sábado, 24 de março de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 25 de março de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

25 de março de 2012.
85º dia do ano no calendário gregoriano..
Faltam 281 dias  para acabar o ano.
Em 25 de março de 1897, nasce em Manaus (AM) o pintor Manoel Santiago, que seguiu a linha de um impressionismo tardio.
Manoel Colafante Caledônio de Assumpção Santiago, mais conhecido como Manoel Santiago, (Manaus, 25 de março de 1897 – Rio de Janeiro, 29 de outubro de 1987) foi um pintor, desenhista e professor brasileiro. Marido da pintora brasileira Haydéa Santiago e pai adotivo do pintor primitivo Assunção Santiago, começou seus estudos de desenho e pintura em 1903, quando mudou com a família para Belém do Pará. Aos 22 anos foi para o Rio de Janeiro. Cursou a faculdade de Direito ao mesmo tempo em que estudava na Escola Nacional de Belas Artes, onde foi aluno de grandes artistas, como Baptista da Costa e Rodolfo Chambelland. Ainda teve aulas particulares com Eliseu Visconti. De 1927 a 1932 morou em Paris, com bolsa oferecida pelo governo brasileiro, já que ganhou o Prêmio Viagem ao Exterior no Salão Nacional de Belas Artes. Retornando ao Brasil (1932) foi professor do Instituto de Belas Artes do Rio de Janeiro; foi mestre orientador do renomado Núcleo Bernardelli, de que faziam parte os então emergentes Edson Mota, Milton Dacosta, Ado Malagoli, Sílvio Pinto,José Pancetti, entre outros.  Em uma justa homenagem, o antigo Museu de Manaus, chama-se hoje Museu Manoel Santiago, no Estado do Amazonas. (Quanto vale um quadro de Manoel Santiago?)






Em 25/03/1754, nascia em Santos (SP) o pintor Jesuíno de Monte Carmelo
Frei Jesuíno do Monte Carmelo, nome religioso de Jesuíno Francisco de Paula Gusmão (Santos, 25 de março de 1764 — Itu, 1º de julho de 1819) foi um pintor, arquiteto, escultor, encarnador, dourador, entalhador, mestre em torêutica, músico e poeta e padre carmelita brasileiro. Filho e neto de escrava, mulato, foi influenciado pelo barroco europeu. Deixou produção artística em Santos, São Paulo e Itu. A sua biografia foi estudada por Mário de Andrade, na década de 1940, para o então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (atual IPHAN). A sua obra pode ser dividida em três fases. Na primeira, ainda em Santos, como artesão, aprendeu o preparo das tintas, durante os trabalhos na Igreja do Carmo em Itu. Nessas pinturas, criou, para mulatos e negros, um lugar de igualdade no reino dos Céus. Após enviuvar, na Igreja do Carmo de São Paulo, alcançou refinamento artístico, tendo feito os estudos para ser padre. A última fase de sua obra é posterior à tentativa de ingressar na Ordem do Carmo, o que lhe foi negado, devido à ascendência africana. 


25 de Março, a rua badalada dos "turcos", no centro nervoso de São Paulo. Os "turcos" são em realidade sírio libaneses e hoje dividem o espaço com chineses e camelôs.
A rua Vinte e Cinco de Março localizada na cidade de São Paulo, SP, considerada o maior centro comercial da América Latina, pois consiste em um dos mais movimentados centros de compras varejistas e atacadistas da cidade. Nas suas proximidades existem diversas galerias que vendem produtos importados a baixo custo, com destaque aos aparelhos eletro-eletrônicos, podemos citar a Galeria Pagé, conhecida pela grande gama de produtos postos à venda, Shopping 25 de Março entre outros estabelecimentos comerciais, Seu nome é uma homenagem dada pela câmara municipal e poder executivo, referente ao dia em que foi redigida a primeira Constituição brasileira de 1824. Foi outorgada pelo imperador D. Pedro IO primeiro registro aponta a existência da rua em 1865, em substituição à Rua de Baixo, fato revelado por Lineu Francisco de Oliveira no livro Mascates e Sacoleiros. A primeira grande enchente na região pode ter ocorrido em 1.° de janeiro de 1850, quando um temporal de seis horas aumentou o nível dos rios Tamanduateí e Anhangabaú e a água invadiu casas, causando a destruição de 27 delas, sendo 14 de taipa de pilão. Mais tarde, os rios foram desviados e canalizados, embora, até hoje, a região registre enchentes. Abaixo, duas visões aspectos da rua, a primeira em dia normal de comércio e a segunda às vésperas do Natal.

