segunda-feira, 12 de março de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 13 de março de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

13 de março de 2012.
73º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 293 dias  para acabar o ano.
13/03/1953 - Nasce o pintor naïf (primitivo) Ferreira Louis Marius



Ferreira Louis Marius Amorim de Moraes (Santos, 13 de março de 1953), é um pintor moderno brasileiro, adepto da arte naïf. Iniciou sua carreira artística em 1979 e atualmente vive e desenvolve seu trabalho em Peruibe, litoral de São Paulo. As telas de Ferreira retratam as imagens paradisíacas da Mata Atlântica, suas aves, seus mananciais e seus nativos. Seu trabalho prima por retratar a verdade revelada a cada dia nessa região, mais precisamente na Estação Ecológica da Juréia-Itatins. Desde jovem, além da pintura, despertou interesse também pela música, influenciado pelo avô que era maestro e pianista. Sua mãe também é pianista e o incentivava a se interessar por arte. Ferreira, que viveu parte de sua infância com os avós, brincava com as sobras de telas e tintas que sua avó, que fazia pintura em porcelana e criava pequenos quadros, lhe ofertava. A adolescência, viveu com os pais em São Vicente - litoral de São Paulo - e gostava de frequentar uma vila de pescadores da região chamada, Guamium. Passava grande parte do tempo nessa comunidade, e com os pescadores, muitos deles caiçaras, aprendeu a fazer pirogas, redes, canoas artesanais e foi aprendendo suas técnicas de pesca. Acabou se tornando pescador profissional. Enquanto extraía prazer com tais atividades e ganhava a vida desta forma, Ferreira nunca deixou de desenhar. Riscava e pintava cenas daquele cotidiano, das paisagens de beira-mar, de bares, barcos e portos, usava o que tinha em mãos; carvão, giz de cera, lápis de cor ou sobras de tinta usadas na pintura dos barcos. Mais tarde, quando a pesca se tornou inviável em virtude da degradação ambiental, foi trabalhar no Porto de Santos e foi aí que percebeu que os turistas se interessavam por quadros com os motivos que ele retratava, e passou então a pintar pequenas telas com tinta acrílica, para vender. Entre 1989 e 1990 já vendia suas obras na Praça da República, em São Paulo, na tradicional feira de arte paulistana. Na década de 1990 passou a expor seus trabalhos na galeria Jacques Ardies em São Paulo. O reconhecimento foi imediato. Vendeu todos os quadros em sua 1ª exposição individual e passou a exportar para a França e Estados Unidos.

Eventos históricos

13/03/  624 AD - Batalha de Badr, a primeira grande batalha entre os seguidores de Maomé e os coraixitas
Os coraixitas (em árabe : قريش, transl. quraysh) eram os integrantes da tribo árabe dominante na cidade de Meca durante o surgimento doislamismo. Era a tribo à qual pertencia a linhagem de Maomé, assim como a primeira a liderar uma oposição inicial à sua mensagem. Seu nome árabe costuma ser transliterados em caracteres latinos de diversas maneiras, como Qoraish, Quraysh, Koraich, Qurays, entre outros. A tribo era a responsável e guardiã da Caaba e de seus peregrinos, que reuniam-se anualmente neste local, vindos de diferentes locais do Oriente Médio, e realizavam cultos e oferendas religiosas a vários deuses. Este local acabou sendo um consenso entre as fragmentadas tribos árabes daquela época.
13/03/1823 – Ocorre a Batalha do Jenipapo, a única batalha sangrenta pela Independência do Brasil
Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome no dia 13 de marçode 1823, a qual foi decisiva para a Independência do Brasil e consolidação do território nacional. Consistiu na luta de piauiensesmaranhenses e cearenses contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa. Ressalta-se que os brasileiros lutaram com instrumentos simples, não com armas de guerra, não tinham experiência; ou seja, mesmo sabendo da condição de luta, eles partiram para o combate. Perderam a batalha, mas fizeram com que a tropa desviasse seu destino. Caso o Major continuasse a marchar para Oeiras, então capital, talvez não encontrasse resistência e cumpriria com seu objetivo. Foi uma das mais marcantes e sangrentas Batalhas travadas na guerra da independência do Brasil. 

