sexta-feira, 23 de março de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 24 de março de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

24 de março de 2012.
84º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 282 para acabar o ano.
1834 – William Morris, escritor e designer britânico (m. 1896)
William Morris (Walthamstow, Essex24 de março de 1834 - HammersmithLondres3 de outubro de 1896) foi um dos principais fundadores do Movimento das Artes e Ofícios britânico. Ele era pintor - de papéis de parede, tecidos padronizados e livros - além de escritor de poesia e ficção e um dos fundadores do movimento socialista na Inglaterra.  O conflito trágico na vida de Morris era seu desejo não realizado de criar objetos belos a preços acessíveis — ou mesmo de graça — para as pessoas comuns, enquanto que o resultado na vida real era sempre a criação de objetos extremamente caros para uma minoria óbvia. (Em seu romance utópico Notícias de Lugar Nenhum, todos trabalham apenas pelo prazer e objetos belamente confeccionados são dados de graça para aqueles que simplesmente os apreciam.) 



Eventos históricos

1882Robert Koch anuncia a descoberta da bactéria responsável pela tuberculose (Mycobacterium tuberculosis)
1976 – As Forças Armadas da Argentina dão um golpe de Estado e depõem a presidente Isabelita Perón, iniciando o Processo de Reorganização Nacional;
2004 – Formação do primeiro furacão de que se tem notícia no sul do oceano atlântico, denominado Catarina, deixa em alerta a população dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul na região Sul do Brasil;

Nascimentos

1693John Harrison, relojoeiro britânico (m. 1776)
John Harrison (FoulbyYorkshire24 de Março de 1693 — 24 de Março de 1776) foi um relojoeiroinglês responsável pela invenção e construção do primeiro relógio marítimo de alta precisão, que determinava a longitude durante viagens de longa distância. 

1817Fritz von Dardel, pintor sueco (m. 1901)
Fritz Ludvig von Dardel (Neuchâtel24 de março de 1817 — Estocolmo27 de maio de 1901) foi um pintor sueco. 


1844Cícero Romão Batista (Padim Ciço), religioso e político brasileiro (m. 1934)

Cícero Romão Batista (Crato24 de março de 1844 — Juazeiro do Norte20 de julho de 1934) foi umsacerdote católico brasileiro. Na devoção popular é conhecido como Padre Cícero ou Padim CiçoProprietário de terras, gado e dono de diversos imóveis, o Padre Cícero fazia parte da sociedade política conservadora do sertão do Cariri. Tinha no médico Floro Bartolomeu seu braço direito e integrava o sistema político cearense que ficou sob o controle da família Accioli durante mais de duas décadas. Carismático, obteve grande prestígio e influência sobre a vida social, política e religiosa do Ceará e da Região Nordeste do BrasilEm março de 2001, foi escolhido O Cearense do Século em votação promovida pela TV Verdes Mares em parceria com a Rede Globo de Televisão.
1886Edward Weston, fotógrafo estado-unidense (m. 1958)

Edward Weston (Highland ParkIllinois24 de março de 1886 — Widcat Hill1 de janeiro de 1958) foi um dos fotógrafos estadunidenses mais importantes do século XX. Aos 16 anos ganhou sua primeira máquina fotográfica e fez suas primeiras fotos, demonstrando um grande talento em sua infante prática no campo da fotografia artística. Com 20 anos já havia publicado seus trabalhos. A partir de 1929, iniciou sua célebre série de arte abstrata. Realizou sua primeira exposição individual em Nova Iorque no ano de 1930. Dois anos depois, publicou seu primeiro livros de fotografias, The Art of Edward Weston (A arte de Edward Weston). Em 1935 se estabeleceu em Santa Mônica, onde encontrou lugares de grande inspiração, como nas dunas da Baía de Oceano. Nos últimos anos de sua vida, sua obra se fez mais sutil e diversa, porém, sem a força dos trabalhos anteriores. Em 1946 se divorciou de sua segunda esposa, Charis, e lhe apareceram os primeiros sintomas da síndrome de Parkinson. Em 1947 teve seu primeiro contato com a fotografia em cores, mas não sem certas reticências.


