terça-feira, 27 de março de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 28 de março de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

28 de março de 2012
88º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 278 dias  para acabar o ano.

Eventos históricos
  193 - O Imperador Romano Pertinax é assassinado por um grupo de soldados da Guarda pretoriana descontentes por terem recebido apenas metade do pagamento prometido
Públio Hélvio Pertinax ou Pertinaz (em latim Publius Helvius Pertinax1 de agosto de 126 - 28 de Março de 193) foi proclamado imperador romano na manhã seguinte ao assassínio de seu antecessor, Cômodo, em 31 de dezembro de 192.  O seu curto reinado (86 dias) não foi fácil. Pertinax tentou emular as práticas restritivas de Marco Aurélio, e fez um esforço para reformar o sistema de auxílios públicos dos alimenta, instituído por Trajano, mas deparou-se com o antagonismo de muitas partes.  Pertinax com certeza estava ciente do perigo que enfrentava ao assumir o trono, pois recusou dar títulos imperiais tanto à sua mulher como ao seu filho, protegendo-os assim das consequências do seu próprio assassínio. Em 28 de março de 193, um grupo de soldados descontentes que tinham recebido apenas metade do pagamento prometido irromperam pelo palácio e mataram Pertinax. O senador Dídio Juliano proclamou-se o novo imperador (após ter ganho o império num leilão), um acto que desencadeou uma breve guerra civil sobre a sucessão, guerra essa que foi ganha mais tarde por Septímio Severo. Após a sua entrada em Roma, Severo reconheceu Pertinax como imperador legítimo, executando os soldados que o tinham morto e não só pressionou o Senado a dar-lhe um funeral de estado como também organizou jogos durante algum tempo por ocasião dos aniversários de Pertinax e da sua ascensão ao trono.

1431 - É feita a leitura dos 70 artigos da acusação de Joana d'Arc em Ruão. Estes setenta artigos sustentavam a acusação formal para a Donzela buscando sua condenação.
1930 - As cidade turcas de Constantinopla e Angora mudam seus nomes para Istambul e Ancara, respectivamente.
1968 - Durante o período da ditadura militar brasileira, morre em confronto com a polícia o estudante Édson Luís no restaurante Calabouço, no Rio de Janeiro.

2006 - Marcos Pontes é o primeiro astronauta brasileiro a viajar para o espaço.


Nascimentos

1472Fra Bartolommeo, artista italiano (m. 1517)
Fra Bartolommeo, de seu verdadeiro nome Baccio della Porta (Florença1472 — Fiesole1517), foi um importante pintor renascentista florentino. Aluno de Cosimo Rosselli, em 1500 mudou-se para o convento de São Marcos, continuando ali, a pintar. Foi grande amigo de Rafael Sanzio, tendo consigo aprendido as normas da perspectiva e da cor. O retorno de Michelângelo e de Leonardo da Vinci aFlorença, influenciaram-no, notoriamente, a nível da composição psicológica e distribuição das figuras pela obra. Actualmente, as suas obras encontram-se expostas no maiores museus da Europa e do Mundo, entre eles o Museu do Louvre, em Paris, oMetropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, no Getty Center, em Nova Iorque, o Museu Kunsthistorisches, em Viena, o Museu de Belas Artes de Boston, e o Palácio Ruspoli, em Roma.