13/03/1940 – Termina a Guerra de Inverno, entre Rússia e Finlândia
A Guerra de Inverno, também conhecida como a Guerra Soviético-Finlandesa ou Guerra Russo-Finlandesa (em finlandêstalvisota, em suecovinterkriget) começou quando a União Soviética atacou a Finlândia a 30 de novembro de 1939, três meses após o início da Segunda Guerra Mundial. Como consequência, a União Soviética foi banida da Liga das Nações a 14 de dezembro de 1939. Stalin tinha esperado conquistar todo o país até ao final de 1939, mas a resistência finlandesa frustrou as forças soviéticas, que eram em maior número (3 soviéticos para 1 finlandês). A Finlândia aguentou o conflito até 12 de março de 1940, quando um tratado de paz foi assinado, cedendo 10% do território finlandês, e 20% da sua capacidade industrial, à União Soviética. O resultado da guerra foi misto. Embora as forças soviéticas finalmente tivessem conseguido atravessar a defesa finlandesa, nenhum lado, quer a União Soviética ou a Finlândia, emergiu do conflito vitorioso. As perdas soviéticas na frente de combate foram tremendas, e a posição internacional do país sofreu. E ainda pior, as habilidades de combate do Exército Vermelho foram postas em questão, um facto que contribuiu com um grande impacto para a decisão de Hitler de lançar a Operação Barbarossa. Finalmente, as forças soviéticas não alcançaram o seu objectivo primário de conquistar a Finlândia, mas ganharam apenas uma secessão de território ao longo do Lago Ladoga. Os finlandeses asseguraram a sua soberania e ganharam uma posição internacional considerável.
31/03/1964 – É realizado na Central do Brasil, no Rio de Janeiro, o Comício das Reformas. Com a presença e discursos do então presidente João Goulart, de Leonel Brizola, Miguel Arraes e Luis Carlos Prestes o ato foi considerado uma provocação de cunho comunista pelos adversários do presidente de posto. Foi o princípio do fim do governo João Goulart, que sofreria golpe militar e 31/03/1964;
O Comício da Central, ou Comício das Reformas, foi um comício realizado no dia 13 de março na cidade do Rio de Janeiro , na Praça da República, situada em frente à Estação da Central do Brasil. Cerca de 150 mil pessoas ali se reuniram sob a proteção de tropas do I Exército para ouvir a palavra do Presidente João Goulart e do governador do Rio Grande do Sul Leonel Brizola . As bandeiras vermelhas que pediam a legalização do Partido Comunista Brasileiro,as faixas que exigiam a reforma agrária etc. foram vistas pela televisão, causando arrepios nos meios conservadores. Na ocasião, Jango assinou dois decretos . O Primeiro deles era simbólico e consistia na desapropriação das refinarias de petróleo que ainda não estavam nas mãos da Petrobrás . O segundo - chamado decreto da SUPRA(Superintendência da Reforma Agrária) - declarava sujeitas a desapropriação propriedades subutilizadas, especificando a localização e a dimensão das que estariam sujeitas à medida. O presidente revelou também que estavam em preparo a reforma urbana - um espantalho para a classe média temerosa de perder seus imóveis para os inquilinos - e propostas a serem encaminhadas ao Congresso, que previam mudanças nos impostos e concessão de voto aos analfabetos e aos quadros inferiores das Forças Armadas.

