69º dia do ano no calendário gregoriano,
Faltam 297 dias para acabar o ano.
09/03/1734 – Nasce Francisco Bayeu, pintor espanhol (m. 1795)
Francisco Bayeu y Subías (Saragoça, 9 de março de 1734 — Madri, 4 de agosto de 1795) foi um pintor espanhol, cunhado de Francisco de Goya. Seu estilo era um misto de rococó francês com o classicismo acadêmico de Mengs. Bayeu criou afrescos para a Catedral de Nossa Senhora do Pilar e de Toledo; fora nomeado pintor da corte de Carlos III em 1767 e decorou os palácio reais de Madri, La Granja, El Pardo e Aranjuez. Abaixo, o quadro da Sagrada Família. A propósito, já se disse que os grandes mestres pintavam Madonas maravilhosas, mas os bebês... como eram feios os bebês!
Eventos históricos
- 1074 – O Papa Gregório VII declara que todos os padres católicos que fossem casados seriam excomungados.
Alpha Tauri (α Tau) conhecida como Aldebarã ou Aldebaran é a estrela mais brilhante da constelaçãoTaurus. É também designada pelos nomes de Cor Tauri; Parilicium ou ainda, pelos códigos HR 1457 e HD 29139. Na Grécia antiga era conhecida como "tocha" ou "facho". Pela ASTRONOMIA, ela se situa a 72 anos-luz da Terra e que é 360 vezes mais luminosa que o Sol (outras, ainda, referem apenas 100 vezes mais luminosa). Em 1997, uma equipa de astrônomos (incluindo Artie P. Hatzes e William D. Cochran) anunciou a descoberta de um corpo satélite que pode ser um grande planeta ou uma anã castanha que terá, no mínimo, 11 vezes a massa de Júpiter e que orbitaria a uma distância de 1.35 UA. A descoberta não foi, contudo, ainda confirmada por outros astrónomos, sendo referidas outras explicações para os dados apresentados. Pela ASTROLOGIA, Aldebarã é considerada uma estrela propícia, portadora de honra e riqueza. Segundo Ptolomeu, é da natureza de Marte. O astrólogo e alquimista Cornelius Agrippa escreveu que "o talismã feito sob Aldebarã com a imagem de um homem voando, confere honra e riqueza. É uma das quatro “estrelas reais” (a guardiã do leste), assim designadas pelos Persas, cerca de 3000 a.C.. Também como guardiã do leste corresponde, na tradição, ao arcanjo Miguel ("o que é como Deus"), o Comandante dos Exércitos Celestes. Indicou o equinócio de outono no hemisfério norte em uma fase inicial da história a que se referem escrituras védicas. Para os cabalistas é associada à letra inicial do alfabeto hebraico, Aleph, e portanto à primeira carta do Tarô, O Mago. Segundo a mitologia própria daStregheria, ou bruxaria tradicional italiana, Aldebarã é um anjo caído que, durante o equinócio da Primavera, marca a posição de Guardião da porta oriental do céu. Abaixo, uma idéia comparativa do tamanho de Aldebarã em relação ao Sol.
- 1500 – A armada de Pedro Álvares Cabral zarpa de Lisboa rumo a Calecute, descobrindo a meio da viagem o Brasil, território já português desde o Tratado de Tordesilhas de 1494.
- 1513 – Giovanni di Lorenzo de' Medici é eleito papa com o nome Leão X.
- 1521 – Domigo de Invocavit, Martinho Lutero durante oito dias consecutivos da Quaresma prega oito sermões que ficam conhecidos por "Sermões de Invocavit".
- 1704 – Guerra da Sucessão Espanhola: aclamado rei da Espanha em Viena, Carlos III, como se intitulava, desembarca em Lisboa e é recebido com fausto invulgar.
- 1765 – Depois de uma campanha pública feita pelo escritor Voltaire, os juízes em Paris declararam postumamente Jean Calas inocente do assassinato de seu filho. Calas havia sido torturado e executado em 1762, apesar de seu filho, na verdade, ter cometido suicídio.