Eventos históricos

1655 – A maior lua de Saturno, Titã, é descoberta por Christiaan Huygens. Titã guarda em seu solo um cofre com um milhão de mensagens reunidas de internautas do planeta Terra que, em um dia muito distante, se espera, serão lidas por alguém.

Titã (ou Saturno VI) é o maior satélite natural de Saturno e o segundo maior de todo o sistema solar, depois de Ganímedes, tendo quase uma vez e meia o tamanho da Lua. Titã é o sexto satélite elipsoidal de Saturno. Frequentemente descrito como uma lua-planeta, Titã tem um diâmetro cerca de 50% maior que a Lua terrestre e é 80% mais massiva. É a segunda maior lua do Sistema Solar, após a lua joviana Ganimedes, e tem mais volume que o menor dentre os planetas, Mercúrio, apesar de ter somente metade de sua massa. Titã foi a primeira lua conhecida de saturno, descoberta em 1655 pelo astrônomo holandês Christiaan Huygens. Este é o único satélite no sistema solar a ter uma atmosfera densa, sendo até mais densa que a da Terra. Pensa-se que possui lagos de hidrocarbonetos, vulcões gelados, e que o metano comporta-se quase como a água na Terra, evaporando e chovendo num ciclo interminável. Titã é um mundo que se manteve oculto até muito recentemente, coberto por uma neblina densa e alaranjada. Em Janeiro de 2005, foi lançada a sonda Huygens por entre a neblina, que tirou as primeiras fotografias da superfície de Titã, mas devido ao nevoeiro, e mesmo com fotografias, muito ficou por saber. Esta sonda levou consigo um milhão de mensagens de pessoas à volta do mundo. As mensagens foram enviadas pela Internet, gravadas num CD-ROM e lançadas com a sonda em1997, e poderão permanecer no solo titânico durante milhões de anos e serem descobertas por turistas espaciais do futuro. (Abaixo, uma foto da Nasa e duas concepções artísticas do satélite)
1824 – O imperador Dom Pedro I, aprova a Primeira Constituição do Brasil.
1865 - A Rua 25 de Março, em São Paulo, é Inaugurada.

1882 – É inaugurado o elevador do Bom Jesus em Braga. Constituiu o primeiro funicular construído na Península Ibérica. O mesmo sistema de contrapesos e cremalheira era usado pelos trens da SPR entre Paranapiacaba e Santos, bem como no Monte Serrat, também em Santos.
O Elevador do Bom Jesus localiza-se no Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, na freguesia de Tenões, na cidade, concelho e distrito de Braga, em Portugal. Operado pela Confraria do Bom Jesus do Monte, liga a parte alta da cidade ao Santuário, vencendo um desnível de mais de cem metros de altura, e segue um percurso paralelo ao dos Escadórios do Bom Jesus, terminando, na parte mais alta, junto à estátua equestre de São Longuinho. Sendo o primeiro funicular construído na Península Ibérica, é atualmente o mais antigo em serviço no mundo a utilizar o sistema de contrapesos de água. Abaixo, o bondinho de Monte Serrat (Santos-SP), pronto para a descida.

1884 - Abolição da escravidão na Província do Ceará, cinco anos antes da Lei Áurea.
1922 – Fundação do Partido Comunista do Brasil, o PCB, cinco anos após o comunismo haver sido implantado na Rússia. Não obstante, viveu toda sua trajetória na ilegalidade, à exceção do período entre 1945 e 1947. Entre nomes famosos, neste curto período, estão os do pintor Cândido Portinari, do escritor Jorge Amado e do dramaturgo Oduvaldo Viana.
1970 – O presidente Médici amplia o mar territorial brasileiro de 12 para 200 milhas marítimas.

