. 1976)
Josef Albers (19 de Março de 1888 - 25 de Março de 1976) foi um artista americano nascido na Alemanha, e um educador por excelência, cujas obras, tanto na Europa como nos Estados Unidos, representaram a base dos mais influentes programas sobre o estudo da arte do século XX. Publicou livros estudando os efeitos da interação das cores. (Abaixo, estudos de forma e cor)


1910Manuel Ribeiro de Pavia, pintor português (m. 1957)
Manuel Ribeiro de Pavia (PaviaMora19 de Março de 1907 — Lisboa19 de Março de 1957) foi um pintor e ilustrador portuguêsneo-realista. É especialmente conhecido como ilustrador, domínio onde exerceu influência determinante nas modernas artes gráficas portuguesas, quer através de capas, quer de ilustrações que realizou para obras de escritores seus contemporâneos.
1936Ursula Andress, atriz suíça
Glenn Close, atriz estado-unidense
Zezeh Barbosa, atriz brasileira
Cristina Brasil, ex-modelo e apresentadora de televisão brasileira
Mari Alexandre, modelo e atriz brasileira
Greta Antoine, atriz e modelo brasileira

Mortes

1862Friedrich Wilhelm von Schadow, pintor alemão (n. 1789)
Friedrich Wilhelm von Schadow (Berlim7 de setembro de 1789 — Düsseldorf19 de março de 1862) foi um pintor alemão do romantismo, filho do escultor Johann Gottfried Schadow. Em 1810, viajou com o seu irmão para Roma e se tornou um dos líderes entre os pintores nazarenos. Foi professor e diretor da Academia de Arte de Düsseldorf, onde fundou uma escola de pintura. Schadow e alguns de seus pupilos também acompanharam o compositor Frédéric Chopin quando este esteve em visita à cidade de Düsseldorf. (Abaixo, a parábola das dez virgens e Retrato de menino)

1957Manuel Ribeiro de Pavia, pintor português (n. 1910)
1997Willem de Kooning, pintor holandês (n. 1904)
Willem de Kooning (Roterdão24 de Abril de 1904 — Long Island19 de Março de 1997) foi um pintor neerlandês do expressionismo abstrato. De Kooning foi um pintor figurativista, sobretudo retratista, e usou o guacheaguarelapastel e técnicas mistas. Foi também escultor e desenhador. Em abril de 1948 expôs pela primeira vez sozinho, na Charles Egan Gallery. Em 1950 lançou uma série sobre as mulheres intitulada « Women », e representando Marilyn Monroe, seguida de outra série sobre os negros dos Estados Unidos. Começou-se a falar do "rosa de Kooning". em 1961 instalou-se num grande atelier em East Hampton. Recusou categoricamente pertenças ou afiliações a movimentos artísticos, pois segundo o que deixou escrito: « le style est une supercherie. [...] C'était une idée affreuse de chercher, comme Van Doesburg ou Mondrian, à produire, de toute pièces, un style. » É porém catalogado como artista do expressionismo abstrato. Em 1989, atingido pela doença de Alzheimer (que o levaria a uma invalidez), continuava a pintar e a expor. Morreu em Nova Iorque aos 92 anos.

2004Glauco Rodrigues, pintor, desenhista e gravador brasileiro (n. 1929)
Glauco Rodrigues (1929-2004) foi um pintordesenhista e gravador brasileiro.
Começou a pintar em 1945, e expôs pela primeira vez em 1948, na mostra Os Novos de Bagé, em Porto Alegre, onde freqüentava a Escola de Belas-Artes. Logo depois transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde estudou na Escola Nacional de Belas Artes. Voltando a Porto Alegre, criou o Clube da Gravura de Porto Alegre e o Clube da Gravura de Bagé, em 1950, juntamente com Carlos ScliarGlênio BianchettiDanúbio Gonçalves e Vasco Prado. De volta ao Rio no final da década, iniciou-se na carreira de ilustrador.É o autor do painel em mosaico na entrada da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, uma obra gigantesca, toda construída em pastilhas, e encomendada para celebrar o centenário da entidade, no ano de 2000. A obra destaca as figuras de Oswaldo CruzCarlos Chagas e também deLouis Pasteur, exibindo ainda as expedições científicas na Amazônia. Outro painel realizado por ele se encontra na estação de passageiros do Aeroporto Internacional de Salvador, na Bahia, e que retrata os costumes e manifestações folclóricas baianas. Glauco Rodrigues morreu vítima de uma parada respiratória, aos 75 anos, no Rio de Janeiro. Está enterrado no Cemitério São João Batista, em Botafogo. (Abaixo, cenas do Rio de Janeiro)

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

Comemorações pelo dia de São José:
José é um personagem célebre do Novo Testamento bíblico, marido da mãe de Jesus Cristo. Segundo a tradição cristã, nasceu em Belém da Judeia, no século I a.C., era pertencente à tribo de Judá e descendente do rei Davi de Israel. No catolicismo, ele é considerado um santo e chamado de São José. Segundo a tradição, José foi designado por Deus para se casar com a jovem Maria, mãe de Jesus, que era uma das consagradas do Templo de Jerusalém, e passou a morar com ela e sua família em Nazaré, uma localidade da Galileia. Segundo a Bíblia, era carpinteiro de profissão, ofício que teria ensinado seu filho. São José é um dos santos mais populares da Igreja Católica, tendo sido proclamado "protetor da Igreja Católica Romana"; por seu ofício, "padroeiro dos trabalhadores" e, pela fidelidade a sua esposa, como "padroeiro das famílias", sendo também padroeiro de muitas igrejas e lugares do mundo. (Abaixo, São José segurando ao colo o menino Jesus)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.