Josefina de Beauharnais (nascida Marie Josèphe Rose Tascher de la Pagerie; Martinica, 23 de Junho 1763- Île-de-France, 29 de Maio 1814) foi a primeira mulher de Napoleão Bonaparte, sendo, portanto, a mulher mais influente da França durante o Primeiro Império. Com a idade de quinze anos, foi para a França para casar com o Visconde de Beauharnais. Após ter dois filhos com Josephina, Alexandre foi guilhotinado em consequência dos anos de Terror, em meio a Revolução Francesa. No ano de 1796, viúva e com dois filhos voltou a casar, dessa vez com o General Napoleão Bonaparte, que mais tarde viria a se tornar 1° Imperador dos Franceses. É sabido que Napoleão gostava muito dos filhos de Josefina, ao ponto de os adotar oficialmente como seus, não permitindo que os chamassem de adotivos. Tornou-se Imperatriz da França, quando Napoleão se auto coroou na catedral de Notre-Dame, que fora o local para executar essa cerimônia, ocasião em que retirou a coroa das mãos do Papa Pio VII, colocando ele mesmo a coroa na cabeça. Imediatamente depois, o próprio Imperador coroou a sua esposa. Hortênsia de Beauharnais, filha de Josefina se casou com Luís Bonaparte, irmão de Napoleão e Rei da Holanda(posição que conseguiu graças a Napoleão, tal como sua patente no exercito anos antes). Hortênsia era contra o casamento, e só aceitou sob influência de Josefina, que temia um desentendimento familiar. Em 1809, o Imperador decidiu divorciar-se dela — Josefina teria ficado estéril, não podendo dar à França um herdeiro —, ocasião em que a imperatriz se retirou para o seu lugar preferido, o castelo de Malmaison. Relatos históricos comprovam que Napoleão desconfiava que sua esposa o traia. Ainda que mandasse cartas desesperadas, sabedor da volúpia de Josefina, a perdoou até descobrir a infertilidade da esposa, Josefina faleceu no ano de 1814 aos 51 anos.
- 1839 – Assinado em Veracruz o tratado de paz entre a França e o México que põe fim à Guerra dos pastéis.
- 1842 – Estréia da terceira ópera de Giuseppe Verdi "Nabucco" em Milão.
- 1862 – Guerra Civil Americana: Ocorre a primeira batalha entre navios encouraçados.
- 1873 – Fundada a Real Polícia Montada do Canadá.
- 1886 – Júlio Verne sofre um atentado contra a sua vida ao receber dois tiros disparados por seu sobrinho Gaston.
- 1911 – Fundação da Universidade de Lisboa.
- 1916:
- Primeira Guerra Mundial: com a atitude de apresamento de todos os navios germânicos na costa lusitana, Portugal declara oficialmente guerra em relação à Alemanha e aos seus aliados.
- Revolução Mexicana: Pancho Villa ataca o povo de Columbus, Novo México.
- 1924 – A Itália anexa Fiume.
- 1932 – O último Imperador chinês, Henry Pu Yi, derrubado por um golpe militar datado de 1912, tornava-se regente do estado-fantoche da Manchúria, totalmente controlado pelo Japão.
- 1935 – Adolf Hitler anuncia a criação de uma nova força aérea.
Macartismo (em inglês McCarthyism) é o termo que descreve um período de intensa patrulhaanticomunista, perseguição política e desrespeito aos direitos civis nos Estados Unidos que durou do fim da década de 1940 até meados da década de 1950. Foi uma época em que o medo doComunismo e da sua influência em instituições americanas tornou-se exacerbado, juntamente ao medo de ações de espionagem promovidas pela OTAN. Originalmente, o termo foi cunhado para criticar as ações do senador americano Joseph McCarthy, tendo depois sido usado para fazer referências a vários tipos de condutas, não necessariamente ligadas às elaboradas por McCarthy. Durante o Macartismo, muitos milhares de americanos foram acusados de ser comunistas ou filocomunistas, tornando-se objeto de investigações agressivas. A maior parte dos investigados pertencia ao serviço público (como Alger Hiss), à indústria do espetáculo ( ex.Barbara Bel Geddes), cientistas (David Bohm), educadores e sindicalistas. As suspeitas eram freqüentemente dadas como certas mesmo com investigações baseadas em conclusões parciais e questionáveis, além da magnificação do nível de ameaça que representavam os investigados. Muitos perderam seus empregos, tiveram a carreira destruída e alguns foram até mesmo presos e levados ao suicídio. O Macartismo realizou o que alguns denominaram "caça às bruxas" na área cultural, atingindo atores,diretores e roteiristas que, durante a guerra, manifestam-se a favor da aliança com a União Soviética e, depois, a favor de medidas para garantir a paz e evitar nova guerra. O caso mais famoso nesta área foi Charlie Chaplin. Já entre os delatores, o nome mais famoso é o do produtor cinematográfico Walt Disney.
- 1959 – Lançamento da boneca Barbie.
- 1964 – O primeiro Ford Mustang é produzido pela Ford Motor Company.
- 1986 – Mergulhadores da Marinha dos Estados. Unidos encontram o compartimento da tripulação do Challenger. Os corpos de todos os sete astronautas ainda estão no seu interior.