Nascimentos

1347Catarina de Siena, santa italiana (m. 1380)
Catarina de Siena (25 de Março 1347 - 29 de Abril 1380) foi uma leiga da Ordem Terceira de São Domingos, venerada como Santa Catarina na Igreja Católica. Catarina de Siena foi ainda uma personagem influente no Grande Cisma do Ocidente. Catarina nasceu em SienaItália no dia 25 de março do ano 1347, sendo a 24ª filha de um tintureiro chamado Giacomo di Benincasa. Os seus pais eram burgueses comerciantes, com forte sentido religioso e familiar, próprio do seu tempo. Embora analfabeta, Catarina ditou mais de 300 cartas endereçadas a todo o tipo de pessoas, desde papas, aos reis e líderes, como também ao povo humilde, onde lutava pela unificação da Igreja e a pacificação dos Estados Papais. Uma das suas obras ditadas, Diálogo sobre a Divina Providência, é um livro ainda hoje considerado um dos maiores testemunhos do misticismo cristão e uma exposição clara de suas ideias teológicas e espiritualidade. Em 1970, o Papa Paulo VI declarou-a Doutora da Igreja, sendo a única leiga a obter esta distinção. O Papa João Paulo II declarou-a co-padroeira da Europa, juntamente com Santa Brígida da Suécia e Santa Teresa Benedita da Cruz.
1716Aleksey Antropov, pintor retratista russo (m. 1795)
Alexei Petrovich Antropov (em russo: Алексей Петрович Антропов) (25 de março de 1716 – 23 de junho de 1795) foi um pintor barroco russo, ativo principalmente em São Petersburgo. 
1782Carolina Bonaparte, nobre francesa, irmã de Napoleão (m. 1839)
Maria Annunziata Carolina Murat (Ajaccio25 de março de 1782 - Florença18 de maio de1839), mais conhecida como Carolina Bonaparte, foi uma irmã de Napoleão Bonaparte e Rainha consorte do Reino de Nápoles. Era filha de Carlo Buonaparte e Letizia Ramolino. Em 1793 mudou-se com a família para aFrança, durante a Revolução Francesa. Enamorando-se de um dos generais de Napoleão, Joachim Murat, casou-se com ele em 20 de janeiro de 1800, estando ela com 17 anos. Napoleão não aprovava o casamento, mas foi persuadido por sua esposa Josefina. Tornou-se Grã-duquesa de Berg e Duquesa de Cleves em 15 de março de 1806, e Rainha consorte do Reino de Nápoles em 1 de agosto de 1808. Manteve uma intensa rivalidade contra Josefina, fazendo com que Napoleão se envolvesse com uma amante, Eléonore Denuelle, que lhe deu o primeiro filho, ilegítimo, mas que indicou a infertilidade de Josefina. Quando Napoleão casou novamente, com Maria Luísa da Áustria, Carolina foi quem a acompanhou à França. O nascimento de um herdeiro legítimo para Napoleão significou o fim das esperanças acalentadas por Carolina de ver seu filho Napoléon Achille no trono da França. As suas relações com o irmão se deterioraram, seu marido acabou executado e ela fugiu para a Áustria. Em 1830 casou-se noamente, com Francesco Macdonald, antigo Ministro da Guerra do Reino de Nápoles, vivendo com ele em Florença até 1839, quando veio a falecer. Não tiveram filhos. Ela está sepultada no Cemitério do Père-Lachaise em Paris.
1867 - Gutzon Borglum, escultor estado-unidense (m. 1941)
John Gutzon de la Mothe Borglum (Bear LakeIdaho25 de março de 1867 — Chicago6 de março de1941) foi um escultor estadunidense, muito conhecido por ser o autor das efígies dos quatro presidentes dos Estados Unidos no Monte RushmoreDakota do Sul. Nascido perto de Bear LakeIdaho, e estudou arte em San Francisco e em Paris, especializando-se em esculturas de temática americana. Em 1916 começou a talhar a Stone Mountain na Geórgia, um gigantesco baixo-relevo comemorativo da Confederação, até que desavenças com as autoridades pararam a obra. Trabalhou no monumento do monte Rushmore (abaixo) de 1927 até à sua morte em 1941. Este conjunto monumental consta das cabeças em tamanho colossal dos presidentes George WashingtonThomas JeffersonTheodore Roosevelt e Abraham Lincoln. Os rostos, que se encontram a uma altura de 152 m, medem de 15 a 21 m, o que não impede que sejam dotados de grande realismo na sua expressão e detalhe. Depois da sua morte, o seu filho Lincoln terminou o projecto. Borglum foi também o autor da Medalha Centenário de David Livingstone. Gutzom Borglum encontra-se sepultado no Forest Lawn Memorial Park (Glendale)Glendale (Califórnia)Los Angeles, nos Estados Unidos.