1889 - Olegário Mariano, poeta, político e diplomata brasileiro (m. 1958)
1901Ub Iwerks, cartunista estado-unidense (m. 1971)
Ub Iwerks (Ubbe Ert Iwwerks) (Kansas City24 de Março de 1901 — Burbank7 de Julho de 1971) foi um desenhador norte-americano que criou o personagem Mickey Mouse para a Disney. Ub nasceu na cidade de Kansas City e era filho de Uert Ubbe Iwwerks, um imigrante que chegou aos Estados Unidos da América em 1869, provindo de uma pequena aldeia chamada Uttum, naFrísia Oriental (Baixa Saxónia) um local que fica no noroeste da Alemanha. Muitos anos depois, quando começou a trabalhar profissionalmente simplificou seu nome para Ub Iwerks, como é conhecido até os dias atuais. 
1911Joseph Barbera, cartunista estado-unidense (m. 2006)
Joseph Roland "Joe" Barbera (Nova Iorque24 de março de 1911 — Los Angeles18 de dezembro de 2006) foi um cartunista dos Estados Unidos, co-fundador (com William Hanna) da Hanna-Barbera. Juntamente com William Hanna, criou inúmeros desenhos que se tornaram mundialmente conhecidos como Os FlintstonesOs JetsonsZé ColméiaPepe LegalScooby-DooSmurfs,Tom e Jerry, dentre outros. Ganhou sete Oscar. Morreu aos 95 anos por causas naturais em 18 de dezembro de 2006.

1916 - Francesco Antonio Gallotti, pintor e escultor ítalo brasileiro (m. 1983)
Francesco Antonio Gallotti (Soriano Calabro24 de março de 1916 — São Paulo1 de dezembro de 1983) foi um pintor e escultor ítalo brasileiro, filho do também pintor Anibale Gallotti. 
1926Dario Fo, escritor italiano
1942 - Zéllo Visconti, artista plástico brasileiro
José Luiz Visconti, conhecido como Zéllo Visconti (Rio de Janeiro24 de março de 1942) é um artista plástico brasileiro. Estudou no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde iniciou sua vida artística. Aos 32 anos de idade foi para Brasília, cidade onde viveu até meados de 2011, quando mudou-se para João Pessoa, na Paraíba. Especializou-se em colagem sobre tela, fazendo uso dos mais variados tipos de materiais, como jutapapel recicladotecidotinta acrílicaguache e guardanapos, sua marca registrada. Em 1974, participou pela primeira vez de uma exposição, no Salão Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. Desde então, foram mais de 120 exposições individuais e coletivas, em diversas cidades brasileiras e países como AlemanhaFrançaÁustriaEspanhaItáliaEstados UnidosArgentina e Paraguai. Para o professor e artista plástico mineiro Jarbas Juarez, os trabalhos de Zéllo Visconti "exibem uma certa influência (necessária e sadia) da Escola Americana Pop dos Anos 50, em que figuraram nomes como:WarholRauchemberg e Richard Hamilton. Seria Zéllo um artista Pop?".
1971 - Megyn Price, atriz americana
Megyn Price (Seattle24 de março de 1971) é uma atriz americana. Ela é mais conhecida por seu papel como Claudia Finnerty em Grounded for Life, e Audrey em Rules of Engagement (Abaixo).
Jud Tylor, atriz canadense
Jud Tylor (Vancouver24 de Março de 1979) é uma atriz canandense, mais conhecida por suas participações em séries de televisão como That '70s Show (na foto, à direita) e Edgemont. 
1985 - Ayase Haruka, atriz e cantora japonesa