- 1991 – Cerca de vinte mil pessoas vão às ruas no maior protesto desde então contra o presidente Slobodan Miloševic em Belgrado. Duas pessoas são mortas e tanques são colocados nas ruas.
- 2006 – Descoberta água em estado líquido em Encélado, a sexta maior lua de Saturno.
- 2011 - Termina o último voo do ônibus espacial Discovery.
Nascimentos
- 1212 – Hugo IV, Duque da Borgonha, nobre francês (m. 1272)
- 1285 – Imperador Go-Nijō do Japão (m. 1318)
- 1454 – Américo Vespúcio, explorador e cartógrafo italiano (m. 1512)
- 1522 – Juan de Castellanos, poeta, cronista e religioso espanhol (m. 1607)
- 1539 – António, Infante de Portugal (m. 1540)
- 1568 – Luís de Gonzaga, religioso e santo italiano (m. 1591)
- 1629 – Aleixo I da Rússia (m. 1676)
- 1664 – Jacques Vanière, religioso e poeta francês (m. 1739)
- 1737 – Josef Mysliveček, compositor tcheco (m. 1781)
Johann Kaspar Füssli (Zurique, 9 de março de 1743 — Winterthur, 4 de maio de 1786) foi um pintor e entomólogo suíço. Sua especialidade era a representação de plantas e insetos. Füssli também foi bibliotecário e professor de desenho num orfanato em Zurique. Era filho de Johann Caspar Füssli (1706-1782) e de Anna Elisabeth Waser, e irmão do também pintor Heinrich Füssli (1741-1825).
- 1749 – Honore Mirabeau, escritor e político francês (m. 1791)
- 1758 – Franz Joseph Gall, médico e anatomista alemão (m. 1828)
- 1806 – João Francisco de Oliveira Bastos, político e militar português (m. 1892)
- 1809 – Bettino Ricasoli, político italiano (m. 1880)
- 1818 – Henri Sainte-Claire Deville, químico francês (m. 1881)
- 1824 – Leland Stanford, político estado-unidense (m. 1893)
- 1833 – Francisco Martins Sarmento, arqueólogo português (m. 1899)
- 1845 – Wilhelm Friedrich Philipp Pfeffer, botânico alemão (m. 1920)
- 1846 – Emil Warburg, físico alemão (m. 1931)
- 1850
- Josias von Heeringen, militar alemão (m. 1926)
- Bezerril Fontenelle, militar e político brasileiro (m. 1926)
Francesco Antonio Maria Matarazzo, Conde Matarazzo (Castellabate, 9 de março de 1854 — São Paulo, 10 de dezembro de 1937), mais conhecido no Brasil como Francisco Matarazzo, foi um agricultor italiano que, em 1881, emigrou para o Império do Brasil, tornando-se, neste país, mascate e, posteriormente, empresário. Matarazzo morreu na condição de homem mais rico do país, com uma fortuna de 10 bilhões de dólares estadunidenses, sendo o criador do maior complexo industrial da América Latina do início do século XX. A riqueza produzida por suas indústrias ultrapassava o PIB de qualquer estado brasileiro, exceto São Paulo] Sendo um dos três patriarcas do ramo ítalo-brasileiro da família Matarazzo. Francesco não pertencia à nobreza italiana nem à nobreza de outros países da Europa, no entanto, no Brasil, já bilionário, vem a ajudar a Itália durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1917), enviando milhões de dólares estadunidenses e demais mercadorias. Em reconhecimento a ajuda milionária, recebe do rei Vítor Emanuel III o título nobiliárquico de O Muito Honorável Conde Matarazzo, no ano do término da guerra - 1917 -. A importância de Francesco Matarazzo para o cenário econômico do Brasil só é comparável à que teve o visconde de Mauá no Segundo Reinado do Império brasileiro, tendo sido um dos marcos da modernização do país. Após sua morte. o império se esfacelou nas mãos dos sucessores.
João José Vaz (Setúbal, 9 de Março de 1859 — Lisboa, 17 de Fevereiro de 1931) foi um pintor e professor português. Matriculou-se em 1872 na Academia das Belas-Artes de Lisboa, onde teve, entre outros professores, Silva Porto. Concluiu o curso em 1878. Primeira exposição na Sociedade de Geografia de Lisboa, em 1881. Participou, com óleos e aguarelas, em exposições da Sociedade Promotora de Belas-Artes, do Grémio Artístico, da Sociedade Nacional de Belas-Artes. Integrou o Grupo do Leão. É especialmente conhecido como pintor decorador e como marinhista. O Grupo do Leão foi uma tertúlia de artistas portugueses que se reunia na Cervejaria Leão de Ouro em Lisboa, entre 1881 e 1889. O grupo contava com jovens artistas que viriam a destacar-se como Silva Porto, José Malhoa e os irmãos Rafaele Columbano Bordalo Pinheiro, sendo responsável pela divulgação e pelo sucesso da pintura do Naturalismo em Portugal. Em 1885 o "Grupo do Leão" foi imortalizado num óleo sobre tela com o mesmo nome, da autoria do pintor Columbano Bordalo Pinheiro.