1810Alexandre Herculano, escritor e historiador português (m. 1877)
1903Charles Starrett, ator estado-unidense (m. 1986)
Charles Starrett (AtholMassachusetts28 de março de 1903 – Borrego SpringsCalifórnia22 de março de 1986) foi um ator estado-unidense mais conhecido por interpretar o personagem Durango Kid nos filmes de faroeste da Columbia Pictures. 
1936 - Mario Vargas Llosa, escritor e político peruano
1943 - Conchata Ferrell, atriz estado-unidense
Conchata Ferrell (Charleston28 de março de 1943) é uma atriz americana, mais conhecida pela sua interpretação da personagem Berta, aempregada doméstica da série Two and a Half Men, papel que lhe deu uma indicação ao prêmio Emmy Award em 2005 como melhor atriz (coadjuvante/secundária) em uma série de comédia. 
1956 - Zizi Possi, cantora brasileira
1969 - Sílvia Buarque, atriz brasileira, filha de Chico Buarque e Marieta Severo
Sílvia Severo Buarque de Hollanda Díaz (Roma28 de março de 1969) é uma atriz brasileira. Díaz é seu sobrenome de casada. Participou da telenovela Caminho das Índias, da Rede Globo, na qual interpretou a professora Berê. É filha do compositor Chico Buarque e da também atriz Marieta Severo; seu padrinho de batismo foi o poeta e diplomata Vinícius de Morais. É casada com o ator mexicano radicado no Brasil Chico Díaz, com quem tem uma filha: Irene, nascida em Outubro de 2005. A menina é brasileira. Sílvia é a irmã mais velha de Helena, nascida em 1970, e Luísa, nascida em 1975. Ela foi a única filha nascida na Itália, toda a sua família é brasileira. Sílvia Buarque é ligada ao Movimento Humanos Direitos.
1981 - Julia Stiles, atriz estado-unidense
Lady Gaga, cantora estado-unidense
1991Amy Bruckner, atriz estado-unidense
1996Poliana Aleixo, atriz brasileira

Mortes

1677Václav Hollar, desenhista tcheco (n. 1607
Václav Hollar (1607-1677) foi um desenhista e gravador da Boêmia. Especializou-se em vistas panorâmicas de paisagens urbanas e rurais, que deixam entrever a influência da pintura holandesa da época. Além de numerosas águas-fortes, realizou excelentes desenhos de grande complexidade nos quais utilizava a aquarela, como os que fez em 1636 durante suas viagens pela Europa Central.
1985Marc Chagall, pintor russo (n. 1887)
Marc Chagall (VitebskBielorrússia7 de julho de 1887 — Saint-Paul-de-VenceFrança28 de março de 1985) foi um pintorceramista e gravurista surrealista russo-francês   Desde o ano de 1935, com a perseguição dos judeus e com a Alemanha prestes a entrar em mais uma guerra, Chagall começa a retratar as tensões e depressões sociais e religiosas que sentia na pele, já que também era judeu convictoAnos mais tarde, parte para os Estados Unidos da América, onde se refugia dos alemães. Lá, em 1944, com o fim da guerra a emergir, Bella, a sua mulher, falece, facto que lhe causa uma enorme depressão, mergulhando novamente no mundo das evocações, dos chamamentos, dos sonhos. Conclui este período com um quadro que já havia iniciado em 1931:Em torno delaDois anos depois do fim da guerra, regressa definitivamente à França, onde pintou os vitrais da Universidade Hebraica de JerusalémNa França e nos Estados Unidos da América pintou, para além de diversos quadros, vitrais e mosaicos. Explorou também os campos da cerâmica, tema pelo qual teve especial interesseEm sua homenagem, em 1973, foi inaugurado o Museu da Mensagem Bíblica de Marc Chagall, na famosa cidade do sul da França, Nice. Em 1977 o governo francês condecorou-o com a Grã-cruz da Legião de HonraTendo sido um dos melhores pintores do século XX, Marc Chagall faleceu em Saint-Paul-de-Vence, no sul da França, em 1985.


1994 - Eugène Ionesco, patafísico e dramaturgo romeno (n. 1912)
Eugênio Ionesco é considerado, com o Irlandês Samuel Beckett, o pai do teatro do absurdo, segundo o qual é preciso ‘’para um texto burlesco, uma interpretação dramática; para um texto dramático, uma interpretação burlesca’’. Porém, além do ridículo das situações mais banais, o teatro de Ionesco representa de maneira palpável, a solidão do homem e a insignificância de sua existência. Ele não queria que suas obras fossem categorizadas como Teatro do absurdo, preferindo em vez de absurdo, a palavra insólito. Ele percebeu no termo insólito um aspecto ao mesmo tempo pavoroso e maravilhoso diante da estranheza do mundo, enquanto a palavra absurdo seria sinônimo de insensato, de incompreensão. «Não é porque não compreendemos uma coisa que ela é absurda » , resumiu seu biógrafo André Le Gall.

Feriados e eventos cíclicos





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.