sexta-feira, 9 de março de 2012

No dia 22 de março, às 19hs, será o lançamento no MARGS do livro STOCKINGER - VIDA E OBRA, escrito pelo pesquisador JOSÉ FRANCISCO ALVES.


Lançamento do Livro: Stockinger - Vida e Obra

No dia 22 de março, às 19hs, será o lançamento no MARGS do livro STOCKINGER - VIDA E OBRA, escrito pelo pesquisador JOSÉ FRANCISCO ALVES. Foram quase seis anos de trabalho de pesquisa em quatro Estados (RS,RJ, SP e PR) - três deles junto ao próprio XICO STOCKINGER (1919-2009).

Livro de Arte com alto padrão gráfico, a edição em capa dura tem 308 páginas em cores, com cerca de 900 imagens, incluindo uma extensa biografia ilustrada do artista, com quase seis décadas de carreira analisados, conta desde a saída da família na Áustria e passa pelos diversos lugares onde Stockinger morou no Brasil antes de estabelecer-se em Porto Alegre, aos 35 anos.


A obra faz ainda uma inédita e exaustiva análise de toda a produção do artista em conjunto: Escultura (incluindo as pouco conhecidas primeiras esculturas em bronze, criadas entre 1960 e 1963, antes dos seus célebres guerreiros, touros e mulheres deitadas), Gravura, Desenho, Desenho de Imprensa (charges e caricaturas) e Arte Pública. Gráfico da Genealogia da Obra.



Entre as novidades e curiosidades reveladas no livro está a foto acima, que mostra o escultor posando deitado quando era goleiro do time dos internos no Mackenzie College, em São Paulo, em 1935.
As cores da tal equipe colegial eram vermelho e branco, consequentemente Fancisco Stockinger virou torcedor do Internacional quando mudou para Porto Alegre.

Capa do Livro


Somente na ocasião do lançamento haverá uma exposição de documentos, convites e catálogos de exposições do artista e projeção de imagens, vídeos e documentários.

Local:
Museu de Arte do rio Grande do Sul
Praça da Alfândega, s/nº  Centro Histórico
PORTO ALEGRE/RS


Preço do livro: R$ 180,00. Somente no lançamento: R$ 150,00
Venda a partir do dia 22 de março na Livraria Cultura


Mais informações sobre o autor: José Francisco Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.