- 1862
- José Bressane de Leite Perry, magistrado e político português (m. 1930)
- Fernand Widal, médico e bacteriologista francês (m. 1929)
- 1863
- Carl H. Eigenmann, ictiologista alemão (m. 1927)
Antônio Rafael Pinto Bandeira (Niterói, 9 de março de 1863 - Rio de Janeiro, 28 de agosto de 1896) foi um pintor e professor brasileiro da segunda metade do século XIX. Descendente de escravos, Antônio Rafael Pinto Bandeira ingressou na Academia Imperial de Belas Artes aos dezesseis anos. Entre 1879 e 1884, foi discípulo de Zeferino da Costa. Em 1887, Pinto Bandeira muda-se para Salvador, onde permaneceu por vários anos. Na capital baiana, foi professor de desenho e paisagem do Liceu de Artes e Ofícios. Em 1890, retorna à sua cidade natal, onde tenta, em vão, fundar uma "Escola de Belas Artes". É considerado um dos maiores paisagistas e marinhistas brasileiros do século XIX. Abaixo, o quadro "Cabeça de homem".
- 1865 – João Simões Lopes Neto, escritor brasileiro (m. 1916)
- 1885 – Afonso Garcia Prado, político brasileiro (m. ?)
- 1890 – Vyacheslav Molotov, diplomata e político russo (m. 1986)
- 1892
- David Garnett, escritor e editor britânico (m. 1981)
- Vita Sackville-West, poetisa e romancista britânica (m. 1962)
- 1896 – Euvaldo Lodi, político brasileiro (m. 1956)
- 1900 – Otto Maria Carpeaux, crítico literário brasileiro (m. 1978)
- 1901
- Argemiro de Figueiredo, político brasileiro (m. 1982)
- Joachim Hämmerling, botânico alemão (m. 1980)
- 1902 – Will Geer, ator estado-unidense (m. 1978)
- 1910 – Samuel Barber, compositor estado-unidense (m. 1981)
- 1911
- José Bezerra Gomes, escritor brasileiro (m. 1982)
- Walter Tenório Cavalcanti, político brasileiro
- 1917 – Algirdas Julius Greimas, lingüista lituano (m. 1992)
- 1918 – George Lincoln Rockwell, líder nazista estado-unidense (m. 1967)
- 1921
- José Hermógenes de Andrade Filho, filósofo, poeta, escritor e terapeuta brasileiro
- Franjo Mihalić, atleta croata
- 1923 – Walter Kohn, físico estado-unidense (m. 1998)
- 1924 – Aníbal Pereira dos Reis, teólogo e religioso brasileiro (m. 1991)
- 1927 – Hans-Ludwig Schilling, compositor alemão
- 1928 – José Flávio Pécora, economista brasileiro
- 1929 – Desmond Hoyte, político guianês (m. 2002)
- 1930
- Ornette Coleman, instrumentista e compositor estado-unidense
- Stephen Fumio Hamao, religioso japonês (m. 2007)
- 1931
- Horst Otto Domning, político brasileiro
- León Febres Cordero, político equatoriano (m. 2008)
- 1932 – Walter Mercado, astrólogo portorriquenho
- 1934 – Yuri Gagarin, cosmonauta soviético (m. 1968)
- 1937 – Azio Corghi, compositor de ópera italiano
- 1939 – Carlos Eduardo Moreira Ferreira, advogado e industrial brasileiro
- 1940 – Raúl Juliá, ator portorriquenho (m. 1994)
- 1942
- Pedro Bandeira, escritor brasileiro
- Lauro Junkes, historiador brasileiro
- 1943
- Bobby Fischer, enxadrista estado-unidense (m. 2008)
- Jef Raskin, especialista na interação homem-computador estado-unidense (m. 2005)
- 1945
- Katja Ebstein, cantora alemã
- John Wojtowicz, criminoso estado-unidense (m. 2006)
- 1946 – Bernd Hölzenbein, ex-futebolista alemão
- 1948
- Emma Bonino, política italiana
- Daniela Chrapkiewicz, política polonesa
- 1950
- Michael Sullivan, cantor e compositor brasileiro
- Danny Sullivan, automobilista estado-unidense
- 1952
- Uliana Semenova, atleta de basquetebol letã
- Amir Peretz, político israelense
Lúcia Maria Werner Vianna Lins, conhecida como Lucinha Lins, (Rio de Janeiro, 9 de março de1953) é uma atriz e cantora brasileira.