Mortes

  809Harun al-Rashid, califa abássida (n. 763)
Harun al-Rashid (em árabeهارون الرشيد, "Aarão, o Justo" ou "o Correto"; 766 — 24 de marçode 809), também referenciado como Harune Arraxide, sucedeu ao seu irmão Al-Hadi, como califa de Bagdade (em 786). O título «califa» significa «representante de Maomé», fundador do Islão. Ao princípio, Harun governou com a ajuda da rica família persa dosBarmecidas, mas em 803 virou-se repentinamente contra eles e prendeu toda a família. A partir daí governou sozinho. De 791 em diante viu-se envolvido numa guerra com o Império Bizantino e teve também de dominar uma série de revoltas dentro dos seus próprios territórios. Harun encorajou as artes e os estudos e a sua corte em Bagdade foi um centro de cultura. É descrita, com alguns exageros, na colecção de contos d' As Mil e Uma Noites. (Abaixo, cena de filme com Simbá e o Califa). O Califado Abássida ou, de forma mais simplificada, os Abássidas (em árabe: العبّاسيّون / ISO 233: al-‘abbāsīyūn), foi o terceiro califado islâmico. Ele foi governado pela dinastia Abássida de califas, que construíram sua capital em Bagdá após terem destronado o Califado dos Omíadas em toda a região de al-AndalusO Califado Abássida foi fundado pelos descendentes do profeta islâmico ‘Abbas ibn ‘Abd al-Muttalib, o tio mais jovem de Maomé, em Harran, em 750 d.C. e mudou a sua capital em 762 para Bagdá. Ele prosperou por dois séculos, mas vagarosamente entrou em declínio com a ascensão do exército turco que eles mesmos haviam criado, os Mamelucos. Menos de 150 anos após terem tomado o poder da Pérsia, os califas foram forçados a cedê-lo para para emires dinásticos locais, que aceitavam sua autoridade de forma apenas nominal. O califado também perdeu as províncias ocidentais de al-Andalus, Mahgreb e Ifriqiya para um príncipe omíada, para os Aglábidas e para o Califado Fatímida, respectivamente. O governo dos Abássidas foi exterminado por um breve período de 3 anos em 1258, quando o khan Hulagu, dos mongóis, saqueou Bagdá. Eles retomara o poder no Egito mameluco em 1261, de onde eles continuaram a alegar autoridade religiosa sobre todos os muçulmanos até 1519, quando o poder foi formalmente transferido para o Império Otomano e a capital, realocada para Constantinopla (conquistada dos bizantinos em 1453).
1635Jacques Callot, desenhista e gravador francês (n. 1592)
Jacques Callot (Nancy1592 – Nancy, 28 de Março de 1635) foi um desenhista e gravador a buril e água-forte francês, descendente de uma família originária da Borgonha, estabelecida em Lorena. Callot tinha um talento singular para imaginar posturas, fisionomias, trajesfiguras quiméricas, cada qual mais extravagante e burlesca que as outras. Nancy, onde vivia Callot, foi sitiada e humilhada com a entrada de Luís XIII na cidade. Admirado pelo rei, Callot recusou o convite real para representar o sítio. Ao contrário, gravou as atribulações da guerra, os suplícios e sofrimentos de toda a sorte nesta série de dezoito imagens, que a Biblioteca Nacional possui na íntegra. Nelas, o espaço gravado torna-se grandioso cenário dos desastres da guerra e monumentos da resistência à opressão. É como se o artista alcançasse um registro através de ângulo maior que da própria visão. 

1844Bertel Thorvaldsen, escultor dinamarquês (n. 1770)
(Albert) Bertel Thorvaldsen, algumas vezes erroneamente escrito Thorwaldsen (Copenhague,19 de novembro de 1770 - Copenhague, 24 de março de 1844) foi um escultor dinamarquês.  Abaixo, "As Três Graças", tema recorrente da escultura, e o baixo relevo "Nessus raptando Deianira".
1905 - Júlio Verne, autor francês (n. 1828)
Júlio Verne, em francês Jules Verne, (Nantes8 de fevereiro de 1828 — Amiens24 de março de 1905) foi um escritor francês. Júlio Verne foi o filho mais velho dos cinco filhos de Pierre Verne, advogado, e Sophie Allote de la Fuÿe, esta de uma família burguesa de Nantes . É considerado por críticos literários o precursor do gênero de ficção científica, tendo feito predições em seus livros sobre o aparecimento de novos avanços científicos, como os submarinos, máquinas voadoras e viagem à Lua.Até hoje Júlio Verne é um dos escritores cuja obra foi mais traduzida em toda a história, com traduções em 148 línguas, segundo estatísticas da UNESCO, tendo escrito mais de 100 livros.
E. H. Shepard, artista e ilustrador britânico (n. 1879)
Ernest Howard Shepard (10 de dezembro de 1879 — 24 de março de 1976) foi um artista e ilustrador inglês. Tornou-se conhecido por suas ilustrações de "animais humanizados" nos livros The Wind in the Willows de Kenneth Grahame e Winnie-the-Pooh de A. A. Milne. 

1997 - Walter Clark, produtor e executivo brasileiro (n. 1936)

Feriados e eventos cíclicos









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.