Nascimentos

13/03/1733 - Johann Zoffany, pintor alemão (m. 1810)
Johann Zoffany (Frankfurt13 de março de 1733 — 11 de novembro de 1810) foi um pintor alemão neoclássico, ativo principalmente na Inglaterra. Suas obras estão em exibição em galerias nacionais britânicas, tais como a National Gallery, em Londres, e na Tate Gallery. 
13/03/1781Karl Friedrich Schinkel, arquiteto, urbanista e pintor alemão (m. 1841)
Karl Friedrich Schinkel (Neuruppin, 13 de março1781 — Berlim9 de outubro1841) foi um pintorurbanista e o mais notável arquiteto do neoclassicismo na Prússia.  Schinkel foi aluno, em Berlim, de David Gilly e de seu filho Friedrich Gilly, com quem desenvolveu uma forte amizade. Fez sua primeira viagem à Itália em 1803 e retornou à capital prussiana em 1805, quando começou a trabalhar como pintor. Após a derrota de Napoleão, Schinkel supervisionou da comissão de construção prussiana, quando foi responsável pela reforma da cidade de Berlim para transformá-la numa capital representativa para a Prússia, além de supervisionar os projetos dos territórios aonde ela havia se expandido: Renânia e Königsberg. Foi também o responsável pelo desenho da Cruz de Ferro.
13/03/1825 - Benjamin Mountfort, arquiteto britânico (m. 1898)
Benjamin Woolfield Mountfort (Birmingham13 de Março de 1825 - 15 de Março de 1898) foi um arquiteto inglês, emigrante na Nova Zelândia, onde se tornou um dos arquitetos mais destacados do país no século XIX. Foi fundamental na formação da cidade de Christchurch. Foi nomeado primeiro arquiteto oficial para o desenvolvimento da província de Canterbury. Fortemente influenciado pela filosofia anglo-católica e pela precoce arquitetura vitoriana, o seu estilo levou o neo-gótico até à Nova Zelândia. As suas maquetes de madeira e pedra são tidas como um complemento fundamental do crescimento cultural da Nova Zelândia.
13/03/1864Alexej von Jawlensky, pintor russo (m. 1941)
Alexej Georgewitsch von Jawlensky (Torzok13 de Março de 1864 – Wiesbaden15 de Março de 1941) foi o mais célebre pintor expressionistarusso, embora a sua carreira artística se tenha desenrolado praticamente na Alemanha, onde integrou um grupo de artistas denominado Der Blaue Reiter. Quinto filho de uma família aristocrata, rumou, aos dez anos, a Moscovo onde recebeu formação militar. Nesta época, a Jawlensky não ocorreria, com certeza, que iria tornar-se no mais conhecido e aplaudido pintor expressionista da Rússia. Este gosto súbito pela arte, provém do ano de 1880, aquando da sua visita à Exposição Mundial de MoscovoPorém, não foi na Rússia que Jawlensky prosseguiu o seu percurso artístico, mas sim, em terras alemãs, para onde se traslada em 1896, estabelecendo-se na cidade de Munique. Nesta cidade tomou contacto com outros artistas, não só alemães, austríacos e franceses, como também de origem russa, entre eles Wassily Kandinsky e Marianne von Werefkin. O seu estilo expressionista, caracterizado por uma curiosa e particular sensibilidade e ingenuidade, diga-se, pouco variou ao longo da sua vida. Aliás, na maioria das suas obras, Jawlensky conservou uma quase invariável paleta de cores, as quais recordam a primitiva arte popular da Rússia, que o artista nunca esquecera.
13/03/1907 - Maria Pia de Saxe-Coburgo e Bragança, escritora e reivindicadora ao trono português (m. 1995)
Maria Pia de Bragança, também conhecida como Sua Alteza Real Dona Maria Pia de Saxe-Coburgo e Bragança, nome com o qual reivindicou o trono de Portugal, foi uma escritora e jornalista portuguesa. Reclamou a pertença do título nobiliárquico de duquesa de Bragança e, sustentando-se no texto das Cortes de Lamego, defendeu ser a legítima Rainha de Portugal. Ficou também conhecida pelo pseudónimo literário Hilda de Toledano. Maria Pia de Saxe-Coburgo e Bragança de Laredo, alegadamente, nasceu a 13 de Março de 1907 na Avenida da Liberdade, paroquia do Coração de Jesus, em Lisboa, filha de uma relação adúltera entre o Rei D. Carlos I de Portugal, então casado com D. Amélia de Orleães, e Maria Amélia Laredó e Murça, natural de Gameta, CearáBrasil, filha esta, segundo o certificado de batismo madrileno de Maria Pia, de Armando Maurício Laredó e Laredó e de Maria Amélia Murça e Berhen. Maria Pia de Saxe-Coburgo e Bragança morreu em Verona a 6 de Maio de 1995. Foi sepultada junto do seu segundo marido, o General Blais, no Cemitério Monumental de Verona.
13/03/1923José Rafael Santos Nunes Botelho, arquiteto português
José Rafael Santos Nunes Botelho é um arquitecto português n. 13 de Março de 1923. Licenciado pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa em 1952. Estagiou por diversas vezes em Inglaterra e na HolandaEm 1994, foi eleito "Membro Honorário" pela "Associação dos Arquitetos Portugueses" (actual Ordem dos Arquitectos. Ao longo da sua carreira dedicou-se sobretudo ao planeamento urbano em conjunto com Carlos dos Santos Duarte, tendo concluído em 1960 o projeto do bairro de Olivais-Sul, em LisboaEm 1963 concebeu o Plano do Parque Nacional da Península de Setúbal, com Francisco Silva Dias e António Pinto FreitasEm 1968-1969 foi responsável pelo Plano de Urbanização do Funchal.