Charles Burke Elbrick, diplomata americano, sequestrado no Brasil durante a ditaduta militar (m. 1983)
Charles Burke Elbrick (Louisville25 de março de 1908 — Washington12 de abril de 1983) foi um diplomata norte-americano e embaixador dos Estados Unidos no Brasil entre 1969 e 1970, na época do regime militar iniciado em 1964. Diplomata de carreira e membro do United States Foreign Service desde 1931, foi subindo na hierarquia do departamento com postos no Panamá,Haiti e Polônia, até atingir o posto de embaixador, servindo em PortugalIugoslávia e no Brasil,  onde foi sequestrado em setembro de 1969, durante a ditadura militar brasileira. O sequestro, idealizado pelo ativista Franklin Martins, foi bem sucedido em seus objetivos e o embaixador só foi liberado após sua troca por 15 presos políticos, a saber: Luís TravassosJosé Dirceu e Vladimir Palmeira, líderes estudantis; José Ibrahin, líder sindical operário; Flávio Tavares, jornalista; Gregório Bezerra, dirigente do PCB em Pernambuco e um dos primeiros presos após o golpe militar; Onofre Pinto, dirigente da VPR e ex-militar; Ricardo Vilas Boas, músico e integrante da Dissidência/MR-8; Ricardo Zaratini, engenheiro ligado a movimentos sindicais do Nordeste; Rolando Fratti, do PCBAgonalto Pacheco, da ALNMário Zanconato, do COLINAIvens Marchetti, do MR-8; Leonardo Rocha, da ALN e a única mulher do grupo, Maria Augusta Carneiro, do MR-8 e da Dissidência. Abaixo, os presos políticos libertados.
1911 - Luciano dos Santos, pintor português (m. 2006)
Luciano Pereira dos Santos (Setúbal25 de Março de 1911 — Lisboa12 de Dezembro de 2006) foi um pintor e professor de pintura português. Aos sete anos ingressou no Orfanato Municipal de Setúbal, cidade onde realizou a instrução primária e os estudos secundários. Ingressou seguidamente no curso de Pintura da Escola de Belas-Artes de Lisboa, que concluiu em 1937. Durante os estudos foi bolseiro da Câmara Municipal de Setúbal, da Junta Geral do Distrito de Setúbal e da Escola de Belas-Artes de Lisboa. Foi professor do ensino técnico-profissional nas Escolas Industriais de João Vaz (Setúbal), Machado de Castro (Lisboa) e Afonso Domingues (Lisboa).
1924Joaquim Silva Torres, desenhista de jóias e relojoeiro brasileiro (m. 1999)
1938 - Daniel Buren, artista contemporâneo  francês
Daniel Buren (25 de Março de 1938, Boulogne-Billancourt, próximo de Paris) é um artista conceitual francês. Em 1986 ele criou uma escultura de 3.000 m² no grande pátio do Palais Royal, em Paris: "Les Deux Plateaux", mais comumente chamado de "Colonnes de Buren" ("Colunas de Buren"). Isto provocou um intenso debate sobre a integração da arte contemporânea e prédios históricos.
1945Leila Diniz, atriz brasileira (m. 1972)
Leila Roque Diniz (Niterói25 de março de 1945 — Nova DélhiÍndia14 de junho de 1972) foi umaatriz brasileira. Formou-se em magistério e foi ser professora do jardim de infância no subúrbio carioca. Aos dezessete anos, conheceu seu primeiro amor, o cineasta Domingos de Oliveira e casou-se com ele. O relacionamento durou apenas três anos. Foi nesse momento que surgiu a oportunidade de trabalhar como atriz. Primeiro estreou no teatro e logo depois passou a trabalhar na TV Globo, atuando em telenovelas. Mais tarde, casou-se com o cineasta moçambicano Ruy Guerra, com quem teve uma filha, Janaína. Participou, ao todo, de quatorze filmes, doze telenovelas e várias peças teatrais. Leila Diniz quebrou tabus de uma época em que a repressão dominava o Brasil, escandalizou ao exibir a sua gravidez de biquini na praia, e chocou o país inteiro ao proferir a frase: Transo de manhã, de tarde e de noite. Considerada uma mulher à frente de seu tempo, ousada e que detestava convenções. Foi invejada e criticada pela sociedade machista das décadas de 1960 e 1970Leila falava de sua vida pessoal sem nenhum tipo de vergonha ou constrangimento. Concedeu diversas entrevistas marcantes à imprensa, mas a que causou um grande furor no país foi a entrevista que