No começo dos anos 70, já casada com Ivan Lins, Lucinha participou dos shows do cantor como vocalista e percussionista. Paralelamente, Lucinha Lins cantou em festivais de música brasileira e começou a gravar jingles. Vieram, então, os comerciais de televisão, que acabaram por revelar o belo rosto escondido atrás daquela bela voz.
Como atriz de TV, estreou na série Plantão de Polícia. Posteriormente trabalhou na série Sítio do Picapau Amarelo como a personagem Rapunzel e foi uma das protagonistas da minissérie Rabo-de-Saia, com direção de Walter Avancini, onde vivia uma das três mulheres do personagem de Ney Latorraca. Viveu ainda a personagem Mocinha, na novela Roque Santeiro (1985). Mas seu papel mais lembrado pelo publico e pela critica foi Estela, da novela A Viagem, onde ela brilhou em cenas de grande intensidade dramatica e mostrou ser uma das mais talentosas atrizes do Brasil.
- 1954
- Cacá Rosset, ator e diretor brasileiro
- Carlos Ghosn, executivo brasileiro
- 1955
- Teo Fabi, automobilista italiano
- Fernando Bujones, bailarino estado-unidense (m. 2005)
Ornella Muti, nome artístico de Francesca Romana Rivelli, (Roma, 9 de março de 1955) é uma atriz italiana. Ornella, modelo infantil, estreou no cinema em 1970, ainda com quatorze anos, no filme La Moglie Più Bella , de Damianio Damiani. Nos anos 70 e 80 trabalhou com alguns dos maiores cineastas da Europa, como Volker Schlöndorff e Marco Ferreri, além de atuações em filmesnorte-americanos. Seus filmes mais conhecidos são Um Amor de Swann , com Jeremy Irons e Crônica de uma Morte Anunciada, baseado no livro de Gabriel Garcia Marquez, de Francesco Rosi, os dois nosanos 80. Em 1994 foi eleita "A Mulher Mais Bonita do Mundo" por pesquisa internacional entre os leitores da revista Class.
- Franco Uncini, motociclista italiano
- 1956
- Sergejus Larinas, tenor russo (m. 2008)
- Ronaldo Benedet, político brasileiro
- 1957
- Mona Sahlin, política sueca
- Mark Mancina, músico estado-unidense
- 1960
- Linda Fiorentino, atriz estado-unidense
- Thierry Vigneron, ex-atleta francês
- 1961
- Fernando Luís, actor português
- Rick Steiner, wrestler (lutador) estado-unidense
- Darrell Walker, atleta de basquetebol estado-unidense
- 1962 – Richard Quest, jornalista britânico
- 1963
- Fernando Mendes, ator e humorista português
- Ivar Mountbatten, nobre britânico
- 1964
Juliette Binoche (Paris, 9 de março de 1964) é uma atriz francesa.
Binoche nasceu em Paris, filha do cineasta, ator e escultor Jean-Marie Binoche, e de Monique Stalens, professora, realizadora, e atriz. A mãe de Juliette Binoche é de ascendência polaca, e os seus avós maternos de origem polaca e católica estiveram presos em Auschwitz por serem considerados intelectuais. Binoche tem também ascendência francesa, flamenga, brasileira e marroquina Em 1996, a enfermeira canadense Hana, seu papel em The English Patient trouxe-lhe a consagração, simbolizada pelo Óscar de melhor atriz coadjuvante, tendo superado a favorita Lauren Bacall, cuja experiência a Academia de Hollywood preferiu ignorar. Nos bastidores, Juliette afirmou que Lauren é que merecia o prêmio. Em 2000, foi indicada para o Óscar de melhor atriz por seu trabalho em Chocolat, mas foi vencida por Julia Roberts (por Erin Brockovich). Além do cinema (é a artista mais bem-paga do cinema francês), Juliette também atua nos palcos da Broadway.