13/03/1924Gessy Fonseca, atriz e dubladora brasileira
Gessy Fonseca (São Paulo13 de março de 1924) é uma atriz e dubladora brasileira. Iniciou sua carreira em 1941 na Rádio Record em rádioteatro com Octávio Gabus Mendes e Manoel Durães. De 1947 a 1956 trabalhou na Rádio Bandeirantes. Recebeu o Prêmio Roquete Pinto, em 1955. Em 1956 trabalhou na Rádio Nacional do Rio de Janeiro fazendo radionovelas. Em 1958 foi para a Rádio e TV Record, e Rádio São Paulo, fazendo radionovelas e telenovelas. Foi a Dona Lola na primeira versão de Éramos Seis, em 1962, recebendo o prêmio de Melhor Atriz. Também participou como atriz coadjuvante no seriado infantil A Turma dos Sete por mais de um ano. Iniciou-se em dublagem em 1961, e hoje, com 83 anos, ainda trabalha diariamente nessa área. Participou da dublagem de "Caiçara", o primeiro filme nacional dublado, sob direção do italiano Adolfo Celi. Dublou, entre outros, a Mulher Gato no seriado Batman e a Tia May do Homem-Aranha. Participou de novelas na Globo ("Fogo sobre Terra"), SBT ("Meus filhos, minha vida"), e Bandeirantes ("O Todo-Poderoso"). Recentemente participou dos curtas-metragens Avós, de Michael WahrmannDuas Vidas para Antônio Espinosa, de Caio D'Andrea e Rodrigo Fonseca, e Velharia, de Andreia Fischer. Uma placa em homenagem aos seus 60 anos de trabalhos ininterruptos está atualmente no saguão do Theatro São Pedro, em São Paulo.
13/03/1930Günther Uecker, pintor e escultor alemão
Günter Uecker (WendorfMecklemburgo 13 de março de 1930) é um pintor e escultor alemão. Sua obra enquadra-se no movimento pop-art. Em 1961, Uecker fez parte do grupo artístico ZERO, que possuía ainda Heinz Mack e Otto Piene. Em 1970, representou a Alemanha na Bienal de Veneza. A Calderara Foundation Collection (Milão), a Courtauld Institute of Art (Londres), a Honolulu Academy of Arts (Havaí), o Schleswig-Holstein Museums(Alemanha), o Van Abbemuseum (Países Baixos) e o Walker Art Center (Minnesota) abrigam obras de Günther Uecker.
'3/03/1939 - Clóvis Ilgenfritz, arquiteto, urbanista e político brasileiro
Clovis Ilgenfritz da Silva (Ijuí13 de março de 1939) é um arquitetourbanista e político brasileiro, do PT. Filho de Ruben Kessler da Silva, ex-prefeito de Ijuí pelo PSD. É formado em arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Como arquiteto e urbanista tem experiência especialmente nas áreas de habitação popular e planejamento urbano. Foi candidato a deputado federal quatro vezes, sendo que na primeira, em 1982, foi o candidato mais votado do PT, mas apesar disso não conseguiu ser eleito. Foi também candidato a vice-prefeito de Porto Alegre em 1985 e a governador do Rio Grande do Sul em 1986. Foi eleito vereador de Porto Alegre em 1988, sendo reeleito para quatro sucessivos mandatos até 2000. Concorreu a deputado federal na eleição de1998, conseguindo suplência e tendo assumido o cargo em 2001. Foi nomeado conselheiro da AGERGS. Clovis Ilgenfritz também foi professor universitário, lecionando na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de 1972 a 1977.
13/03/1955 - Glenne Headly, atriz americana

Mortes

13/03/1876Joseph von Führich, pintor austríaco (n. 1800)
Joseph von Führich (9 de Fevereiro de 1800 - 13 de Março de 1876) foi um pintoraustríaco, nascido em Kratzau, na Boémia. Também conhecido como Josef Ritter von Führich.
13/03/1971Rockwell Kent, artista americano (n. 1882)
Rockwell Kent (Tarrytown21 de junho de 1882 — Plattsburgh13 de março de 1971), foi um ilustrador e artista estadunidense, formado em arte. Em 1966 foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz.
13/03/2007 - Jorge Díaz, arquiteto, pintor e dramaturgo chileno (n. 1930)
Jorge Díaz Gutiérrez (Rosario de Santa Fé20 de Fevereiro de 1930 — Santiago do Chile13 de Março de 2007) foi um arquitectopintor e dramaturgo chileno-argentino. Nascido na Argentina, filho de imigrantes espanhóis, viveu entre o Chile e a Espanha.

Feriados e eventos cíclicos







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.