deu ao jornal O Pasquim em 1969. Nessa entrevista, ela, a cada trecho, falava palavrões que eram substituídos por asteriscos, e ainda disse: Você pode muito bem amar uma pessoa e ir para cama com outra. Já aconteceu comigo. O exemplar mais vendido do jornal foi justamente esse no qual foi publicada a entrevista da atriz fluminense. E foi também depois dessa publicação que foi instaurada a censura prévia à imprensa, mais conhecida como Decreto Leila Diniz. Perseguida pela polícia política, Leila se esconde no sítio do colega de trabalho Flávio Cavalcanti, tornando-se em seguida jurada do programa do apresentador, no momento em que é acusada de ter ajudado militantes de esquerda. Alegando razões morais, a TV Globo do Rio de Janeiro não renova o contrato de atriz. De acordo com Janete Clair, não haveria papel de prostituta nas próximas telenovelas da emissora.[1] Meses depois, Leila reabilita o teatro de revista, e começa uma curta e bem sucedida carreira de vedete. Estrelando a peça tropicalista Tem banana na banda, improvisando a partir dos textos escritos por Millôr Fernandes, Luiz Carlos Maciel, José Wilker e Oduvaldo Viana Filho. Recebe de Virgínia Lane o título de Rainha das Vedetes. No carnaval de 1971, é eleita Rainha da Banda de Ipanema por Albino Pinheiro e seus companheiros. Morreu num acidente aéreo, vôo JAL471, da Japan Airlines, no dia 14 de junho de 1972, aos 27 anos, no auge da fama, quando voltava de uma viagem à Austrália.
1960Brenda Strong, atriz estado-unidense
Brenda Strong (BrightwoodOregon25 de março de 1960) é uma atriz estadunidense, mais conhecida por interpretar Mary Alice Young na série de televisão Desperate Housewives. Outros trabalhos pelos quais é conhecida incluem o papel de Sally Sasser em Sports Night e papéis regulares nos seriados Scorch e The Help. 
1965 - Sarah Jessica Parker, atriz americana
Sarah Jessica Parker (Nelsonville25 de março de 1965) é uma premiada atriz e produtora estadunidense, célebre por sua atuação como a protagonista da série de televisão "Sex and the City". Casou-se em 1997 com o também ator Matthew Broderick, com quem tem três filhos: James Wilkie, e as gêmeas Marion Loretta e Tabitha Hodge, nascidas 22 de junho de 2009.
Everaldo Coelho, designer gráfico brasileiro
Everaldo Coelho é um artista e ilustrador amplamente conhecido, especializado em criação de ícones, temas e interfaces gráficas. Seus trabalhos também incluem uma gama de desenhos corporativos (corporate designing), revistas em quadrinhos e ilustrações para livros infantis. Ele também é muito conhecido nos círculos de usuários de Linux pela criação da coleção de ícones "Crystal Icons". 
1989 - Alyson Michalka, atriz e cantora estado-unidense
Alyson Renae Michalka (nascida em 25 de Março de 1989 em TorranceCalifornia) é uma atriz,cantora e compositora estadunidense.Ela é de ascendência asteca. É mais conhecida pelo seu papel em Phil do Futuro, como Keely Teslow, pela dupla 78 violet que faz com sua irmã mais nova Amanda Michalka e pelo seu papel em Hellcats como Marti Perkins. 

Mortes

1736Nicholas Hawksmoor, arquiteto barroco britânico (n. 1661)
Nicholas Hawksmoor (1661 - 25 de Março de 1736) foi um arquitecto britânico do período barroco que, como assistente de Christopher Wren, ajudou a projetar a Catedral de São Paulo em Londres e trabalhou com John Vanbrugh no castelo Howard e no Palácio de Blenheim. Os seus próprios projectos, que apresentam notáveis elementos góticos e clássicos, incluem seis igrejas em Londres e a All Soul's College, uma faculdade de Oxford. 
1873Wilhelm Marstrand, pintor dinamarquês (n. 1810)
Nikolaj Wilhelm Marstrand (24 de dezembro de 1810 - 25 de março de 1873 ) foi um pintor dinamarquês. Ele foi educado na Academia de Artes (1826-1833). Foi membro da Academia em 1843, professor lá 1848 e director da Academia (1853-1857) e o período de 1863 até sua morte em 1873. Marstrand foi no momento de sua vida nomeado um dos maiores artistas dinamarqueses de todos os tempos. Foi extremamente produtiva.

Feriados e eventos cíclicos









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.