- Herbert Fandel, ex-árbitro de futebol alemão
- 1965 – Antonio Saca, político e jornalista salvadorenho
- 1966
- Farid Germano Filho, jornalista brasileiro
- Pascal Vahirua, ex-futebolista taitiano
- Petr Barna, patinador artístico tchecoslovaco
- 1967 – Harry Geithner, ator colombiano
- 1968
- Youri Djorkaeff, ex-futebolista francês
- Jorge Larrionda, árbitro de futebol uruguaio
- 1969 – Mauricio Ramos, ex-futebolista boliviano
- 1970 – Shannon Leto, fotógrafo, ator e músico estado-unidense
- 1971
- Tiger Ali Singh, wrestler (lutador) canadense
- Johan Edlund, cantor, guitarrista e tecladista sueco
- Diego Torres, cantor e compositor argentino
- 1972
- Kerr Smith, ator estado-unidense
- Anthony "AZ" Cruz, rapper estado-unidense
- 1973
- Luis Vera, futebolista venezuelano
- Rogerio Prateat, futebolista brasileiro
- 1974
- Nalbert, atleta brasileiro
- Esala Masi, futebolista fijiano
- Jang Dae-Il, ex-futebolista sul-coreano
- 1975
- Juan Sebastián Verón, futebolista argentino
- Lisa Miskovsky, cantora sueca
- Adriano Pitarelli, futebolista brasileiro
- Adonal Foyle, atleta de basquetebol britânico
- Roy Makaay, ex-futebolista neerlandês
- 1976
- Wojciech Skupień, atleta polonês
- Francisco Mancebo, ciclista espanhol
- Mauricio Aros, futebolista chileno
- Marcello Troisi, futebolista brasileiro
- Yamila Díaz, modelo argentina
- Nate Haden, ator estado-unidense
- Pål Strand, futebolista norueguês
- Débora Vilalba, jornalista brasileira
- 1978
- Lucas Neill, futebolista australiano
- Simon Abadie, automobilista francês
- Gionatha Spinesi, ex-futebolista italiano
- 1979
- Maks Kraczkowski, político polonês
- Melina Perez, wrestling (lutador) estado-unidense
- 1980
- Chingy, rapper estado-unidense
- Hélder Rosário, futebolista português
- Matt Barnes, atleta de basquetebol estado-unidense
- Matthew Gray Gubler, ator estado-unidense
- 1981
- Tiago Marinho, futebolista brasileiro
- Anders Nøhr, futebolista dinamarquês
- Nikky Blond, atriz húngara
- 1982
- Ian Lake, futebolista são-cristovense
- Tobias Hysén, futebolista sueco
- Mirjana Lučić, tenista croata
- Diogo Galvão, futebolista brasileiro
- Edmilson dos Santos Silva, futebolista brasileiro
- 1983
Maite Perroni Beorlegui (Cidade do México, 9 de março de 1983) é uma atriz, cantora, dançarina, modelo e compositora mexicana. Antes de estudar no CEA, Maite já demonstrava seu talento: quando criança, participou de dois comerciais, Pelón Pelo Rico (comercial de doces) e Pintura Acuario. Em 2001, participou do videoclipe 'Veneno de Amor' da cantora Nina, famosa no México na época. Após algumas peças dentro do CEA, Maite foi convidada a fazer testes para a nova novela de Pedro Damián, Rebelde, conseguindo o papel de Lupita, que na versão original saíria no final da primeira temporada da novela juvenil, porém com o posto de uma das cantoras do grupo formado dentro da novela, RBD, e o número alto de pessoas que gostavam tanto dela quanto do personagem, o papel prosseguiu até o final do drama juvenil. Com o RBD, grupo integrado por Anahí, Dulce María, Christian Chávez, Christopher Uckermann, Alfonso Herrera e Maite, lançaram 5 álbuns em espanhol, 3 versões em português, 1 em inglês e 2 coletâneas com os maiores sucessos. Além de 7 DVDs que gravaram as imagens dessa trajetória, sendo 3 deles gravados no Brasil. Com mais de 15 milhões de discos vendidos, o grupo mexicano se tornou um fenômeno musical e mundial no período de 2004 à 2008, quando foi anunciado o fim do grupo. No ano de 2009 foi lançado o CD Para Olvidarte de Mí e o DVD Live in Brasília que deu por fim os trabalhos do grupo.
- 1983
- Douglas Renato de Jesus, futebolista brasileiro
- Ioannis Masmanidis, futebolista alemão
- Clint Dempsey, futebolista estado-unidense
- Camilo, futebolista brasileiro
- Leonardo Santiago, futebolista brasileiro
- Mykola Ischenko, futebolista ucraniano
- Cristian Fabbiani, futebolista argentino
- Marko Šuler, futebolista esloveno
- 1984
- Kamel Fhati Ghilas, futebolista argelino
- Julia Mancuso, esquiadora estado-unidense
- Abdoulay Konko, futebolista francês
- Kenta Tokushige, futebolista japonês
- Gustavo Lazzaretti, futebolista brasileiro
- Gilmar Silva Santos, futebolista brasileiro
- 1985
- Larissa Carvalho, tenista brasileira
- Pastor Maldonado, automobilista venezuelano
- Georgie Welcome, futebolista hondurenho
- Gergely Rudolf, futebolista húngaro
- 1986
- Brittany Snow, atriz e cantora estado-unidense
- Jana Jordan, atriz estado-unidense
- Hong Su Jong, atleta norte-coreana
- Leonardo, futebolista brasileiro
- Guy Haimov, futebolista israelense
- 1987
- Bow Wow, rapper e ator estado-unidense
- Luigi Bruins, futebolista neerlandês
- Pirmin Schwegler, futebolista suíço
- 1988
- Lee, futebolista brasileiro
- Fabio Onidi, automobilista italiano
- 1989
- Hong Un Jong, ginasta norte-coreana
- Giannis Papadopoulos, futebolista grego
- 1990
- Daley Blind, futebolista neerlandês
- Lukáš Hejda, futebolista tcheco
- Lukáš Třešňák, futebolista tcheco
- 1991 – Thiago Farias, ator e dublador brasileiro
- 1992
- João Pedro, futebolista brasileiro
María Eugenia Suárez Riveiro, mais conhecida como Eugenia Suárez (Buenos Aires, 9 de marçode 1992) é uma atriz, cantora e modelo argentina. Ficou famosa por interpretar Jazmín na novela Casi Ángeles e por ter feito parte da banda Teen Angels.
Mortes
- 1098 – Teodoro de Edessa (n. ?)
- 1444 – Leonardo Bruni, humanista e historiador italiano (n. 1369)
- 1463 – Catarina de Bolonha, religiosa italiana (n. 1413)
- 1648 – James Hamilton, político escocês (n. 1606)
- 1661 – Jules Mazarin, cardeal e estadista françês (n. 1602)
- 1723 – Martinho de Mascarenhas, nobre português (n. ?)
- 1730 – Frances Talbot, Condessa de Tyrconnel, nobre inglesa (n. 1647)
- 1836 – Gervásio Pires Ferreira, político brasileiro (n. 1765)
- 1847 – Mary Anning, paleontologista britânica (n. 1799)
- 1851 – Hans Christian Ørsted, físico dinamarquês (n. 1777)
- 1852 – João Maria da Gama Freitas Berquó, militar e político brasileiro (n. 1794)
- 1862 – Joaquim Inácio de Macedo Campos, militar e político brasileiro (n. 1786)
- 1867 – Gustavo Adolfo de Aguilar Pantoja, político brasileiro (n. 1798)
- 1882 – Giovanni Lanza, político italiano (n. 1810)
- 1883 – Arnold Toynbee, economista britânico (n. 1852)
- 1886 – Francisco Xavier Lopes de Araújo, militar brasileiro (n. 1828)
- 1887 – Francisco Leitão de Almeida, político brasileiro (n. 1821)
- 1888 – Guilherme I da Alemanha (n. 1797)
- 1889 – António de Oliveira Marreca, economista, escritor e político português (n. 1805)
- 1891 – José Silvestre Ribeiro, político e historiógrafo português (n. 1807)
- 1892
Benno Raffael Adam (Munique, 15 de Julho de 1812 - Kehlheim, 9 de Março de 1892) foi um pintor naturalista alemão, especializado em retratos de animais e cenas de caça, naturezas-mortas ou cenas de mercados. Era filho do pintor Albrecht Adam. Muitos dos seus estudos de animais foram popularizados em litografias.
- 1892
- Ângelo de Quadros Bitencourt, político brasileiro (n. ?)
- Sereno Watson, botânico estado-unidense (n. 1826)
- 1908 – Henry Clifton Sorby, geólogo britânico (n. 1826)
- 1910 – Fredrik von Otter, político sueco (n. 1833)
- 1912 – Júlio Henrique de Melo e Alvim, diplomata e político brasileiro (n. ?)
- 1917 – Octavius Pickard-Cambridge, zoólogo e pastor britânico (n. 1828)
- 1918 – Frank Wedekind, dramaturgo alemão (n. 1864)
- 1926 – Mikao Usui, monge budista japonês (n. 1865)
- 1938 – Ramiz Galvão, médico, filólogo, biógrafo e orador brasileiro (n. 1846)
- 1945 – Alvim Schrader, político brasileiro (n. 1869)
- 1947 – Cirilo de Paula Freitas, religioso brasileiro (n. 1860)
- 1952 – Alexandra Kollontai, líder revolucionária e feminista russa (n. 1872)
- 1964 – Lettow-Vorbeck, general alemão (n. 1870)
- 1970 – Matias de Lima, poeta português (n. 1885)
- 1974 – Earl Wilbur Sutherland Jr., fisiologista estado-unidense (n. 1915)
- 1979 – Herculano Pires, estudioso e escritor espírita brasileiro (n. 1914)
- 1980 – Heinz Linge, militar alemão (n. 1913)
- 1981 – Max Delbrück, biólogo alemão (n. 1906)
- 1983 – Ulf von Euler, fisiologista sueco (n. 1905)
- 1984 – Yvonne do Amaral Pereira, escritora e médium brasileira (n. 1900)
- 1988
- José de Medeiros Delgado, sacerdote católico brasileiro (n. 1905)
- Kurt Georg Kiesinger, político alemão (n. 1904)
- 1989 – Robert Mapplethorpe, artista estado-unidense (n. 1946)
- 1991 – Ely do Amparo, ex-futebolista e treinador brasileiro (n. 1921)
- 1992 – Menachem Begin, político israelense (n. 1913)
- 1993
- Cyril Northcote Parkinson, historiador e escritor britânico (n. 1909)
- Max August Zorn, matemático alemão (n. 1906)
- 1994
- Charles Bukowski, escritor estado-unidense (n. 1920)
- Fernando Rey, ator espanhol (n. 1917)
- 1996
- Alfredo Vicente Scherer, cardeal brasileiro (n. 1903)
- George Burns, ator e cantor estado-unidense (n. 1896)
- 1997
- Alice Soares de Toledo, aristocrata brasileira (n. 1906)
- The Notorious B.I.G., rapper estado-unidense (n. 1972)
- Jean-Dominique Bauby, jornalista e escritor francês (n. 1952)
- 2000 – Ivo Robić, cantor e compositor croata (n. 1923)
- 2001
- Antenógenes Silva, acordeonista e compositor brasileiro (n. 1906)
- Poldek Pfefferberg, judeu polonês (n. 1913)
- 2004 – Décio Freitas, historiador e jornalista brasileiro (n. 1922)
- 2006
- Anna Moffo, cantora lírica estado-unidense (n. 1932)
- John Profumo, político britânico (n. 1915)
- 2007
Gerardo Majella Mello Mourão (Ipueiras, 8 de janeiro de 1917 — Rio de Janeiro, 9 de março de 2007) foi um jornalista, poeta e escritor brasileiro. Era membro da Academia Brasileira de Filosofia, da Academia Brasileira de Hagiologia e do Conselho Nacional de Política Cultural do Ministério da Cultura do Brasil. Era um dos mais respeitados escritores brasileiros no exterior. Católico praticante, pertenceu ao movimento integralista, tendo estado preso dezoito vezes durante as ditaduras de Getúlio Vargas e de 1964-1985. Numa delas, ficou no cárcere cinco anos e dez meses (1942–1948). No documentário "Soldado de Deus" (2004), dirigido por Sérgio Sanz, Gerardo Mello Mourão declara que saiu do integralismo no período em que esteve preso pelo Estado Novo de Getúlio Vargas, e afirma, contundentemente, que "foi" integralista e não o era mais desde então. Em 1968 é novamente preso, acusado dessa vez de comunismo pelo AI-5 no período da ditadura militar; nessa ocasião divide cela com nomes como Zuenir Ventura, Ziraldo, Hélio Pellegrino e Osvaldo Peralva. Já na maturidade, foi candidato a uma cadeira na Academia Brasileira de Letras e foi indicado ao Prêmio Nobel de Literatura em 1979. Em 1999ganhou o Prêmio Jabuti pelo épico Invenção do Mar. Gerardo Mello Mourão é pai do artista plástico Tunga, que tem sua obra reconhecida internacionalmente.
- Juan Carlos Portantiero, sociólogo e escritor argentino (n. 1934)
- 2008
- Adolfo de Oliveira Franco, político brasileiro (n. 1915)
- Algacir Guimarães, político brasileiro (n. 1909)
- 2010
- Bartholomew Opoku, futebolista ganês (n. 1990)
- Henry Wittenberg, lutador estado-unidense (n. 1918)
- Teresa Gutiérrez, atriz colombiana (n. 1928)
Feriados e eventos cíclicos
Reino Unido
- Dia Nacional de Combate ao Fumo.
Igreja Católica
-
- São Gregório de Nissa – (n. 330 e m.395).
- Santa Francisca Romana – (n. 1384 e m.1440).
Brasil
Aniversário da Cidade de Joinville- Santa Catarina
Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl Espelho http://is.gd/mksaVO
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Twitter http://is.gd/CvrUPn História http://is.gd/16P6ow
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.